Dúvida do leitor: como resgatar milhas a preços razoáveis para ir do Rio de Janeiro (RIO) para Trinidad e Tobago (POS)?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Segue a dúvida do leitor Cristiano, que pode servir de base para que outros leitores consigam resolver dúvidas semelhantes:

“Olá pessoal, vim aqui tentar pegar uns insights da galera mais experiente em emissões internacionais.

Eu e minha esposa estamos tentando ir do Rio (RIO – qualquer aeroporto) para Trinidad (POS – Port of Spain, não é Piece of Shit!) e Nova Iorque (NYC – qualquer aeroporto) em maio, em classe econômica. Tanto faz começar por POS ou NYC. O fato é que está difícil encontrar passagem RIO-POS ou POS-RIO com pontos a preço razoável.

Tenho 20k pontos na Azul e 200k pontos na Livelo.

O que tentei até agora:

TudoAzul – só dá pra pesquisar disponibilidade pelo telefone. Teoricamente daria para emitir Copa GIG-PTY-POS ou o inverso por 35k pontos. Pensei que, havendo Saver Award na pesquisa pelo site da United (classe tarifária X – tem até bastante!), haveria disponibilidade pela Azul.

Ledo engano… a moça pesquisou qualquer dia de março a maio e não havia disponibilidade nenhuma! A mesma coisa no trecho POS-EWR (United – voo direto). Lá eles até encontram disponibilidade, mas não conseguem tarifar. Não consigo nem dizer por quantos pontos sairiam pois a tabela da United via TudoAzul não tem tarifação para trechos Caribe-Am. Norte!

Ou seja, nada consegui pelo TudoAzul.

Pela Livelo até consigo disponibilidade no trecho POS-EWR por 25k pontos. Não é barato, mas razoável, visto que a passagem em dinheiro sai a 900 reais.

RIO-NYC ou NYC-RIO dá pra emitir a 39k pontos pela LATAM, valor razoável.

Não tenho nada no MileagePlus da United, mas os preços em pontos lá são bastante razoáveis. Livelo transfere pra lá a 2:1.

No MileagePlus, RIO-POS pela Copa sai a 20k pontos (40k Livelo) e POS-EWR a 17,5k pontos (35k Livelo). No caso de POS-EWR, é mais vantajoso emitir direto pela Livelo! Mas RIO-POS direto pela Livelo sai a aproximadamente 68k, bem mais caro que pelo MileagePlus.

Obs.: POS não é um destino de pesquisa válido para a Livelo, mas dá pra pesquisar por qualquer outro destino válido (CCS, por exemplo) e fazer duas ou três alterações na URL de busca para colocar POS manualmente. Funciona!

Muito obrigado por quaisquer sugestões!”

………………………………

Aparentemente, a opção pelo MileagePlus da United, resgatando voos Copa, seria a melhor alternativa, dada a quantidade de pontos que eles pedem tanto para o trecho mais longo RIO-POS, quanto para o trecho mais curto POS-EWR.

O Tudo Azul poderia ajudar bastante ao fazer o meio de campo para resgates na Copa, mas nem pra isso esse programa serve, conforme comprovou o Cristiano na prática ao tentar tarifar os bilhetes pela central.

É como disse o Henry essa semana, não adianta nada o programa fazer promoções de bônus de “até” 90% se eles não melhoram os resgates.

E você, o que acha? Aliás, você já viajou pra Trinidad e Tobago resgatando milhas? 

Obrigado ao Cristiano, por ter gerado ideias para esse post!

Tagged as: , , ,
  • Fábio

    Bom dia, Cristiano

    Com o Smiles você também consegue resgatar passagens da Copa. Chequei e no mês de maio dá para resgatar seu primeiro trecho por valores entre 57 mil e 88 mil pontos, com uma boa disponibilidade para resgate com 75/60k. De lá é possível voar ainda pela Copa para NY por 34 mil milhas, com disponibilidade quase diária com esse valor. Aí no último trecho a oferta de empresas aéreas é maior (Delta, Aeromexico, Copa, etc) e os trechos mais baratos sairiam 61 mil com disponibilidade razoável conforme em anexo.

    Com isso o custo total de emissão seria de 60 + 34 + 61 = 155 mil pontos por pessoa, o que teoricamente é caro, porém lembre-se que estamos falando de Smiles.

    A Livelo frequentemente faz promoções bonificando 100% para o Smiles, nesse caso o custo de emissão seria de ‘apenas” 77,5 mil pontos Livelo por cabeça, ou 155 mil para o casal, o que está dentro de seu budget proposto.

    Abraço

    https://uploads.disquscdn.com/images/b36c9743818435f1d2dc0aa9345b1de05a46b8bac74748f47b01b33bf315f2f1.jpg

  • Neto

    Cristiano.

    Com os 200 mil pontos que vc tem na Livelo dá pra transferir pra TAP e emitir os 3 trechos (exemplo: ida até NY com stopover em Port of Spain e volta NY – RJ) por 100 mil pontos por pessoa em executiva. Só precisa verificar a disponibilidade. Se tiver, eu creio que seja o resgate mais vantajoso.

    Abraço e boa sorte.

    • Lucas

      E 70 mil pontos na econômica, se não quiser gastar tudo. Se tiver disponibilidade (o que vc já sabe procurar!) em todos os trechos na United ou Copa vc pode combinar a vontade, podendo fazer 1 stopover e não passando o limite de 6 trechos no total.

      É sem dúvida o melhor valor com exceção de promoções por aí..

      Boa sorte!

      • Cristiano

        Olha aí, interessante essa opção, e ficaria tudo num mesmo bilhete… não tinha pensado em stop, mas faz todo o sentido, principalmente pelas regras da TAP… e eu vi a promo de 100% TAP mais 50% de desconto em emissões, se tivesse me tocado que dava pra fazer pela TAP!
        No entanto, ao tentar simular a emissão pelo site da TAP, quando tento buscar pelas companhias Star Alliance, a tela seguinte me retorna “URL malformed”… parece problema no site deles… essa emissão teria que ser feita por telefone?

        Obrigado a todos pelas preciosas dicas!

        • Lucas

          Cristiano, a promo de 50% de desconto era para vôos da TAP, então não ajudaria no seu caso. O bônus de 100% sim seria ótimo, pq vc mandaria somente 70k/100k do Livelo e conseguiria emitir para os 2 pax econômica/executiva.

          Por via de regra, emissões no Miles&Go para parceiros é via telefone. Ano passado eles lançaram a possibilidade de emitir para parceiros da Star Alliance via site, mas nem todo mundo consegue fazer a busca, parece que não mostra disponibilidade de todos os parceiros também. Por exemplo, acho que não mostra United, então no seu caso eu ligaria logo.

          O problema é que a TAP cobra da taxa de emissão e no site é mais barato que via call center.

        • Flying_FlyerBBB

          seguindo as dicas dos colegas, o site TAP é para fortes…kkkk, bem basta voce clicar no botão “back” no site e a janela se abre.

          • Cristiano

            Isso mesmo, ora pois pois… totalmente intuitivo! rsss
            No entanto, disponibilidade zero pelo site em buscas para qualquer trecho! Tentarei ligar… mas… buscando no site da United não tem nenhum voo decente (< 20 horas) para NYC-GIG (fim de maio)… e a TAP só emite roundtrip… dicas?

            • Lucas

              @disqus_5AoQy3unuT:disqus só emite roundtrip, infelizmente

              Talvez dê pra fazer: GIG-PTY-NYC(stopover)-POS, POS-PTY-GIG.. ainda ficaria com menos de 6 trechos

              Se por acaso o/a atendente da TAP reclamar que vc está passando por PTY 2x, vc desliga e liga de novo. Se repetirem, pede pra escalar pra um superior

              • Cristiano

                Acabei de ligar lá, nenhuma disponibilidade de/para POS, assim como na Azul… tenso… não vou poder usar a TAP!

                • Lucas

                  Estranho.. eu tentaria de novo com outro atendente. Pede pra se certificarem de que estão procurando na tarifa certa (X = econômica, I = executiva)

                  Pelo site da United, tem disponibilidade PTY-POS o mês de maio todo

                • Lucas

                  Cristiano, realmente não tem vôo de NY para POS via United. Você teria que conectar em IAH.

                  Por exemplo:
                  – ida: GIG-EWR
                  – volta: EWR-IAH-POS(stopover)-PTY-GIG

                  Ainda estaria abaixo do limite de 6 trechos

            • Flying_FlyerBBB

              Uma dica que eu descobri é, buscando trecho a trecho. Busque só ida e só a volta. Ao final tente comprar 1 trecho só, na tela seguinte vai aparecer a tela pro outro trecho, pq esse programa só permite passagem roundtrip.
              E corre pro abraço…
              abs,

  • Henry

    Com 200k na Livelo, vc pode conseguir uma promo de bônus pro Smiles de 75% ou 100%.. ficará com 350k ou 400k milhas..
    Bem…
    De NYC para POS, ida e volta econômica/pessoa é 68k, voando Copa… 2 pax = 136k…
    De GIG para JFK, ida e volta econômica/pessoa é 122k, voando Delta… 2 pax = 244k..
    Total = 136+244 = 380k…
    Então, vc pode fazer o seguinte:
    Usa o Viaje Fácil… emite GIGJFK, ida e volta, 2 pessoas.. e NO MESMO DIA, emite JFKPOS…
    Se possível, emite com a volta para ficar uns 2 ou 4 dias em JFK.. já que são bilhetes separados, vc pode controlar isso..
    E porque emitir tudo no mesmo dia ??? porque se depois que emitir Rio x NYE vc não conseguir emitir NYC x POS, vc cancela o primeiro bilhete e faz isso no mesmo dia que não tem multa.. é direito previsto na ANAC.. (na verdade, o CDC permite até 7 dias… mas vc sabe que o CDC não é respeitado pelas empresas…)
    E, depois fica esperando pintar promoção de bônus entre Livelo e Smiles…
    OBS:
    -Vc tem que enviar os pontos pro Smiles até 60 dias antes pra quitar a compra fiado.. senão eles cancelam tudo…então, se vc for viajar dia 01/maio, tem que enviar os pontos até dia 01/março…. complicado, né ???
    -Se não pintar promo de bônus, vc vai perder os R$ 120,00 x 2 = R$ 240,00 que usou pra comprar fiado no Viaje Fácil…

    – Não leve em consideração o que o Celso vai falar sobre mim.. eu não estou maluco, não estou chapado e não recebi jabá do Smiles… o Celso tem SmilesFobia (eu tb tenho, mas eu tomo remédio pra controlar)…..rsrsrsrs..(ah, e tb não frequento Bar do Brocha… rsrsrs)…
    Boa sorte…

    • Henry

      Ah.. tem a dica preciosa do Neto.. dá uma olhada nisso, mas o tempo urge…. rsrs…

      • Laertes Andrade Munhoz

        Henry, aproveitando seus conhecimentos.
        já emitiu passagem pela cia grega Aegean (star aliance)? trecho Atenas x Miconos? Tentei olhar pela site da TAP e não encontrei.
        Desde ja agradeço

        • Henry

          Não… nunca emiti….

        • Celso Junior

          Se nao me engano esse trecho ATH-JMK é operado pela Olympic. Ja tentei emitir pela Tap e Amigo, mas acabei tendo que pagar mesmo

          • TRL

            Exatamente, os trechos domésticos da Grécia são operados pela Olympic Air, ou seja, fora da Star Alliance – não se pontuam nem se resgatam esses voos em parceiras.

            • Laertes Andrade Munhoz

              Entendi, achei os valores altos… abs

          • Laertes Andrade Munhoz

            Valeu Celso, vai ser o jeito! rs

        • Henry

          Laertes…
          Eu nunca fui à Grécia… mas um colega aqui do trabalho, que casou em 2017 e foi pra lá.. fez Atenas => Mykonos => Santorini…
          E, o trecho Atenas => Mykonos ele fez de catamarã… é uma opção barata…

          • Laertes Andrade Munhoz

            Grato pelas dicas! Pelo ferry fica a metade do preço,.. abs

    • Observando Fato
      • Henry

        Observando o Menu…. Celso, o Pizzaiolo….rsrsrs….

  • Nelzon

    Uma opção interessante para resgates EUA/Caribe e Caribe/Caribe (que inclusive eu estou tentando resgatar) seria com pontos TudoAzul voando com os parceiros United e Copa.
    Eu quero voar SJU-HAV em março e a opção mais barata é com a TudoAzul por telefone utilizando a tabela Caribe/Caribe por 15k. Não achei nada mais barato que isso (LM 20k, MP 17,5k e Smiles 35k).
    Aí entra o problema:
    Quem disse que existe qualquer disponibilidade UA e CM para o TudoAzul?

    No caso do Cristiano seria uma boa EWR-POS via UA ou até JFK-PTY-POS via CM (onde é mais fácil encontrar disponibilidade) por 20k TudoAzul mas não faço ideia que qual classe tarifária a Azul usa na Copa para verificar disponibilidade.

    Se houvesse outra promoção 100% TAP seria a melhor opção GIG-PTY-POS-EWR-GIG por 70k TAP (35k Livelo).
    Mas levando em consideração que isso não ocorrerá tão cedo, as opções atuais que vejo como viável de NYC para POS seriam:
    Smiles 41k via AC
    TudoAzul 24,5k via CM (site interline)
    LifeMiles 17,5k via CM

    https://uploads.disquscdn.com/images/f2d0a99162815711944321eb0f0b9483942a67aba2f24852f31fa38f77cac966.png
    https://uploads.disquscdn.com/images/51fd4179e690ce3a4ae3d07c24c40322a08368da7350f0ef2774250c6d076e8e.png
    https://uploads.disquscdn.com/images/2ae9ec5afdb38c677bf40a239eb5af02c89f145b2e34f054d2007298441836f0.png

  • Henry

    Pra não perder o hábito, o tradicional HOT – Henry Off Topic….rsrs

    Recebi um e-mail da Accor / Le Club…

    Vem aí o ALL – ACCOR LIVE LIMITLESS…

    Ou seja, eles vão mudar o Le Club Accor….
    Tudo muito vago… novo status.. novos resgates e novas formas de acumular pontos..
    Por via das dúvidas, já encostei na parede…
    A conferir..

    • Giovanni Lucas

      Olá, Henry. Sempre acompanho suas contribuições e sigo várias dicas, gostaria de tirar 3 dúvidas contigo:

      1) O desconto do Business Plus se aplica para reserva com pontos?

      2) Os pontos só podem ser utilizados no momento da reserva, ou seja, não há mais a possibilidade de fazer reservas com a melhor cotação para só então utilizar os pontos? Esta dúvida se relaciona com os relatos de que haveria uma diferença de preços entre reservas feitas com pontos e reservas pagantes.

      3) As noites utilizadas com pontos contam para status e também pontuam para resgate?

      Desde já, agradeço.

      • Henry

        1- Sim, vc terá o desconto… na hora de pagar, vc pode escolher pagar com dinheiro, com pontos (vc só vai pagar cash um pequeno valor que seja menor que 40 euros), ou com ambos…
        2- Não existe diferença de preços entre reservas feitas com pontos e cash.. a diferença que existe é se a reserva é do tipo cancelável(mais cara) ou não cancelável (mais barata)… EU NUNCA faço reservas do tipo Não cancelável.. prefiro pagar mais caro e poder cancelar, devidos a problemas de última hora em compartilhar disponibilidade de todos na família…
        3- Não.. NORMALMENTE, as noites pagas com pontos não contam pontos para status e nem pontua para resgates… MAS.. umas poucas vezes, paguei com pontos e mesmo assim recebi uns pontinhos de status e rewards… mas acho que isso se deu por erro da atendente do balcão..

        Veja… hoje vc pode pagar suas reservas no momento em que faz a reserva… no ato em que vc fechar a reserva, seus pontos serão diminuídos do seu saldo… mas não fique preocupado, porque se a reserva for do tipo CANCELÁVEL, se vc cancelar, os pontos retornam no mesmo momento para sua conta (às vezes vc tem que sair/entrar na conta para atualizar o saldo)… MAS.. fique atento à data limite para fazer o cancelamento…
        Já se fizer uma reserva do tipo NÃO CANCELÁVEL e cancelar… aí é a frase do Vice-Presidente: “… perdeu playboy….”.. rsrs

        • Henrique M

          Quanto ao número 03 eu tenho que discordar. Comigo a regra é acumular noites quantificáveis sim quando uso pontos. Acho que isso está no regulamento. Quanto a pontuar numa reserva paga com pontos vai depender de quanto em dinheiro residual você pagar, pois o pontos acumulados vão ser calculados em cima do que você pagou em cash/cartão. Por isso quase nunca pago integralmente uma reserva com pontos. Deixo sobrar pelo menos de um cupom a serem pagos porque é a fração mínima que o Le Club usa para calcular o acúmulo de pontos é de 10 euros. Assim garanto que recebo uma noite qualificável, recebo pontos gerando atividade em conta e prorrogrando meus pontos e ainda posso ganhar pontos adicionais caso haja alguma promoção vigente. Ano passado foi todo assim, foram 32 noites, sendo que 21 foram pagas com pontos e todas as 32 foram creditadas.

          • Henry

            Sim Henrique… mesmo pagando apenas o resíduo, o valor acumulado foi errado, porque se eu pago apenas 21 dólares, não posso acumular quase 6.000 pontos no Le Club (isso foi no Sofitel Washington) …. outra vez foi no Sofitel Guarujá.. paguei com pontos + R$ 90,00.. e acumulei 3.700 pontos..
            Claramente foi erro…
            Eu pago integralmente com pontos.. só não pago o que o próprio sistema gera como resíduo..
            Por exemplo: se a conta for 410 euros, o sistema vai me cobrar 400 euros sob a forma de 10 voucher´s de 40 euros (=10 x 2.000 = 20.000 pontos) + um pagamento no cartão de 10 euros…
            E eu tinha dito que não acumula pontos para status e para resgates.. não tinha falado que não acumulava noites…

  • Daniel Gadelha

    O TudoAzul se tornaria bem mais valioso se permitisse os resgates com os parceiros que tem tabela fixa online. Mas pelo relato do colega, infelizmente nem por telefone está sendo possível.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×