[ATUALIZADO: CONFIRMADO] Mais notícia ruim oriunda do Tudo Azul: encerramento da parceria com os cartões de crédito Santander Esfera :-(

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

“ATUALIZAÇÃO: segue resposta oficial emitida pelo Santander:

“Olá, Guilherme. Após análises das necessidades dos nossos clientes, optamos pelo encerramento da parceria com o programa Tudo Azul a partir de 31/01/2020.

Os participantes do programa TudoAzul poderão realizar a troca via Central de Atendimento entre os dias 13 e 30/01/2020, realizar emissões de passagens aéreas da Azul diretamente na Esfera Viagens ou realizar a transferência para os demais parceiros.

Os telefones são:
Central Esfera: 4004 3535 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 702 3535 (demais localidades)

Não tá fácil pra ninguém – e agora, especialmente para os portadores dos cartões de crédito Santander que costumavam transferir pontos para o Tudo Azul.

Isso porque, conforme o alerta que recebemos do Flying,(obrigado!) oriunda do Twitter, o Santander encerrará a parceria com o Tudo Azul até o final desse mês.

Confiram:

O Mestre das Milhas também publicou a notícia, o que reforça a aparente veracidade da informação.

Entramos em contato com o Santander, a fim de confirmar as informações acima, mas parece que tudo isso é verdadeiro, haja vista que o Tudo Azul não aparece mais na lista de parceiros, e há informação oriunda do próprio canal oficial do banco.

Diferentemente do caso da Iberia Plus, que havia desaparecido do site do Esfera momentaneamente, mas que o Santander logo tratou de dizer em seguida que era erro no site do Esfera, nesse caso do Tudo Azul há expressa confirmação do Santander de que a parceria será encerrada.

Conclusão

Tudo o que foi dito acima pode ser retificado pelo banco, como ocorreu com o caso envolvendo Iberia Plus e Santander ano passado. A parceria pode voltar ao ar, e é claro, publicaremos um post a respeito.

Mas supondo que tudo isso se confirme: a notícia é muito ruim para os portadores dos cartões de crédito Santander, que perdem assim mais uma opção para o uso dos pontos.

Agora, resta saber de quem foi a iniciativa para o fim da parceria, que é inédita no mercado nacional e pode trazer repercussões futuras importantes no mercado brasileiro de cartões de crédito e de milhas e pontos.

Embora o Santander tenha dito que o fim da parceria foi por iniciativa deles (banco), pode ser que o Tudo Azul tenha endurecido a renovação da parceria a tal ponto que não desejava mais ter o Santander entre seus parceiros.

Se a iniciativa foi, assim, do Tudo Azul, os clientes que acumulam seus pontos e resgates lá devem ficar com as barbas de molho, já que mais cartões de crédito podem ser excluídos da parceria com o Tudo Azul. Por exemplo: Porto Seguro, Caixa etc. Itaucard acho difícil pelo fato de o cartão co-branded ser em parceria com o Itaú.

Se a iniciativa do fim da parceria tiver partido, de fato, do Santander, são os clientes desse banco quem devem ficar com as barbas de molho, já que o banco pode também encerrar outras parcerias.

A propósito, não custa lembrar que o Santander já encerrou as parcerias com a Delta SkyMiles, com o Victoria TAP, deu aquele susto ao tirar momentaneamente o Iberia Plus de sua lista de parceiros ano passado, e agora aparentemente encerrou sua parceria com o Tudo Azul.

Pelo andar da carruagem, os dois candidatos mais potenciais para serem excluídos da lista de parceiros do Santander seriam o Latam Pass, tendo em vista o absurdo ticket mínimo de 30 mil pontos para transferência e a ausência quase que total de promoções de bônus de transferência, e o próprio Iberia Plus, em função do susto do ano passado.

E quais as repercussões futuras importantes no mercado nacional de cartões de crédito e de pontos e milhas?

É que o encerramento dessa parceria abre um precedente perigoso a fim de que outros bancos façam o mesmo pontualmente com o programa A ou B.

Hoje (e praticamente desde sempre) todos os programas de cartões de crédito brasileiros têm parcerias com todos os programas de milhagens brasileiros (exceção feita, obviamente, aos cartões co-branded).

Mas esse encerramento pontual, da parceria Santander/Tudo Azul, pode abrir precedentes para que haja outras extinções pontuais envolvendo o programa de cartão A com o programa de milhagem B.

Imagine, por exemplo, o Latam Pass encerrando a parceria com o Livelo, ou a Porto Seguro encerrando a parceria com a TAP, ou o Itaucard encerrando a parceria com o Smiles. Tudo é possível. Eu já não duvido de mais nada em se tratando de cartões de crédito e programas de milhagens aqui no Brasil.

Tagged as: ,
  • Cristiano Andrade

    Com as mudanças recentes do Tudo Azul (em especial a outra do Le Club), do Smiles (Viaje Fácil reduzido, fim da parecia com Delta, inflação gigantesca de resgates) a tendência é que eu ligue para a Latam nos vôos domésticos (aliás meus primeiros vôos do ano foram com eles, pontuando Latam).
    Mas importante comentar:
    1 – preços Latam são invariavelmente mais baixos que Gol e Azul, da até para pagar pelo assento e continua mais barato
    2 – o atendimento e conforto Latam continuam inferiores (legroom o pior das 3, tripulação e equipe de solo testam nossa paciência)
    3 – a ampliação do WiFi nas aeronaves Latam é um ponto positivo (eu gosto muito da Gol por isso, posso trabalhar durante o vôo) e deixa a Azul na rabeira
    4 – relação acúmulo-resgate da Latam muito superior as outras (como outro comentário que virou POST).
    Pensando aqui se nós eventuais vôos que eu faça com Gol e Azul se envio os pontos para TAP ou mantenho nas mesmas com o resgate para o ALL Accor, vou fazer umas contas depois.
    Tudo isso, vou perseguir o status na Latam (com pé atrás porque a estabilidade desses programas é de doer), para vôos internacionais acho que continuo free agent (o que tem me dado bons pontos Star Alliance na tAp e status Gold), mas vôos parceira Latam vou pontuar Latam (e quando Star Alliance pontuou na tAp).
    Meu foco de pontos está nos hotéis agora, em especial Accor, manter o Platinum e quem sabe chegar no Diamond, e os pontos com mais estabilidade lá para qualquer reserva em qualquer quarto (exclui apenas as tarifas promocionais). Nisso não gasto em hotel nas viagens de férias, gasto uma parte em passagens aéreas…
    Oportunidades de milheiros cada vez mais restritas, bem diferente de 5 anos atrás, mais ainda de 10 anos atrás!

    • Guilherme

      Ótima estratégia, Cristiano!

      Realmente, as oportunidades estão cada vez mais restritas.

      E quem diria que o latão, diante da piora dos outros programas, passou a ser “boa” (bem entre aspas) opção (não acredito que eu disse isso).

      O latão tem uma chance de melhorar e se destacar, diante da zueira que os concorrentes estão fazendo. Quem sabe a compra, pela Delta, de uma fatia generosa da Latam, não implique em melhoras nos serviços da cia. chilena….

    • Henry

      Não quero ser “espírito de porco”, mas não vai demorar muito pra Delatão piorar o programa dela…
      Isso vai ocorrer 10 segundos depois que ela perceber a piora nos outros programas…
      Infelizmente a banda toca assim por aki….

      • Cristiano Andrade

        estou com pé atrás mesmo…

      • Henrique P. P.

        Vamos aguardar assim que iniciar, de fato, a parceria com a Delta como ficarão as emissões. Considerando o histórico, é preocupante a situação.

  • Flying_B

    Após 5 anos, depois que a Porto Chutou o balde e esculhambou seus clientes, voltei pro Santander. O problema que vejo É o que o banco ficou pra trás. Seja em cartões como no Esfera (que mesmo após reformulação visual ESTÁ CAPENGA).
    Agora com o Azul piorou mais ainda. Não que fosse vantajoso, mas fato é que ter opções é muito bom. To indo pro Bradescao afe!!!

    Estranho é que o Azul perde mercado, ontem mesmo vi que um tal NetPoints (livelo genérica), não transfere pro Azul. Não sei o que aconteceu, mas fato que tanto Santander como TUDOAZUL pioraram muito.

  • Nuno

    E recebi ontem um email da Azul dizendo que já só poderei emitir bilhetes para outras 5 pessoas a partir de hoje. Isso já era sabido? (não tenho dado imortância à Tudo Azul por causa dos resgates absurdos, mas a alteração do Le Club/ALL doeu um pouco!)

    Próximo passo: decidir as viagens do resto do ano ASAP para transferir os pontos do Esfera para a Iberia/BA!!

  • Pedro

    Nesse caso aí quem mais perde é o TudoAzul e eu acho até bom, depois de ferrar tanto com os clientes com tantas notícias ruins, perdendo receita quem sabe aprenda a valorizar seus clientes e respeitá-los, em relação ao Santander eu já não uso mais os cartões do banco exatamente devido a dificuldade de transferir os pontos com bonificação, diria que hoje o melhor eh Livelo com Sempre presente em segundo porém o SP tá bem ruim, sorte que tem a tap ainda.

  • Henry

    O banco está TOTALMENTE ERRADO, com esse comportamento…
    Ora bolas…
    Todos sabem que o modus operandi dos programas de fidelidade, para a maioria das pessoas, é ir enviando seus pontos para os programas de fidelidade das cias. aéreas, e juntando milhas lá, até conseguir ter o saldo suficiente para a emissão das passagens desejadas. Uma vez atingido o saldo, as pessoas começam a procurar disponibilidade das passagens e, voilá, emitem suas passagens…
    Para o envio dos pontos dos cartões, as pessoas esperam as promoções de bônus… e, mesmo com esses bônus, nem sempre atingem o saldo desejado..
    Ou seja, os programas de fidelidade funcionam como uma espécie de “poupança de milhas”..
    Eu sei, vc sabe e todo mundo sabe que não se deve usar os programas de fidelidade como “poupança”, face às contantes desvalorizações das milhas, via aumento da tabela de resgates..
    MAS, para a imensa maioria de pequenos “poupadores”, não existe outra opção: essas pessoas não geram pontos suficientes nos cartões para ficar esperando ter o saldo no cartão e enviar para o programa da cia. aérea.. eles têm que enviar os pontos aproveitando as promos de bônus, senão os pontos expiram nos cartões…
    De repente, do nada, o Santander, SEM AVISO PRÉVIO, faz uma sacanagem dessas…
    Não pode.. é super errado…
    Tem que dar um período de antecedência de, pelo menos, 12 meses… para as pessoas terem tempo de transferir o que der e tentar conseguir emitir passagens… talvez não dê para o destino sonhado (EUA/Europa), mas de repente rola doméstico..
    Eu acho o programa TudoAzul o pior programa de fidelidade do planeta… consegue a façanha de ser pior do que o Smiles… mas, nem por isso o Santander pode usar isso com desculpa para fazer o que fez..
    Espero que eles reconsiderem e deem um prazo de 12 meses para cancelar o convênio…
    Ou expliquem os graves motivos que sejam culpa do TudoAzul para eles fazerem as coisas de forma tão destrambelhada e nas coxas……

  • Henry

    Guilherme…
    Esse cancelamento tá parecendo com aquela imagem da PM – Polícia Mexicana, entrando dentro da sala de aula de um jardim de infância e fuzilando aquele famoso corrupto mexicano Dom Luís & Luís…
    OK, muita gente pode comemorar a detonação do corrupto… mas, e as 15 criancinhas que tb levaram bala ?? Como ficam ??
    Nesse caso, as crianças,por analogia, são os milhares de pequenos poupadores de milhas que estavam juntando saldo no TudoAzul, via envio do Esfera…

  • Carlos Telles

    Eu vou é transferir tudo que tenho pro iberia plus.

    • Henry

      Era meu destino preferido quando eu usava os Santander Cards….

  • Fábio

    Concordo que sempre é bom termos a opção mas pra mim não vai mudar nada. O programa nunca foi interessante e se tornou menos ainda com essas mudanças.

    Santander apenas para Iberia Plus e eventualmente para alguma promoção da LATAM

  • Henry

    No FDV do Gabriel Dias tem uma nota do Santander dizendo que a parceria ñ acabou, apenas estão em fase de negociações para melhorar a parceria para os associados…..

  • GP

    Por falar em Esfera, eles simplesmente inventaram uma transação na minha conta e retiraram os pontos acumulados em janeiro, mais de 3k. No extrato no app way está escrito trocas: Santander Cartões. No extrato do site e app do esfera não sai nada. Alguém tb teve esse problema?

  • Rodrigo Felipe Romani

    Vejam o que obtive hoje:

    A parceria ainda existe, é que no momento as transferências para o programa Tudo Azul não estão indisponíveis no site, mas estão disponíveis apenas pela nossa Central de Atendimento nos telefones 4004 3535 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 702 3535 (demais localidades).

    Não encerramos a parceria, estamos somente em um período de negociação com a empresa, para garantir opções mais vantajosas para você e os demais clientes.

    Qualquer dúvida, estou aqui. Boa noite 🙂

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×