Deu no Valor Econômico: cursinhos de influenciadores prometem renda extra com negociação de milhas; especialistas alertam para propaganda enganosa

O ecossistema de comércio paralelo de milhas não abrange apenas empresas como 123 Milhas e HotMilhas, objeto de diversas matérias na mídia dias atrás.

Outro componente de destaque desse ecossistema é representado pelos influencers de milhas, ou seja, aquelas pessoas que vivem da venda de cursos em redes sociais – como Instagram e TikTok – prometendo renda extra segura com a venda de milhas.

O leitor Evandro Zanutto indicou o link para uma matéria do Valor Econômico.

Intitulada de “influenciadores prometem ‘renda extra’ com venda de milhas e pontos de cartão, a matéria mostra como esse mercado se tornou gigantesco, com inúmeros influenciadores postando vídeos ensinando a como supostamente obter lucro fácil “garantido” com o giro de despesas no cartão de crédito.

Representantes de órgãos de defesa do consumidor, como Procon e Idec, foram consultados, manifestando preocupação quanto aos cursinhos de milhas. Eles afirmam que as operações apresentam risco significativo, com o uso de linguagem apelativa, configurando propaganda enganosa.

Soma-se a isso tudo a ausência de regulamentação do comércio de milhas no Brasil – incentivado, aliás, pelas próprias empresas do setor – e a ausência de educação financeira da absoluta maioria da população brasileira, para se ter o cenário que vivemos hoje, extremamente prejudicial ao consumidor que acumula pontos apenas para uso próprio.

Isso porque ele não consegue resgatar os pontos somente com os acúmulos realizados de forma orgânica, com compras no cartão. Isso os obriga, muitas vezes, a completar o saldo mediante compras de pontos ou assinaturas de clubes (que, em última análise, é uma compra de pontos).

A recomendação de quase todos os leitores que participam ativamente dos comentários do blog é sempre essa: evite a todo custo cair nessa armadilha. Você não precisa pagar e ser aluno de um curso de milhas para poder aproveitar os benefícios dos sistemas de milhas e pontos.

A informação de qualidade necessária para conseguir acumular e usar as milhas com inteligência é pública e gratuita. 😉