[A vida como ela é] Dark side of the Force: o que os cursinhos de milhas e sites patrocinados não te contam sobre o All Accor – a experiência de um leitor na prática…

A árdua tarefa de educação pública sobre o mundo das milhas e pontos envolve trazer depoimentos reais, de pessoas “reais”, sobre o uso dessas mesmas milhas e pontos em situações cotidianas.

O relato abaixo é do leitor Rodrigo Resende, sobre uma recente hospedagem no Ibis Santos Dumont (Rio de Janeiro, capital).

Confiram!

………………………

“Esses dias passei uma noite no Ibis Santos Dumont, no Rio e fiquei impressionado com o nível de decadência do hotel.

Trata-se de um estabelecimento que deve ter aproximadamente 15 anos, mas parece ter uns 40-50, de tão surrado que está.

Ao entrar no quarto, vi que havia uma poça d’água de grandes proporções bem abaixo do aparelho de ar condicionado, que fica sobre a porta do banheiro. Em princípio, pensei que fosse algum vazamento do banheiro, mas era uma goteira insistente que caia do aparelho de ar condicionado, mesmo quando estava desligado.

Ainda no check-in, o atendente insistiu que eu deveria lhe fornecer um documento que informasse meu CPF, mas eu só tinha passaporte, pois acabara de chegar de uma viagem ao exterior. Avisei-lhe que a regra que, inclusive, consta dos vouchers de reserva, era a necessidade de apresentar documento com foto e que o passaporte atendia este requisito. Ele ficou colocando culpa no sistema, que requisitava este documento bla-bla-bla etc e, no final, quando pedi a presença do gerente, ele aceitou fazer meu check-in apenas com informação do número do CPF. Mas nada me tira da cabeça que eles pedem CPF para tirar cópia do seu documento e depois empregá-la em fraudes.

Fico a imaginar que documento que ele pede para os estrangeiros, que não têm CPF. Enfim, um total despreparo, para não dizer má-fé descarada.

Dos 3 elevadores, apenas 2 funcionavam, ambos com iluminação precária e sem nenhuma ventilação interna, o que é surreal durante o verão do Rio.

Pedi a nota fiscal e até hoje estou esperando, mas sentado, pois tenho receio de me cansar demasiadamente. Sonegação, pelos vistos, anda comendo solta ali. Pelo menos, meus pontos All Accor eles creditaram.

Conclusão

Mas para mim, o pior da rede Accor é que não há qualquer consistência no atendimento e nos benefícios assegurados aos clientes elite, não apenas no Brasil, como no mundo. Já são poucos os benefícios e mesmo assim, esquecem-se de te dar o voucher de bebida de boas-vindas, o check-out tardio é negado mesmo havendo vagas no hotel etc etc etc.

Enfim, vou dispensar esta promoção, pois esta rede hoteleira tem sido decepcionante.”

……………………

E você, já passou por dissabores e perrengues de terceira com os hotéis da rede francesa?