Taxa de R$ 300 para cancelar voluntariamente um trecho doméstico emitido com milhas Smiles para uma pessoa

Há alguns dias, a Gol divulgou comunicado sobre as regras para remarcação e cancelamento de voos emitidos com milhas.

Os preços das taxas e as condições variam conforme o tipo de passagem (nacional ou internacional), se é reembolso ou cancelamento, se a alteração é voluntária ou involuntária, e tudo ainda depende da data de emissão e a data do voo.

Por tudo isso, é bom ir até a página acima e verificar as condições.

Condições Gerais

1. Bilhetes aéreos resgatados com Milhas Smiles possuem restrições específicas para bagagem, cancelamento, reembolso, alteração, no-show, regras para crianças, quais sejam:
2. O Participante deverá consultar as regras de emissão de Bilhetes aéreos utilizando Milhas Smiles antes de efetuar o resgate. Consulte as regras de cada Bilhete emitido, restrições, regras de voo, regras para marcação de assento, regras para inserção de crianças no Bilhete e demais regras de cada Companhia aérea no momento do resgate do Bilhete, ao resgatar o Bilhete o Participante automaticamente aceita a todos os termos e condições.
3. As emissões por meio do produto Viaje Fácil ou, ainda, quando reservados por meio do produto Reserva de Voos GOL, não estarão isentos da taxa de serviço/conveniência, ou seja, não serão reembolsados os valores pagos para a utilização dos referidos produtos.
4. Independentemente da regra tarifária disponibilizada no momento do resgate, os bilhetes GOL emitidos até 23/08/2020 para voos que serão operados até o dia 30 de setembro de 2020, poderão ser cancelados com isenção da cobrança da Tarifa de reembolso de Milhas.
4.1.1.  O cancelamento é permitido sem custo caso o Participante solicite até o limite de 02 (duas) horas antes do voo, desde que o primeiro trecho não tenha sido utilizado. O reembolso das Milhas Smiles poderá ser solicitado em até 1 (um) ano contado a partir da emissão do bilhete, exceto no caso de no-show. O valor pago referente à taxa de embarque será reembolsado no cartão de crédito utilizado na transação.
4.1.2.Caso o Participante tenha feito emissão de mais de um Trecho em um mesmo Bilhete (mesmo localizador) e o primeiro Trecho se dê até o dia 30 de setembro de 2020 e o segundo Trecho se dê após o dia 30 de setembro de 2020, o Participante será isento da Tarifa de Reembolso de Milhas, ainda que o segundo Trecho aconteça após o dia 30 de setembro de 2020. O primeiro Trecho deverá ser operado, obrigatoriamente, até 30 de setembro de 2020.
4.1.3. Serão reembolsadas as Milhas Smiles utilizadas para o resgate, bem como a taxa de embarque, seja em Milhas Smiles, caso o Participante tenha resgatado a taxa de embarque com Milhas, seja em dinheiro, caso o Participante tenha comprado a taxa de embarque.
5. Independentemente da regra tarifária disponibilizada no momento do resgate, os bilhetes GOL emitidos na Smiles poderão ser remarcados sem custo, uma única vez, observada as regras a seguir:
a) Voos nacionais com embarque até o dia 30 de setembro de 2020, independentemente da data do resgate;
b) Voos internacionais com destino a Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai com embarque até 31 de dezembro de 2020, independentemente da data do resgate;
c) Voos internacionais com destino a República Dominicana, Equador, México, Suriname, Estados Unidos da América com embarque até 31 de março de 2021, independentemente da data do resgate;
5.1. Não haverá cobrança adicional ou devolução de diferença tarifária se, por exemplo, a nova remarcação estiver disponível para resgate por uma quantidade de Milhas Smiles inferior ao resgatado anteriormente pelo Participante.
5.2. A solicitação de remarcação de voo deve ser realizada até 02 (duas) horas antes do voo original e, caso o bilhete tenha mais de um trecho, a remarcação deve ser feita até 02 (duas) horas antes da data do primeiro voo. O Participante poderá remarcar seus voos para até 330 (trezentos e trinta) dias a partir da data de solicitação, conforme disponibilidade de malha.
5.3. A alteração deve ser feita para o mesmo tipo de cabine resgatada originalmente, e, em caso de indisponibilidade de cabine, será remarcada para uma cabine de mesma equivalência ou uma superior.
5.4. É possível alterar a data do Bilhete, respeitando a temporada de voos GOL:
5.4.1. Voo emitido em alta temporada (meses de julho, dezembro, janeiro e feriados nacionais, incluindo véspera e dia seguinte após o feriado) – nova data para alta ou baixa temporada (sem devolução de milhas).
5.4.2. Emissão em baixa temporada (demais meses) – a nova data que o Participante deverá escolher deve, obrigatoriamente, ser em período de baixa temporada e mediante disponibilidade.
5.4.3. Não é possível realizar alteração de temporada mediante o resgate ou pagamento adicional.
5.4.4. Em qualquer um dos casos, o Participante não receberá qualquer quantia (em dinheiro ou em Milhas Smiles), caso o novo voo esteja com valor inferior ao resgatado originalmente.
5.5. O cliente tem direito a uma remarcação. Basta entrar em contato com a Central de Atendimento antes do voo original e indicar a nova data desejada para que seja indicada as opções de voo. O cliente precisa apenas respeitar o critério de alta e baixa temporada. Sendo que, se o primeiro voo tiver sido emitido em alta, o cliente pode remarcar para outro período em baixa ou alta temporada.
5.6. A reitineração de voo não será permitida. Ou seja, o cliente não pode alterar a origem, destino ou aeroporto indicados no voo original.
5.7. O Participante poderá remarcar seus voos para até 330 (trezentos e trinta) dias a partir da data de solicitação, conforme disponibilidade de malha.
6. O Participante poderá remarcar ou cancelar os voos, nos termos acima mencionados, entrando em contato com a Central de Atendimento Smiles/GOL. O cliente será informado sobre os voos disponíveis de acordo a temporada do voo original. Caso o cliente não aceite as opções ofertas, será orientado a realizar o cancelamento para recebimento das Milhas Smiles.
7. Esta Promoção não é cumulativa com outras promoções que estejam em vigor ou que venham a ser lançadas, ou seja, não poderão ser utilizados Códigos Promocionais para a compra de passagens adquiridos com outra Promoção.
8. A Smiles reserva-se no direito de alterar, suspender ou cancelar esta Promoção a qualquer momento sem aviso prévio.
9. Caso seja identificada, a qualquer tempo pela Smiles, inclusive após o término da Promoção, a inelegibilidade do Participante ou qualquer irregularidade cometida pelo Participante, inclusive fraude comprovada, a Smiles poderá: (i) suspender ou cancelar a Conta Smiles e excluir da Promoção e/ou do Programa Smiles o Participante, inclusive o Participante inelegível à Promoção, que atuou de maneira irregular ou fraudulenta, em caráter temporário ou definitivo; (ii) estornar da Conta Smiles do Participante, inclusive o Participante inelegível à Promoção,  as Milhas Smiles obtidas irregularmente, inclusive obtidas mediante fraude; e/ou (iii) cancelar todas as transações realizadas com Milhas Smiles provenientes desta Promoção, obtidas irregularmente ou mediante fraude, incluindo, mas não se limitando, o cancelamento das transações de resgate de prêmios.
10. Em caso de inelegibilidade do Participante, fraude comprovada ou infração ao presente Regulamento, o Participante será excluído automaticamente da Promoção, podendo ainda responder na esfera cível e criminal pelos danos ocasionados, aplicando-se a esta Promoção exclusivamente à legislação brasileira.
11. A tolerância, omissão ou transigência da Smiles não implicará em renúncia, ou modificação das condições expressas nas regras desta Promoção.
12. Esta Promoção independe de qualquer modalidade aleatória, não estando, portanto, sujeita à autorização prévia estabelecida no Art. 1º da Lei n° 5.768/71.


Conclusão

Essas taxas são muito caras e, dependendo do tipo de voo, compensa mais comprar a passagem em dinheiro com regras melhores de cancelamento/alteração, principalmente se não há tanta certeza de realização do voo. O barato pode sair caro…

Um casal que decida fazer um trecho doméstico ida e volta (portanto, 4 passagens, 2 de ida e 2 de volta), pode pagar R$ 1.200,00 a título de taxas de cancelamento se decidir cancelar a viagem emitida com milhas.

E, se não tiver status elite no Smiles, ainda pode pagar por malas despachadas e assentos.

Viajar com milhas está, por todos esses motivos, ficando cada vez mais caro….

Tagged as: