[Guest post] O jogo de empurra-empurra entre o Tudo Azul e o Itaucard para creditarem os pontos no fator de conversão correto (4,5 pontos por dólar, na oferta do bônus para assinante do Clube Tudo Azul)

O desabafo é do leitor Paulo:

“Azul (Tudo Azul e Itaúcard) não creditam as milhas do TAVI na oferta de bônus para assinante do clube 4,5 pontos. somente 3.0

Um joga o crédito (ou falta dele) no outro

Reclamei mês anterior no tudo azul que em caráter emergencial creditou os pontos faltantes, mas disse que quem era responsável por passar as informações era o Itaucard.

Agora esse mês como não creditaram, reclamei no Itaucard, que disse que eles só podem pagar os 3 pontos e que eu deveria reclamar no Tudo Azul.

Seguem as respostas dadas no consumidor da Azul e do Itaú

“Protocolo AZC2781814 (Azul)
2023070000780….Consumidor

Olá, Paulo boa tarde!

Conforme contato realizado hoje, esclarecemos que as informações contidas em fatura são bancárias. Portanto, sigilosas. A Azul não tem acesso às informações, somente quando somos acionados pelo Itaucard obtemos conhecimento das referidas transações, para disponibilização da pontuação e demais benefícios, como bonificação. Caso a bonificação não seja inserida dentro do prazo informado, orientamos que, entre em contato com o Itaucard solicitando a aprovação da inserção dos pontos.

Em caráter de liberalidade vamos inserir a bonificação de 5.107 pontos com validade de 24 meses, porém caso você identifique em sua conta que a somatória dos pontos não estão proporcionais orientamos que entre em contato com o Itaucard.

Qualquer dúvida estou a sua disposição.

Agradeço a oportunidade em atendê-lo desejamos uma ótima tarde!

Peço a gentileza de responder a avaliação com uma nota para o meu atendimento, é importante para mim e contribui com o meu desempenho dentro da companhia Azul Linhas Aéreas.

Atenciosamente,

L…. CRC – Central de Relacionamento com o Cliente”

Resposta do ItauCard:

“Olá Paulo,

Após análise junto ao nosso setor especializado, foi possível verificar que: Conforme o recálculo dos pontos no período solicitado, identificamos que as despesas foram pontuadas corretamente.

Esclarecemos que, não acumulam pontos os valores pagos a maior, bem como os valores lançados
em sua fatura a título de encargos, tarifas, prêmios de seguros, títulos de capitalização, bem como relativos a serviços vinculados ao cartão, tais como crédito pessoal, retirada de recursos, pagamento de contas e outros serviços que estejam disponíveis. Transferências de valores e pagamentos realizados com o seu cartão através de carteiras digitais mantenedoras de contas de pagamento não acumularão pontos. A forma de cálculo para atribuição de pontos no programa é realizado por compra, considerando apenas números inteiros.

Sendo assim, as casas decimais após a vírgula são desconsideradas e o calculo não deve ser realizado pelo valor total da fatura. O dólar adotado refere-se à taxa de câmbio vigente na data de fechamento da fatura anterior.

Fatura: 07/2023
Valor gasto (pontuável): R$31.435,16
Cotação: R$5,10
Fator: 3
Pontos: 18.495 pontos – 3.503 pontos (cliente teve estorno na Samsung) = 14.992 pontos

O bônus do Clube Tudo Azul é creditado diretamente pela Tudo Azul. Sendo assim, você precisará verificar diretamente com a Cia. aérea sobre o recebimento da pontuação extra.

Após a publicação desta resposta, você tem a possibilidade de se comunicar conosco através do botão “interagir com o fornecedor”, sem a necessidade de registrar uma nova manifestação caso ocorra algum desdobramento inesperado sobre a solução oferecida.

Além deste canal (consumidor.gov.br), caso queira entrar em contato conosco, você tem à sua disposição os seguintes canais: SAC pelo 0800 724 4845 (todos os dias, 24h). SAC Deficientes Auditivos: 0800 722 1722 (todos os dias, 24h). Se preferir, as agências estão à disposição. Se não ficar satisfeito com a solução apresentada pelas Centrais de Atendimento e SACs, recorra à Ouvidoria Corporativa Itaú Unibanco pelo telefone 0800 570 0011 (em dias úteis, das 9h às 18h).

Para mais esclarecimentos ou solicitações, estamos sempre a sua disposição.

Cordialmente,
Atendimento Cartões Itaú”

………………

O leitor Kalispera disse que passou por situação semelhante, mas a resolução ocorreu, embora com atraso:

“Já aconteceu comigo no cartão da Latam. Com um longo atraso, depositaram depois. Mas no consumidor, a resposta foi mais ou menos essa aí que você recebeu.

Se acalme que vão depositar quando você menos esperar. Ao menos comigo foi assim”.

……………

De tempos em tempos leitores relatam crédito de pontos a menor. Numa época, foi com cartões Caixa. Em outra, envolvia o C6, especialmente nas compras parceladas.

Portanto, sempre verifique a fatura de seu cartão, a fim de averiguar se os pontos foram corretamente creditados.