[Dúvida do leitor] A compra do Espaço Azul também não garantiria compartimento prioritário (bin) de bagagem?
O Espaço Azul é um conjunto de assentos em aviões Azul que garante, mediante pagamento de tarifa adicional, alguns benefícios adicionais em relação aos espaços comuns (sem destaque no original):
“O Espaço Azul é composto por 22 ou 36 assentos nas aeronaves Embraer 190, 195 e A320, mediante 86 cm de distância entre os assentos. Sendo disponível por trecho, por cliente, através de compras pelo site, callcenter, aeroportos e lojas.
O serviço pode ser adicionado na tarifa Azul ou na Mais Azul, a partir de R$ 25,00, dependendo do trecho escolhido, para um ou mais passageiros da reserva. Além de mais espaço, você também tem compartimento de bagagem prioritário.
Para garantir ainda mais essa comodidade aos nossos clientes, temos o pacote Espaço Azul. Basta ter uma conta no programa de vantagens TudoAzul e no ato da sua compra adicionar. Você pode escolher entre 5, 10 ou 15 Espaço Azul e tem o prazo de 1 ano para utilizar os mesmos. Lembrando que o espaço entre os assentos, nas poltronas que não possuem Espaço Azul nas aeronaves Embraer 190/195 é de 79 cm e nas aeronaves A320 de 76,2 cm.”
Pois bem.
O leitor Paulo Henrique nos reportou a seguinte experiência na prática:
“Espaço Azul da Tudo Azul com promessa de espaço reservado para a bagagem/mala de bordo.
Se não há espaço na bin, a empresa te obriga a colocar a mala onde tiver espaço.
No meu caso recente, somente havia espaço para guardar a bagagem de mão na saída de emergência, no meio.
Isso não é propaganda enganosa?”

Aí vem uma questão interessante, que vale também para os assentos Gol Mais Conforto e serviço semelhante da Latam Airlines: há alguma fiscalização da empresa sobre onde são colocadas as malas de mão? Passageiros sentados em fileiras comuns conseguem colocar suas malas no compartimento de bagagem situado sobre esses assentos?
Qual tem sido a experiência prática de vocês em relação a esse assunto?