[Guest post] Um desabafo sobre o Smiles

O post é do leitor Evandro Zanutto:

“Um desabafo sobre a Smiles…

Antes de tudo, esclareço que eu acumulo milhas para uso próprio, de familiares e amigos muito próximos e raramente comercializo minhas milhas.

Recebi um cupom de compra de milhas Smiles com desconto de 77%. Já tinha recebido antes, até cupons de 80% e sempre comprei achando que era um negócio da China, muito barato e que não dava para perder.

Pois bem, desta vez eu precisava emitir uma passagem de GRU para Fortaleza para eu viajar num domingo comum, olhei no App e estava custando 59.000 milhas, um horror! Sem considerar que na véspera estava 49mil, ou seja, de 1 dia para outro aumentou 10.000.

Aí resolvi olhar quanto estava custando em dinheiro no site, e tive como resposta R$1001 o mesmo trecho, mesmo horário e mesmo voo. Ou seja, se eu usasse o cupom de desconto para comprar os 59mil milhas, me custaria R$950, uma economia bem pouco significativa, considerando que ao voar como pagante eu ainda ganho milhas.

Já comprei toneladas de milhas num passado recente com esses cupons, achando que estava fazendo ótimo negócio, estou pagando parcelado até hoje, e também assino há anos o Clube Smiles, tenho 5 pessoas em minha conta Família (todas assinantes) e nada disso me deu milhas qualificáveis suficientes para sair do status mais basicão da Gol.

Conclusão

A ficha caiu. Está cada vez mais claro o quanto estamos sendo enganados por essas falsas promoções, virou um mercado de pegadinhas e que precisamos ficar espertos e fazer as contas, senão a gente se estrepa mesmo.

Decidi abandonar o acumulo de milhas no Smiles, não vejo mais nenhuma vantagem num sistema tão ridiculamente inflacionado, já providenciei o cancelamento do clube de 3 familiares e em breve cancelo o meu. Vou usar o que já tenho de milhas até acabar e chega.”

…………………

Rule-of-thumb: never buy another mile

Em complemento, segue o excelente comentário do Emmanuel Kalispera, que vai ao encontro do pensamento do Evandro:

Rule-of-thumb: never buy another mile

“Se você precisa: 1) comprar pontos; 2) comprar um produto para gerar pontos ; 3) usar aplicativos para pagar contas gerando ponto; não é um verdadeiro reward, é só um truque que inventaram para você gastar no que não precisa.

Simplesmente, não faça.

Daí vai vir gente falando de exceção, do tio, do cunhado, etc. tudo na vida tem exceção, mas a regra é essa, comprar pontos é sempre furada e autoengano.

Se você consegue gerar 20 mil milhas por ano, use-as. Se forem 50 mil, ótimo. Mas ficar nessa corrida de ratos não vai te levar a nada. Aliás, te leva à obsessão compulsiva.

Vai seguindo tua vida normalmente que fica mais fácil.

Abraços a todos”

………………………

E você, também está desistindo dos programas brasileiros de milhagens?

Tagged as: