[Guest post] Reflexões sobre o que teria ocorrido com o Santander para ter essa chuva de promoções

O Santander surpreendeu o mundo das milhas e pontos nas últimas semanas com duas promoções fora da curva:

Mas o que estaria por trás disso?

Eis as excelente reflexões do leitor Swine a respeito!

………………

“O Santander parece uma galinha que teve a cabeça arrancada, correndo para todos os lados sem um rumo definido.

Primeiro, a promoção do dobro de pontos Esfera com o Visa.

Agora, essa promoção com o AAdvantage.

Imagino que eles sentiram um baque desde que pioraram a conversão para Iberia. Sei que não deve ser muita gente que usa, mas para eles voltarem atrás e darem aviso prévio, ou o barulho foi muito grande, ou houve muita ameaça dos melhore$ cliente$ do banco (que devem ser aqueles que conhecem e usam o Iberia Plus). Agora estão fazendo essas ações para reverter.

Só acho que eles não pensaram no seguinte: acabando esse benefício do Visa no Esfera daqui a um ano, será que os clientes terão “esquecido” do que aconteceu com a Iberia? Ou vão reanalisar naquele momento e ver que não tem nenhum cartão Esfera que presta?

Eu já sei a minha resposta. Se for para ficar com algum cartão Santander, será apenas com o AAdvantage Black.

Mas aí vem a pergunta: se já fizeram o que fizeram com o Iberia Plus, qual a diferença para o AAdvantage? É um programa estrangeiro, com milhas negociadas em dólar com o banco, e portanto “caras” assim como as do Iberia Plus (embora já falei aqui e não canso de repetir: o banco paga em dólar, mas nós recebemos milhas em proporção ao dólar, então para eles nada muda).

Uma possibilidade seria piorar a pontuação por dólar com os cartões (por exemplo, Black cair para 1,5 pontos/dólar), mas depois do que aconteceu com o Esfera, acho que não serão loucos de fazer isso. O mais provável é alguma mudança na promoção Bateu Ganhou, seja ela explícita ou implícita. Algumas possibilidades:

1. Reduzir as pontuações extras, assim como vinham fazendo com o Unique nas últimas promoções: era 6:1 na meta máxima, caiu para 5:1, e agora é 4:1.

2. Subir novamente as metas para valores inalcançáveis, efetivamente reduzindo a quantidade de metas batidas e com isso a pontuação que precisam conceder (pensando a nível de todos os clientes do banco);

3. Reduzir a frequência com que a promoção ocorre.

Lembrando que todos os pontos indicados são coisas que já foram feitas no passado pelo Santander, então nada impede que voltem a acontecer.

Conclusão

Pessoalmente, estou refletindo muito se devo desbloquear o cartão AAdvantage. Já mencionei aqui que preciso juntar muitas milhas Smiles até outubro, mas essa nem é a preocupação — essas milhas eu dou um jeito de conseguir, em último caso até recorrendo a compra de pontos, modificando minha estratégia original. A grande dúvida é: de que forma o Santander vai capar o cartão AAdvantage?

Lembrando que não há para onde correr: se começar a acumular milhas AAdvantage e o Santander destruir o cartão, não haverá alternativa para acumular essas milhas. Isso me deixa com medo de começar a acumular.

Se já tivesse uma boa pontuação no AAdvantage, não haveria por que não participar dessa promoção agora para complementar. Mas para começar agora, não sei se temos segurança para estabelecer essa relação de médio/longo prazo com o Santander.”

………………………………….

E você, acha que virão novas promoções do Santander para tentar reter ou evitar a perda de novos clientes?