[Guest post] Cuidado com a “corrida dos ratos milheiros” no mundo das milhas e pontos

Segundo a Wikipedia:

“Corrida dos ratos é um termo usado para um exercício sem fim, auto-destrutivo ou inútil. Evoca a imagem dos esforços inúteis de um rato de laboratório tentando escapar correndo em uma roda ou em volta de um labirinto.”

A metáfora da corrida dos ratos é muito evocada no domínio das finanças pessoais, onde se ensina importância de viver uma vida sem a obsessão de querer demonstrar para os outros um padrão de vida irreal e incompatível com sua renda, se endividando e fazendo coisas só para impressionar os outros.

O leitor Emmanuel Kalispera abordou a importância de manter a sanidade mental num mundo onde a vontade de exibir o ego é gigantesca (link):

“A ideia pode ser boa, mas na teoria a prática é outra. 

Desconsiderando o fato de achar estranho uma pessoa com gastos de 5k com cartão Black achar que vai conseguir emitir executiva para Europa, o que vai acontecer na verdade é o indivíduo entrar nessas continhas aí para justificar gastar mais do que pode e contratar 21 clubes e ter 17 cartões.

Emitir com milhas é muito simples, o problema começa quando o cara entra na obsessão pelo negócio e aí inventa ideias mirabolantes para achar que está levando alguma vantagem.

Estou nesse meio há um tempo e já vi nego pirar com isso aí, gastando para ganhar milhas etc.

Se começar a ficar muito complicada a estratégia é tiver que fazer muita conta tem algo errado aí.

Tem que ser algo bom e prazeroso, mas não é para viver isso também.

E não é nenhum fim do mundo pagar uma viagem quando as milhas forem insuficientes.

Melhor viajar menos e viver melhor e mais tranquilo.

Abraços a todos”.

………………………………….

E você, também tem percebido uma corrida dos ratos frenética nesse mundo das milhas e pontos?