Bradesco Visa Infinite Aeternum (VI Aet.): uma opção para acúmulo fixo de 2 pontos por dólar no British Airways Executive Club (EC) e Iberia Plus (IP)
Com a morte do PDA (link), muitos leitores passaram a buscar alternativas de cartão de crédito em sua substituição.
O problema do PDA era sua restrita rede de parceiros aéreos: a paridade ao real, na prática, só valia para o trio Tudo Azul/Smiles/Latam Pass.
Frente ao PDA, hoje já há um leque razoável de cartões de crédito que acumulam igual ou acima de 4 pontos por dólar.
Muitos têm optado pelo BRB Dux Visa Infinite e seus 5 pontos por dólar.
O problema do Dux esbarra, porém, no mesmo problema do PDA: somente parceiros aéreos nacionais.
Eis que entra em cena o Bradesco Visa Infinite Aeternum
Com a fixação da pontuação a 4 pontos por dólar (link) e mais a sua comercialização ampliada para a rede de varejo do segmento Prime, o VI Aeternum passou a ser considerado por muitos leitores para substituir o finado PDA.
É certo que o Dux pontua 5 pontos por dólar, mais que o VI Aet. (4 pontos por dólar). Só que o VI Aet possui uma considerável vantagem sobre o Dux: inclusão de parceiros aéreos estrangeiros, coisa que o Dux não possui (e dificilmente vai possuir algum dia).

Há, sim, o problema do deságio da Livelo para, p.ex., o EC ou o IP, de 50%.
O problema do deságio nas transferências (50%), porém, é compensado pela pontuação dobrada em relação ao padrão do mercado (2 pontos por dólar).
No final das contas, isso significa que cada dólar em compras com o VI Aet. gera 2 Avios EC/IP, melhor, por exemplo, que os cartões Unlimited do Santander que, no cenário atual, geram apenas 1,3 Avios a cada dólar de compras.
Conclusão
Na prática, a pontuação atual do VI Aet. se equipara à antiga pontuação dos cartões Unlimited do Santander, na época em que não havia deságio para o IP (que pontuavam 2,2 pontos por dólar).
É certo que há a possibilidade de turbinar a pontuação dos cartões Unlimited em épocas de Bateu Ganhou, de modo a até ficar melhor que a pontuação atual do VI Aet. para o EC/IP.
Porém, como a pontuação do VI Aet. agora é uma pontuação fixa, sem condicionamento a metas de compras, certamente muitos estão vendo nesse cartão uma real alternativa para escaparem do trio Tudo Azul/Latam Pass/Smiles, de forma a concentrar os acúmulos no EC/IP.