Medidas de bom senso: Smiles e Latam Pass prorrogam status elite dos clientes até março de 2022

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Enfim uma boa notícia: consoante havíamos preconizado na campanha #prorroga, finalmente Smiles e Latam Pass prorrogaram o status elite de seus clientes por mais um ano, juntando-se, assim, ao Tudo Azul, que havia prorrogado o status elite até 31 de dezembro de 2021.

Explicando em miúdos: quem tinha, com base no “ano-calendário” 2019, conseguido a qualificação para a categoria Diamante, inicialmente, teria esse status válido até 31 de março de 2021.

Com a prorrogação do status, o upgrade/manutenção na categoria Diamante ficou garantido não apenas até 31 de março de 2021, mas sim até 31 de março de 2022.

No caso da Latam Pass, eis o press release:

“A partir de hoje (1º), quando é realizada a requalificação anual do programa (que considera o comportamento de voo entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2019), todos os clientes irão manter a Categoria Elite vigente até 31 de março de 2022. Como exemplo, um cliente que for qualificado como Categoria Black, irá manter esse status por dois anos, até 2022 (nas regras atuais, esse período é de um ano). Para clientes que possuem a categoria Gold devido à assinatura do Clube LATAM Pass, a revalidação permanece dependente da assinatura do Clube ativa (5.000 ou 10.000). Vale lembrar que as novas metas de qualificação passam a valer também a partir de 1º de abril de 2020.

Além disso, desde 27 de março deste ano, clientes que solicitaram qualquer tipo de reembolso de passagens aéreas emitidas com pontos e que seriam expirados no momento do reembolso, recebem a devolução desses pontos com revalidação por mais 180 dias. Como exemplo, um cliente que resgatou uma passagem com pontos (estes que venceriam em 10 de abril), quando solicitado o reembolso, ganha mais 6 meses (180 dias) de validade para utilizá-los novamente”.

Conclusão

A notícia é boa e compatível com a crise atual, mas as cias. aéreas poderiam ter ido além e prorrogado o status elite por, pelo menos, mais um ano, ou seja, até 31 de março de 2021, para quem teve downgrade de status do ano passado pra cá.

Por exemplo, aqueles que eram Ouro no Smiles até 31 de março de 2020, e não obtiveram a qualificação, durante 2019, para se manter na categoria Ouro até março de 2021, foram rebaixados pra Prata, sendo que não custava nada prorrogar a validade dessa categoria (Ouro) pelo menos até 31 de março de 2021.

E isso por uma questão de isonomia e equidade. Imagine que você tivesse uma viagem marcada pra última semana de março para os Estados Unidos, que, obviamente, foi cancelada ou remarcada para dezembro desse ano.

Sendo cliente Diamante até 31 de março, você tinha direito a 3 volumes grátis no voo Gol. Porém, com a viagem remarcada pra dezembro, se você sofreu um soft landing, terá direito somente a 2 volumes.

A prorrogação do status por mais um ano contemplaria, assim, aqueles clientes que viajariam nesses últimos dias de março, mantendo os benefícios que ainda estavam em vigência.

  • Gustavo Castro

    Achei massa a decisão das cias, vi algumas pessoas criticando o fato de terem feito isso após a mudança da vigência do status, porém acho válido, pois o ano calendário foi 2019, então não acho injusto terem mudado só hoje.

    • Rogerio_USA

      É que voce teria como usufruir dos serviços/benefícios até 31/03/2020, o que não foi possível devido a pandemia, por esse motivo merecia haver prorrogação do status anterior, antes da nova qualificação….

  • Thaussen

    Bom dia. Eu tinha status Platinum na Latam, que expiravam agora em 31 de março de 2020. Não fiz as viagens necessárias para renovar o status para 2020. Passou 31 de março e meu status agora é Gold Plus. Por esta regra, eu deveria manter meu status Platinum para 2020?Obrigado.

    • Flavio

      Entendo que como vc não fez o minimo de pontos para manter, acabou caindo para gold plus, em condições normais seus novo status venceria em 2021 o que a latam fez foi prorrogá-lo para 2022.
      Não faria sentido manter no platinum dado que em 2019 vc não atingiu a pontuação e aquele periodo não foi impactado pela crise.
      Eu estou na mesma situação que vc…

      • Rogerio_USA

        Voce teria como usufruir dos serviços/benefícios até 31/03/2020, o que não foi possível devido a pandemia, por esse motivo merecia haver prorrogação do status anterior, antes da nova qualificação….

    • Henry

      Thaussen…
      O que as empresas fizeram foi prorrogar o futuro status e não o atual status…
      Ou seja, usaram uma estratégia de marketing que eu julgo desonesta..
      Mas.. isso é o que elas fazem a todo momento…
      Com empresas desse tipo dá até medo de a bordo ter como opção refeição “chicken”, fazer esta opção e eles acabarem jogando uma GP pra cima de vc… Lamentável..

      • Rogerio_USA

        exatamente, pois voce teria como usufruir dos serviços/benefícios até 31/03/2020, o que não foi possível devido a pandemia, por esse motivo merecia haver prorrogação do status anterior, antes da nova qualificação….

  • Henry

    Em termos práticos, para mim, ser Gold ou Silver não faz muita diferença…o que faria diferença seria ter status diamante…
    Mas… provavelmente nunca mais terei esse status no Smiles… porque quando tive, sempre foi devido ao envio de pontos pra lá..
    Como as duas condições não estão mais presente, isto é:
    – primeiro, já tem uns 4 anos que não envio mais pontos pra lá..
    – segundo, mesmo que enviasse, não qualifica mais..
    O que não é razoável é o Smiles se aproveitar da situação atual, em que todo mundo estava falando já há quase 1 mês se eles iriam prorrogar o atual status e a empresa prorrogar o futuro status..
    A diferença sútil é que o atual status é o que valia até 31/03/2020, e o futuro status é o que valeria à partir do dia 01/04/2020..
    E o Smiles, fiel a sua postura e predileção pelo dia 01 de abril, ou seja, fiel ao dia da mentira, fez a prorrogação do status que a pessoa teria neste dia..
    Com esse tipo de marketing escorregadio, à lá “sabonete que cai no chão do vestiário”, a gente acaba tendo que ter que ficar interpretando situações…
    O que o Smiles fez foi:
    1- Atualizou (e não prorrogou) o status em 01/04/2020;
    2- Prorrogou esse status, o que significa que muitos foram rebaixados no item “1” para 31/03/2022…
    Entre os itens 1 e 2 e dizer que eles, pura e simplesmente, prorrogaram o status até 31/03/2022, existe uma diferença do tamanho de uma jamanta…..

    • Rogerio_USA

      Perfeito! No alvo!

    • Roberto Carvalho

      Eu já discordo do seu ponto de vista. O status até 31/03/2020 foi obtido pelo voos de 2018, quando não havia pandemias. A pessoa pode aproveitar por 2018 a partir da data que obteve, 2019 e ainda mais três meses de 2020. Se perdeu algo foram 20 dias que não deu pra viajar. Não vejo porque prorrogar o status desse cliente.

      Já quem qualificou em 2019 ia usufruir do status em 2020 e os três primeiros meses de 2021, ou seja, a pandemia fez com que não pudesse usufruir plenamente dos benefícios e ainda tornou a requalificação muito mais difícil, pois teremos uns 6 meses perdidos.

      Honestamente achei a decisão correta. Não dá só pra reclamar das empresas, na maior parte dos casos eles erram contra o consumidor, mas nesse não vejo prejuízo algum.

      • Rogerio_USA

        não foi possível usufruir dos serviços/benefícios em 2020, até 31/03/2020 data de validade do status anterior, e não possível devido a pandemia, por esse motivo merecia haver prorrogação do status anterior, antes da nova qualificação….

  • Henry

    Medida de bom senso do governo..
    Está zerando a alíquota de IOF nas operações de crédito durante 90 dias…
    Não sei se o IOF dos cartões de crédito estão nessa medida…

    Com a palavra o Sr. Guilherme.. nosso “Posto Ipiranga” para assuntos de economia… rsrs

    Fonte: G1…

    • Guilherme

      rsrsrsrsrsrs……… parece que não (IOF cartões).

      Por certo essas medidas refletem a imensa preocupação do governo federal com os impactos da crise. A situação é bem pior do que eles estavam imaginando.

  • Luiz Rodrigues

    Por questões de retenção da base de clientes, creio que a melhor estratégia seria mesmo as cias. aéreas terem prorrogado o status elite por, pelo menos, mais um ano, ou seja, até 31 de março de 2021, para quem teve downgrade de status do ano passado pra cá, assim como feito pelo Hilton, e ainda com antecedência no seu aviso.

  • Henry

    Já que estamos falando de bom senso… passemos um recado ao vírus chinês…

    Querido vírus…
    Você está fazendo a festa de muitas pessoas inescrupulosas, que estão ganhando muito dinheiro com a desgraça alheia…
    Mundo todo tá se fu—- por sua causa….
    Milhares de pessoas já morreram, outros milhares talvez morram..
    Muitos já perderam o emprego, muitos outros perderão…
    Você é um vírus que adora viajar… tanto que vc rodou o mundo todo e infectou lugares que estão a mais de 9.000 km de distância..

    Então, querido vírus… não seja egoísta…
    Compartilhe essa dor, e todos esses problemas com os moradores de Pequim e Xangai…
    São cidades bem mais próximas onde vc pode fazer um “turismo” doméstico..
    O mundo não se deu conta de como, tendo infectado o mundo todo, o vírus chinês não infectou os moradores dessas duas cidades..
    Impressionante que ninguém comente isso..

    Já pararam pra pensar por que Pequim e Xangai, que são ao lado de Wuhan, não se infectaram ???

    E depois as pessoas falam que tudo é “teoria da conspiração”…

    • gus

      Pequim e Xangai tem +-400 confirmados casos cada (que na verdade devem ser no mínimo 40k cada)

  • SwineOne

    Esses dias falei que o Esfera estava ofertando compra de pontos, e começamos a discutir quando lançariam sua primeira promoção de compra de pontos. Bom, a discussão está encerrada — compra de pontos com 30% de desconto: https://www.esfera.com.vc/oferta-esfera

    • Henrique Prado

      AZUL ja prorrogou Status e Milhas
      Smiles ja prorrogou Status e Milhas
      Latam ja prorrogou Status e milhas

      Maioria dos Programas de Fidelidade de Hotéis Também :

      IGH , HIlton Honnors, Ceasar Rewards ,

      Estou na espera da Choice REwards e Wynham Rewards o qual sou Platinum e Diamond respectivamente.

  • amnoce

    Guilherme, o bom senso durou pouco. A Latam aumentou a tabela de resgate com as parceiras, sem aviso prévio.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×