[Dúvida do leitor] Com qual empresa chegar à Europa, a partir do Brasil, de Econômica, em cash, além da Iberia?

Segue a dúvida do leitor Trashback:

“A pergunta que fica é com qual empresa chegar à Europa, a partir do Brasil, de Econômica, em cash, além da Iberia?

TAP é quase a mesma coisa, mas com escala em Lisboa e me parece sempre ter horários de conexão menos convenientes que em Madrid. Pós-venda no Brasil parece ser melhor.

Air France/KLM parece ser sempre mais cara, com o agravante do CDG ser um aeroporto horrível e o Schipol estar um caos desde o fim da pandemia, sendo um dos poucos aeroportos que eu ativamente evito.

British também não é das mais baratas e é do mesmo grupo da Iberia, compartilhando muitos dos problemas.

ITA é boa pra Itália e é uma empresa que deve sumir nos próximos anos, apesar de parecer ter um serviço levemente superior atualmente. Se virar LH, deve piorar muito. Escala em FCO com vários casos de roubo de bagagem também faz ficar menos atrativa.

Lufthansa não se destaca em nada e tem que passar por Frankfurt, que também é horroroso. Swiss é do grupo da LH, serviço parecido mas pelo menos evita o aeroporto de Frankfurt.

Azul eu nunca achei um preço razoável, sempre mais cara que as outras. Fator Viracopos pra quem é de SP pesa contra, além de ter pouquíssimos voos.

Latam também tem uma experiência de voo bem ruim, com configurações apertadas, assentos quebrados, sistema de entretenimento ultrapassado. Mas como voa pra vários lugares, às vezes tem voos diretos com preços melhores que as europeias.

Avianca, se aguentar o trajeto até Bogotá no ônibus voador e ganhar algumas horas de viagem na brincadeira. Se o preço fosse uns 40% abaixo das outras, eu até encararia. Mas pagando igual?

Pra mim todas são igualmente ruins em muitas coisas que reclamam da Iberia. Mas a Iberia consegue ter um preço competitivo quase sempre e chega em praticamente toda a Europa. Pessoal pode ser mais impessoal, realmente, mas não acho que vale a pena pagar a mais pra nenhuma das outras por causa disso. Latam que deveria se destacar está de mal a pior nesse quesito, mesmo sendo brasileira/chilena.

Pior da Iberia é realmente o site e o pós-venda, assim como o da British que é muito parecido. Mas a Lufthansa, por exemplo, não é muito melhor e arrisco dizer que cancelamento de viagem com qualquer uma das empresas teria os seus soluços. Por outro lado, o hard product da Iberia é melhor que o de muitas, com aviões mais novos e tudo funcionando.

Se a Iberia for a mais barata, não vejo razão pra evitar.

.

Pergunta final

Pra emitir com milhas, então, qual programa seria melhor que o Iberia Plus pra chegar do Brasil à Europa? Latam? Smiles?

………………………