[Dúvida dos leitores] Viagens para a Itália e coronavírus: consigo cancelar minhas passagens aéreas sem pagar multa ou taxas de cancelamento?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O leitor Tarcísio Bezerra enviou uma dúvida, na caixa de comentários do último artigo, que deve ser a de muitos outros leitores:

“Guilherme, off topic e com você tem muitos leitores, queria saber se alguém já passou por isso e poderia me ajudar.

Tenho uma passagem para Milão, com a TAP, porém, entrei em contato querendo cancelar, pelo receio do coronavírus, já que minha filha de menos de dois anos e minha mãe também vão na viagem, você ou alguém, saberia me nortear como conseguir esse reembolso?”

Os leitores Henrique M. e Henrique P.P. já deram algumas dicas boas no referido tópico:

É interessante notar que a Latam abriu um precedente importante com isenção de multa nos casos de passagens marcadas pra Milão:

Conclusão

Devido à gravidade da situação, as empresas áreas devem se conscientizar e proceder como a Latam, isentando de custos extras os passageiros que queiram cancelar suas viagens.

A recomendação, para o caso do Tarcísio, é a mesma sugerida pelo Henrique P.P., ou seja, caso a empresa área se recuse a proceder ao reembolso sem custos, registrar uma reclamação no Consumidor.Gov.Br, anexando notícias sobre o assunto e o posicionamento a favor do consumidor de empresas que adotaram práticas positivas, como a Latam no caso mencionado acima, e, em último caso, buscar a proteção no Poder Judiciário.

Criei esse tópico para que os leitores possam compartilhar entre si as experiências sobre os pedidos de cancelamento e reembolso de passagens.

Tagged as: ,
  • Leandro Esteves

    Estou em Milão nesse exato momento. Nem está esse caos todo. Todas as atrações estão fechadas até 01/03 e já está previsto a liberação pra tudo reabrir em 02/03. Transporte funcionando normalmente, tudo até um pouco mais em conta. Consegui facilmente o upgrade pra executiva do Latam Black e ainda tinham umas 12 vagas na executiva.

    Eu não cancelaria a viagem por conta disso, a não ser que realmente queira aproveitar isso pra ajustar alguma data de viagem.

    • Tarcísio Bezerra

      Eu tinha um evento, que foi cancelado.

  • Henrique P. P.

    Parabéns pela iniciativa Guilherme. Será importante para ajudar os colegas prejudicados. Abraço.

    • Henry

      Sim…

    • Guilherme

      Valeu, Henrique!

  • Isabella

    Eu cancelei, era pra eu ter embarcado ontem inclusive. Meu voo era GRU – DXB – TPE e volta por ICN. De Tapei eu continuaria pra Shanghai (emiti pelo LifeMiles reembolsou as milhas integralmente mas a taxa de emissão não). Meu voo não era pra China, mas liguei na TAP, expliquei que se Taipei seguirei pra China e a atendente mto cordial, falou que como teve uma mudança na escala ela cancelaria minha passagem sem custo algum. A Emirates cobra aquele YQ abusivo, a TAP entrou em contato uma semana depois e pediu meus dados bancários pra depositar o valor de volta. Eu tb ia viajar com minha filha de 2 anos e pq estava com essa viagem fechada há algum tempo tenho acompanhado desde início de janeiro todo caso. Até agora não teve nenhum óbito entra crianças de 0-9 anos. O grupo de risco são idosos principalmente com mais de 80 anos.

    • Isabella

      Inclusive ainda tenho o trecho PEK – ICN que emiti pelo Smiles pra cancelar, mas confesso que estou com preguiça pq o LifeMiles me deu uma canseira. Mas cancelar na Tap foi bem tranquilo.

    • Isabella

      Inclusive ainda tenho o trecho PEK – GMP que emiti pelo Smiles pra cancelar, mas confesso que estou com preguiça pq o LifeMiles me deu uma canseira. Mas cancelar na Tap foi bem tranquilo.

  • Fabio Regatieri Silveira

    Tinha viagem pra china em março, tinha emitido por milhas tap, o atendente falou que teve alguns ajustes de horário nos vôos e cancelou sem custo, os ajustes de horário eram nem pequenos, devolveram as taxas. Fui muito bem atendido.

    • Tarcísio Bezerra

      Eu tenho uma RTW, via TAP, também, que envolve a china, vou aguardar o que acontece até lá, para decidir como ficará minha passagem. Alguém tem alguma experiência nesse caso eles conseguem alterar, ou é de fato, cancelar e fazer tudo de novo, o maior prejuízo, é a mão de obra para emitir uma RTW, na tap.

  • Gabriel

    Tentei cancelar pela Lufthansa mas não aceitaram, disseram que não tinha nenhum surto como a China e nenhuma recomendação da empresa até segunda feira.

  • Igor

    Baixando o feed do meu Twitter, acabei de ver um post no MD dando a posição de inúmeras companhias aéreas. Vale a pena acessar, tá realmente bem completo.

    • Tarcísio Bezerra

      Infelizmente a TAP, não se manifestou.

      • Igor

        Amiga minha teve que pagar uma taxa de 125 euros pela mudança (não sei se teve que pagar a diferença tarifária também) … Ia pra um congresso e o congresso foi postergado para o final do ano

        • Tarcísio Bezerra

          Acredito que foi o mesmo, era final de março, foi para o final de outubro.

  • Leonardo Ferreira

    Tenho passagens emtidas com pontos da TAM para os Estados Unidos em julho com a família, e estou preocupado com o coronavirus. Os horários de alguns voos nos trechos de ida e volta foram alterados pela TAM. Em contato com a central de atendimentos, me informaram que é possível solicitar o reembolso dos pontos nesses casos. Ocorre que acho que meus pontos estariam vencendo no início de março. No atendimento, não ficou muito claro se perco os pontos após a validade inicial. Alguém já passou por essa situação? Se a validade original já tiver expirado, não consigo reembolso dos pontos? Desde já agradeço.

    • Tarcísio Bezerra

      Sei que LATAM, demora horrores para reembolso dos pontos, e o bilhete vale para um ano, da data da emissão, nesse caso, pelos risco, emitiria para a data mais distante possível.

  • Henry

    Guilherme, e o Celso ??

    Já não era hora de declarar o cara “missing” e acionar as equipes de buscas/salvamentos ???

    • Guilherme

      Henry, fontes fidedignas asseguraram que, por causa do vírus do corona, ele resolveu ir para um local incerto e não sabido, até que se produza uma vacina e ele possa retomar o projeto de conhecer todas as ilhas paradisíacas do mundo……rsrsrs

      • Henry

        Eu sabia que estavam filmando “Naufrago 2 – A ressurreição de Wilson”….

        Pelo visto Tom Hanks dançou…

        Agora sim, o Brasil vai conquistar o Oscar de Melhor Ator Vertigem (aquele que alguns veem, mas não existe…)

    • Henrique P. P.

      Sempre fazem faltas as dicas e posts dele.

  • Fábio

    Acho muito barulho pra pouca coisa.

    O coronavírus tem um % de mortalidade baixo, próximo da gripe comum. É uma doença de muito fácil transmissão, mas nada mais é do que uma gripe forte.

    Traz risco, como qualquer outra doença, para populações de risco como idosos e imunodeprimidos. Está longe de ser o fim do mundo

    • Igor

      Concordo em boa parte, mas acho que o problema são as mutações e os efeitos a longo prazo (que ninguém sabe o que pode rolar, como aconteceu com o zika)…

    • Tarcísio Bezerra

      Fábio, também não discordo de você não, mas quando um idoso também vai, que já não tão baixo, próximo dos 15% diabético, a coisa muda, fora que um grande risco que existe, é começarem a cancelar voos deu uma hora para outra e ter dificuldades do retorno, de fato estou na faixa super tranquila, abaixo dos 40 e saudável. Além de que iria para um evento, que foi cancelado devido ao Covid19

  • Vere Almeida

    Bom dia!,
    Recebi hj um comunicado da Alitalia. “Informamos que o voo AZ 00675 de 19/03 de SAO PAULO GRU para ROMA FCO foi cancelado.

    Pedimos desculpas por qualquer inconveniente, por favor, entre em contato com o nosso Contact Center Alitalia: para obter assistência: o número de telefone gratuito 800 65 00 55 da Itália ou o número +39 0665649 do exterior.

    Atenciosamente.

    Liguei e falaram que o meu destino final, Israel, esta pior que a Itália referente ao coronavírus E NÃO DIVULGAM. Sendo assim cancelaram o meu vôo de ROMA FCO P TEL AVIV..
    Como foi com milhas, liguei p o Smile e falaram que poderei escolher retorno das milhas ou remarcar.

  • Tarcísio Bezerra

    A viagem seria 14/03, já abri a reclamação no site, e estou aguardando.

  • Tarcísio Bezerra

    Air Europa, Latam, Ibéria e British, se manifestarão a TAP, não.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×