[Guest post] Passei a tesoura no Santander Master Black Unlimited, e agora só compro à vista no “Boleto Card”

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Ontem, comentamos o caso do leitor que cancelou o Porto Seguro Visa Infinite e, assim, se livrou pra sempre de uma salgadíssima anuidade de estratosféricos R$ 1.500,00 (post aqui).

No post de hoje, trago um comentário de outro leitor – o nosso estimado Doutor Honoris Causa, Catedrático da “Milhas e Pontos University”, Dr. Henry – comentando como se livrou de outro cartão de crédito que, assim como o PSVI, era o queridinho do mundo das milhas e pontos, o tal do Santander Master Black Unlimited, e, por tabela, de sua não menos salgada anuidade de R$ 1.200,00.

Confiram! (texto sem destaques no original)

…………………………

“Em função das reiteradas sacanagens que os programas de fidelidade estão fazendo de uns 6 anos pra cá, agravadas nos últimos 3 anos, eu tenho optado por procurar opções de pagamento que apresentem menores preços para compra de produtos e serviços…

Assim, nesses últimos anos meu cartão de crédito passou a se chamar “BOLETO CARD”, para compra de produtos pela Internet… geralmente, pagando desta forma, consigo descontos de 5 a 10%… o que é realmente muito vantajoso…

O BOLETO CARD é um cartão que não é de plástico, mas sim de papel, geralmente A4 e pressupõe que eu tenha dinheiro na conta corrente para pagamento imediato…

Então, outra grande vantagem é que, no mês seguinte, não tem fatura do cartão pra pagar

Que coisa maravilhosa, né ?? Você compra à vontade e no mês seguinte, zero de fatura…

Quer dizer, você compra à vontade até o limite do seu saldo bancário…

Outra vantagem de usar o BOLETO CARD, é que você ganha inteiramente grátis um curso on line, autopresencial, chamado “COMO TER DISCIPLINA NOS GASTOS”… e você passa a gastar o que tem na conta e passa a viver com isso…

Isso assegura um futuro livre de dores de cabeça, e um dia a dia em que você dá valor a outras coisas que tem na vida e que são inteiramente grátis…

No início de minha opção pelo BOLETO CARD, quando tinha um produto que pagando à vista no cartão de crédito tivesse o mesmo valor de pagar à vista no boleto, eu utilizava a opção do cartão de crédito pra acumular qualquer porcaria em pontos... mas a mensagem principal era para o lojista largar de ser burro e dar um desconto maior no uso do boleto…

Mas… de um ano pra cá… mesmo em condições de igualdade no boleto x cartão de crédito à vista, tenho optado pelo boleto… porque as sacanagens dos cartões cortando benefícios e, de outro lado, aumentando anuidades, foram tão grandes, que resolvi cancelar quase todos os cartões…

O mais penoso num momento foi passar a tesoura no outrora poderoso Santander Unlimited Black Mastercard, que inclusive era isento de anuidade, por conta de uma certa reciprocidade em investimentos e seguros…

Mas, posso te dizer que o sentimento de “alforria financeira”, com licença a Mastercard, esse sentimento “… não tem preço….”

Enfim… a tesoura rolou solta nos últimos 12 meses… e restou um cartãozinho bem mequetrefe que não tem anuidade alguma e pontua pouco, o Visa Infinite do Bradesco…

A isenção de anuidade se dá por conta de receber o salário no Bradesco e porque eu tenho a fidelidade reconhecida pela minha gerente, quando eu ameacei tirar minha conta, que era (e continua sendo) Exclusive, porque o banco, sem me consultar, me transferiu para o segmento Prime… o que eu achei um absurdo…

Isso foi há uns 5 anos atrás… eu disse que não trocaria o atendimento de minha gerente, que é realmente individualizado e que me atende de boa (claro que eu não peço coisas absurdas, aliás, eu geralmente não peço nada a bancos), mas, sempre que precisei, ela atendeu de boa…

E ela tem uma coisa que não tem preço como gerente: não fica enchendo meu saco tentando convencer que o banco dela tem produtos melhores que outros bancos… isso é uma decisão minha e não do banco… nossa.. ter essa paz de espírito, é algo que “… não tem preço…”

Conclusão

Achei a iniciativa do Henry excelente por dois motivos:

  • Já “mata” a despesa no ato do gasto, evitando ter que esperar a fatura do mês seguinte para pagar o débito. Há um componente psicológico de satisfação inerente ao ato, expressa na frase: “outra grande vantagem é que, no mês seguinte, não tem fatura do cartão pra pagar“;
  • Colabora para a diminuição geral dos gastos, na medida em que é possível obter mais descontos e, assim, poupar mais dinheiro, tendo em vista os descontos para pagamento à vista no boleto. É como o SwineOne costuma dizer: milhas não pagam o quilo de carne que você compra no supermercado. Ou seja, no contexto da crise em que vivemos, entre maximizar o acúmulo de dinheiro, e maximizar o acúmulo de milhas, dê preferência ao primeiro (dinheiro).

Todos os ditos “segmentos” de cartões de crédito sofrerão uma baixa considerável nessa crise, mas o o segmento dos Blacks, Infinites, Nanquims e similares sofrerá uma baixa ainda maior, já que os custos associados não compensam os parcos benefícios que ainda restaram.

Benefícios esses, aliás, que vão ficando pior a cada dia que passa: salas VIP estão indisponíveis por ora em muitos locais, a pontuação tá um horror com esse câmbio nas alturas, e outros benefícios agregados simplesmente não valem a pena em um momento, como o atual, que requer contenção de gastos, e não o seu aumento.

Mais alguém passou a tesoura nos cartões de crédito Santander Black?

  • Guilherme

    Interessante essa visão, mas se existe cartão de crédito que dá poucos (alguns nem tão poucos) pontos sem pagar anuidade, por que então não comprar a vista, mas no cartão de crédito ? Dá na mesma do boleto a vista porém ainda ganha pontos. Sem falar que em viagens, nacionais ou internacionais sem ter um cartão é inviável pra locar carro, reservar hotel etc.

    • Henry

      O cartão que sobrou é juntamente pra usar como garantia de reservas …
      No caso de rent a car, SEMPRE , faço pra pagar no destino..
      Na hora de devolver o carro eu peço pra pagar o carro peço na garagem pra pagar cash… o único trabalho é que tenho que ir na loja e trocar cartão de crédito por dólar cash..
      Dólar cash é quase 11% mais barato que o dólar do cartão porque a cotação do dolar é maior e porque o IOF é de 6,38%…
      Mas os pedágios, que são debitados depois, aí num tem jeito: vai tudo no cartão mesmo…
      Quanto a ñ comprar a vista no cartão eu só uso esse expediente se tiver com pressa de liberar a compra ( geralmente as coisas do meu filho de 15 anos, porque ele fica toda hora perguntando se já vai chegar…rsrs)..
      O resto, mesmo perdendo pontos, prefiro pagar no boleto…
      É pra evitar usar além do orçamento….

      • Guilherme

        Entendi. Tem lógica.

  • Emanuel Soares

    Anuidade de cartão de crédito?
    Tenho três blacks, PDA, TPC, Elo Diners. Se algum dia tiver que pagar anuidade, irão para a gaveta…

    • SwineOne

      Explique aí como você faz para não pagar anuidade em nenhum dos 6 cartões.

      • Emanuel Soares

        SwineOne, não tem muito segredo, a regra geral é o “modo OLX”, não me apego a nenhum que cobre mais do que me oferece.
        Aproveito as promos de anuidade grátis, particulares de cada banco/cartão, comprovo a renda, mantenho o meu Score no Boa Vista e Serasa acima de 800 pontos, alguns bancos consideram um “bom relacionamento”, do tipo investimentos lá, outros somente o valor da fatura mesmo, estes nesses tempos sombrios ja estao caindo…
        Elo Dines e TPC foi direto com a gerente Bradesco, sem problemas, dois anos free.
        Sicredi MC Black – renda e fiz um investimento, mas depois precisei sacar e permaneceu gratuita.
        Ourocard Visa Infinite e Smiles Visa Infinite – Ofereceram gratuitamente no app.
        PDA – pedi no Reclame logo ao desbloquear, como orientaram os colegas dos blogosfera de viagens, e deu certo, a pesar do limite meia boca. Tenho um amigo que só conseguiu 40%desconto.
        Fora isso tenho os Platinum Smiles Santander (só pelas milhas de aquisição), Tudo Azul Itaucard Platinum (só pelas milhas bônus), Latam Pass Platinum MC (só pelas promos de bônus tb).
        Santander AAdvantage Black passei, não curto Santander, péssimo serviço de entrega de cartões por transportadora, apesar de ter sido excelente a promoção.
        Na hora que a anuidade gratuita acaba, a velha tática de medir a febre: ligar ameaçando cancelar.
        Contas-correntes, abro quando necessário, mas só pacote de serviços essenciais gratuitos também.
        Espero ter ajudado.

        • Junior Alves

          Emanuel, vc conseguiu o PDA via reclame aqui? Como assim, rsrsrs?
          Pergunto, pq há quase 10 anos tive um problema com o Itaú (renegociação de dívidas), hj eles não aprovam nem o PDA básico pra mim.
          Obs: Tenho o TPC, Black AADVANTEGE e Black Smiles, dentre os outros Blacks que cancelei.

          • Emanuel Soares

            Pedir anuidade free foi pelo reclame aqui. Pedir o cartão PDA é pela Itaucard mesmo.
            É, eles consideram muito o histórico na Itaucard na análise de risco, pelo que vejo por aí.
            Baixe o seu registrato no SCR do Bacen e veja se está lá ainda o histórico de pendência. A situação tem um agravante porque foi no Itaú, embora Itaucard e Itaú não sejam a mesma coisa…
            Meu primeiro cartão na Itaucard foi o Tudo Azul, mas com muito custo. Mesmo com score de 988 e renda muito acima, sempre negavam. Nunca tive nome com restrição.
            Fui no Itaú e abri uma conta, comprovei renda. Já saí de la com eles querendo me oferecer um black mas não aceitei. Queria o tudo azul por causa da promo do ano passado de 4 mil bonus /mês. Pedi só o de débito de pirraça. Continuei monitorando os meus scores e contas para ver as oscilações e não cair em cheque especial nem por um dia… Vinte dias depois recebi o e-mail da Itaucard falando que tinham reavaliado e foi aprovado.
            Geralmente quando negam, dizem que vão ficar reavaliando mês a mês e quando conseguirem, mandam para você. Não te falaram isso?

            • Junior Alves

              Oi Emanuel,
              Obg pelo retorno. Recebi um e-mail que poderia fazer nova solicitação depois de 3 meses ou 6, não me lembro ao certo. Estou pensando na possibilidade de abrir uma conta no Itaú novamente, não gosto muito do Itaú mas to vendo que é o jeito. Quando tive conta lá tbm queriam me dar o Black, mas como ja tinha pelo Santander não me interessei.
              Mais uma vez obrigado pelo retorno.

        • Tudo muito relativo, viu! O modelo de “score” adotado no Brasil é o mesmo do americano, tipo, alho com bugalho. Eu, por exemplo, não financio nada. Na última vez que financiei um veículo meu credito foi negado no banco da fabricante porque eu não tinha “histórico”… 🤷🏻‍♂️🤷🏻‍♂️🤷🏻‍♂️

      • Emanuel Soares

        Falando nisso… Acabo de receber SMS do Santander Prorrogando a anuidade gratis do smiles platinum por mais um ano. Agora só fev/22.
        Será que foi pelo COVID? Nem pedi…
        https://uploads.disquscdn.com/images/e0a284d7c638d388fdd04d0747b597a2f5b57954b2a94c801f65413251895bd9.jpg 1. Vocês também receberam?

      • Emanuel Soares

        Hoje mesmo recebi um SMS do nada prorrogando a anuidade do cartao do Santander.

  • Paulo Rufino

    Eu concordo que não rola pagar anuidade, não rola, que quando se tem dinheiro para pagar à vista um desconto acima de 2% já vale mais a pena que qualquer cashback com milhas e que os benefícios dos cartões de crédito estão cada vez mais esquálidos e as pontuações mirradas por conta da disparada do dólar, mas penso que se vc conseguir ter um cartão isento (eu por exemplo, tenho um de alta renda, o TPC,
    isento por 2 anos), e não tiver como pagar mais barato à vista (no Mcdonalds ou no mercado por exemplo, vc nunca vai conseguir desconto por pagar no cash ou no débito), ainda valerá mais a pena o cartão de crédito sempre! Um abraço a todos!

    • Henry

      McDonalds no delivery ñ tem outra forma além do cartão de crédito.. .
      Mas nas raras vezes que é presencial, uso o débito…
      Tem que comer o equivalente a um batalhão pra juntar milhas pra descolar uma viagem….

      • Paulo Rufino

        👍🏼

  • Thiago84

    Totalmente na contramão da lista Forbes.
    Quem paga tudo à vista é pobre, quem quer ser rico tem que dever e saber administrar o passivo.

    • Henry

      Concordo…
      Mas como vc mesmo disse: “.. quem quer ser rico…”
      Não faz parte dos meus planos ser rico…
      Se um dia for, nem vou perceber, porque não vai mudar nada…
      Talvez por isso mesmo eu nunca receba a pecha de ser “novo rico”…
      A gente sabe que o dinheiro compra muita coisa, aliás, compra e manda trazer em tempos de DoorDash…rsrs
      No curto espaço de tempo que por aqui passamos o que podemos deixar é um belo patrimônio, exemplos, bons momentos e a certeza que a nossa descendência aprendeu a se virar sozinha diante das adveŕsidades….
      Essa é a maior riqueza de uma pessoa…
      Esse negócio de Forbes é pra pessoas deslumbradas com a riqueza e a falsa sensação que ela pode trazer….

    • Henry

      Se o vírus chinês demorar 6 meses pra arrefecer e a economia desandar por esse tempo ou mais, se o cara tem dívidas e não entra grana, faz como ????
      Faz igual o Ike Batista???
      A diferença é que tudo que o Ike fez foi milimetricamente planejado… ele sabia que ia subir e depois quebrar…
      Aproveitando de crédito barato mediante propinas aos agentes certos, o cara criou um império fictício porque ele desviava um percentual desse valor pra usar depois da derrocada….
      Ele já tinha feito isso uma vez em menor escala….
      O que deu mal na segunda vez foi uma tal de Lava Jato e um tal de Bretas….
      Aí a coisa ficou ruim pra ele…
      Só que ninguém tem vocação pra Eike…
      Ninguém tem a genialidade pra picaretagem que ele tem… e nem quer ter, né nom????

    • Essa eu não entendi! Desde quando dívida de rotativo de cartão de crédito é estratégia financeira?!? Sim, porque é disso que estamos falando… 😒😒😒

    • SwineOne

      Por favor, confirma pra gente que o seu comentário foi irônico. Pela internet, sem a linguagem corporal e o sorrisinho de canto de boca, nem sempre dá pra ter certeza.

    • Emanuel Soares

      Entendo seu raciocínio e concordo. Dever mais do que se ganha não é inteligente. Porém, dever menos do que se investe já é mais promissor. Principalmente se o investimento for muito bom. Afinal, o nivel de retorno, geralmente, é diretamente proporcional ao risco do investimento.

  • Vou esperar as réplicas melhorarem em qualidade. Daí farei minha contribuição ao tópico…

  • Fábio

    Dá pra ir cada vez mais barato com o Hurb!

    Agora Japão por R$ 1999,00

    Daqui a pouco vão vender pacotes pra conhecer a lua por 5 mil reais hahaha

    https://uploads.disquscdn.com/images/678f9e78e0b6010d2a9176c22747eae3ac51b4a1dc58289bf93ebbfa52c32a5f.jpg

    • Fábio

      Hoje vi Aruba por R$ 999,00 em meu instagram!

  • Luiz De Freitas

    … Henry afirmou “Passei a tesoura no Santander Master Black Unlimited, e agora só compro à vista no “Boleto Card” conclamando a massa de seguidores milheiros a seguir seu exemplo e receita de sucesso na administração financeira.
    Entretanto, deixou de mencionar e esclarecer que essa é uma decisão que leva em conta sua situação pessoal, ou seja, não mencionou na postagem ser detentor de milhões de milhas em programas europeus e americanos de milhas aéreas e de rede de hotéis o que lhe possibilita, sem prejuizo, poder praticar a decapitação do Santander Master Black Unlimited.
    Não estou afirmando que está escondendo esse fato e sim que não está sendo explicitada com a mesma enfase a invejável e particular situação que lhe permite poder “jogar para a torcida” … rsrsrsrs … e praticar em praça pública a execução do ato de “passar a tesoura” no Santander Black Infinite … afinal só uma elite possui esse cartão e também só a elite e os membros da revolução podem condenar um cartão à guilhotina da tesoura! Seria rídicula a cena de alguém passar a tesoura em um Santander Free, não é? PS: Henry, “sorry, no bad feelings” tudo pelo divertimento! … rsrsrsrss …

    • Boa! Vou esperar a tréplica desse também…

    • Henry

      OK… vamos lá..
      Já tive sim os milhões de milhas que o Freitas falou…
      Hoje a situação não é esta….. esses milhões foram acumulados em que a “conspiração celestial” nos apresentava:
      – ping pong de boletos a custo quase zero.. a gente gerava pontos nos programas dos cartões/bancos e de lá despachava pros programas de fidelidade das cias. aéreas… Nessa época gerar ponto no boleto tinha a mesma pontuação de compra, 2.2 pontos para cada US$ 1.00.. depois reduziram pra 1.1 ponto;
      – dólar na faixa de R$ 1,75 até R$ 2,80, onde a geração de pontos em ping pong de boletos, com um cartão que converte 2.2 para cada US$ 1.00, não alterava muito;
      – taxa de envio para o Le Club estava na faixa de 1:1, depois 2:1… hoje essa joça está 4:1 no Smiles e 5.8:1 no Multiplus…
      – programa Superbônus, depois Santander Espera, ops, Esfera tinha a promoção de bônus de compra..
      Com todas as condições acima, a gente gerava milha/ávio a preço de banana..
      – tabela de resgate de passagens em valores decentes… hoje isso foi para o espaço…
      Só que tudo isso é passado…
      – é inviável gerar pontos no cartão usando ping pong de boletos;
      – dólar na casa de R$ 5,00, com viés de alta e futuro incerto em função do COVID-19 e da nossa crise política;
      – tabela de resgate de passagens cada vez pior, com viés de piora… isso sem falar que os programas de fidelidade nacionais agora adotam o “bug select”: inventam um bug no sistema e ninguém consegue emitir passagens..
      – Santander Espera, inventou metas estratosféricas e hoje, na prática, poucas pessoas conseguem acumular alguma coisa a mais além da taxa normal do cartão… o bônus em dobro/triplo e quádruplo (para quem tinha Mastercard Black Unlimited, que era meu caso)..

      Então, eu ainda tenho alguns milhares de milhas no EC/IP… alguns milhares de milhas no AAdvantage… e outros milhares de milhas no Smiles… não tenho mais milhões…
      Os milhões foram sendo usado…

      Agora, vamos fazer um exercício de quanto precisaria gastar por mês, mesmo num cartão Santander Unlimited Black..
      Vamos supor uma família, com 4 pessoas, que é mais o menos o perfil médio da família brasileira atual (para famílias mais jovens, isso está diminuindo)..
      Imaginemos uma simples viagem à Europa…
      Pode ser pela Iberia mesmo…
      Ida e volta, na melhor das hipóteses, seriam 42.000 ávios por pessoa x 4 = 168.000 ávios..
      Bem, pra enviar do Esfera para a Iberia, é 1:1…
      Então preciso gerar 168.000 pontos..
      Pra gerar essa quantidade de pontos, na taxa de 2.2 pontos para cada US$ 1.00, eu precisaria gastar US$ 76,000.00…
      Ao custo atual do dólar de R$ 5,50 (valor do dólar do cartão, que é usado na conversão), eu precisaria gastar R$ 418.000,00…
      Se imaginarmos que vamos gastar isso em 24 meses, eu precisaria ter uma fatura mensal de R$ 17.416,00…

      Bem, agora imaginemos uma viagem do Brasil x EUA, para essa mesma família…
      Se usar o programa EC, voando AA, vai gastar, ida e volta, 55.000 ávios por pessoa x 4 = 220.000 ávios..
      Que serão 220.000 pontos… com a taxa de 2.2 pra cada US$ 1.00, seriam US$ 100,000.00…
      Ao câmbio do cartão de R$ 5.50, precisaria ter uma despesa de R$ 550.000,00… em 24 meses, teríamos uma fatura mensal de R$ 22.916,00…

      Resumo da ópera:
      – viajar para Europa, gasto de R$ 17.416,00 no cartão;
      – viajar para EUA, gasto de R$ 22.916,00…
      Não rola, né ???
      Eu tenho despesas altas mensais, mas são despesas de colégio, cursos, água, luz, internet, seguros, etc etc…
      No cartão de crédito, quando eu usava pra acumular pontos, pagava restaurantes, supermercados, combustível, diversões, etc etc…
      Nunca, teria uma despesa mensal de R$ 17 mil… quando gastava muito, minha fatura era na faixa de 8/12 mil… e mesmo assim, eu antecipava compras de produtos não perecíveis pra bater a meta de compras do Santander..
      Mas, conforme o banco foi sacaneando com a promoção bônus em dobro/triplo/quádruplo e tb, foi reduzindo os benefícios do cartão, ter um plástico desses, só me dava poder de comprar… isso se manteve.. até mesmo aumentaram limite de compra.. mas meu limite era quase 20x maior que meu hábito de compras…
      Então, se transformou num cartão sem uso prático…
      Prefiro comprar tudo que posso no boleto, obtendo desconto…
      E quando tenho que usar cartão, uso o Infinite Bradesco, que me dá 1.8 pontos por cada US$ 1.00…
      Em compensação, os pontos vão para o Livelo, que é muito melhor que o Esfera…

      Eu cancelei todos os cartões, mesmo sem tarifa…. deixei apenas o Infinite Bradesco…
      Já foi a época em que ter monte de cartões significou alguma coisa…
      Foi bom na época que era fácil acumular pontos…
      Isso hoje é uma coisa que não existe mais…

      Ah sim, ainda tenho alguns milhares de pontos no Le Club… mas, não serão renovados…

      • Henry

        Ah sim…
        Tem um pequeno detalhe que esqueci de falar…
        Ter cartões no Santander sem tarifa era uma reciprocidade do banco por ter seguros lá, e aplicações financeiras tb…
        Conforme esses cartões de transformaram numa espécie de “rainha da Inglaterra” ,ou seja, eram apenas bonitos de se ter, mas que não produzem efeito prático, passei a ter maior liberdade de procurar outros locais para as aplicações e para os seguros..
        Os seguros dos dois carros, ainda estão lá, porque a cotação deles é imbatível, mas outros seguros eu troquei, por cobertura maior e prêmio menor..
        Mesma coisa para aplicações… dei uma diversificada….
        As tarifas caíram pouco, mas consegui uma tarifa igual no Itaú, que considero um banco muito sólido…
        E fiz um agrado a minha gerente do Bradesco que nunca me pediu nada..
        A reciprocidade que eu dava ao Santander, tinha tb um custo…

      • Luiz De Freitas

        … Nossa! Pela tão ampla “disclosure” de sua vida financeira até parece que vc será candidato a prefeito de Niterói ou do RJ … rsrsrsrsrs … não seria possível obter a isenção de tarifas do cartão com um gasto de apenas R$7 mil/mês? … acumular milhas no EC ou Iberia Plus mesmo em quantidades menores todos os dias, meses e anos se não permite o pgto de 4 passagens poderá pelo menos pagar 1, 2 ou até 3, o que certamente já será uma enorme vantagem, não concordas? … e certamente vc sempre teve suas finanças no cabresto e tem uma postura precavida, fato que se extrai de sua preocupação de manter seguros … bônus em dobro/triplo/quádruplos só opta por ter quem quiser … particularmente acho bom negócio …

        • Henry

          Eu não pago nenhuma tarifa no cartão Unlimited, e mesmo assim, passei a tesoura… minha isenção era por conta dos investimentos e seguros que fazia no Santander, e menos pelo uso…
          Veja… minha vida toda em sempre tive cartão de crédito… quase toda ela eu evitei usá-lo, com exceção de 3 vezes:
          – na década de 80/90, eu tinha um cartão Diners do Chase Manhattan Bank… limite do cartão estratosférico ( acho que em valores de hoje seria algo na faixa de uns R$ 2 milhões)… com uma inflação mensal rodando na casa de 40% a 80%, eu usei muiiiiiiiiiiito esse cartão e ganhei muito dinheiro… comprava mercadorias no cartão, em 10x sem juros, estocava as mercadorias, e 30/60 dias depois revendia para varejistas… o cartão de crédito para mim era uma forma de ganhar dinheiro com a inflação… cara… ganhei muita grana…
          – aí, em 1994/95, com o plano Real, acabou a inflação, e deixei o cartão na gaveta.. até o dia em que o Chase saiu do Brasil e fiquei sem o cartão.. tive diversos cartões que me enviaram pelos correios, mas nunca liguei pra desbloquear/usar… nessa época não tinha internet, nem compras pela rede… depois em 2014, um conhecido abriu pra mim uma conta no Citibank e me deu um cartão de lá… o cartão acumulava pontos pra eu abater na renovação do seguro dos carros…fiz um adicional pra minha filha e ela usou nos EUA em 2010, quando fez excursão do colégio.. usei até 2012…
          – em 2012, descobri o mundo das milhas… aí, fui no Santander, e pedi o melhor cartão deles.. e, na época, era o Santander Unlimited Black.. o gerente fez o pedido na tela e na mesma hora aprovou… limite modesto de R$ 20 mil… em 5 dias tava com o plastico na mão…depois sai obtendo cartão a rodo nos outros bancos, Itaú Personnalité, BB, e por fim Bradescão…
          Usei, abusei e um pouco mais do pague contas…
          Só que hoje, não compensa mais ficar usando cartão pra amealhar uns pontinhos… muito melhor tentar negociar descontos quando der e quando não der, eu não uso o cartão… porque cartão de crédito, pra mim, só mesmo se não tiver outro jeito (reservas e compras pela internet que necessitem liberar imediatamente )…
          Então, passei a tesoura em todos e as poucas compras no cc serão no Infinite Visa, porque o Livelo hoje é um programa razoável…
          Se o Esfera ficar igual ao Livelo, aí, peço o Unlimited de novo e cancelo o Infinite Visa do Bradesco… (ou nem cancelo e deixo de reserva, desde que sem anuidade)..
          Mas.. usar, só mesmo se não tiver outro jeito…

    • Então… Independentemente do Henry, ou quem quer que seja, ter um zilhao de pontos guardados, isso em nada diminui a validade do que ele expôs. Se vc tem o cartão Pica das Galáxias e não paga por ele, não tem porque se desfazer dele mesmo não. Entretanto, não se questiona mais que nem mesmo os gastos nesse cartão Pica das Galáxias te vale a pena como fonte de acumulo de pontos ou milhas nos mesmos moldes de antigamente: aquele em que nossa despesa mensal corrente podia ser efetivada no cartão com o mínimo de acréscimo (taxas e juros) sobre essa despesa. Não é mais o caso. Então, a não ser que você pretenda parcelar a compra do seu próximo telefone celular, ter um (ou vários) cartão de crédito para uso em despesas correntes, visando acumulo de pontos, é a mesma coisa que nada. Você corre o risco de se endividar em tempos de crise e não terá pontos suficientes pra justificar o risco. Mesmo porque, qq isenção de anualidade de cartão no Brasil depende de, entre outras coisas, gasto. Se não houver gasto, que é exatamente o que não se recomenda no artigo, qual a probabilidade de se manter qq isenção na cobrança da anualidade?!? Pouca. Portanto, siga a dica: tenha o cartão na manga, mas use-o apenas para financiamentos sem juros em despesas de grande vulto no seu orçamento. E faça uso das promoções compra de pontos pras suas necessidades aéreas pois, como muito bem demonstrado pelo Henry, são muito mais baratas que as adquiridas pelo uso do CC. Mesmo o Pica das Galáxias…

  • Mr_flying
  • Mr_flying

    AME – Aqui jaz um APP – Anunciaram hoje a cobrança de 1,99% em qualquer tipo de contas. Sem aviso, na surdina. Acabou, o que prestava já não presta mais, e cashback ficou nada de valioso. https://uploads.disquscdn.com/images/83a3c26ec348cf4c628380153054f94ddd5cea90fe986337786fcb9f95a5e3b1.png

    • Emanuel Soares

      só piora

  • Mr_flying

    Meu comentário foi marcado com “span”, foto da AME????? UAI????

    • Guilherme

      Coisas do Disqus, que barra automaticamente determinadas coisas sem critério algum. Agora já liberei manualmente! Perdão pelos problemas desse software!

      • Guilherme

        E seu alerta vai virar post! Obrigado!

  • Mr_flying
  • Henry

    Pessoal…
    Vamos combinar….
    Esse negócio de pontos/milhas no cartão de crédito, já deu, né ???
    As financeiras/bancos/cartões já perceberam que nós não somos otários…
    E nós, consumidores/associados/”cartãonistas”, já percebemos que eles não são bobos..
    Nem nós, nem eles, vamos querer perder grana…
    Então:
    Hora da verdade…
    Acabou a brincadeira..
    GAME OVER!!!!!!!!!!!!!!

  • Henry

    Pessoal…
    Vamos combinar….
    Esse negócio de pontos/milhas no cartão de crédito, já deu, né ???
    As financeiras/bancos/cartões já perceberam que nós não somos otários…
    E nós, consumidores/associados/”cartãonistas”, já percebemos que eles não são bobos..
    Nem nós, nem eles, vamos querer perder grana…
    Então:
    Hora da verdade…
    Acabou a brincadeira..
    GAME OVER!!!!!!!!!!!

  • Minha contribuição. Já tive e deixei de ter e voltei a ter cartões várias vezes no decorrer da minha vida financeira. Dependendo das vantagens ou desvantagens (geralmente, aborrecimentos). Voltei a prestar mais atenção aos gastos com o cartão em 2018, por curiosidade, quando conheci o blog MMdM. Mas confesso, que de todos os pontos e milhas que acumulei e gastei entre 2018 e 2019, nem 10% foi adquirido via gasto de cartão que, no meu caso, no período citado, teve media mensal de uns BRL10K (rotativo), pois viajo muito. Ou seja, desde meados de 2018 já se fala (aqui inclusive) que CC não é mais generoso com seus clientes. Junta-se a isso as demais variáveis listadas pelo Henry sobre a realidade da fidelização neste setor no país, e ao fato de que se compra pontos ao preço médio de BRL0,0325, daí fica mais claro ainda o alerta feito no artigo: não só não é mais vantajoso o uso de CC como meio de aquisição de pontos ou milhas como também é perigoso para nossas fianças em tempos de recessão. Tenho 2 cartões de bandeiras diferentes, um Elo e um Visa, mas ambos compartilham da mesma linha de crédito. Nada mais. Se a compra não é online, não depende de reserva ou garantia de qq forma, nem vai ser parcelada, ela feita à vista. Sugiro a mesma cautela aos que tem ouvidos para ouvir pois ainda temos muito chão pela frente…

  • Felippe

    BB Ourocard visa Infinite facil de tirar a anuidade e 2 LK. Ainda é negócio…

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×