[Guest post] Avianca Brasil – relato de vôo nesta semana e reconhecimento a quem merece

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

A lenta e dolorosa morte da Avianca Brasil está repercutindo e gerando inúmeras consequências no âmbito da aviação comercial brasileira.

Porém, é preciso esclarecer que, mesmo em meio ao caos, ainda há algo que mereça ser compartilhado de forma a enaltecer, valorizar e dignificar o trabalho daqueles que se esforçam em tornar mais amena a situação dos passageiros, passageiros esses que serão, ao lado dos empregados da Avianca Brasil que perderão seus empregos, os mais prejudicados nessa história toda.

Dentro desse contexto de mostrar um pouco o que está ocorrendo nos bastidores, especialmente do ponto de vista de quem está “sentido na pele” tantos problemas, segue o relato do leitor Renato a respeito de uma experiência vivenciada nessa semana.

…………………………..

Os fatos.

“Eu tinha vôo nessa semana, da Avianca Brasil, de Salvador para Congonhas, às 4h50. Tentei no dia anterior fazer o checkin online.

Deu erro informando status “Em espera” e recomendando ir ao aeroporto resolver. Liguei na Avianca, e me informaram que devia ser intermitência do sistema, para tentar mais tarde. Tentei ao longo de várias horas, sem sucesso.O vôo era 4h50, e cheguei às 3h.

Fui informado que o vôo já estava lotado há algumas horas (provavelmente desde a 1a vez que tentei o checkin online), pois haviam reacomodado pessoas de diversos vôos de dias anteriores, e que eu deveria colocar o nome em uma lista e aguardar, que estavam reacomodando por ordem de chegada.

Ao longo de várias horas, funcionários vinham informar de reacomodação de pessoas de vôos para locais que a Avianca não está mais operando, e alguns também para São Paulo, mas numa vazão obviamente muito menor que a necessária para escoar todos os passageiros.

Entre bagunças, desorganização, pessoas de vôos futuros passados na frente (não eram prioridade por lei), muita reclamação e paciência, enfim fui reacomodado em vôo da Latam das 14h40, chegando em São Paulo 17h15, 10h após o que pretendia chegar, e perdendo compromissos que tinha.

Observações e reconhecimentos

A situação da Avianca é lastimável.

É triste ver uma boa companhia se desfazer dessa forma.

Porém, acho justo reconhecer o empenho dos funcionários da Avianca de Salvador, que mesmo havendo muitos com salários atrasados e com risco de demissão a qualquer momento, se dedicaram a atender e auxiliar os passageiros.

Ainda que tenham havido confusões, boa parte deles foi bem solícito, se mantiveram calmos e explicando na medida do possível o andamento das reacomodações.

Obrigado a todos por terem conseguido na medida do possível realocar os passageiros em vôos de outras companhias.

Aqui cabe uma explicação: vai de as outras companhias disponibilizarem vagas para acomodar os passageiros da Avianca que ficaram sem vôo. Até onde entendi, a Avianca não paga para essas reacomodações, ficando os passageiros sujeitos à boa vontade das outras empresas para conseguirem voar.

Neste sentido, ao menos no aeroporto de Salvador no dia 02/05, vale elogiar a Latam, que desde a madrugada foi fornecendo vagas em seus vôos conforme disponibilidade. Infelizmente, enquanto estive lá, não vi quase nenhuma vaga oferecida por Gol e Azul, não contribuindo para reduzir o tumulto e o desconforto dos passageiros que aguardavam.

Por mais que eu entenda o cenário de concorrência no mercado aéreo, não é contra a Avianca que elas acabam jogando, e sim contra os passageiros que ficaram sem opções e, em caso de urgências e havendo condição financeira, tendo que pagar valores exorbitantes (vi vôos de curta distância por mais de R$ 2.000) para conseguir chegar minimamente a tempo a seus compromissos.

Vale também reconhecer o trabalho dos funcionários da Latam, pois houve certamente aumento de demanda em todas as etapas dos vôos, desde o checkin, passando pelo embarque (com restrição de espaço para malas de mão e necessidade de despachar diversas malas direto no portão para acomodar a todos), aeromoças no atendimento durante o vôo e pilotos voando com aviões mais cheios que de costume.

Considerações finais

Não trabalho, não tenho participação nas empresas, nem tenho parentes nem amigos empregados por companhias aéreas, até onde eu sabia.

Resolvi relatar o que passei na esperança de ajudar outras pessoas passando por essa situação, e também elogiar quem está lá batalhando enquanto o navio afunda para salvar quem ainda conseguirem.

………………………………

E você, também tem um “causo” pra contar em relação a um voo da Avianca Brasil que precisou ser realocado?

Agradeço ao Renato pelo envio de seu depoimento, bem como reforço os parabéns a todos aqueles funcionários (das empresas aéreas) que estão se esforçando para minimizar ou atenuar o sofrimento dos passageiros nesses dias difíceis.

Tagged as:
  • Da GOL eu não esperava nada mesmo, da Azul fico surpreso (seriam voos já cheios?). Alias surpresa maior é a ação por parte da LATAM.

Sempre disse são pequenas ações que fazem uma empresa ter reconhecimento e fidelidade, quem sabe um dia as empresas aéreas aprendam isso de verdade.

• Renato

Olha, no caso da Azul não eram vôos cheios, pois ainda apareciam passagens para comprar pouco antes dos vôos.

• Lucas Moreira

Eu tenho o mesmo voo no dia 12.. vou fazer o check in logo quando for disponibilizado, pois tenho que estar no trabalho às 9h. Ademais, também tenho voo dia 10 (saindo de GRU para salvador) que ainda nao foi cancelado, mas será. O voo é 21h50. Estarei em GRU as 18h. Espero ser reacomodado antes das 06h00 do sábado hahahahaha

• Luiz De Freitas

… possuo 26K pontos no Amigo … simplesmente os considero como inexistentes … não emitirei qq bilhete com eles pois acredito que assim evitarei muitos dissabores … um pico hormonal indesejado faz muito mal à saúde sendo mais econômico simplesmente, se for possível, não viajar ou então comprar ou emitir bilhete com outra companhia …

• hotel_soap

se nao me engano a maxmilhas tá pagando 100 reais 10k

• Luiz De Freitas

… vou averiguar e considerar a sugestão … obrigado!

• Real

Tá enganado. MM está pagando R$0,07/10k

• Renato

Olha, até onde sei todos vôos Avianca de GRU já foram cancelados, só estão operando de 4 aeroportos, e acho que 3a feira vai ter o leilão dos ativos deles.
      Eu provavelmente tentaria ligar na avianca e tentar reacomodação para outro vôo de CGH, ou então idealmente outra companhia se eles conseguirem. E se for avianca, mesma regra, checkin online o quanto antes e chegada no aeroporto tb o mais cedo que der, pq tem algo de ordem de chegada nas reacomodações…
      Talvez tb ter um plano B, reservando passagens da gol mesmo pagando aqueles R$ 30 ou R$ 50, e aí se vc conseguir voar vc não efetiva o pagamento para ter o vôo.

• Lucas Moreira

Cansei de esperar eles cancelarem para tomar providências e entrei em contato via fone.. falaram pra eu ligar a partir das 8h, pois meu bilhete foi com pontos (maxmilhas).. vão tentar me realocar em CGH, mas só há 1 voo para salvador e pelo que vi no site e google flights só tem a partir do dia 15 🙁 fiquei nessa de esperar 72h antes do voo e muito provavelmente perdi a oportunidade. De qualquer forma, olharei as possibilidades amanhã para realocação em GRU e em último caso, coloco a sua ideia em prática (que por sinal é mt boa).

• Renato

Se for a da passagem gol reservada, só fica esperto com prazos. Acho que reserva da gol precisa ser com no mínimo 2 dias de antecedência do vôo, e ela só segura por 2 dias, então essa talvez só dê pra fazer próximo da data.
          Aí teria alternativas de pegar tarifa mais cara com possibilidade de remarcação sem tanto custo, precisa analisar 😉

• Lucas Moreira

Meu, liguei de novo pra avianca porque recebi há pouco sms da Maxmilhas falando que foi alterado.. A atendente desta vez me disse que somente tem a opção por CGH e caso não tenha, somente reembolso. As outras CIA não estão aceitando reacomodação, pois já está lotado. Problema que, como disse, só tem voo dia 15 (segundo sistemas online) e pra piorar, o meu voo de volta foi realizado em outra compra do Maxmilhas. Ou seja, não é 1 localizador com ida-volta. São 2 localizadores somente de ida. Sendo assim, creio que se eu perder o 1o, não tenho sequer direito de reembolso do 2o e perco o dinheiro.

Lucas…
              Assim como Decolar, Submarino, a Maxmilhas tem obrigação de te alocar em outra cia. aérea..
              Maxmilhas não é igreja e nem casa da caridade.. ela tem for finalidade LUCRO..
              Se ela não divide contigo o lucro, por que iria querer que vc arcasse o PREJUÍZO da operação de emissão da passagem ???
              Liga pra lá e pede pra eles emitirem em outra cia. aérea…
              Senão fizerem, é JEC neles…

• Lucas Moreira

Henry, entrei em contato com eles ontem a noite e me falaram que caso eu nao consiga embarcar, eles irão me reembolsar ambos os trechos. Só fui cabaço quanto a demora pra entrar em contato, visto que havia CGH. Fiquei nessa de esperar a passagem ser cancelada e aguardar o contato deles.. somente há vôos (que por sinal é diario) a partir do dia 15. De qualquer forma, meu vôo é 21h50 em GRU. Chegarei às 18h e continuarei em contato com a Maxmilhas.

• Renato

Se serve de algo, também comi bola demais com meus vôos, dei até sorte de ter conseguido ir e voltar mesmo que com pequeno transtorno.
                  Eu só fui me dar conta que meu vôo era Avianca dia 25, DOIS dias antes de voar. Aí liguei desesperado e consegui realocar pra CGH na sorte.
                  O pior é que eu venho acompanhando a morte da Avianca há uns meses, vendo pessoal penando, e em nenhum momento me ocorreu de ver se eu tinha algum vôo com eles.
                  No seu caso, tem uma pequena vantagem que é ter emitido pela MaxMilhas e eles estarem dispostos a reembolsar. Avianca supostamente reembolsaria tb, mas na situação atual da empresa a chance disso acontecer de fato é praticamente nula. Vi gente comentando que pediu reembolso desde ano passado pra eles e tá na luta até agora ela receber (não sei se confere, foi só gente comentando no aeroporto)

• Ítalo Alencar

A avianca Brasil, faliu! Quem tiver dúvidas que pesquise no comunicado do Grupo Avianca aos investidores americanos .

• Bruno Caporalini

Há uma oportunidade incrível de recrutar profissionais bem formados, comprometidos, capazes e que encontrarão no seu negócio motivação extra para alçar novos vôos. Compartilho do relato e deixo aqui meu agradecimento aos funcionários da #Avianca, que sempre deram o melhor e nos atenderam muito bem, conquistando a #paixão de tantos clientes, e demonstrando tamanha #resiliência neste momento difícil. #Força, turbulências assustam muita gente, mas vocês sempre as superam!

• Henry

Essa história do tópico, em proporção menos dramática, lembra um pouco a história do Titanic, onde heróis anônimos salvaram muitas vidas, até mesmo em detrimento das suas..
    O que se vê no tópico é que, muitos PROFISSIONAIS (com “P” maiúsculo mesmo) estão ali, trabalhando até o apagar das luzes, honrando seus empregos ( que talvez no dia seguinte nem existam mais), mas atendendo pessoas, se colocando “do outro lado do balcão” (na posição do cliente que precisa viajar), ao invés de estarem usando esse tempo do trabalho para procurar emprego…
    Nós passageiros, também deveríamos ter um pouco de sensibilidade para as limitações que esses funcionários podem propor no gerenciamento e também nos colocarmos “do outro lado do balcão” (na posição de funcionários, pré-desempregados) que estão ali bravamente tentando fazer o seu melhor…
    Ainda que o resultado não seja o esperado, a sociedade sempre cresce e se desenvolve quando fazemos o “nosso melhor”..
    Parabéns a todos os funcionários da Avianca que estão lutando até o final por nos atender..
    E o nosso “obrigado” pela qualidade do serviço/atendimento nos balcões, a bordo…
    Clap.. clap… clap….

Voltando a lembrar:
    Todos que emitiram passagens para voar pela Avianca através da Decolar, Submarino, MaxMilhas, CVC, etc etc, ou seja, se usou uma empresa que aufere lucro com a operação de emitir a passagem, então, essa empresa tem obrigação de te alocar em outro voo de outra cia. aérea…
    É aplicação pura da Teoria do Lucro que se aplica nesses casos: a empresa tem lucro com a operação e não pode empurrar o ônus para o cliente quando a operação dá prejuízo… quem assume é a empresa…

• Henry

Justiça suspende leilão da Avianca marcado para amanhã…
    Vide G1….

Editando: da Avianca não.. do que restou da Avianca…