Segunda onda do coronavírus se agrava no Brasil, e Governo obrigará brasileiros e estrangeiros a fazerem e apresentarem teste de PCR negativo *ANTES* de entrarem no Brasil

A segunda onda do coronavírus está cada vez mais forte no Brasil, com o número total de mortos já ultrapassando os 185 mil (fonte).

Nesse contexto, o Governo Federal resolveu editar um medida obrigando inclusive brasileiros em viagem no exterior e que tenham que voltar ao Brasil a fazerem e a apresentarem o teste do PCR.

Deu no Pan Rotas:

“O governo publicou ontem no Diário Oficial da União a Portaria 630 que trata de restrições para a entrada de estrangeiros no Brasil, com a liberação por via aérea majoritariamente. Mas há novidades, para estrangeiros e brasileiros retornando do Exterior.

Para entrar no País, brasileiros retornando ao Brasil e estrangeiros em visita de qualquer tipo deverão a partir de 30 de dezembro apresentar à empresa aérea no embarque o exame PCR negativo para covid-19, realizado com 72 horas antes do embarque, e a Declaração de Saúde do Viajante, que pode ser impressa ou digital. Na declaração o passageiro precisa concordar com as medidas sanitárias vigentes no Brasil e comprometer-se a cumpri-las.

Os viajantes precisarão, portanto, fazer o teste de covid-19 no Exterior e por isso é recomendado pesquisar com antecedência a disponibilidade, custo e procedimento dos testes nos destinos em que se encontrarem. Mais um item para o agente de viagens coordenar e auxiliar seu cliente. Mais um custo e obrigatoriedade para os viajantes. E para as companhias aéreas mais um processo a ser implantado: checar a documentação de saúde (teste e declaração) dos passageiros com destino ao Brasil.”

Muitos países já adotam a prática de exigirem apresentação de teste negativo do corona, de turistas estrangeiros.

A novidade, aqui, é a obrigatoriedade de realização dos exames pelos próprios residentes brasileiros no Brasil.

Ou seja, se você, que mora no Brasil, viajar para Miami e depois voltar pra cá, deverá, lá em Miami, realizar um teste do coronavírus e apresentar esse resultado antes de embarcar.

Conclusão

Portanto, você terá mais um custo extra ao viajar para o exterior….

Pelo teor da portaria, o brasileiro que pretenda voltar ao Brasil deve apresentar um teste PCR negativo ou não reagente. Isso está no texto legal – artigo 7º.

Porém… e se o brasileiro apresentar um teste PCR positivo? A cia. aérea negará o embarque? Alguém sabe o que ocorrerá nessa situação?

Além disso, quanto custa um exame PCR no exterior?

O que você acha desse Decreto Governamental?

Tagged as: