[De mal a pior] A recuperação judicial da Latam Airlines brasileira nos EUA e o começo da tentativa de impedir a fuga em massa de clientes: bônus 60% a 90% cartões Itaucard

Notícia que me foi repassada pela leitora Amanda (a quem agradeço!): num movimento que parte do mercado já previa, a Latam brasileira foi lá nos EUA protocolar seu pedido de recuperação judicial.

Eis o aviso aos clientes:

“Esperamos que você e sua família sigam seguros e protegidos.

Em 26 de maio, compartilhamos com você a decisão voluntária das filiais do Grupo LATAM Airlines no Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos e Peru pela adesão ao processo de reorganização financeira sob proteção do Capítulo 11 da lei norte-americana. Esta foi, indiscutivelmente, a melhor alternativa para reestruturar nossas finanças de forma ampla, assegurando sustentabilidade a longo prazo.

E, assim, hoje (9/7), a LATAM Airlines Brasil também passa a integrar esse processo de reorganização voluntária como um passo assertivo em decorrência do prolongamento da pandemia do Coronavírus.

Dado que o ambiente externo ainda não dá sinais fortes de recuperação, aderir ao Capítulo 11 é a melhor opção para a LATAM Airlines Brasil ter acesso às novas fontes de financiamentos e fortalecer a nossa posição de liderança na indústria aérea.

Nosso relacionamento com você, cliente LATAM, segue sem alterações. Com isso, reafirmamos o nosso compromisso em manter:

  • Todos os benefícios do programa LATAM Pass, assim como categoria e pontos vigentes;
  • Todas as passagens adquiridas, travel vouchers ou qualquer forma de crédito;
  • Parcerias com agências, parceiros associados aos programas de fidelidade corporativos e venda de passagens aéreas, em qualquer um de nossos canais;
  • Por fim, você segue interagindo com nossos operadores de atendimento ao cliente da mesma forma que sempre fez.

Estamos seguros de que esta é a melhor decisão para continuarmos voando por você no Brasil. Aproveitamos para indicar o site em que você poderá obter mais informações sobre esse processo: www.LATAMreorganizacao.com. Se preferir, nossos canais de atendimento estarão à sua disposição:https://www.latam.com/pt_br/central-de-ajuda/contato/todos-os-numeros-da-latam/

Continuamos comprometidos em conectar a América Latina ao mundo e em oferecer a você um serviço pontual, seguro e com todo o entusiasmo e a qualidade que você espera para continuarmos te levando cada vez mais longe.”

No mesmo dia do lacônico aviso, surge uma promoção “festejada” com o suposto “maior bônus da história da Latam”: 60% a 90% oriundos dos cartões Itaucard.

Conclusão

É triste ver a que ponto chegou uma empresa área que, nos áureos tempos do Comandante Rolim, estendia tapete vermelho para seus clientes e era sinônimo de serviços prestados com qualidade e respeito aos clientes.

Como faz anos que eu perdi a fé nesse programa, não sei em que pé está o programa Latam Pass atualmente, mas os depoimentos vindos dos leitores são os piores possíveis, repito, os piores possíveis: dificuldades nos resgates de passagens aéreas, dificuldades nos resgates de pontos por pontos All Accor; dificuldades nos cancelamentos de passagens; dificuldades nas emissões de passagens em dinheiro, péssimo atendimento no call center, péssimo atendimento nos balcões de checkin e despacho de bagagem, péssimo tratamento no serviço de bordo etc. etc. etc. Tudo isso tende a se agravar ainda mais a partir de agora, se é que é possível imaginar uma situação pior do que a que a empresa já vive.

Quem tem muitos pontos estocados no Latam Pass deve pensar se já não seria hora de liquidar todo o passivo, justamente pra evitar tomar um Amigo Avianca – Parte 2 (isto é, perder dinheiro com a impossibilidade de resgate de pontos).

Acho difícil a empresa quebrar totalmente (o que daria uma sobrevida ao programa de pontos no futuro), já que o mercado de aviação ficaria ainda mais concentrado do que já está, mas também não descarto a hipótese de o programa Latam Pass virar pó em algum momento no futuro. Tudo dependerá de como o cenário irá evoluir. Cabe a cada um tomar a decisão bem consciente dos riscos que os pontos correm nesse exato momento.

Tagged as: ,