Uso excessivo de apps de pagamento (Mercado Pago, Pic Pay, Recarga Pay) pode motivar cancelamento unilateral de cartão de crédito?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Segue a dúvida do leitor Valber:

“Tive meu cartão Credicard Platinum Cash Back cancelado sem nenhuma explicação.

Conversando em um grupo de Whats, grande parte das pessoas acreditavam ser por conta de uso de aplicativos.

Eu costumava pagar uma média de R$ 5 mil em 3 contas (eu, esposa e mãe), fora as contas de consumo.

Depois dessa, fiquei receoso de continuar fazendo esses pagamentos e cancelarem meu TPC.

Será que vocês poderiam criar um post, para discutimos o assunto e saber se algo de parecido ja aconteceu com alguém?”

Conclusão

Realmente estranho essa situação.

Alguém passou por situação semelhante? Está criado o post, para debates entre os usuários, e troca de informações, conforme pedido pelo leitor!

Agradeço ao Valber pelo envio da dúvida!

Tagged as:
  • Rafael Nunes

    Este Credicard CashBack foi cancelado por outro motivo, com certeza. Os apps de pagamento chegaram para ficar. Até o Itaú resolver lançar o dele: o ITI

    • Guilherme

      Sim, chegaram para ficar, inclusive trazendo a reboque o QR Code.

      • Flying_B

        O Iti do Itaú, chegou chegandinho bem acanhado, não serve pra nada, rITIculo!!!

        • Leandro Esteves

          Acanhado? Sem tarifas, 10 mil reais por mês se for cartão do Itaú e 1500 por mês se for de outros bancos você achou acanhado? Não tem nenhum APP que de essa franquia sem cobrar tarifa.

          • Flying_B

            O meu não paga contas!

            • Leandro Esteves

              A função pagar contas ainda não está disponível. Lembre que é um aplicativo BETA.

          • Flying_B

            Vou reafirmar NOVAMEVTE, o App é tão acanhado e tão sem noção que não serve pra nada. O pessoal quer pague contas, transferência o PicPay faz de graça e sem limite.

            • Leandro Esteves

              Acho que você que não está sabendo usar o aplicativo.. Você pode pegar o valor, transferir pra conta corrente debitando o cartão e pagar a conta que você quiser la na sua conta corrente. Gerou pontos sem pagar NADA de tarifa. E o picpay só faz de graça até 800 reais POR MÊS. O ITI faz 1000 reais de graça POR DIA.

              • Flying_B

                O meu PicPay faz 2 mil por dia, livre de tarifa. No ITI, para você colocar dinheiro é so por boleto por transferência para outra pessoa. Tudo bem, poderia fazer pra esposa, mas não vejo nada demais.

                • Leandro Esteves

                  Se o seu Picpay faz 2 mil por dia livre de tarifa você é um privilegiado. Da grande maioria dos usuários o limite é de 800 mensal sem tarifa.

                  E pra quem vai gerar pontos no iti, colocar dinheiro nem faz sentido. Manda a transferência usando o cartão e pronto, pontos gerados.

                  Cada um tem um uso pra cada APP e o que não pode é levar quem lê aí erro de achar que o app é uma porcaria, quando na verdade da pra gerar 10 mil reais em gastos utilizando ele. E lembrando que é uma versão BETA.

                  • Flying_B

                    Leandro sem abusar, como você faz pra transferir debitando seu cartão e creditando Iti? VC faz para alguém e depois pega de volta?

                    • Leandro Esteves

                      Não. Transferindo do ITI para conta corrente de outro banco debitando o cartão.

                    • Flying_B

                      Se o sei ITI faz transferência debitando o seu cartão de crédito, você é um privilegiado bem grande. O meu não faz transferência debitando o cartão, se faz ele quer receber dinheiro pelo boleto ou depositando de banco no Iti. Então é inútil.

                    • Leandro Esteves

                      De maneira alguma. Privilegiado aqui só você com esse tal limite de 2000 no picpay que não é um limite regulamentar.

                      A regra é clara e está lá pra todos os usuários. Picpay 800 mensais sem taxa e ITI 1000 reais diário sem taxa.

                      O problema pode ser exclusivo com seu cadastro e não com o APP.

                      E no mais, o ITI tem um ótimo atendimento. Por e-mail, telefone e chat 24 horas.

                      https://uploads.disquscdn.com/images/0c9f977b7da46884afdde6f57e21ffde9c21953ec3850218f80ac5237cfa2edc.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/8d0f9acd82e25b0ad2ad71a119d423c4b2c27a1d04c7922fcc0dab96ec56921a.jpg

                    • Flying_B

                      Perguntei o ITI.!!!!!!!!!! Posta ai do ITI como é que faz…..
                      Meu PicPay é 2 mil, veja as entrelinhas que vc mesmo escreveu e saberá

                    • Leandro Esteves

                      Não tem mistério ué. Só usar a opção pagar via transferência. Transfere pra qualquer banco e paga no cartão. Não tem entrelinhas, tá bem claro lá.

                      Já essa coisa aí de 2000 no picpay…

                      https://uploads.disquscdn.com/images/a287120d3d5061653713222ac2a7ad9fd8ea3bcf0b04beb3a7e38e4d6ec7fdfa.jpg

                    • Flying_B

                      Deixa pra lá. Isso que vc falou de transferir pra qualquer banco eh furada. Só transfere se tiver saldo e não debita do cartão.
                      Do PicPay VC mesmo postou a resposta.

                    • Bucetildes Pilot

                      Flying, você é muito chato, meu deus.

                    • Rafael Oliveira

                      Oi Leandro, eu vi essa função. Porém, ao tentar efetivar uma transferência, o ITI informa que não tenho saldo em conta. Ele não me permite fazer transferência para uma conta acionando o cartão de crédito. Você tem certeza que essa função está ou continua habilitada para você?

                    • Flying_B

                      Bom evidenciado que essa função não existe.!!!!
                      Qto o PicPay a única exceção do limite de 800, é o pagamento parcelado.

                      https://uploads.disquscdn.com/images/ebfe7b9a5b6a4fe6ec2adf0dd4872f128da71aba77685b3d52818ce40cc81d24.png

  • Leandro Esteves
    • Guilherme

      Provavelmente foi enquadrado no quinto motivo.

      • Nuno

        ótimo motivo… pode ser cancelado porque a gente quer!
        Em qualquer caso, acho mais fácil esses apps bloquearem o usuario se o tipo de transação não trouxer retorno do que as empresas gestoras dos cartões que querem ver o cliente gastando mais e mais.

        No meu caso, o MercadoPago já uma vez ficou com o saldo bloueado no app depois de um pagamento por QR, e agora não está permitindo pagamentos a terceiros com o código QR há 2 ou 3 meses. Seria grátis até do fim do ano…

        • Guilherme

          Verdade!!

  • Esse cartão já não é mais comercializado há uns 3 anos. Talvez tenham oferecido a troca por um outro cartão e ele recusou. Aí a empresa cancela por desinteresse, já que ofereceu novos produtos, mas o cliente não aceitou e a empresa não tem interesse em manter esse produto. Só uma especulação, para um motivo interno, pois eles nunca vão assumir isso. Boatos de que a Credicard vai voltar a ter um programa de cashback no Credicard ZERO, estilo o Trigg, e, muito provavelmente, com uma taxa de conversão menor que a praticada no Credicard Platinum Cash Back, que era muito boa.

  • Atento

    Post que só serve para chamar a atenção das ADM de CC. Melhor seria apagá-lo. O CC do amigo foi cancelado por outro motivo.

  • Valber Santos

    Pessoal, não e ofereceram nenhum cartão para substituir o cash back, meu cartão vem desda época do citibank e pra piorar bloquearam um saldo de 1751,00 que eu tinha de saldo em cash back. tentei um acordo com eles pra descontarem esse valor de minhas próximas faturas, disseram que enviaram telegrama mas devido a greve dos correios o telegrama pode nao ter chegado (e nao chegou).

    Nao tenho interesse em brigar pelo cartão, mas gostaria de recuperar meus 1751,00. segue abaixo reclamação feira no site Reclame aqui e a resposta da empresa.

    Cartao de credito cancelado
    Tive meu cartao Credicard platinum Cash Back cancelado sem aviso prévio e sem explicações, pra piorar, com o cancelamento do cartão fiquei com um saldo de 1.751 reais de cash back retido. se existe cláusula dizendo que vocês podem cancelar o cartão do cliente unilateralmente fiquem a vontade, mas DEVOLVAM MEU CASH BACK.

    Resposta privada

    Credicard disse em mensagem privada:

    Olá Valber, boa noite!

    Tudo bem com você?

    Entendemos sua situação e pedimos desculpas por qualquer transtorno.

    O cancelamento está previsto em contrato e tem como base a política de crédito de nossa instituição.

    A política de crédito da Credicard contempla vários fatores para análise, entre eles a renda, a capacidade financeira, apontamentos restritivos e outros.

    Nesse sentido, esclarecemos que a concessão de crédito segue processo rigoroso de análise, sendo ato puramente discricionário, não havendo no ordenamento jurídico brasileiro legislação que obrigue as instituições financeiras a concederem crédito. A análise de crédito leva em consideração as informações disponibilizadas no momento da solicitação do cartão de crédito, que abrangem não apenas os dados constantes de cadastros públicos, como SPC/Serasa, mas também as informações de domínio da própria instituição financeira, bem como suas políticas internas.

    As instituições financeiras não podem realizar operações que não atendam aos princípios da seletividade, da garantia, da liquidez e da diversificação de riscos, e, portanto devem ser seletivas ao concederem créditos para que seja preservada sua solidez e a do Sistema Financeiro Nacional como um todo. Tal cuidado traduz a preocupação em conceder crédito de forma responsável, a fim de evitar o superendividamento e o agravamento de eventual desequilíbrio financeiro por parte do consumidor.

    A Credicard mantém total transparência em seu relacionamento com os clientes. Tal prática de avaliação é legítima e usual entre os fornecedores de produtos e serviços, inclusive entre as Instituições Financeiras. O cancelamento de seu cartão não deve ser entendida como distinção de caráter pessoal.

    No dia 13/09/2019 foi emitido um telegrama comunicando sobre o cancelamento de seu cartão e o mesmo foi encaminhado para o seu endereço de correspondência cadastrado em nosso banco de dados. A entrega dessa correspondência é de responsabilidade dos Correios e pode ter sido afetada devido a greve no mês passado.

    Sobre o resgate de seu cach back, infelizmente não é possível, pois o resgate só pode ser feito com o cartão ainda ativo.

    Queremos ajudar em sua necessidade, mas temos regras internas que precisam ser seguidas e só então poderemos prestar o melhor serviço. Você pode preencher uma nova proposta após 6 meses, e será feita uma nova avaliação.

    Permanecemos à disposição em nossos Canais de Atendimento.

    Atenciosamente,
    Atendimento Credicard.

    Compare Rankings Cadastre sua compra Dúvidas frequentes Institucional Todas as categorias Prêmio NotíciasServiços Públicos
    Veja também:
    todas reclamações
    não respondidas respondidas finalizadas
    Cartao de credito cancelado
    Credicard

    São Gonçalo – RJ ID: 96032491 13/10/19 às 19h09
    denunciar
    Cancelamento Cartão de crédito Cartões de Crédito

    Tive meu cartao Credicard platinum Cash Back cancelado sem aviso prévio e sem explicações, pra pioraR, com o cancelamento do cartão fiquei com um saldo de 1.751 reais de cash back retido. se existe cláusula dizendo que vocês podem cancelar o cartão do cliente unilateralmente fiquem a vontade, mas DEVOLVAM MEU CASH BACK.

    Compartilhe essa reclamação:
    Resposta da Empresa16/10/19 às 18h44
    Olá Valber.

    Entendemos sua situação e enviamos uma mensagem para o seu e-mail cadastrado aqui no Reclame Aqui. Dá uma olhadinha lá.

    Abraços,
    Atendimento Credicard.

    Réplica do Consumidor22/10/19 às 18h37
    15. PRAZO E TÉRMINO DO CONTRATO
    b.2) Pelo Emissor, a qualquer momento, mediante comunicação
    prévia de 15 dias, sem a necessidade de especificar o motivo,
    desde que observado o prévio aviso.

    resposta que vocês me enviaram no dia 16 de outubro de 2019

    No dia 13/09/2019 foi emitido um telegrama comunicando sobre o cancelamento de seu cartão e o mesmo foi encaminhado para o seu endereço de correspondência cadastrado em nosso banco de dados. A entrega dessa correspondência é de responsabilidade dos Correios e pode ter sido afetada devido a greve no mês passado.

    Se o correio estava em greve, eu não tenho CULPA, vocês poderiam ter me enviado e-mail (recebo todas as minhas faturas por e-mail), ter enviado sms (vocês enchem minha caixa de mensagem com mensagem de todos os tipos) ou ter ligado no meu numero de contato (vocês ligaram uns poucos dias antes pra confirmar uma compra realizada).
    Em pleno 2019 vocês vem me falar em telegrama?
    Gostaria muito de resolver amigavelmente, só estou pedindo o que é meu, não to pedindo nenhum favor, vocês podem muito bem abater os 1751,00 que tenho em cash back nas minhas próximas faturas.

    Repetindo, estou disposto a resolver tudo amigavelmente, mais se for o caso irei buscar por outros caminhos pra reaver o que é meu por direito.

    Att Valber Santos

    Alguem poderia indicar que tipo de açao devo tomar para reaver meu credito de 1751 reais?

    • Valber Santos

      Obs: Nunca atrasei uma fatura.

      • Faz uma reclamação na Ouvidoria do Itaú. Vao te enrolar.
        Reclame então no BACEN. Provavelmente vão te enrolar também.
        Guarde os protocolos, tire print das telas, guarde os emails.
        Então, mande um email para toda diretoria executiva do banco – aí resolvem!
        Se não tiver acesso a executiva do banco, me avise. Te ajudo!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×