Costumado a ir nas salas VIP para tomar drinks alcoólicos? Assista esse vídeo do Huberman Lab antes…
O artigo de hoje é off topic para milhas e pontos, mas totalmente on topic para questões de qualidade de vida e saúde relacionado a viagens que são materializadas por meio de milhas e pontos.
…………………………….
Andrew Huberman tem o canal mais popular do mundo sobre neurociências, o Huberman Lab.
Em um mundo digital dominado por vídeos de gatinhos fofos, besteirol e futilidades, chega a ser surpreendente que um canal que consiste basicamente de aulas e entrevistas sobre um assunto de ciências da saúde consiga ter, a essa altura do tempo (19 de fevereiro de 2023), mais de 2 milhões 620 mil inscritos.
Ou talvez não seja tão surpreendente assim, pois, antes de ser youtuber, Huberman é professor há mais de 20 anos numa das melhores universidades do mundo, a Universidade de Stanford, EUA, onde ele e sua equipe estão na ponta da pesquisa científica mundial.
Bom, mas o que tem a ver neurociência com milhas, pontos e viagens?
O ponto de intersecção, especificamente abordado hoje, é a questão da saúde. Ou melhor, de como milhões de pessoas prejudicam sua saúde atraídos pela artificialidade dos prazeres que destroem – de um ponto de vista biológico e médico – seus organismos.
Muitas pessoas escolhem salas VIP só querendo saber de uma coisa: bebidas alcoólicas.
Que elas fazem mal para a saúde, todo mundo está cansado de saber. Mas quão mal elas fazem? Em que nível? Por quê atacam o intestino? O que fazem com o cérebro? O que causam no sistema imunológico? Por quê ocorre a ressaca?
Essas e outras perguntas são respondidas pelo Huberman ao longo do vídeo.
Link para o vídeo: aqui.

O vídeo é longo, tem mais de 2 horas de duração, e está totalmente em inglês – embora haja legendas em espanhol.
Não obstante sua tecnicidade, é o quarto vídeo mais visto desse canal, e certamente um dos mais popularizados no mundo sobre o que o álcool causa ao seu organismo, ao seu cérebro e à sua saúde.
Eis uma sinopse do podcast:
“In this episode, I discuss the physiological effects that drinking alcohol has on the brain and body at different levels of consumption and over time.
I also describe genetic differences that predispose certain individuals to alcoholism, binge and habit-drinking. I explain alcohol metabolism in simple terms and how it effectively acts as a poison, leading to cellular stress and damage.
I then explain that it impacts neuronal function and changes our thinking and behavior – hallmarks of inebriation. I also discuss how alcohol consumption of different amounts impacts inflammation, stress, neurodegeneration, and cancer risk and negatively impacts the gut microbiome, brain thickness, hormone balance, mood and feelings of motivation.
Additionally, I discuss the biology of hangovers and describe science-based strategies to mitigate the severity of a hangover. Since alcohol is one of the most widely consumed recreational substances, this episode ought to be of relevance to everyone. Indeed, even low-to-moderate alcohol consumption negatively impacts the brain and body in direct ways.
The goal of this episode is to help people make informed decisions about their alcohol consumption that are in keeping with their mental and physical health goals”.
Numa tradução livre:
“Neste episódio, discuto os efeitos fisiológicos que o consumo de álcool tem no cérebro e no corpo em diferentes níveis de consumo e ao longo do tempo. Também descrevo as diferenças genéticas que predispõem certos indivíduos ao alcoolismo, à compulsão alimentar e ao hábito de beber.
Eu explico o metabolismo do álcool em termos simples e como ele age efetivamente como um veneno, levando ao estresse e danos celulares. Em seguida, explico que isso afeta a função neuronal e muda nosso pensamento e comportamento – características da embriaguez.
Também discuto como o consumo de diferentes quantidades de álcool afeta a inflamação, o estresse, a neurodegeneração e o risco de câncer e afeta negativamente o microbioma intestinal, a espessura do cérebro, o equilíbrio hormonal, o humor e os sentimentos de motivação. Além disso, discuto a biologia da ressaca e descrevo estratégias baseadas na ciência para mitigar a gravidade de uma ressaca.
Como o álcool é uma das substâncias recreativas mais consumidas, esse episódio deve ser relevante para todos. De fato, mesmo o consumo baixo a moderado de álcool afeta negativamente o cérebro e o corpo de maneira direta.
O objetivo deste episódio é ajudar as pessoas a tomar decisões informadas sobre o consumo de álcool que estejam de acordo com seus objetivos de saúde física e mental”.
Relembro que o vídeo está todo em inglês, mas há legendas em espanhol.
Conclusão
Basta dar uma rápida olhadinha nos primeiros dos mais de 7 mil comentários que há no vídeo para se convencer da importância de ao menos se informar sobre os riscos associados ao álcool, sobretudo se estiver para pegar um avião, ao passar antes num lounge com bebidas alcoólicas tentadoras.
Coincidentemente, também estamos atravessando o início dos festejos de Carnaval, onde o que não falta são pessoas dispostas a “encher a cara”. Se você acha que esse vídeo pode ajudar essas pessoas a tomarem decisões mais esclarecidas antes de se verem tentadas a fazer isso, compartilhe esse link com elas também.
Compartilhando esse vídeo, eu também espero, assim como o próprio Huberman declarou na descrição desse episódio, ajudar as pessoas a tomar decisões informadas sobre seu consumo de álcool, que sejam coerentes com seus objetivos de saúde física e mental e, claro, de viagens e todo o resto. 😉