[Guest post] Booking.com vs. AirBnB: quem lida melhor com imprevistos no aluguel de apartamentos? Minha experiência pessoal…
O post sobre o AirBnB rendeu, como de praxe, excelentes comentários.
Há opiniões para todos os gostos: uns só se hospedam neles; outros, só preferem hotéis; e ainda há aqueles para os quais a resposta é: “depende”.
O leitor Rodrigo Resende pontuou uma questão interessante, e que talvez alguns leitores ainda não saibam: não é preciso usar necessariamente o AirBnB para alugar apartamentos.
Plataformas como o Booking.com também já incluem esse tipo de hospedagem.

E a questão toda não se resume a avaliar ambos os serviços – AirBnB e Booking – quando as coisas vão tudo bem, mas sobretudo quando as coisas vão mal. Ou seja, quando ocorre algum imprevisto, por exemplo, cancelamento em cima da hora, pelo anfitrião. É sobretudo nessas horas que podemos ter uma clareza melhor sobre o tipo de tratamento que cada uma das plataformas oferecem aos seus clientes.
E aí, o que fazer?
Vejam o relato dele!
………..
“Penso que, no começo, fazia sentido alugar através do Airbnb. Mas duas coisas me afastaram da plataforma em definitivo.
O primeira entrave é a pouca flexibilidade para alterações e cancelamentos por parte dos hóspedes. Sei que cada imóvel tem uma regra, mas a plataforma sempre mama o dinheirinho fácil dela, em qualquer hipótese, mesmo com políticas flexíveis de cancelamentos.
A segunda questão é que, ao meu ver, tornou sem sentido alugar pelo Airbnb é que o Booking e outras plataformas semelhantes têm, muitas vezes, anunciado o mesmo imóvel ou imóveis semelhantes, mas com preços melhores e maior flexibilidade.
Enquanto o Booking se limitava a hotéis e pousadas, o Airbnb “nadava de braçada”. Depois que Booking, Hotels.com e outros adentraram este nicho de mercado, para mim o Airbnb acabou, definitivamente.
Já tive problemas com ambas as plataformas, quase sempre por ganância do anfitrião, mas a diferença, para mim, está na forma com que a plataforma lida com o problema frente ao seu cliente (hóspede).
No Airbnb, cancelaram-me uma reserva de uma casa perto do aeroporto Fiumicino, faltando 5 dias para a hospedagem.
Anfitrião não deu maiores justificativas e se lixou pra mim. Provavelmente, teve uma oferta melhor para o mesmo imóvel e intervalo de dias e o Airbnb se limitou a pedir desculpas e oferecer um crédito miserável para compensar os aborrecimentos, um valor ridículo em relação à diferença que tive que arcar na véspera da hospedagem.
Noutra oportunidade, na Taíba, litoral do Ceará, o apartamento alugado tinha vários problemas, entre os quais o mais grave era o ar-condicionado que não funcionava. Reclamei com o anfitrião, que fingiu desconhecer o problema. Reclamei com o Airbnb, mas deram de ombros e disseram-me que eventual desconto deveria ser negociado com o anfitrião.
Enfim, deixam você numa sinuca de bico, um empurrando o problema para o outro e o cliente se ferrando. Pensei ajuizar ação em desfavor do proprietário para pedir um abatimento no preço, mas o Airbnb não fornece os dados do proprietário. Enfim, com este impasse e esse jogo de empurra, levei tinta, mas reagi, pois quem perdoa é Deus; o consumidor lesado não deve perdoar nunca.
Dali em diante, nunca mais aluguei através do Airbnb, desinstalei o App deles do meu celular, descadastrei-me dos e-mails enviados e desprezo a plataforma, que deixou de ser algo confiável para mim. Dito de outro modo, o Airbnb não é mais digno de receber uma parte do meu rico dinheirinho (rsrsrsrs).
Por outro lado, no Booking já tive dois cancelamentos, um na Sicília (Itália) e outro em Garopaba/SC.
Em ambas as situações, o Booking assumiu imediatamente a responsabilidade e sabem o que fez?
Arcou integralmente com a diferença de preço entre o local alugado/cancelado e o novo local reservado.
Conclusão
Isso sim, é ter dignidade e oferecer respeito ao consumidor.
Sacaram a diferença de tratamento? Airbnb é mero parasita de comissão, enquanto Booking também parasita, mas resolve os problemas que são inerentes a qualquer relação comercial.
Enfim, minha conclusão é que enquanto alguns fornecedores merecem respeito, outros merecem desprezo”.
…………………………
E você, também usa aluguel de apartamentos por vias que não sejam as do AirBnB?