[Guest post] A proliferação de supostas ofertas de passagens aéreas com descontos incríveis

A dica de post foi do Emmanuel Kalispera:

“Uma questão polêmica, mas acho que vale ser tratada aqui é sobre a proliferação de anúncios no instagram e demais redes sociais de grupos pagos de Whatsapp com supostas ofertas de passagens aéreas com descontos incríveis.

Eles agem da seguinte maneira: 1) apresentam imagens rápidas/distorcidas de alguma emissão fantástica; 2) dizem que aquela emissão só é divulgada no grupo secreto deles; 3) cobram para você participar do grupo “anual” deles (se fosse mensal ainda daria para vc testar arriscando pouco para cair no jogo deles).

Não estou falando de portais e sites bem conhecidos que mantém grupos de Whatsapp com ofertas. Eu não acho a prática desses portais “legais” (no sentido ético), mas ao menos não os vi anunciando coisas irreais/impossíveis para angariar clientes. Já tratei do caso desse mercado, da falta de transparência, entre outros problemas.

Mas não é desse caso que estou falando. Estou falando de pessoas físicas mesmo estão vendendo essa ideia replicando as promoções dos principais sites (os mencionados acima) com práticas muito duvidosas. Alguns anunciam ter emissões sob medida para determinadas cidades e/ou regiões, o que sabemos que não é possível ou muito abaixo do mercado. Possivelmente, alteram emissões com photoshop ou algum software de edição.

Vejam as imagens e tirem suas próprias conclusões se isso pode ser real. São anúncios que venho recebendo no instagram.

……………………..

O Asaf Cavalcanti complementou:

“Photoshop! Muito fácil de fazer, inclusive! Já recebi diversas dessas postagens. Não aguento e acabo falando que aquilo não existe. Tinha uma página que toda semana aparece com voo VCP-Lis por 5k azul.

Tem também aqueles que postam algo verdadeiro, mas omitem informações. Um exemplo clássico é trechos pela Smiles tipo: Mad- SSL por 40k Smiles, Bruxelas- GRU por 45k Smiles, Lisboa- GRU por 35k Smiles. Essas informações até são reais, o problema é que eles não informam que voos ( Air Europa, TAP, ITA…) possuem taxas de combustível que inviabilizam qualquer emissão. Se for transformar as taxas em pontos, o trecho sai por 140k Smiles.

Com exceção de AF e KLM, todas as outras que operam para a Europa cobram taxas de combustível na volta. Perceba que os voos partindo do Brasil são mais caros com pontos. Isso ocorre porque não possuem taxa de combustível.

Na volta, todas essas possuem as taxas. Acho até que já escrevi aqui antes. Se quiser procurar trechos para Europa, geralmente precisará voltar com KLM ou AF, já que AINDA não possuem as taxas de combustível. Na ida, pode procurar por outra cia aérea, como Air Europa. O problema sempre é a volta!

……………

E você, o que acha dessa proliferação de mensagens publicitárias de teor duvidoso?