[Guest post] Hora de repensar a estratégia de cartões…
As reflexões de domingo são um oferecimento do leitor assolini.
A morte do PDA impactou significativamente boa parte das pessoas que buscavam um cartão nacional para acumular nos programas nacionais.
Mas a morte do Livelo terá repercussões muito maiores, pois se trata do aniquilamento de todo um ecossistema de acúmulos e resgates de pontos em boas parcerias aéreas estrangeiras – que se mantinham a um fator de conversão ainda razoável – e uma infinidade de cartões de crédito de inúmeros bancos e cooperativas de crédito.
O leitor assolini captou muito bem o panorama geral que se descortina no mundo das milhas e pontos.
Trago abaixo o comentário dele:
“Hora de repensar a estratégia de cartões:
🔴 Cartões Bradesco, BB e Caixa perdem importância com a piora da Livelo e com o EDC cortando benefícios, já não vejo os cartões que pontuam lá como uma boa opção;
🔴 Cooperativas (Sicoob e Sisprime) e cartao C6 que pontuam preferencialmente na Livelo também perdem atratividade
🟢 Quem ganha é o MC Black da AA por causa da B&G e de certa forma o Amex do Santander, se eles manterem a paridade com os parceiros;
🟢 Dos cartões de cooperativas, o mais atrativo já era e permanece sendo o VI da Unicred, pelos benefícios, baixa anuidade, tem programa próprio e envia para as aéreas nacionais;
🟢 Se o Curtai do DUX adicionar mais parceiros, especialmente a TAP ou algum outro estrangeiro, se tornarão mais atrativos que a Livelo”.
…………………….

Como costuma acontecer, o comentário-mãe gera uma cascata de debates ricos em conteúdo nos comentários-filho.
A respeito dos cartões Caixa, o Edo disse:
“Os cartões da Caixa ganharam um novo fôlego, pois tem programa de pontos próprio e estável que ainda não se rendeu ao comércio de milhas ou criação de clubes, permite transferência para a TAP, é possível conseguir a isenção com certa tranquilidade e costuma ter transferência bonificada em mais de 100% para as aéreas nacionais na data de aniversário da instituição financeira.
O atendimento nas agências deixa muito a desejar, mas para quem pretende ter só o cartão e sem gastos elevados, vale o risco”.
Já em relação ao AA, o Kalispera disse:
“Mas mesmo para quem tem o AA, que continua um excelente instrumento, o volume de acúmulo é insuficiente para, organicamente, fazer emissões frequentes, a não ser que você seja solteiro.
Além disso, o AA não é tão vantajoso para emissões para Europa.”
……………………
Como muitos leitores vão abandonar o Livelo a partir de agora, esse post serve justamente para isso: discutir os melhores caminhos a serem tomados.