[Guest post] Minha última experiência [fevereiro de 2022] com resgates de bilhetes-prêmio Star Alliance usando milhas do TAP Miles &Go

O programa TAP Miles & Go é um dos mais usados pelos leitores do blog.

Visando a ajudar aqueles que têm um estoque muito grande milhas a queimar, segue o brilhante relato do leitor Leandro Nicolau (obrigado!), a respeito de toda a dinâmica dos resgates, sob a perspectiva de um viajante comum.

…………………………..

“Falando de TAP, vou atualizar a minha última experiência com emissões via Star Alliance:

Dias atrás (12/02/2022) estava finalizando mais um dia de trabalho e resolvi dar uma olhada sem maiores pretensões no site da United. Eis que encontro disponibilidade de 4 assentos em executiva na rota GIG-IAH para o dia 19/02/2022, como meu aniversário é dia 21/02, seria uma ótima opção de comemorar do jeito que eu mais gosto: viajando!

Claro que “gato escaldado tem medo de agua fria” e na sequência já fui verificar no Expert Flyer se realmente existia a disponibilidade na classe que a TAP pode fazer emissão: classe tarifaria “I” (lembrando sempre: a tarifa deve ser award).

Confirmada a disponibilidade, vamos procurar um voo de volta e encontro para o dia 27/02/2022 a disponibilidade em “I” na rota IAH – GIG.

Como minha esposa irá trabalhar na quarta, dia 02/03/2022, achei boa essa volta, chegando no Rio na manhã do dia 28/02/2022 – também existiam 4 “vagas” na tarifa “I”.

Papo vem, papo vai e resolvo chamar minha mãe e minha tia para irem conosco, mas faltavam ainda os voos internos, já que eu não pretendia ficar em Houston.

Começo a pesquisar cidades da costa oeste que seriam interessante: LAS, LAX, SFO, SAN e encontro disponibilidade também em classe executiva, no voo IAH-SFO dia 22/02/2022 (stopover em Houston, que, apesar de falarem que “não tem nada”, eu gostaria de conhecer, já que nunca estive lá).

O retorno encontro passagem no próprio dia 27/02/2022: SFO-IAH pela manhã, pra conectar com o IAH-GIG que sai de lá às 20 horas e pouquinho.

Voos anotados, hora de ligar para a TAP, eis que minha mãe e tia descobrem que o passaporte de ambas está vencido… quando encontro 4 “vagas” em classe executiva, dois dos passageiros não têm passaporte OK… rsrs

Então, mãe e tia fora da jogada.

Me preparo psicologicamente para o estresse que é ligar para a TAP, e às 21:05 faço a primeira ligação para o número 0800-888-2066, e, em DOIS MINUTOS sou atendido, parecia bom demais pra ser verdade… passo os dados dos voos e etc., até que a atendente vem com a informação: “senhor, stopover somente em Porto ou Lisboa”.

Lá vou eu explicar as regras do programa para a funcionária, mas a mesma claramente não tinha conhecimento das próprias regras e com 14 minutos desligo…

Hora de ligar novamente, e lá vou eu pensando: “e agora que ficarei horas escutando música” e então com TRÊS MINUTOS sou atendido, explico tudo novamente, ela encontra os voos, pede os dados meus, da esposa e tudo mais e na hora da emissão: “senhor, não consigo precificar sua passagem, o sistema não deixa”, reclamo bastante mas nada pode ser feito.

Ela me informa para ligar no famigerado 0800-888-2099. Nessa segunda ligação perco uma hora e pouquinho, mas pelo menos foi gerado o localizador.

Terceira ligação: 0800-888-2099, após cerca de 45 minutos escutando música, sou atendido por alguém da central portuguesa.

Explico o ocorrido e me transfere parta o M&G, mais dez minutos de música e um atendente com forte sotaque português me atende, com poucas palavras ele entende o problema e parte para emissão: cerca de 5 – 10 minutos depois ele tarifa corretamente as passagens (200k pontos) e a cobrança das taxas no valor de aproximadamente R$ 895.00.

Passo os dados do TPC para ele, confirmo tudo novamente e com uma hora, nove segundo tenho as duas passagens ida e volta, emitidas em classe executiva para os EUA.

Após cerca de uns 15 minutos, recebi tudo corretamente no meu e-mail e nos alertas do AwardWallet das reservas confirmadas corretamente em business.

Verifiquei o Saldo no M&G e os pontos foram debitados da forma correta.

De posse do localizador da United, já reservei os assentos e agora basta providenciar o PCR ou Antígeno 24 horas antes do embarque.

Considerações finais

1 – Apesar de TODOS OS PROBLEMAS da TAP, não achei tão ruim o processo da emissão, tinha mais de dois anos que não voava com parceiros Star Alliance e apesar de ainda ter muito a melhorar, achei satisfatório. A central “brasileira” é fraquíssima (0800-888-2066) e recomendo escutar música no 0800-888-2099, mas resolver o problema quando alguém atender, creio que a pessoa terá bem mais conhecimento para resolver as questões (uma pena ainda não ser possível fazer a emissão online, isso precisa ser melhorado o quanto antes).

2 – Aparentemente a United (não só ela) está liberando o inventário de tarifas award “em cima da hora”, pois semana passada cotei para datas similares e não encontrei disponibilidade na classe “I”. Isso é um problema para quem gosta de ter tudo organizado com antecedência, hotéis reservados e etc etc etc. Sei que muita gente não gosta de viagens em cima da hora, já eu adoro essas situações inesperadas (quando fui pra Coreia do Sul, reservei o voo com menos de 72 horas de antecedência mas volto a dizer: não é pra todo mundo).

3 – Reforço que essa emissão pra mim tem um valor imbatível: 100k ida e volta em business é um valor MUITO bom e eu não vejo como essa tabela não seja alterada futuramente, ainda mais devido aos vendedores de milhas.

4 – Já estive em SFO antes, mas o saldo elevado de pontos M&G estava me incomodando e queria baixar esse volume… devido ao narrado acima, não consegui escoar 400k pontos, só 200k, mas faz parte. Próxima emissão agora é para junho, e seria Ásia, mas ainda estou avaliando aos poucos a questão do COVID. Pelo menos minha esposa vai conhecer SFO, nunca esteve lá. Talvez eu dê uma esticada até LAS para, quem sabe, “quebrar a banca” rsrsrsrs

……………….

Espero ajudar o pessoal!

Peço ajuda aos colegas: locais para fazer PCR ou Antígeno em SFO (para retorno ao BR), alguma recomendação de local grátis? Os resultados estão saindo rapidamente, ou é algo estressante?

Imigração nos EUA está mais chata que o normal ou está de boa? Claro: visto OK, certificado de vacinação OK e estarei com o PCR em mãos também.

Nunca usei a possibilidade de enviar os documentos previamente pela United, alguém já usou? Vale a pena ou melhor chegar uma antes horas antes no aeroporto e resolver tudo lá?”

……………..

E em seguida complementou:

“Complementando meu comentário anterior:

Parece que a United (essa eu consegui ter um vislumbre de algum padrão) está liberando a totalidade do acervo award em cima da hora mesmo. Libera alguns poucos assentos com antecedência (diria que 2 assentos) e com a proximidade do voo, libera todo o acervo.

Fiz minha emissão no dia 12/02, como relatado, e olhando todos os voos saindo do BR para os EUA pela United, poucas disponibilidades encontrava. Ontem pesquisei por curiosidade e, tirando o voo para Washington, todos apresentam disponibilidade para a semana do dia 20 ao 26. Alguns voltei a encontrar 4 assentos disponíveis.

Imagino que isso vai voar, mas, se esse padrão for correto, a United está complicando com essa forma de liberar assentos award”.

………………

Parabéns ao Leandro pela persistência e paciência na hora de emitir os bilhetes-prêmio. Parece que o ponto da virada é ir direto para a central portuguesa, embora isso possa custar mais minutos de “musiquinha” no telefone… mas no final das contas vale bem a pena!

E você, andou emitindo resgates no TAP Miles & Go recentemente? Teve uma experiência parecida com a do Leandro?

Tagged as: