[Guest post] Europa e Oriente Médio com o trio TAP Miles & Go, Avios e Smiles. Parte 1: o meu perfil de viagens, e resgates de bilhetes-prêmios nas saídas do Brasil e da Europa!

O MMdM tem o orgulho de apresentar mais um guest post vindo de seu seleto e qualificado público de leitores.

Nesse monumental guest post dividido em 4 partes, o leitor Leandro Nicolau irá abordar o uso do trio TAP Miles & Go, Avios e Smiles para planejar as viagens através de países da Europa e Oriente Médio, bem como dicas para maximizar o uso de suas milhas e pontos em viagens cujo custo/benefício valha realmente a pena.

No dia hoje, destaque para o perfil de viagens do leitor, e as emissões realizadas para partidas do Brasil.

Confiram!

………………………..

“Olá, leitores, do MMdM.

Como eu vinha comentando ultimamente aqui no blog, fiz algumas emissões nessa minha última viagem, e gostaria de compartilhar com vocês, para quem sabe ter alguma utilidade para alguém.

Aviso desde já que o relato será longo (mas que será dividido em quatro artigos) e talvez não seja tão interessante assim, então, caso alguém não tenha muito saco pra ler: não será o post mais interessante aqui do MMdM.

O meu perfil de viagens

Lembrando que meu perfil de viagens não é aceitável para a maioria dos viajantes: não ligo e não prezo por “organização” de viagens.

Gosto de embarcar sem nem ter hotel ou sem destino certo, e ir moldando a viagem de acordo com o que as oportunidades (e milhas) me levam.

Já cheguei numa cidade inúmeras vezes sem saber onde ficar, e outras inúmeras vezes comprei na estação de trem, na hora, a ida para o próximo destino.

Isso diminuiu bastante nos últimos 8 anos desde que casei, mas, ainda assim, a esposa topa viajar nesses moldes (mas temos que ter hospedagem antes de chegar na cidade….. rs rs rs).

Posso já ter tido gastos mais elevados do que reservando com antecedência? Com toda a certeza, mas de toda forma as vezes que peguei ofertas “last minute” compensaram com sobras as vezes que gastei a mais.

Para quem gosta de ter tudo esquematizado, saber exatamente quantos dias vai passar em X cidade, para onde vai depois dela, como vai, a hora que vai etc., talvez meu relato seja meio inútil, mas, se alguém tiver um perfil parecido com o meu, espero poder ajudar.

De forma alguma estou querendo dizer que o meu modo de viajar é “mais legal” e também não acho que viajar de forma organizada seja ruim, é apenas algo que eu pessoalmente gosto de fazer e que pelo menos sempre que posso, não abro mão.

O planejamento das viagens: saída do Brasil

Feita essa ressalva, vamos lá!

Todos os valores gastos com pontos, milhas etc., já vou colocar como sendo para dois passageiros.

Única coisa que eu tinha em mente era: não usar as milhas AAdvantage, já que eu tenho para elas outra destinação.

Eu sabia que teria disponibilidade para viajar em ALGUM dia do início de junho, podendo retornar até a data limite de 12/07 (dia 13/07 era imprescindível estar no Brasil para trabalhar).

Meu plano inicial era sair do Brasil usando o TAP Miles & Go para ir até a Europa e então conectar com algum lugar no Oriente Médio ou Ásia, dependendo até África (usaria Frankfurt, Munique ou Zurique para isso – Lufthansa ou Swiss – já que havia descartado Lisboa ou Porto devido a não ter nada em voo próprio pela TAP e também por não valer o valor da emissão – além do caos aéreo que já se avizinhava).

Fazer conexão na Colômbia usando a Avianca seria a última alternativa, mas nesse caso eu partiria de BOG, MDE ou CLO rumo a MAD ou BCN (rotas essas operadas no 787 da Avianca).

“Mas não tem disponibilidade no TAP Miles & Go, já olhei todos os dias daqui até dezembro” – Sim, estou ciente disso, mas a disponibilidade com pouca (ou nenhuma antecedência) continua aparecendo todos os dias, inclusive com opções em Primeira Classe e, como EU não tenho problemas para emissões em cima da hora, isso estaria ok.

O voo GIG-MUC parte do Rio às 20:50 e eu reparei que todos os dias por volta das 15:00 – 16:00 abre disponibilidade no voo do próprio dia (e eventualmente para o voo do dia seguinte ou até alguns dias na frente). No momento em que eu estava escrevendo esse artigo – 19/07/2022, às 17:10 – encontro disponibilidade para os dias 21, 22, 24, 25 26 e 28 de julho, todos eles com mais de um assento.

Para efeito de “provas” segue o print do dia 28 – o mais distante que achei hoje (disponibilidade melhor do que nos dias que eu vinha procurando emitir):

Já o voo GRU-FRA parte às 18:15 e, como ele abre mais ou menos com a mesma antecedência que falei antes, seria praticamente inviável sair do Rio e chegar em GRU com tempo hábil de embarcar no voo, então ou tentaria essa doideira, ou compraria para o dia seguinte.

No momento da pesquisa encontrei as datas de 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27 de Julho. Para fins de print, vou colocar o dia mais distante que achei, no caso 27, que inclusive tem disponibilidade de primeira classe:

Lembrando que NÃO se deve contar com o site da TAP, achou a disponibilidade, deve-se ligar no call center de final 2099 e perder algumas horas.

O planejamento das viagens: saída da Europa

De lá (Alemanha) eu conectaria com qualquer outro voo da própria LH ou da Star Alliance partindo para qualquer destino que me atendesse.

Então essa “segunda perna” não vou colocar prints pois não sei o que eu usaria e como acabei que minha ida NÃO foi usando o TAP Miles & Go, não irei me prolongar.

De toda forma, partindo de FRA a disponibilidade é maior do que de MUC.  Meu destino seria algum local do Oriente Médio, Ásia Central, norte da África ou algo assim e, caso nada aparecesse iria para a Grécia, que é um local que sempre terei vontade de ir novamente.

Com essa ideia em mente, eis que, de bobeira, olhando emissões através do PC (Privilege Club) da Qatar, achei passagens para os dias que eu poderia de QSuite.

Como eu não queria arriscar o tempo de transferência da triangulação: Iberia Plus (IP) => British Airways Executive Club (EC) => Qatar, corri no site da Iberia e British e vi que a disponibilidade existia em ambos os programas com a diferença que no programa da British (EC = Executive Club) as taxas eram MUITO mais baratas.

Imediatamente transferi os avios do IP para o EC e fiz a emissão on line de forma rápida e instantânea, recebendo logo em seguida os tickets no meu e-mail. Corri e marqueis os assentos diretamente no site da Qatar, já que queria os dois assentos mais próximos que emulam uma “cama de casal”.

Essa emissão custou 140 mil Avios + 170 dólares de taxas de embarque como seguem abaixo:

Definitivamente poder fazer uma emissão “valiosa” dessas de forma on line em minutos não tem preço. Mesmo eu tendo que transferir antes do IP para o EC, foi tudo MUITO rápido. Mais uma vez os Avios mostram como são uma moeda forte e versátil.

Essa emissão eu fiz com 12 dias antes da partida, então eu tinha tempo para me organizar (o que costuma ser raro… rs rs rs).”

………………………

No próximo post: as milhas, pontos e viagens pelos países do Oriente Médio. Não percam!!!!