Elo Nanquim Diners, Amex TPC, VI Aeternum, Master Black Unlimited, PSVI, C6 Carbon, cartão de cooperativa: qual é o melhor cartão de crédito para pontuação depois do Pão de Açúcar Platinum?

Essa é uma pergunta que muitos leitores devem estar se fazendo, com a possível futura impossibilidade de transferência de pontos dos cartões Pão de Açúcar Platinum para os programas de milhagens aéreas.

Embora essa substituição não tenha ainda data para ocorrer, é bem provável que em algum momento do futuro breve os pontos adquiridos no PDA não mais poderão ser transferidos para as cias. aéreas.

A grande vantagem do PDA é seu fator de conversão atrelado ao real, que gera 1 ponto Tudo Azul a cada 1 real gasto, ou 0,88 ponto Latam Pass ou Smiles a cada 1 real gasto.

Como todos os demais cartões de crédito nacionais têm sua pontuação atrelada ao dólar, a escolha deve passar necessariamente por aqueles que oferecem, a maior pontuação respectiva. Secundariamente, deve ser avaliado o spread na conversão do dólar, que também tem alguma influência, caso haja empate no primeiro requisito.

Foram excluídos das considerações abaixo os cartões co-branded, as pontuações para compras internacionais, e aqueles outros cartões que só oferecem pontuação mais alta para um grupo restrito de compras (por exemplo, para compras em apps). São consideradas apenas as pontuações normais de compras a crédito.

Também estão excluídas quaisquer considerações relativas a anuidades ou benefícios de viagens (salas VIP, chips de viagens, seguros etc.), já que o foco, aqui, é exclusivamente obter o melhor cartão de crédito que gere mais pontos para o Smiles, Tudo Azul e Latam Pass, depois do PDA.

Nesse cenário, o cartão que aparece na dianteira é o Bradesco Visa Infinite Aeternum, que pontua 4 pontos por dólar mas somente até 31.12.2020. Depois do período promocional, pontuará 2,3 pontos por dólar.

Tirando essa situação excepcional, considerando apenas a “normalidade” da pontuação, sem promoções, o cartão C6 Carbon Master Black desponta como uma alternativa, já que ele oferece como padrão 2,5 pontos por cada dólar gasto.

Em seguida, vêm os cartões Elo Nanquim da Caixa, que apresentam 2,3 pontos por dólar gasto. Nessa mesma faixa de pontuação está o Aeternum a partir de 01.01.2021.

Na sequência, aparecem todos os demais cartões que pontuam 2,2 pontos por dólar gasto, como o BB/Bradesco Elo Nanquim, o Amex TPC e o Santander Black Unlimited, Porto Seguro Visa Infinite, dentre outros. Cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Os cartões do grupo BB/Bradesco têm como vantagem a possibilidade de somar a pontuação dos cartões com as parcerias comerciais de acúmulo da Livelo, que são muitas, e a cada semana a Livelo traz promoções com multiplicadores adicionais.

Por outro lado, o Santander Master Black Unlimited tem como grandes diferenciais as promoções de bônus quase em triplo e a parceria com o Iberia Plus. Porém, são bem raras as promoções de bônus de transferências envolvendo o Santander Esfera.

Já o PSVI tem como grande ponto (negativo, no caso) o fato de ter um spread muito alto na conversão, assim como os cartões Santander.

Conclusão

A iminente saída do PDA do GPA Mais Itaucard deixará um vazio para aqueles que pretendem maximizar a pontuação no Smiles, Latam Pass e Tudo Azul, já que não há claramente “segundo melhor cartão” para pontuar (depois do PDA Platinum).

Isto é, todos os demais cartões são muito parecidos e equivalentes, cada um com seus prós e contras.

Seria muito bom se surgisse no cenário nacional um cartão que pontuasse 3,0 pontos por dólar em todas as compras nacionais, mas tá difícil. O que temos para hoje são as alternativas acima, e mais algumas que certamente os leitores escreverão nos comentários.

E você, que tem um PDA, já elegeu um “substituto” para ele? Se sim, por quais motivos escolheu tal ou qual cartão?