[Dúvida do leitor] Quero ir para a Europa em 2023 usando pontos. Vou de Latam Pass, Smiles, TAP ou Tudo Azul? Acumular no Livelo é a melhor opção?
A dúvida é do leitor O Viajante em Família:
“Então galera, mas assim, hoje no cenário atual (de agora) será que ainda tá valendo a pena pontuar na Livelo para uma viagem em 2023? E digo comparando o C6, pois hoje é um dos melhores cartões que enviam pontos para lá, com o PDA por exemplo.
Bom segue o meu caso: estou com alguns pontos na TAP, o que daria quase 4 trechos BR – Europa, na tarifa antiga (39,5k), porém essas tarifas simplesmente desapareceram e para usar parceiras não tenho a pontuação necessária. O meu intuito é Europa ano que vem, e não acha passagens.
Ai analisando outras cias eu constatei:
Latam: BR – FRA ou LHR = +ou- 55.000 trecho (sem malas), que daria uns 70.000 pontos PDA (considerando uma promoção de 80% de bônus e o deságio de 12%), ia ser via Latam, que nos últimos 2 anos é só ladeira abaixo;
Smiles: não achei preços pagáveis sem taxa de combustível;
Azul: VCP – LIS = +ou- 70.000 trecho (com 2 malas), que daria uns 78.000 pontos PDA (considerando uma promoção de 80% e sem o deságio por ser Azul), eu não sei como é a experiência de voo internacional com a Azul, porém acredito que seja melhor que Latam.
Bom gostaria de pedir ajuda aos amigos nas nossas alternativas de curto prazo para Europa, apesar de saber que é o pior momento para emissão (alta demanda e por enquanto oferta limitada), porém o ano que vem já tá ai, e não vejo melhoras a curto prazo”.

……………………….
Alguém que tenha conseguido emitir para a Europa com milhas, recentemente, pode compartilhar sua experiência?
Pelo visto só sobrou Latam Pass e Tudo Azul, já que TAP praticamente inexiste disponibilidade, e no Smiles não haveria preços pagáveis.