Três dúvidas do leitor que pretende migrar do BB Estilo para o Santander Select

Segue a dúvida do leitor iarrul:

“Guilherme, se possível, gostaria de pedir a ajuda dos colegas.

Pretendo sair do BB (estilo) e migrar para o Santander. Na verdade, já tenho conta lá (Select), mas só abri por causa do AAdvantage naquela promoção que teve de 6 meses de isenção + 50k. Acabei também participando da promoção do bateu ganhou e consegui juntar uma boa pontuação.

A tabela do AA é estável e, pra mim, possui excelentes resgates. Além disso, historicamente o programa respeita os clientes na questão da mudança repentina das regras.

Possuo assinatura mensal na livelo (antigo 7K) e, como sabemos, não é raro surgir a promo de 50% de desconto na compra de pontos, motivo pelo qual não vejo necessidade de manter um cartão pontuando lá (Visa Infinite do BB e Elo Nanquim Dines Club do Bradesco).

Na realidade, só mantenho o Visa Infinite do BB por causa dos seguros (que esse ano não usei nenhum kkkk) e também porque conseguia a isenção da anuidade, o que não sei se vou conseguir esse ano porque engavetei o cartão e uso apenas o BRA Elo Nanquim Diners (não tenho conta no BRA), o qual atualmente, possuo desconto de “apenas” 50% na anuidade.

Sabemos que o fator de conversão que os bancos brasileiros usam nos cartões “de alta renda” são – todos – atrelados ao dólar (na faixa de 2 – 2.3 por usd).

Nesse cenário, frisando que meu “ataque” será a transferência do meu salário mensal e a manutenção da conta Select, os questionamentos que tenho são os seguintes:

a) é possível obter isenção da anuidade do Visa Unlimited já no ato de emissão (sem a necessidade de gastar R$ 40.000,00 mensais)? Do contrário, pegaria o Unique;

b) a média de gastos dos cartões vinculados ao programa Esfera influencia a meta da promoção bateu ganhou do AAdvantage (programas diferentes)? O receio é concentrar os gastos no Unlimited/Unique (visando transferir para o Ibéria) e vir uma meta surreal nas próximas promoções bateu ganhou (considerando que o Santander mantenha as mesmas condições da última promo);

c) alguém mantém o AAdvantage só para participar da promo bateu ganhou (sem manter conta no banco e pagando R$ 1.236 de anuidade)? Será que compensa (diante dos benefícios do programa AA)? Cliente Select possui 50% de desconto, o que, pra mim, justifica a manutenção do AA black, possibilitando a dobradinha AA + Iberia. Nesse ponto, qual a estratégia de vocês para não serem surpreendidos com metas surreais?

Obs.: não utilizo nenhum investimento ou plataforma de banco, portanto esse critério é totalmente irrelevante para mim. A manutenção das contas é, exclusivamente, atrelada ao uso dos cartões de crédito.
Obs.: vou manter o Elo Nanquim Diners do Bradesco porque uso com frequências as salas do Bradesco e associadas, razão pela qual outros cartões – por apenas pontuarem em programas brasileiros – não me interessam.

De antemão, agradeço aos que opinarem 🙂

Abraço a todos e que 2021 traga excelentes notícias a serem divulgadas neste primoroso espaço de debate!”

………………………………..

Como temos muitos especialistas em Santander aqui no blog – Swine, Henry etc. – creio que a caixa de comentários gerará ótimas respostas que ajudarão o iarrul na tomada de decisão!