[Dúvida da leitora] Socorro! Quero sair do Visa Infinite da Caixa e pegar um cartão de crédito melhor. Sugestões?

Um dos lemas aqui do blog é esse: a dúvida de um pode ser a dúvida de muitos. E respostas compartilhadas geram uma massa de conhecimento que aumentam muito as chances de obter soluções eficazes para os que estão em dúvidas.

Dito isso, segue a dúvida da leitora Bel Lemos:

“Eu estou em um sofrimento há meses sobre qual cartão pegar. Vou escrever pra desabafar e na esperança de q alguém me ajude!

Há anos meus principal cartão é um Visa Infinite da Caixa. É o banco que tenho relacionamento, recebo salário e antigamente tinha o melhor spread.

Mas o principal motivo mesmo de mantê-lo eram transferir pra TAP com belas promoções.

Pois é, nem sem promoção hoje se transfere da Caixa pra TAP e eu fiquei esses meses todo achando que voltaria.

Pra jogar a última pá de terra na Caixa, fui negociar a anuidade do cartão e ao invés dos convencionais 65% a 75% que vinha conseguindo, me ofereceram só 35% depois de choro meu.

Já chega, já deu.

Eu peguei dois cartões em promoções, mas eles são co-branded e não me é tão interessante.

Peguei pelos bônus mesmo (inclusive um Tudo Azul Platinum de uma promoção em agosto não me deu a segunda parte dos bônus até hoje).

Resumindo, tô aqui em saber o que fazer.

Não tenho e nunca tive PDA e vocês ficam falando que tá acabando, então não sei se vale a pena.

Tô cogitando o C6 Carbon porque quero aproveitar também uma conta que eles têm em Euro.

4 visitas por cartão já são suficientes pra mim. E transfere para TAP.

Outra opção seria algum que acumula Livelo, mas aí acho que todos têm spread alto pra compras em moeda estrangeira.

Alguém ajude essa pessoa totalmente indecisa!!!

(O que me ajudaria a decidir seria um bela promoção de anuidade grátis ou bônus pra novo cartão!)”

…………………………………

O super leitor Henry, que, com sua vastíssima experiência acumulada em décadas de uso dos mais variados cartões de crédito, já ajudou milhões de leitores e leitoras no Brasil, compartilhou a opinião dele:

“Bel..

Nós só teremos um horizonte de viagens mais claro lá pro mês de maio/junho deste ano… antes disso, qualquer emissão de passagens é risco…

Não sabemos como estarão os países em termos de abertura das fronteiras.. não sabemos como as vacinas estarão funcionando ou não… reações adversas ??? Enfim.. têm muitas variáveis e poucas certezas..

Mas, até lá, continuaremos gastando nossos recursos… consumindo.. pagando contas…e, muito provavelmente usaremos um cartão de crédito para boa parte dessas despesas…e com isso, acumular pontos/milhas..

Presumo que você já tenha algumas milhas acumuladas na TAP… e, como tal, deveria ter um programa/cartão, que permita acumular neles..

Um programa muito bom e que frequentemente tem promoções de bônus com a TAP é o Livelo…

Problema do Bradesco é a cotação do dólar (eu afasto isso pagando cash em dólar lá nos EUA, ou usando meu cartão de débito do Chase, que tenho dólares lá…quando preciso, reponho com dólar comercial + 2.0 spread + IOF de 1,10%)…

Reservas de hotéis, uso pontos IHG / Le Club… rent a car, reservo para pagar no destino, no chek-in apresento o cartão, no chech-out, pago cash…

Como eu tenho muitas milhas/pontos acumulados, não estou me preocupando, no momento, em acumular mais… prefiro forçar desconto para pagamentos cash/boleto…

Quando não dá e tenho que usar o cartão de qualquer jeito, tô indo de Infinite Bradesco… bem fraquinho, apenas 1,8 pontos por dólar… mas, joga pro Livelo e, de lá, posso transformar em futuramente em 3,96 milhas na TAP (no momento, não tenho milhas TAP, mas é um caso que estou pensando com carinho)..

PDA seria uma boa opção, mas nunca consegui descolar um no Itaú… minha esposa, que tem números mais simples, recebeu este mês um PDA e me perguntou o que fazer com ele…

Estou pensando.. vou esperar mais uns 2 meses pra ver se vale a pena ela desbloquear e usarmos pra acumular pontos no programa deles… sei não.. tá com muita gente reclamando problemas.. embora alguns poucos relatem que os pontos entram de boa…”

…………………..

A Bel então respondeu:

“Eu emiti na Black Friday uma viagem pra outubro com as milhas que tinha da TAP e também transferiu boa parte do meu saldo Smiles pra ALL com esperanças de fazer essa viagem.

Assim como não imaginava nunca que conseguiriam desenvolver a vacina em tão pouco tempo, vou querer contar com essa sorte para ser vacinada até lá (se der errado, depois eu vejo o que faço).

Eu não tenho um acúmulo maravilhoso de milhas. Eu vou ganhando de pouco em pouco ao longo de uns anos pra conseguir emitir umas barbadas.

Quero concentrar na TAP (ou poderia até ser Ibéria ou AA) porque não confio nos nacionais.

Depois desse desabafo, fiz meu cadastro no C6 e me ofereceram o Carbon.

Até ele chegar eu vou pesquisando. Mas é bom que tem a conta em Euro de graça também, que me agrada.

Vamos ver.

Continuo aprendendo com vocês e decidindo.

E se tudo der certo, viajando”.

…………………………

E na sua opinião, qual seria o cartão de crédito ideal para a Bel substituir o Visa Infinite da Caixa?