[Dúvida do leitor] Entre o Santander AAdvantage Master Black, o PDA e o Tudo Azul Visa Infinite (TAVI), qual você escolheria como principal, e qual como backup?

A pertinente dúvida – que deve assolar a muitos outros leitores – é do Thiago (obrigado!):

“Qual cartão você escolheria como principal e segundo (backup)?

Acabamos de saber que vamos ter outra promoção BG do Santander.

Dúvidas: Santander AAdvantage Mastercard Black, PDA Platinum ou TAVI?

O TAVI possui muitos benefícios (porém precisa usá-lo para destravar) como 3 passagens cortesias/ano, 2 diárias de carro, cupom de upgrade para a executiva dentre outros.

No entanto o AAdvantage do Santander tem um ponto positivo que está atrelado a um programa de milhagem estrangeiro e permite muitas emissões diferenciadas…

Está lançada a bomba!”

………………………….

Vamos lá! 🙂

Meu principal critério para escolha de um cartão de crédito é a versatilidade dele, ou seja, a possibilidade de transferência a vários programas de milhagens.

Considerando esse critério em mente, e tendo em conta as opções oferecidas, a escolha recairia sobre o PDA Platinum como cartão principal, mas não apenas pela versatilidade, mas também pela pontuação: não há páreo no mercado para um cartão que acumula 1 ponto por real no Tudo Azul e 0,88 ponto por real no Latam Pass e no Smiles – valores que podem ser ampliados com as promoções de bônus de transferências.

Os cartões atrelados a dólar – como o BRB Dux Visa Infinite, o Altus, o Aeternum etc. – dependem da variação do dólar e das promoções para poderem se equiparar ao PDA. Ou seja, a pontuação pode flutuar, e flutuar para pior.

O cartão backup recairia sobre o Santander Master AAdvantage Black, o qual, mesmo pontuando “apenas” no AA, acaba tendo uma versatilidade tão boa quanto a pontuação de um cartão “geral”, já que o AAdvantage já é, em si, quase um multiprograma de milhagens, já que as passagens podem ser resgatadas não só para voos AA, mas também em outros da aliança OneWorld, além das parcerias bilaterais, incluindo a ótima possibilidade de emissões de trechos domésticos brasileiros a 7.500 milhas one way.

O TAVI também tem seu valor, pelos inúmeros benefícios oferecidos e mencionados pelo Thiago, além de ter possibilidades de conversão para os pontos All Accor em taxas razoáveis nas promoções que aleatoriamente aparecem.

Porém, se tivesse que escolher apenas um dentre os dois (TAVI e SanAA), a escolha recairia sobre o AAdvantage, que, além de tudo, conta com outros atrativos, como estabilidade relativa das regras, e uma central de atendimento excelente.

…………

Agora, vou quicar a bola para os leitores: e vocês, o que acham a respeito, considerando esse trio de cartões mencionado pelo Thiago? Há algum outro ponto que não foi mencionado na resposta acima?