[De mal a pior] A recuperação judicial da Latam Airlines brasileira nos EUA e o começo da tentativa de impedir a fuga em massa de clientes: bônus 60% a 90% cartões Itaucard

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Notícia que me foi repassada pela leitora Amanda (a quem agradeço!): num movimento que parte do mercado já previa, a Latam brasileira foi lá nos EUA protocolar seu pedido de recuperação judicial.

Eis o aviso aos clientes:

“Esperamos que você e sua família sigam seguros e protegidos.

Em 26 de maio, compartilhamos com você a decisão voluntária das filiais do Grupo LATAM Airlines no Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos e Peru pela adesão ao processo de reorganização financeira sob proteção do Capítulo 11 da lei norte-americana. Esta foi, indiscutivelmente, a melhor alternativa para reestruturar nossas finanças de forma ampla, assegurando sustentabilidade a longo prazo.

E, assim, hoje (9/7), a LATAM Airlines Brasil também passa a integrar esse processo de reorganização voluntária como um passo assertivo em decorrência do prolongamento da pandemia do Coronavírus.

Dado que o ambiente externo ainda não dá sinais fortes de recuperação, aderir ao Capítulo 11 é a melhor opção para a LATAM Airlines Brasil ter acesso às novas fontes de financiamentos e fortalecer a nossa posição de liderança na indústria aérea.

Nosso relacionamento com você, cliente LATAM, segue sem alterações. Com isso, reafirmamos o nosso compromisso em manter:

  • Todos os benefícios do programa LATAM Pass, assim como categoria e pontos vigentes;
  • Todas as passagens adquiridas, travel vouchers ou qualquer forma de crédito;
  • Parcerias com agências, parceiros associados aos programas de fidelidade corporativos e venda de passagens aéreas, em qualquer um de nossos canais;
  • Por fim, você segue interagindo com nossos operadores de atendimento ao cliente da mesma forma que sempre fez.

Estamos seguros de que esta é a melhor decisão para continuarmos voando por você no Brasil. Aproveitamos para indicar o site em que você poderá obter mais informações sobre esse processo: www.LATAMreorganizacao.com. Se preferir, nossos canais de atendimento estarão à sua disposição:https://www.latam.com/pt_br/central-de-ajuda/contato/todos-os-numeros-da-latam/

Continuamos comprometidos em conectar a América Latina ao mundo e em oferecer a você um serviço pontual, seguro e com todo o entusiasmo e a qualidade que você espera para continuarmos te levando cada vez mais longe.”

No mesmo dia do lacônico aviso, surge uma promoção “festejada” com o suposto “maior bônus da história da Latam”: 60% a 90% oriundos dos cartões Itaucard.

Conclusão

É triste ver a que ponto chegou uma empresa área que, nos áureos tempos do Comandante Rolim, estendia tapete vermelho para seus clientes e era sinônimo de serviços prestados com qualidade e respeito aos clientes.

Como faz anos que eu perdi a fé nesse programa, não sei em que pé está o programa Latam Pass atualmente, mas os depoimentos vindos dos leitores são os piores possíveis, repito, os piores possíveis: dificuldades nos resgates de passagens aéreas, dificuldades nos resgates de pontos por pontos All Accor; dificuldades nos cancelamentos de passagens; dificuldades nas emissões de passagens em dinheiro, péssimo atendimento no call center, péssimo atendimento nos balcões de checkin e despacho de bagagem, péssimo tratamento no serviço de bordo etc. etc. etc. Tudo isso tende a se agravar ainda mais a partir de agora, se é que é possível imaginar uma situação pior do que a que a empresa já vive.

Quem tem muitos pontos estocados no Latam Pass deve pensar se já não seria hora de liquidar todo o passivo, justamente pra evitar tomar um Amigo Avianca – Parte 2 (isto é, perder dinheiro com a impossibilidade de resgate de pontos).

Acho difícil a empresa quebrar totalmente (o que daria uma sobrevida ao programa de pontos no futuro), já que o mercado de aviação ficaria ainda mais concentrado do que já está, mas também não descarto a hipótese de o programa Latam Pass virar pó em algum momento no futuro. Tudo dependerá de como o cenário irá evoluir. Cabe a cada um tomar a decisão bem consciente dos riscos que os pontos correm nesse exato momento.

Tagged as: ,
  • Luis Rocha

    Eu estou pensando seriamente em torrar os pontos, tenho apenas 55 mil, mas não quero perder esse dinheiro.

    • Jonas

      Eu já resgatei em vale-compras.

      • Luis Rocha

        quais?

        • Dissidente

          Eu resgatei 4 mil reais em 4 vale compras: 3 da americanas e 1 da netshoes.
          Detalhe que vacilei em dois deles.
          Quando a latam tirou do site a opção de resgate com apenas pontos, resgatei 2 vales de 1 mil reais cada pagando 200 reais em dinheiro em cada um deles, o que fez o milheiro sair por 16 reais.
          Já nos 2 ultimos vales a latam já tinha voltado a opção de resgatar com apenas pontos e saiu por 18 reais o milheiro.

    • Guilherme

      É o que estou fazendo essa semana e agora abri o PC para fazer mais uma vez.
      Uma curiosidade, se você quiser comprar sei lá um celular que custa R$ 1.000,00 no Ponto Frio, tentando resgatar direto pelo Latam passa vai custar algo como 120 mil pontos ou até mais, é surreal o preço. Já se você resolver resgatar um vale compras no valor de R$ 1.000,00 para depois usar direto no mesmo Ponto Frio sai por 56.000 pontos. Fica precificado em 18 reais cada 1.000 pontos, direto na latam fica sei lá, 8 reais. Se eu fosse alguém que quisesse fazer isso, correria por que logo eles vão sacar e limitar isso.

      • Guilherme

        Detalhe, eu estou mesmo precisando comprar umas coisas e com medo dos meus 192.000 pontos virarem pó, pois desvalorizados já estão.

      • Dissidente

        Apaga esse comentário antes que a moça da Latam entre aqui, anote e faça a sugestão interna lá.

        • Jonas

          É mesmo. Vou logo apagar o meu comentário.

      • GP

        Save se esse vale compras pode ser usado em compras que pontuam, ex no hotsite do ponto frio/Livelo?

      • DaN White

        Como faz para transformar pontos LATAM em Vale Compras??

        • Guilherme

          Entra no programa latam pass (pontosmultiplus) e procura vale compras na sessão trocar pontos. Lá tem inúmeras opções.

          • DaN White

            Valeu!
            Foi com pesar mas virou vale Ponto Frio…

  • GP

    A Latam como um todo virou uma verdadeira balbúrdia. Foi de melhor (TAM) para a pior companhia do Brasil, e de talvez o melhor programa de fidelidade do Brasil para o pior disparado entre os 3.

  • Stephany Meinel

    Estava quase emitindo passagens para o ano que vem para a Europa. O que vcs acham? Teria algum risco do voo não acontecer? O valor está bom.

    • VLB

      Será que não vale emitir em uma parceira? Estou pensando em fazer isso tb. Torrar pra Europa em uma data distante.

      • Stephany Meinel

        Mas é na Latam que o preço tá bom haha. Só estou insegura agora.

        • Stephany Meinel

          Guilherme, da uma luz 🙏

          • Guilherme

            Acho que vou publicar um post com sua dúvida!!

            • Stephany Meinel

              Top Guilherme. Obrigada 🙂

            • Henrique Bonaparte

              Boa! Eu emiti voo para 3 pax business na Delta – GRU/ATL. 90k Latampass cada. Foi a melhor alternativa que consegui para “queimar” meus pontos.
              Na sua opinião, quais riscos que eu corro Guilherme?
              Abraços!

    • Dorgival

      Pergunta de 1 milhão de dólares: Se a Latam não suportar essa crise, até que dia vai honrar os voos emitidos?
      Obs: eu tenho pontos lá e também tenho essa sua dúvida.

      • neolight

        Da mesma forma que o caso Avianca Brasil, ela honrará bilhetes até o dia que parar de voar. Bilhetes emitidos em parceiras continuam válidos, mas precários – porque se houver a mínima mudança de horário que seja, você não conseguirá reconfirmar o bilhete. Sugiro que você pesquise sobre a saga dos bilhetes Avianca Brasil (O6) na TAP Portugal… Eu tive sorte do horário dos voos ter sido alterado ainda com os sistemas da O6 ligados, deu pra reconfirmar. Mas há diversas pessoas que morreram com o bilhete válido mas sem reconfirmação. Quando íam reclamar na justiça, veio a pandemia para expirar a validade dos tiquetes.

        • Dorgival

          Ironia à parte, esperamos que a Latam saia dessa situação do Chapter 11 voando. Estou emitindo para Janeiro de 2021 esperando que daqui para lá a Covid esteja controlada.
          Mas como já foi dito: Se esperar muito tempo pela Covid passar, corre o risco da Latam parar.

        • Tlars22

          Bem lembrado …

    • neolight

      Emita com uma parceira – assim o passivo fica com alguma empresa que tenha mais futuro.

      • Wellington Jesus

        meu caro, me chama no whats 45 99154 1433, tenho interesse em negociar Life Miles, caso ainda tenha um bom estoque disponível….

  • Henrique P. P.

    Bom dia. Saberia informar o caminho para efetuar esse resgate? Tentei agora no site e não encontrei essa opção. Se quiser pode responder e depois apagar a mensagem. Obrigado.

    • Jonas

      Bom dia. Só pesquisar por “vale”.

      • Henrique P. P.

        Obrigado.

        • Jonas

          De nada.

    • Tlars22

      A que ponto chegamos …
      Todo mundo com mais medo da Moça do LATAM PASS do que do COVID-19
      🤣🤣🤣

  • Luiz Rodrigues

    Guilherme, em um texto simples e curto acho que foi um dos únicos que conseguiu relatar de uma vez só “quase” todos os problemas e insatisfações dos clientes.
    Realmente nesse cenário e com Covid, tem que ter muita coragem ou um motivo muito específico para transferir os pontos para a Latam agora.

  • Luiz Rodrigues

    ……”Tudo isso tende a se agravar ainda mais a partir de agora, se é que é possível imaginar uma situação pior do que a que a empresa já vive.”. Sim, podemos imaginar uma situação pior.

  • Khalil Chaves

    E infelizmente nesse momento com fronteiras fechadas ficamos sem opção pra desovar esses pontos no curto prazo. Emitir pra meses depois aumenta o risco. Tá complicada a situação.

    • neolight

      Esse é exatamente meu problema com o Lifemiles. Estou com milhares de pontos lá e sem previsão para usar…

      • Wellington Jesus

        Tem mais de 1 milhão? aguardo comentários e o contato.

  • Thiago R.

    Off topic: Possuo uma Reserva Fácil não quitada no Smiles com a Etihad em F (sem as taxas absurdas do Smiles) e um bilhete da Qatar.
    Vi que as cias possuem políticas de remarcações para bilhetes emitidos e para voar até novembro que é o meu caso, porém não sei se cancelo ou se quito com a expectativa da Smiles remarcar a viagem para 2021.

    Alguém passou por isso? O que acham?

  • hotel_soap

    estou com 7 tickets para orlando em aberto que iria com a familia toda em maio deste ano e ficaram em aberto para usar até maio/21.

    começando a achar que vou perder os bilhetes.

  • JC

    Latam recebe aporte de R$ 7 bilhões apesar de recuperação judicial
    A proposta de aporte ainda precisa ser aprovada pelo tribunal de Nova York, nos EUA

    exame com/negocios/latam-recebe-aporte-de-r-7-bilhoes-apesar-de-recuperacao-judicial/

  • Antonio Junior

    Tenho o cartão latam Black Itaú. Que será que vai acontecer com ele?

  • Tlars22

    Alguem tentou enviar os pontos do PDA ?
    Ta entrando o bônus de ate 90% também ?

  • Leonardo

    Tenho 160k pontos lá e ainda três bilhetes internacionais ida-volta resgados pelo LatamPass antes da pandemia e que foram cancelados pela companhia por causa da COVID-19.
    Seria um grande prejuízo… e mais três passagens de voo dentro da Europa Madrid-Frankfurt pagos com dinheiro.
    Usar os pontos que tenho em outra passagem internacional por companhia parceira não faria muito sentido já que tenho esse bocado de bilhete aguardando remarcação.
    O fator de conversão para o All da Accor está ridícula…
    Tá osso!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×