[Guest post] Mini comparativo cartões de crédito de cooperativa (Sicredi, Sicoob, Uniprime, Unicred) x Porto Seguro Visa Infinite (PSVI) capado

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O fim dos passes gratuitos ilimitados Priority Pass (PP) e LoungeKey (LK) para o Porto Seguro Visa Infinite (PSVI) causou o maior rebuliço na comunidade de leitores (vide comentários).

Diante disso, o leitor Assolini, elaborou um mini comparativo elucidativo a respeito dos cartões de crédito de cooperativas (Sicredi, Sicoob, Uniprime, Unicred) x PSVI capado.

Confiram!

………………………..

“Pontos Positivos dos cartões de cooperativas:

  • Anuidade mais barata (em torno de R$ 900 vs. R$ 1.500 do PSVI);
  • LoungeKey ilimitado para portador e visitantes;
  • Dólar comercial, sem spread, na conversão dos pontos (vs. spread de 5% do PSVI);
  • Sem foreign fee para saques no exterior (algumas cooperativas);
  • Seguros Master Black bastante parecidos com PSVI, melhor que Diners e Elo;

Pontos negativo dos cartões das cooperativas:

  • Cada cooperativa tem sua regra. Algumas são melhores e outras piores;
  • Tem que abrir conta na cooperativa e manter relacionamento;
  • Isenção da anuidade pelo uso quase não é dada”.

…………………………

Conclusão

Quando eu criei a pioneira série de análises sobre cartões de crédito no Aquela Passagem, há dez anos, não imaginava, assim como os leitores mais antigos que nos acompanham até hoje (Giancarlo, Kalispera, Cínthia etc.), que, hoje, os cartões de crédito de cooperativas se apresentassem com tantos benefícios e vantagens para o público consumidor.

O que falta para esses cartões de cooperativas assumirem a dianteira é, principalmente, um parceiro estrangeiro para o envio de pontos, como o Iberia Plus, United, Delta, British Airways Executive Club etc.

Enquanto isso, o que podemos esperar do futuro?

As fintechs e os bancos digitais.

Eles ainda não entraram pra valer nesse segmento. Por enquanto, a proposta deles é oferecer cartões sem anuidade (Nubank e similares), mas, em contrapartida, sem programas atraentes de benefícios de viagens e milhas aéreas (Nubank Rewards obviamente não conta).

Eu imagino a XP, por exemplo, que acabou de fazer sua IPO, entrar dentro de 10 anos, nesse mercado, oferecendo um cartão de crédito que possa competir no segmento. Um cartão de crédito XP Master Black ou XP Visa Infinite. Mas isso a longo prazo. Não pra agora, já que a XP tem outras prioridades no momento.

Enquanto isso, as cooperativas de crédito, quem diria, vão despontando como alternativa real para cartões de crédito com bom custo/benefício no segmento – observando-se, com as cautelas de praxe, os pontos negativos das cooperativas, realçados pelo Assolini no texto acima.

E você, tem algum cartão de crédito de cooperativa? Está valendo a pena?

Agradeço ao Assolini pelo envio do comparativo!

  • Fábio

    O título ficou meio confuso. Lendo tive a impressão que compararia cartões de diferentes cooperativas com o PSVI

  • Giancarlo Domingues

    Pois é, Guilherme, faz muito tempo desde aquelas longas discussões que tínhamos há mais de dez anos, onde o Votorantim platinum pontuando 1.75 parecia uma boa opção… Ainda não olhei com atenção para os cartões de cooperativas porque o PSVI ainda me atende bem. Tenho PP no meu cartão, no da minha esposa e agora no da minha filha também, o que já daria um bom número de acessos por ano. O que eles poderiam melhorar de verdade é o spread do dólar e acrescentar mais algum parceiro internacional forte, mas concordo que anunciar essa mudança com um pouco mais de antecedência faria bem ao relacionamento da empresa com seus clientes… abçs!

    • Guilherme

      Caramba, Giancarlo, essa do Votorantim vc tirou do baú hein……..rsrsssr…. realmente, e era uma luta para conseguir cartões pontuando mais que 1,5 ponto por dólar.

      Eu lembro até hoje desse Votorantim, que ainda por cima vinha uma caixa de madeira toda estilosa…..rsrsrsr…..bons tempos. Abç!

  • Ferreira

    KKK capado foi boa…. kkk

  • fabio

    Diferencial dos acessos dos cartões do Sicredi onde tenho conta sao o acesso ilimitado para os convidados
    baita vantagem além de todos os fatores mencionados!

  • ever

    Eu tenho cartão black do Sicredi, na minha cooperativa eu consegui isenção de anuidade minha + 2 acompanhantes, com visitas ilimitadas para portador + convidados em salas vip com lounge key.

  • Toni Fogaça

    Eu acabo mantendo meu PSVI, para 2020 acredito que não irei utilizar todos os acessos (sempre eu e esposa, cada um com seu cartão), também utilizo o seguro de automóvel da Porto que com o cartão fica mais fácil e ficou mais barato, gastos com ganho de 2.2 pontos (anuidade depende de cada uma, na minha cidade não isentam com gastos e adicional 50% do valor, então da Porta com os gastos fica mais barato). Utilizo o Clube Porto para algumas compras que me ajudam a ter desconto (principalmente na Petz)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×