Está ficando pior: Estados Unidos suspendem todos os voos vindos da Europa por 30 dias

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Não dá pra ficar postando promoções como um adoidado feliz e fingir que não está ocorrendo nada de grave no mundo. Só não vê quem não quer.

Anteontem eu já tinha dado o recado: não seja teimoso. A bem da verdade, esse foi um dos poucos sites do mundo das milhas e pontos a emitir uma opinião direta com orientação aos leitores sobre o tema, sem ficar em cima de muro ou fazer enquetezinhas vazias de conteúdo e sem emissão de sequer uma única orientação aos leitores.

Felizmente, todos os leitores deste espaço estão conscientes da gravidade da situação, principalmente financeira, o que se refletiu na proverbial qualidade dos comentários, como de costume.

Ontem eu, por seu turno, eu avisei (post aqui) que eventuais janelas de oportunidade podem se abrir se eclodir uma crise financeira global, principalmente se essa crise global atingir em cheio as empresas aéreas e as ligadas ao setor de turismo em geral.

No rastro dessa crise sem precedentes, que pegou de calça curta principalmente quem estava alavancado (endividado), tivemos a notícia, no final da noite de ontem, que Donald Trump resolveu banir, por 30 dias, todos os voos vindos da Europa, com exceção daqueles vindos do Reino Unido.

A situação está ficando cada vez mais caótica.

Embora a saúde em nível particular possa ser mais controlada, bastando a cada um evitar a exposição ao risco e adotar as medidas de proteção pertinentes, as autoridades pensam e agem em termos de saúde pública, pensando no coletivo.

Pode soar exagerado, por exemplo, uma autoridade pública, como aquela que cobre a região do torneio de tênis Masters 1.000 de Indiana Wells, EUA, determinar o cancelamento de todos os eventos esportivos, incluindo aquele torneio.

Porém, as autoridades, em alguns momentos, têm que tomar medidas mais drásticas, a depender da gravidade da situação enfrentada, justamente para tentar evitar, em nível coletivo, um caos ainda maior, por exemplo, na saúde pública, como superlotação de hospitais, falta de caixões para os cemitérios etc. Na Itália, por exemplo, cadáveres chegaram a ficar mais de 24 horas em casa. A saúde pública está ficando um caos em muitos locais.

Não sabemos até quando vai durar essa pandemia. Não sabemos quais serão os reais impactos e prejuízos na indústria, no comércio, nos serviços, e na vida particular de cada pessoa.

Só temos a certeza de que empresas e instituições irão falir (ou ficarão perto disso), e que milhares de pessoas perderão seus empregos ou terão salários ou rendas afetadas.

Por tudo isso, reforço aqui a orientação já dada antes:

A prioridade no momento não é maximizar o acúmulo de milhas e pontos. A prioridade no momento é maximizar o acúmulo de dinheiro. De reservas. Uma crise global pode estar vindo por aí. E prevenção de danos é muito melhor do que reparação de danos. Evite dores desnecessárias.

Tagged as:
  • Roger Olinger

    Guilherme, obrigado por suas ponderações. Pra mim, estamos claramente em um momento único da história mundial. Quando juntamos todas as peças deste imenso e complexo quebra cabeças, percebemos o tamanho do buraco em que a humanidade está se dirigindo….oremos

  • Henry

    Requentando o comentário que fiz há umas 2 horas atrás no outro tópico:

    “…
    Vc está sendo alarmista…
    O Trump só decretou isso no Planeta Terra A…
    No Planeta Terra B, tá tudo liberado e não tem Corona Vírus..
    Será por essa Terra B que a Alitalia voara para os EUA…
    A propósito: o Planeta Terra B sendo plano, como é, as viagens serão mais curtas, rápidas e baratas, porque o petróleo tá sobrando no Planeta Terra A, que tá vendendo a preço de B, quer dizer, de banana….
    Mas os leitores do MMM não se beneficiarão de nada porque vivem no Planeta Terra A, onde tem Corona Vírus…..
    …..”

    OBS: O “você está sendo alarmista” é uma brincadeira com o Flying que reproduziu um comentário que tinha publicado num outro tópico, informando que o Trump tinha acabado de fechar as “fronteiras” para os europeus…

    E sim, vendo a “Disneylandia” que está rolando em certos locais, penso que temos duas Terras: uma com Corona Vírus, outra, plana, sem o vírus…
    E, sim, nada de pânico, nem de apenas falarmos disso, mas, fazer algumas coisinhas mais simples, e que não custam nada:
    – se possível, evitar aglomerações (e, NÃO, seu trabalho não é uma “aglomeração… vá trabalhar e ganhar dinheiro…);
    – nestes tempos de Corona Vírus, deixemos de ser “latinos”, isto é, nada de abraços, beijos etc.. e sejamos “americanos”: encontrou com os amigos ??? apenas um comprimento básico, igual “Gerônimo – chefe dos Apaches”: Hau, cara pálida….
    – antes que me esqueça: o sexo com esposa(o)/namorada(o)/et(oa)/boneca(o) inflável, tá liberado.. é até bom pra liberar as endorfinas e relaxar;
    – praticar muiiiiiiiiiiiiiito o hábito de lavar as mãos a todo momento… mas daquela forma que a lavagem das mãos é meio que um “semi-banho”… mas, não precisa instalar uma pia na sua mesa de trabalho e no quarto… nestes casos em que não dá pra lavar as mãos, use o álcool gel (se achar onde tá vendendo, dá a dica aqui);
    – evite tossir, espirrar e ficar gripado… ah.. tendi.. tá achando isso difícil ?? então, se tossir, adote o protocolo Clodovil de educação: tussa no
    papier de soie….. Não tem o papel ou achou isso tudo meio … meio… então, tussa na parte interna do cotovelo.. não deu tempo e tossiu na mão mesmo ?? vai lá e lava a mão….;
    – se vc tiver febre, resfriado, dor de garganta, não se desespere…. pense quantas vezes vc já teve isso desde que nasceu…. eu convivo com isso desde o momento que nasci, quando saindo da barriga da mamãe o médico deu um tapinha na minha bunda e eu não chorei, mas espirrei… MAS.. imagine que vc TALVEZ possa estar acometido do Corona Vírus… então, a sua primeira preocupação deve ser evitar contagiar as pessoas que vc convive (OK.. eu sei que vc pode ficar tentado em dar um abraço “fraternal” em algum político, mas a eleição ainda não começou e eles não vão te abraçar)… segundo, veja que, se vc tiver gozando de boa saúde, vc vai tirar de letra isso aí… mas, esqueça tudo que eu disse aqui e procure o seu médico de confiança.. claro, tomando o devido cuidado de não sair por aí distribuindo vírus para as pessoas… use a máscara e ande com o álcool gel e lenços descartáveis pra vc limpar toda e qualquer maçaneta ou local onde vc tocou. E, cumpra as recomendações do seu médico;
    – e sim, esteja conectado aqui no MMM… pode ser que pinte uma excelente promoção de viagem para daqui a 6 ou 7 meses… momento em que se imagina que o vírus já terá contaminado o mundo todo e tanto faz vc ficar aqui ou ir pra Disneylandia…
    E o melhor conselho de todos:
    Pense que nós temos muitas coisas boas na vida que talvez estejam um pouco esquecidas guardadas porque, na última década, resolvemos dar uma de Pedro Alvares Cabral e sair mundo a fora descobrindo outros locais…
    Mas.. temos locais lindos e maravilhosos aqui mesmo… a começar por aquele que está ao alcance do seu dedo: coloque a mão no seu coração e sinta que vc tem muito em sua vida:
    “…Seja feliz…”(TM)

    (TM) By um cara que fala isso na rádio e que eu esqueci o nome…

    • Flying_B

      O Henry ta poeta hoje!
      Profetizou a felicidade! Que bom, ante notícias péssimas, devemos ver luz no túnel
      Na banania tá tudo lindo, aqui Corona é cerveja 🍺
      Dia 15 tá tudo liberado, gado na rua. Afinal Corona é cerveja. ! Aglomeração tá liberado.
      No horizonte de alarme 🚨 a bolsa deve derreter um pouco mais,
      Enfim, o Guilherme também profetizou muitos quebrarão ! E onde um quebra o outro ganha, fundamentos da bolsa.? Né nom!

      • Carlos Telles

        Dolar abriu a 5,01 e Euro 5,64.

        • Henry

          Ações da AA tomaram um tombo hoje…

          • Neilo Simon

            Olá bom dia Henry, Off Topic com o mestre do MMM, preciso reservar um hotel no Accor Live Limits com pontos deles aquele desconto de EU40, porem a conta está no nome de uma pessoa que não vai se hospedar, existe algum problema com a reserva e hospedagem ou somente pode reservar e hospedar com a presença in loco do titular da conta. Muito Obrigado pela ajuda e prazer receber sua resposta chefe…

            • Henry

              Desculpa pela demora.. só vi agora…
              Eles dizem que não pode, mas em 2018 eu reservei 4 hotéis para a Lua de Mel da minha filha e paguei tudo com os meus pontos…
              As reservas estavam todas em meu nome ..
              Antes de fazer a reserva, eu enviei e-mail para todos os hotéis informando a situação e apenas 1 não respondeu( aí, troquei de hotel)…todos disseram que ñ tinha problema algum…
              Ela se hospedou normalmente, mas eu paguei tudo com pontos antecipadamente e tb ela levou a minha senha do Le Club e do meu e-mail pra se precisasse usar no check-in…

      • Henry

        Nada… o Henry tá trabalhando… de vez em quando, vem aqui e vai no pátio e pega um pouco de Sol… (ah sim, o Sol do Planeta Terra A, é diferente do Sol do Planeta Terra B, onde algumas pessoas vivem… o daqui é ligeiramente bactericida… mas palavras de Louis Brandeis – juiz da Suprema Corte dos EUA…. “… é o melhor desinfetante das contas públicas….” )

    • Não sejamos tão rígidos assim com os planistas, Henry! Tá certo que não quiseram admitir (até ao patético apelo de ontem) que tinham que ver isso daí! Mas reconheçamos as boas medidas que evitaram o deslocamento das domésticas: uma seríssima fonte de contaminantes que provocavam muita náusea, alergias e dor nos olhos da elite brasileira! 🤷🏻‍♂️🤷🏻‍♂️🤷🏻‍♂️

      • Henry

        Eu sou adepto da Teoria Terraplanista dos Múltiplos Círculos…
        Para nós, terraplanistas evoluídos ( isso é possível???) a Terra é composta por infinitos círculos planos que são ligados fortemente por uma substância aderente que as une…
        Ao longo dos séculos e milênios essa substância se modificou…
        Hoje para manter-se unida usamos o dólar….

  • Carlos Telles

    India suspendeu a entrada de viajantes estrangeiros.

  • Alexandre Badra

    Está ficando pior. Smiles aumenta pela segunda vez em menos de cinco meses resgate com Qatar. GRU/DOH em novembro, 59K, dezembro 79k e hoje 88K. E Qatar era a único coisa viável no smiles

    • Henry

      Smiles, novamente, está sem caixa pra pagar os parceiros…..
      Aí, pra não passar atestado, usa a desvalorização do dólar como desculpa pra aumentar os resgates…

  • Marcio Correa

    Pois então, eu não poderia deixar de estar preocupado com minhas viagens, mas estou mantendo a calma e paciência por enquanto. Me preocupa muito uma viagem que tenho agora dia 23 para Flórida, a empresa aérea não cancelou nada por enquanto, meu temor, é chegar nos EUA e durante minha estadia o Presidente Trump “fechar” as fronteiras para o Brasil/America do Sul, etc., como fez ontem para Europa, e então eu ficar “preso” nos EUA, sabe-se la até quando. Isto sim, me preocupa, e muito. Mais uma vez parabéns pelo post.

    • hotel_soap

      nao tem logica, o fechamento de fronteira é para entrada e nao para saida.

      • Marcio Correa

        Talvez eu tenho me “expressado” de maneira incorreta, me temor é serem “proibidos ou suspensos” os voos para o Brasil, como o caso da Europa, determinados ontem pelo Presidente Trump.

        • Henry

          Sim… se não puder entrar avião nos EUA vindo da América do Sul, não teremos voo dos EUA vindo pra cá.. porque na volta, estariam vazios… e mesmo a tripulação nem poderia entrar de volta nos EUA porque dormiu no Brasil (legislação que regula horário de trabalho dos pilotos)…

          • Marcio Correa

            Exatamente, minha prima, que mora em Lisboa, esta em Chicago fazendo um curso e com volta programada para 21/3. Agora, como não pode voltar até amanhã, quando começara o “blackout” de voos para Europa, ela vai ter de esperar abrir, se abrir, novamente, daqui a 30 dias, ou então, ir para o outro país, Brasil por exemplo, se não estiver em “blackout” também, e de la para Europa. Como esta em casa de parentes, melhor ficar por la mesmo.

  • Flying_B

    IBOVESPA ACIONA O SEGUNDO CIRCUIT BRAKE DO DIA. Dollar turismo 5,30. Ta parecendo filme dos Jogos Mortais.

    • Henry

      Bolsa caiu 17 % até o momento…..
      Pessoal da manutenção do prédio foi chamado pra serrar um buraco no piso pros técnicos da Bolsa poderem continuar registrando o gráfico da variação do Ibovespa…
      No momento, o gráfico que abriu hoje no 7º andar, já está no 6º e, após o segundo circuit brake, pessoal da manutenção foi chamado novamente….
      A medida mais urgente e prática que o presidente da Bolsa tomou hoje, foi mandar alugar um compressor com britadeira, pra furar os pisos com mais facilidade…..
      Mercado puramente especulativo é isso: zero de razão e 100% de emoção…desespero bate e galera sai queimando as ações…

      • Marcio Correa

        Oba, hora de comprar. 🙂

        • Henry

          Não… não é hora não Márcio…
          Existia/existe uma bolha.. não sei se “ar” extra da bolha já zerou…..
          Eu até ia vender uns dólares hoje, porque com cotação > que R$ 4,50 eu não vou pros EUA nem pra retirar meu prêmio da Powerball…
          Ter dólares na mão que valham R$ 5,00, não me serve absolutamente pra nada..
          Aí, quando fui ver a diferença entre o preço de compra R$ 4,50 e de venda R$ 5,08, pensei comigo mesmo: “.. não vou dar essa satisfação pro especulador ganhar tanto assim em cima de mim…”
          Continuo com os dólares…
          As ações que eu tinha, sai um dia antes da Arábia Saudita derrubar o preço do petróleo.. e não retorno tão cedo à Bolsa…
          Velho ditado: “.. em rio de piranha, jacaré nada de costas…”
          Por mais cautela que devamos ter com o vírus, os especuladores estão fazendo a festa…

          • Marcio Correa

            Sábias palavras, mas na verdade, não aplico em ações. Meu coração de 62 anos não é dado a fortes emoções. Quanto a moeda estrangeira, não considero ativo, depois que as comprei, já entra no “campo lazer no exterior”, na minha planilha, rs.

            • Henry

              Ufa.. que susto.. pensei que vc ia mergulhar de cabeça nas ações..
              Menos arriscado é colocar uns dólares nos caça niqueis de Las Vegas… rsrs

        • Flying_B

          duvida saber a hora de comprar …. não sabe se cairá mais… agora se vc faz day trade….

      • Flying_B

        Realmente Henry, bateu 19.8% de queba, com quase interrupção geral no dia de hoje…. o FED anunciou dólar no mercado a vista, e o JOE Biden anunciou um plano criticando o Trump ( a CNN mostrou ao vivo a bolsa lá reagindo um pouco)…

        Trump meteu os pés pelas mãos, com coisa que o corona virus vai escolher se tem ou não green, ou se é americano e se escolhe por qual aeroporto virá….

    • Tá mais pra faces da morte! 🤷🏻‍♂️

      • Flying_B

        rs

  • HAROLDO AZEVEDO RODRIGUES

    Off topic: “Companhias aéreas do mesmo grupo não são
    obrigadas a aceitar transferência de milhas. A decisão é da juíza Lais
    Mendonça Camara Alves, de Aracaju/SE. O autor da ação solicitou a
    mudança após a Avianca, empresa na qual possuía
    213.200 pontos, entrar em recuperação judicial.” Fonte: Migalhas nº 489.

  • Henry

    Avis está enviando um e-mail bem urbano sobre os procedimentos adotados por eles em relação à higienização das viaturas e a isenção de taxas, multas etc etc se cancelarem reservas feitas..

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×