[Guest post] Amex TPC Santander: a minha péssima experiência com esse cartão de crédito!

O Amex TPC emitido pelo Santander tem sido objeto de poucos debates na comunidade de milhas e pontos e, para suprir tal lacuna, elaboramos dois posts que tiveram grande repercussão na comunidade milheira:

Hoje, trazemos o depoimento do leitor Iago, comentando a péssima experiência dele usando o referido cartão.

Confiram!

…………….

“Pessoal, queria fazer um relato sincero aqui, justamente porque nos últimos dias eu tenho vangloriado o cartão Amex emitido pelo Banco Santander.

Em resumo, já digo: NÃO SOLICITEM ESTE CARTÃO, CORRAM QUE É CILADA.

Na teoria, o TPC Santander é ótimo, lista diversos benefícios, como status em rede de hotéis, acesso a algumas salas vip. Dentre eles, penso que o que mais nos interessa é a possibilidade de obter 2,2 pontos por dólar, que podem ser transferidos 1:1 para FlyingBlue, SkyMiles e KrisFlyer.

Pois bem, desde quando adquiri este cartão me deparei com alguns problemas… fizeram um marketing danado durante a pré-venda e não cumpriram metade dos benefícios anunciados, desde uma oferta de cashback à isenção de anuidade dos cartões adicionais.

Ademais, ainda no ano passado, as compras parceladas no cartão não pontuavam a partir da segunda parcela.

Esses problemas eu consegui resolver após diversas reclamações no SAC, na ouvidoria e no consumidor.gov.

Em junho do ano passado, começo a me deparar com um outro problema: as transferências de pontos aos parceiros internacionais exclusivos (esses que citei acima) não eram concluídas.

Recebia mensagens de erro diversas. Na maioria das vezes os pedidos sequer eram concluídos por “erro de sistema” do Esfera.

Novamente inicio uma jornada nos canais de atendimento/SAC/ouvidoria do banco.

Após muita confusão e dor de cabeça, consegui finalizar as transferências de pontos em agosto de 2022, inclusive após a desvalorização do KrisFlyer.

Depois disso, não tive muito problema. E até passei a acreditar que haviam melhorado o produto e resolvido as inconsistências.

Como no ano passado iniciei minha jornada nos cartões de crédito americanos, deixei de usar meu Amex Santander por um tempo. Mas ainda acreditando se tratar de um aliado valioso.

Para minha surpresa, após acumular a pontuação mínima, me deparo com “pedidos não confirmados” agora sempre que tento transferir para algum parceiro internacional, apenas como uma nova roupagem dos “bugs” do ano passado.

Resultado: mais uma jorrada de protocolos no atendimento/SAC/Ouvidoria. E até agora nada. Meus pontos estão parados a despeito de haver um resgate que preciso fazer.

Isso se soma a tantas inconsistências deste cartão.

Tem pontos no Esfera “normal” (não-MR)? Cuidado ao transferir para Gol/Azul/Latam/Ibéria, pois você corre o risco de usar os (mais valiosos) pontos do Amex, não é possível “escolher” quais pontos usar.

Quer usar no Apple Pay/Google Pay/Samsung Pay? Sinto muito.

Quer isenção da anuidade? Boa sorte.

Quer gastar no exterior? Spread de 6% para você.

Quer cadastrar em débito automático? Não no Banco Santander.

Quer saber quanto de limite você tem? Só ligando na central de atendimento.

Quer um aplicativo que funcione? Melhor procurar em outro lugar.

Sendo bem sincero, eu ignorava tudo isso pelo fato da pontuação de 2,2 em programas internacionais.

Mas nem isso funciona mais, se é que já funcionou com alguma constância.

Conclusão

O mundo de milhagens no Brasil decaiu demais! Eu estou fora de muita coisa.

Cancelarei este cartão assim como diversos outros que nos fazem de palhaço. Fico muito triste porque era um cartão que tentava ser um pouco diferente.

Acho que o único que ainda se salva por aqui é o cartão Santander AAdvantage. Vejamos até quando o guerreiro fica de pé.

Inclusive já cheguei a comentar em outro post minha opinião das razões de chegarmos neste apocalipse das milhas tupiniquins.

Espero que este meu relato possa elucidar ou ajudar algum leitor que utilize ou que pretenda adquirir este cartão” 😉

………………………………..

Um dos principais problemas, na vida real, desse cartão, é justamente o ponto ele não deveria falhar de jeito nenhum: transferências para os parceiros do Membership Rewards.

E você, também está tendo os mesmos tipos de problemas relatados pelo Iago?