Nordeste brasileiro ganha mais voos diretos – com a Latam Airlines – para Europa e Argentina (+ opções de resgates de pontos)
Segue a notícia:
“A LATAM Airlines Brasil anuncia a ampliação de sua operação internacional no Nordeste brasileiro, com o aumento das frequências da rota Fortaleza-Lisboa e o lançamento dos novos voos sazonais Natal-Buenos Aires e Maceió-Buenos Aires. As novidades ampliam a conectividade da região com mercados estratégicos na Europa e na América do Sul, fortalecendo o fluxo de turistas, negócios e investimentos e contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.
“Esses investimentos reforçam a confiança da LATAM no potencial do Nordeste como um dos principais polos de turismo e desenvolvimento do Brasil. Fortaleza consolida seu papel como hub internacional estratégico da companhia, enquanto Natal, Maceió e Recife ampliam sua conexão com um dos mercados emissores mais relevantes para a região durante a alta temporada. Estamos fortalecendo pontes entre o Brasil e mercados prioritários, gerando mais oportunidades para o turismo, para os negócios e para as comunidades locais”, comenta Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Airlines Brasil.
“As novas operações da LATAM convergem diretamente com as metas da Embratur e do Plano Brasis para ampliar a conectividade e diversificar os portões de entrada do turismo internacional. Trazer voos de Buenos Aires para a costa nordestina, aumentar as frequências com a Europa, criar rotas sazonais para Maceió e Natal e ampliar a operação entre Fortaleza e Lisboa, geram impactos consistentes na economia e nos negócios da região e estimulam a chegada de mais visitantes internacionais ao Brasil”, afirma o Presidente da Embratur, Bruno Reis.
MAIS OPÇÕES NORDESTE-EUROPA
A partir de outubro de 2026, a rota Fortaleza-Lisboa passará de três a quatro frequências semanais e de novembro a março chegará a cinco, acompanhando o crescimento da demanda entre o Nordeste brasileiro e a Europa, com voos às segundas, terças, quartas, quintas e sábados. O incremento – que a princípio vai até março de 2027, com possibilidade de ser prolongado – reforça o papel de Fortaleza como um dos principais pontos de entrada de turistas internacionais no Brasil e amplia as possibilidades de conexão entre a região e o continente europeu.
O aumento da oferta para Lisboa reforça a estratégia de otimização da malha internacional da LATAM em Fortaleza. A companhia está direcionando capacidade para mercados com maior potencial de crescimento e demanda, fortalecendo a conectividade entre o Nordeste brasileiro e a Europa. Como consequência desse ajuste, os voos Fortaleza-Santiago e Fortaleza-Miami deixarão de ser comercializados para viagens a partir de outubro de 2026.
A aposta no mercado europeu acompanha o avanço do turismo internacional no Brasil. Segundo dados da Embratur, o número de visitantes provenientes da Europa cresceu 20% em 2025, alcançando o melhor resultado desde 2014 e consolidando o continente como um dos principais emissores de turistas para o país.
Com cinco frequências semanais para Lisboa e uma ampla rede doméstica de alimentação, Fortaleza fortalece sua relevância estratégica na malha da LATAM e sua posição como importante porta de entrada para visitantes internacionais que viajam ao Nordeste.
Atualmente, a companhia conecta Fortaleza a destinos como Belém, Brasília, Juazeiro do Norte, Manaus, Natal, Parnaíba, Recife, Rio de Janeiro/Galeão, Salvador, São Luís, São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Teresina e Belo Horizonte/Confins, facilitando o acesso de passageiros de toda a região aos voos internacionais da empresa.
NORDESTE MAIS PERTO DA ARGENTINA
Para a temporada de verão 2026/2027, a LATAM também lançará duas novas rotas sazonais entre o Nordeste brasileiro e a Argentina.
Entre 15 de dezembro de 2026 e 28 de fevereiro de 2027, a companhia operará voos diretos entre Natal (RN) e o aeroporto de Buenos Aires/Ezeiza, com três frequências semanais, às quartas, sextas e sábados. No mesmo período, Maceió (AL) também contará com três voos semanais sem escalas para a capital argentina, às segundas, quartas e sábados. Já a rota Recife-Buenos Aires/Ezeiza recebe incrementos, passando de um a quatro voos semanais no período, com voos às terças, quintas, sextas e domingos.
As novas operações ampliam a conectividade entre os dois países e atendem à crescente demanda de turistas argentinos pelos destinos brasileiros. De acordo com a Embratur, mais de 3 milhões de argentinos visitaram o Brasil em 2025, alta de 80% em relação ao ano anterior. As chegadas por via aérea cresceram 28% no período, reforçando a importância da conectividade aérea para o desenvolvimento do turismo.
Conclusão
Notícia positiva, que amplia as possibilidades de uso dos pontos Latam Pass, além de trazer comodidade para os viajantes dessa Região, já que os voos diretos para Argentina e Europa não demandam, obviamente, deslocamentos adicionais para o Sudeste (principalmente RJ/SP), que concentram a maioria das rotas para esses destinos.
Resta saber se tudo isso se traduzirá em resgates a preços razoáveis.