[Dúvida do leitor] Por acaso alguém já foi para a Polônia? Em busca de informações para planejar minha próxima viagem…

Muitas informações sobre destinos europeus circularam nos comentários dos posts da semana passada, graças à excelente promoção envolvendo a Iberia Plus.

Uma delas é a do leitor Neto:

Por acaso alguém já foi para a Polônia? Estou em busca de informações para planejar a minha viagem.

A minha ideia inicial e sair de Berlim, de trem.

Em direção a Varsóvia e de lá, seguir para Cracóvia. também de trem.

Estimei 1 semana para fazer esse trajeto, mas tenho mais tempo se precisar”.

O Filipe respondeu:

“Estive na Polônia no início do ano e realmente adorei. Acredito que uma semana é suficiente para explorar Cracóvia e Varsóvia sem pressa. Adicionar mais destinos pode deixar a viagem muito corrida, especialmente no inverno, quando os dias são curtos e muitos pontos turísticos fecham cedo.

Recomendo passar de 4 a 5 dias em Cracóvia e o restante do tempo em Varsóvia. Cracóvia é mais turística, principalmente por causa de Auschwitz, onde um dia inteiro é necessário para uma visita intensa, e algumas pessoas optam por dois dias lá para explorar completamente. Pessoalmente, gostei mais de Cracóvia do que de Varsóvia.

Viajei entre as duas cidades de FlixBus, foi barata e tranquila, deu umas 04h. O transporte público lá funciona muito bem, e quando precisei de aplicativos de transporte, utilizei o Bolt ou o FreeNow.

Esteja ciente que os poloneses não são tão simpáticos haha.”

E o Leandro Nicolau disse:

“Já fui para a Polônia mas adentrei o país de busão mesmo.

Eu estava vindo de Kaliningrado, que é um enclave russo ao norte do território polonês. Foi uma viagem longa de busão até Varsóvia e a passagem da fronteira russa para a polonesa foi MUITO demorada mas dentro das possibilidades da pra considerar que foi “ok”e ainda mais considerando que Kaliningrado é um local bem fora de qualquer “rota turística”. De Varsóvia para Cracóvia fui de busão também, algumas poucas horas de deslocamento.

Sobre o tempo, eu dificilmente fico menos de 4 dias e 4 noites em qualquer cidade que passo e mesmo assim já acho pouco tempo. Eu acho que fiquei seis dias em Varsóvia e 5 na Cracóvia mas não me recordo agora, tem um bom tempo já. Imagino que de Berlim até Varsóvia de trem será algumas poucas horas e tudo bem tranquilo.

Já que você tem mais tempo, eu ficaria mais tempo, afinal acho que a ideia não é ser uma corrida! rsrs Hospedando-se em qualquer parte do centro de Varsóvia acho que estará bem localizado para explorar a cidade e arredores. Tem uns 8 anos que estive lá então muita coisa deve ter mudado não me sinto capaz de dar dicas que possam fazer a diferença.

Eu fiquei no MDM Hotel City Centre (não é uma recomendação de hotel, se quiser dá uma pesquisada mas avalie bem, afinal muita coisa muda em 8 anos), na época o mesmo tinha uma ótima avaliação e um excelente custo x benefício”.

………….

Como não tínhamos ainda posts sobre a Polônia, resolvi criar o post para que mais leitores possam dar seus depoimentos.