[Alerta do leitor] O argumento da Iberia para conseguir cobrar taxa de combustível (YQ) em voos saindo do Brasil…
Com a decadência dos programas luso-brasileiros de milhagens aéreas, o Iberia Plus tem, ao lao do AAdvantage, se firmado como o programa preferido de muitos clientes brasileiros.
Um dos problemas do programa, contudo, é a cobrança das taxas de combustível em voos saindo do Brasil.
A respeito do tema, segue o alerta do leitor Flávio:
“Iberia se “amarrou” muito bem para conseguir cobrar a taxa de combustível (YQ).
Fiz uma emissão em business para voar com a Iberia através do site brasileiro e foi cobrado aproximadamente USD 180 de taxas YQ.
Abri um consumidor.gov alegando que a taxa não era permitida para voos com origem no Brasil.
Porém, de acordo com a resposta da Iberia, eles reconhecem que a taxa não pode ser cobrada no Brasil, porém eles dizem que o bilhete foi comprado no site americano e cobrado em dólares (não vou enviar o print completo do sistema deles que de fato mostra os USA como país emissor por ter vários dados sensíveis)
O mais curioso é que mesmo comprando no site brasileiro e sendo um voo com origem no Brasil, eles emitiram fora do Brasil (o fato de cobrarem em dolár ajuda a reforçar a tese de emitido fora do BR).
Mas ai eu pergunto, existe alguma maneira de emitir no site brasileiro pagando em reais? (eu desconheço).
Alguém que entende de Direito (eu não sou da área e meu conhecimento é bem limitado neste tema) sabe se uma eventual judicialização (digo Juizados Especiais) poderia valer a pena?
No bilhete de fato consta:
Emitido por/Issued by 18 NOV 2022 IBERIA.COM IB.COM US”

…………
No tópico original, já há várias opiniões a respeito, mas criei o tópico para uma maior participação e debates dos leitores!