[Guest post] BB, Bradesco, Itaú ou Santander: qual desses bancos é o melhor para construir relacionamento a fim de conseguir os melhores cartões de crédito? Eis a minha opinião sincera…

A propósito do post de ontem (link), leiam o relato do Emanuel Kalispera:

“Nos últimos anos, com a disparada do dólar, o acúmulo tradicional (que alguns chamam de orgânico) de pontos nos cartões se tornou uma parcela menor da geração de milhas.

Aliado a isso, tivemos o advento dos bancos digitais que reduziu a margem de lucro dos bancos nessas operações e, assim, também reduziu a gordura que eles têm para investir em programas de fidelidade.

Assim, os bancos resolveram aplicar esses recursos em cartões mais TOPs para fugir da concorrência dos bancos menores que já oferecem VI (Visa Infinite) e Black a rodo e sem anuidade.

Todos os bancos tradicionais resolveram criar produtos ainda mais segmentados para clientes de altíssima renda e, como todos sabem, mesmo que seja possível comprovar renda, não é tão fácil assim migrar de um banco para outro, construir relacionamento e obter o cartão desejado nesse novo patamar de exigência.

Então, a minha dúvida tem sido em qual dos quatro bancos (não considero as opções digitais como uma alternativa viável ainda, nem os bancos regionais, como BRB, etc) seria melhor construir relacionamento a fim de conseguir os melhores cartões e, assim, benefícios?

Itaú

Eu comecei os estudos avaliando o banco em que tenho conta, Itaú, mas os cartões dele são sofríveis.

Mesmo o The One, com anuidade impensável de R$ 4.000, é muito ruim.

A favor do banco, o bom atendimento, bom app e boa rede de agências.

O ponto negativo é o programa de fidelidade e os benefícios dos cartões.

Santander

Eu já tinha também relacionamento antigo (desde 2010) com o Santander, mas nunca foi meu banco principal.

No entanto, tenho os cartões Unlimited (que já foram realmente bons e agora vivem a entressafra) e o Aadvantage, que é um cartão muito bom, mas toda vez que faço compras com ele fico pensando se vale a pena dividir esforços, já que ao priorizar ele, deixo de acumular no Esfera e aí, perco promoções e a possibilidade de tranferir para Iberia.

Bradesco

Em 2017, abri conta no Bradesco para venda de um imóvel financiado pelo Banco e desde então nunca movimentei muito a conta, que não tem tarifas (não sei o motivo).

Mas, ao meu ver, é o banco que mais se esforça para conquistar o cliente, pois oferece um bom conjunto de benefícios (salas vips e pontua no Livelo) e oferece agora o Visa Aeternum a preços razoáveis.

Mas o atendimento é sofrível e o app tenebroso.

Fazer investimentos pela Ágora também não é uma coisa que me pareça boa, pois tentei várias vezes usar aquele aplicativo, mas é muito ruim (com força).

E o Bradesco parece não se entender internamente, chamo ele de uma Caixa privada.

Banco do Brasil

Por fim, o BB tem bons cartões, é o único em que consegui ter um cartão top de linha pelos anos de relacionamento lá. pontua no Livelo o que é excelente, mas o atendimento, e o app também já foram bem melhores, agora estão bem ruins.

Por exemplo, se você pagar uma conta no Itaú, o boleto vai continuar aparecendo no DDA do BB, correndo o risco de você pagar duas vezes.

Conclusão

Assim, juntando tudo, o que disse, se fosse para concentrar tudo em banco só para ter os melhores benefícios e fazer os investimentos serem uma boa barganha para conseguir bons produtos, o melhor seria tentar migrar para o Bradesco ou Santander para chegar pontos no Livelo e Esfera e de lá para Iberia/British, para mim, o programa com o melhor custo-benefício para os brasileiros na atualidade (que têm como objetivo viajar para Europa e eventualmente Ásia/Oriente Médio com a parceria com os avios da Qatar, peguei GRU-DOHA-DEL recentemente por 70.000 Avios, algo em torno de 140.000 Livelo/Esfera e achei muito bom).

Outra opção que o Livelo oferece é o convênio com a TAP, algo que o Itaú também oferece, mas os resgates na portuguesa estão cada vez mais inviáveis, parece que o programa abrasileirou de vez.

No entanto, essa opção não me torna plenamente feliz, pois os apps de Bradesco e Santander de investimento são tenebrosos.

Por enquanto vou mantendo várias contas (e várias anuidades), mas sabendo que se pudesse concentrar tudo em uma, seria muito melhor para mim (menos dor de cabeça e tempo administrando isso, além de poder conseguir os melhores cartões).

……………..

E qual estratégia vocês estão usando para isso?”

Tagged as: , , ,