[Guest post] Reflexões sobre a Black Friday 2022 no mundo das milhas e pontos: Black Friday esvaziada pela Black November…

Houve um consenso no comércio: a Black Friday 2022 foi a pior da história (ou uma das piores da história):

E no mundo das milhas, pontos e cashback?

Houve algumas promoções interessantes, que não haviam sido realizadas em anos anteriores:

Bom, dadas as Black Fridays de anos anteriores (2021, 2020 e 2019, só para ficar nos 3 anos mais recentes), tivemos baixas expectativas para esse ano, o que foram confirmadas.

O problema é que a maioria do comércio antecipa as ofertas que seriam para a sexta-feira da Black Friday para a semana da Black Friday e, na maioria dos casos, para o mês inteiro de novembro, numa prática que ficou conhecida como Black November.

Isso acaba esvaziando as quintas e sextas-feiras da Black Friday, que seriam os dias, digamos, “mais quentes”.

Dito isso, as boas surpresas da Black Friday 2022 vieram da Caixa, com um trio de promoções bem interessantes (isenção do EN e do VI, cashback de até R$ 500 e 5 pontos por dólar inclusive para o Elo Grafite); e do Tudo Azul e do Smiles, no que tange aos respectivos Clubes.

Porém, a retração de vendas no comércio em geral acende um sinal amarelo para o mundo das milhas e pontos: provável retração do volume de vendas na área de turismo, se uma crise econômica assolar o mundo a partir do ano que vem.

A conferir.