Caso o passageiro não voe (no show) em passagens pagas com pontos Multiplus, os pontos serão definitivamente perdidos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Alerta do leitor Franco Danilo:

Passagens compradas a partir do dia 21/01/2019  pela Multiplus não permite qualquer tipo de cancelamento, reembolso ou devolução de pontos, caso o passageiro não voe, ou seja (no-show)”.

Essa informação aparece de forma muito restrita no site da Latam (através da remissão a um asterisco no rodapé da página), porém, em sites que comercializam passagens através de pontos, como a MaxMilhas, a informação aparece de forma mais clara:

Essa informação foi confirmada em dois atendimentos que o Franco realizou na central da Multiplus/Latam.

Então imagine a seguinte situação: seu voo, comprado com 30 mil pontos Multiplus, está marcado para as 10 da manhã. Por um problema qualquer (trânsito até o aeroporto etc.), você não chega a tempo para o embarque (no show). Pronto, você perdeu os 30 mil pontos (além do voo).

Conclusão

Portanto, para garantir o retorno dos pontos Multiplus para a sua conta, os pedidos de alteração ou reembolso devem ser feitos exclusivamente antes do voo.

Eis mais uma mudança ruim para o consumidor, típica, aliás, de uma empresa que vive modificando as regras para pior.

Obrigado ao Danilo pelo envio do alerta!

  • José Augusto Hillmann Xavier

    E quem comprou antes disso, tem direito? Não sabia…

    Em outubro passado, comprei CWB-BSB (ida e volta) utilizando pontos Multiplus + dinheiro, porém não utilizei o trecho de ida. Posso pedir a devolução dos pontos utilizados?

    • Henry

      Pelo regulamento quem compra usando “Milhas + Dinheiro” tem direito sim a devolução …
      Eles devolvem o “+” pra vc …
      Já as Milhas e o Dinheiro não… rsrs
      Colega, desculpa a brincadeira com uma coisa séria, mas os programas de fidelidade brasileiros passaram do ridículo ….

  • Henry

    Poxa Guilherme!!!!
    Que injustiça com a LATÃO…
    Não é assim do jeito que vc tá falando..
    Basta vc explicar o porque de ter pedido o voo e perguntar como faz pra reaver as milhas, que a a-tem-dente-arreganhado-pra-voce vai te responder gentilmente com um sorriso, de orelha a orelha:
    “… perdeu Playboy….” (TM)
    (TM) By Presidente Montão, quer dizer, Vice-Presidente Mourão ….
    Viu como vc foi injusto… cabe um mutretação, ops, retratação…

    • Anderson Cunha

      Bolsonarista sendo bolsonarista. Não quer que o vice assuma a presidência? Foi combo que escolheram no fast-food ano passado. Agora não adianta querer trocar o acompanhamento do lanche.

      • Henry

        O vice foi citado apenas porque ele, recentemente, usou a expressão “perdeu playboy”… ou vc não sabe disso????
        A propósito, votei no Bolsonaro mas não sou bolsonarista e sim alkimista( até que o Paulo Preto o comprometa).. … mas era voto jogado fora votar nele… o vice assume o lugar no impedimento do presidente, como ocorreu com o Temer e já te disse que o nome Henry ñ é exclusivo… tem vários por aí…

      • Henry

        E eleição não é fast foda-se. .vice é pra assumir na vacância do cargo.. foi o que aconteceu com a última vaca…ncia. .

  • Jorge Pizarro Revival

    Concordo que os programas de fidelidade estão cada vez pior, mas não vejo essa atitude da LATÃO como errada. Se não pode ir ao voo que cancele com antecedência e dê a empresa a oportunidade de ocupar o assento.

    • Beto Junior

      O raciocínio vale quando a empresa te deixa no chão pq praticou overbooking?

      • Rafael Chagas

        Pra isso tem as penalizações já previstas na legislação, certo?

        • Beto Junior

          Que nunca são cumpridas e a prática permanece institucionalizada entre as aéreas. Para manter a relação consumidor/empresas equilibrada sempre foi cobrada uma taxa (bem salgada) de no-show, a partir do momento que essa possibilidade deixa de existir e sem contrapartidas, torna-se desproporcional. O reembolso nunca foi gratuito.

        • Henry

          Rafael…
          Só se entrar na Justiça.. porque resoluções da ANAC são bem brandas…
          Não pode ocorrer o overbooking para quem quer dar penalidade máxima para quem perde o voo.. ela tem que dar o exemplo.. senão é o que é: excesso/abuso da cia. aérea…
          Se o avião está com 10 assentos vazios e sem procura para ocupá-los.. o que dará de prejuízo para a cia. aérea se um passageiro deixar de embarcar ???
          Já uma pessoa perder reserva de hotel com a família, reserva de carro alugado, ingresso num determinado show que já havia reservado, tudo isso porque a cia. aérea vendeu mais assento do que a aeronave tem e deixou o cara sem viajar, se limitando a hospedá-lo e dando refeição, quando tudo que a pessoa queria era aproveitar as férias… acha isso justo ???
          Claro que o cara vai ter que entrar na justiça para pedir pelos direito, porque as resoluções da ANAC não tratam disso de forma adequada..
          E mesmo entrando na justiça, o dano material fica limitado pelos valores da Convenção da Montreal…

    • Flying_FlyerBBB

      Concordo !
      Ligando antecipadamente para cia vc resolve, não vejo problemas nessa regra

    • Henry

      Jorge…
      Eu tb faço assim, mas e se o Sindicato/Associação dos Reclamentos Quaisquer fechar uma via importante, como usualmente fazem, e a pessoa perder o voo ??? Perde tudo ????
      E se a cia. aérea fizer a sacanagem de vender mais assentos do que a aeronave tem, prende o CEO dela por estelionato aéreo?? Impede o avião de levantar vôo????
      LATÃO está com as aeronaves em estado lastimável de conservação… tem um site que é um teste de paciência para seus usuários… ela da mostras de que C&A (caga e anda) para seus passageiros e vem querer posar de cumpridora que pode exigir comportamento exemplar das pessoas????
      Tem um “dever de casa” que ela ñ faz, então ñ tem moral pra dar zero em quem tb ñ faz….

  • Henry

    Eu penso igual ao Beto Júnior e já tinha externado isso no MdM
    Cias. aéreas são useiras e viseiras em praticar overbooking, que é vender passagens em número superior aos assentos da aeronave, porque, segundo elas, existe um “soft” que tem estatísticas de no-show dos passageiros…
    Então se a LATÃO assumir o compromisso firmado em cartório, com o testemunho dos 11 ministros do STF que NUNCA mais vai praticar overbooking, eu penso que ela PODERIA não devolver milhas/grana se ocorrer no-show e o voo estiver lotado, porque aí ela deixou de vender passagem para alguém e depois o avião voou com assento vazio e isso da prejuízo a ela…
    Já se o avião tiver, digamos, com 10 assentos vazios e 5 passageiros derem no-show, ainda assim ela tinha 10 assentos livres para vender… não tem prejuízo algum e, neste caso, ela tem que devolver a grana/milha das pessoas…
    Eu cancei de cancelar voos antes da viagem, pagando multa e reavendo milhas de boa, apenas achando a multa com valor inadequado.. acho que, se possível, esse é o procedimento adequado, porque vc libera o assento para a cia. vender ou, principalmente, outros colegas poderem usar suas milhas ….
    Mas existe aquela situação em que a pessoa perde o voo por uma excepcionalidade de um engarrafamento ou porque saiu atrasado da reunião etc e, se a empresa aloca o assento dele, por que se acha no direito de não devolver milhas/grana ???? (até porque ela cobra uma taxa EXTORSIVA pra fazer isso)…
    Enfim…. a LATÃO não vai deixar de praticar overbooking e ñ devolver as milhas/grana dos clientes se enquadra no tipo penal FURTO..
    Quem entrar no JEC, tem muita chance de reaver…

  • MAZ

    Alguém pode usar, a Smiles tem esse “esquema” de devolver as milhas no caso de no show? Onde leio essa regra? Muito obrigado.

  • affohque

    Gostaria de confirmar esta informação: dia 17/03 tinha 2 bilhetes tirados com milhas em um vôo de SP (CGH) para o Rio (SDU) às 19h00, mas devido ao trânsito e chuva, cheguei atrasado em Congonhas e perdi o vôo. Ao chegar na loja da LATAM me informaram que como o vôo já estava decolando eu perderia as passagens e as milhas.

    Resultado: Precisei comprar 2 novas passagens (1 consegui tirar com milhas, a outra com $$).

  • Alvaro Nogueira

    Pessoal! Alguém poderia me ajudar com relação a Azul? Emiti uma passagem com milhas porém não poderei mais ir. Caso eu apenas não compareça, serei cobrado por isso?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×