[Dúvida do leitor] Alguém sabe por que está tão caro alugar um carro nos EUA? E aluguel de carro em Portugal, o que vocês recomendam em relação ao seguro?

O leitor Igor pergunta:

“Alguém sabe porque diabos está tão caro alugar um carro nos EUA?

Estive pesquisando para pegar entre 16/12 e 06/01 e está dando mais de DEZ MIL reais para pegar em Las Vegas nas consolidadoras brasileiras e algo em torno de 6 mil reais nos sites das empresas americanas (nesse caso, sem qualquer tipo de seguro).

Testei várias cidades norte americanas e algumas no Canadá, mas os valores continuam assustadores, às vezes um pouco mais e às vezes um pouco menos, mas o menor valor que encontrei foi uns 7k pegando em NYC ou em Washington. Miami e Orlando estão tão ou mais caras que Las Vegas.

Para efeito de comparação, no mesmo período e em consolidadoras, está dando algo em torno de 4 mil pra Milão, 3 mil pra Espanha e 1,6k para Lisboa (que é mais ou menos o valor que eu costumava pagar nos EUA).”

……………

Dentre as várias respostas no tópico de origem, o Henry disse:

“As locadoras EUA diminuíram a frota por causa COVID-19… No retorno gradual do turismo, trouxeram alguns carros mais novos.. os mais antigos foram vendidos a peso de ouro porque não tinha carro novo no marcado e venderam os usados e aferiram lucro com a venda… até hoje estão com dificuldades pra repor os novos, que ainda estão caros…

Frota menor e muitos turistas babando pra alugar, vigora lei da exploração & desespero: preços nas alturas…

Às vezes, o aluguel cai um pouco se alugar uns 30/40 dias…simulei 16/10 até 06/11 ( mesmo prazo de dias que você) e ficou uns 8.5 com seguro do carro da locadora, sem terceiros..

Mas se dez/jan for mês de eventos em LAS, o preço só vai subir…

Pior que eu simulei 16/mai => 06/jun e também está alto, na faixa de 9k….”

O Jonathan complementou:

“O aumento do aluguel de carros nos EUA se deve ao fato de que, durante a pandemia, as locadoras tiveram que reduzir sua frota e estão operando com uma quantidade de carros reduzida até hoje, daí devido à lei da oferta e da procura os preços dispararam…

Em 2020 eu ia para Orlando, aluguei um carro para 18 dias e não ia pagar nem 1200 reais, esse ano tentei me organizar pra ir e 1 semana está ficando mais de 2000 reais, triste realidade.

Uma alternativa é tentar alugar usando o app TURO, que é basicamente um AIRBNB para carros”.

………………….

Aluguel de carro em Portugal: dicas sobre seguros?

Por fim, a leitora Bel Lemos pergunta:

Aproveitando, vou alugar carro em Portugal mês que vem.

O que vocês me recomendam com relação a seguro? Eu tenho cartão das bandeiras Elo Diners, Visa e Master.

No Brasil já aluguei várias vezes com o seguro do cartão mas já tem tempo que não alugo.

Vocês acham melhor eu alugar com seguro da cia ou do cartão? De qual deles?

Lá também dá pra contratar o seguro pra terceiros no balcão?”

E você, também tem sentido esse aumento no aluguel de carros nos EUA e em Portugal? Que dicas teria para compartilhar a respeito?