Livelo lança programa de recompensas para a ALE Combustíveis; Cartão de débito do C6 Bank é aceito em catraca de ônibus e metrôs

Seguem os press releases e, ao final, minhas impressões.

Livelo lança programa de recompensas exclusivo para a ALE Combustíveis 

“A Livelo, principal empresa de recompensas do Brasil, e a distribuidora de combustíveis ALE, que conta cerca de 1.500 postos no país, lançam, nesta quinta-feira (1º), um programa de recompensas que disponibiliza aos clientes o acúmulo de 1 ponto Livelo a cada 3 reais gastos nos abastecimentos e na aquisição de serviços ou produtos na rede ALE, bem como a troca de pontos por descontos de até 50% nos postos participantes. 

Funcionando em caráter piloto desde junho, agora o serviço está disponível para todos os clientes da Livelo e da ALE. “O modelo que adotamos nessa parceria é inédito no Brasil. Criamos um programa de recompensas totalmente customizado para a ALE dentro do app da Livelo, ou seja, os clientes contam com a experiência simples e prática de uso do nosso app para acumular pontos ou usá-los como parte do pagamento na hora de abastecer o carro”, explica Daniel Pagano, diretor de Produtos, Marketing e Operações da Livelo.  

Para começar a usar pontos nos postos ALE e consultar os postos participantes mais próximos, o usuário precisa baixar o app da Livelo no Google Play ou Apple Store. Depois, deve clicar no banner da ALE, cadastrar seus cartões (crédito, débito ou cartão de benefício) no app e escolher entre “Juntar pontos Livelo” ou “Desconto no abastecimento”. O passo a passo pode ser conferido neste link

O programa de recompensas já conta com mais de 260 postos cadastrados em todo o Brasil, superando a expectativa inicial da empresa de atingir a meta de 250 postos até o final do ano. “Os donos de postos reconheceram as grandes vantagens do programa exclusivo para a ALE, aderiram imediatamente e já começam a oferecer esse diferencial aos clientes em aproximadamente 200 cidades brasileiras”, destaca o diretor de Marketing e Varejo da ALE, Diego Pires”. 

Cartão de débito do C6 Bank passa a ser aceito em catraca de ônibus e metrôs

“Clientes C6 Bank têm a facilidade de usar os cartões de crédito e débito do banco diretamente nas catracas do metrô e ônibus, sem precisar comprar bilhetes ou enfrentar filas nas bilheterias. O processo para pagamento do valor da tarifa usa a tecnologia contactless (aproxime e pague), semelhante à usada pelo Bilhete Único, sem precisar inserir o cartão na maquininha e nem digitar a senha.

Os cartões de débito emitidos a partir de julho são aceitos nos transportes de todas as regiões que aceitam pagamento via crédito e débito da Mastercard. Para os clientes que têm o cartão de crédito do banco (Cartão C6 ou C6 Carbon), basta encostar o cartão no leitor e o valor da tarifa será debitado do limite disponível e computado na fatura, sem custo adicional pela operação. Quem utiliza a função débito precisa ter saldo disponível na conta para que a transação seja realizada.

Os aparelhos do transporte público que fazem a leitura do cartão para a cobrança não oferecem a possibilidade de escolha entre as funções débito e crédito. Para quem tem cartão de débito, a transação será sempre feita na função débito. Já os clientes com a função crédito habilitada obrigatoriamente comprarão o bilhete no crédito. 

“A integração entre soluções financeiras e serviços de mobilidade melhora a experiência do usuário. O C6 Bank já oferece uma tag de pedágio gratuita e integrada à conta corrente, em que o valor do pedágio é debitado em poucos minutos. Agora oferecemos a possibilidade de pagamento de meios de transporte público com nossos cartões”, afirma Maxnaun Gutierrez, head de Produtos e Pessoa Física do C6 Bank. 

O processo de pagamento por aproximação substitui a compra nas bilheterias dos terminais e estações. Por enquanto, não há integração com metrô e ônibus, como acontece com o Bilhete Único. Todas as vezes que o usuário passar pela catraca, o valor da passagem será cobrado.

Ao abrir conta no C6 Bank, os clientes podem optar pelos cartões C6, C6 Carbon (ambos com as funções crédito e débito) e C6 Débito. Os cartões C6 e C6 Débito são isentos de anuidade. Já o C6 Carbon possui uma anuidade que pode ser reduzida ou zerada, por exemplo, em função dos gastos mensais no cartão ou de investimentos em CDBs do C6 Bank.

O banco não cobra taxas por manutenção de conta corrente, pagamentos, saques e transferências. Serviços e produtos inovadores também são disponibilizados, como a Conta Global (uma conta internacional em dólar com cartão de débito), a tag de pedágio gratuita C6 Taggy e o Programa de Pontos Átomos, que acumula pontos que não expiram”.

Conclusão

A situação nas parcerias entre programas de fidelidade e postos de combustíveis atualmente é a seguinte:

  • Petrobras Premmia/Ame Digital e Tudo Azul;
  • Ale e Livelo;
  • Ipiranga/KM de Vantagens e Latam Fidelidade;
  • Shellbox e Smiles

A escolha do programa/rede de postos é bem complexa e depende de inúmeras variáveis, tais como disponibilidade do posto em sua região, preço do combustível etc.

Quanto ao uso de cartão de crédito em catracas de ônibus e metrô, essa parece ser uma tendência irreversível, com a melhora da tecnologia. Só se espera que o custo de implantação disso não seja ao final repassado ao usuário sob a forma de aumento de tarifas.

Tagged as: , , ,