Dúvida do leitor: qual cartão de crédito devo cancelar: Smiles Visa Platinum do BB ou o Credicard Master Black?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Eis a dúvida do leitor José Filho, inicialmente endereçada ao Daniel Gadelha:

“Preciso cancelar um dos meus cartões, os que estão na berlinda são o Smiles VISA Platinum do BB e o Credicard MC Black.

Na sua opinião, levando em consideração que realizo mais viagens domésticas (internacionais apenas uma por ano), os benefícios de cada um e anuidade, qual me aconselha a cancelar”.

Eis a resposta do Daniel:

“Olá José, vamos ver se posso ajudá-lo. Qual cartão manter vai depender muito do seu perfil de viajante.

O Credicard Black tem as vantagens de ter uma pontuação justa, permite transferir para vários programas (com eventuais bônus, inclusive), tem acesso a sala MC Black no T3 em GRU e tem política de isenção de anuidade claramente definida.

Se você viaja com frequência com a Gol e não tem status no Smiles, o cartão de crédito Smiles te oferece um volume de bagagem despachada, acesso as salas Gol Premium Lounges domésticos e internacionais, além de embarque e checkin prioritários. Benefícios que o Credicard Black não vai te oferecer.

O lado negativo dos cartões Smiles é que considero a anuidade dele “inegociável”, principalmente se tiver sido emitido pelo BB, além de você não poder transferir os pontos para outro programa além do Smiles e não participar das promoções de transferencia bonificada.

Não lhe aconselho cancelar o Credicard pois você pode tentar isentar a anuidade dele todos os meses (mantendo gastos mensais de 6 mil reais).

Manter o Smiles vai depender do quanto você viaja de Gol e o quanto você valoriza os benefícios que ele vai te oferecer ao voar Gol”.

Conclusão

Concordo com a opinião do Daniel.

Aliás, uma regra de bolso que eu tenho é justamente evitar cartões co-branded (Tudo Azul Itaucard, Multiplus Itaucard, Smiles BB/Bradesco/Santander etc.), e dar preferência aos cartões “coringas” (participantes, por exemplo, de programas tais como o Livelo, Santander Esfera, Itaú Sempre Presente etc.), que possam transferir a múltiplos programas de milhagens, e ainda com bônus de transferências.

Um agravante que pesa demais contra os cartões co-branded é a política de isenção/desconto de anuidade, que quase sempre não existe, ou, quando existente, é pior que a oferecida pelos outros cartões de crédito coringas. O caso dos cartões de crédito Smiles é sintomático dessa situação.

Concentrar acúmulos de pontos só vale a pena em situações muito específicas, para não dizer raras, quando o viajante decide se fidelizar, com caráter de exclusividade, a uma única cia. aérea, o que, no Brasil, acho bem difícil, haja vista que todas têm seus pontos fortes e principalmente pontos fracos, pontos fracos esses que podem ser explorados pelas outras cias. aéreas, e também pelos viajantes.

Agradecimentos ao José e ao Daniel por mais um útil e proveitoso debate na caixa de comentários!

 

  • AAraujo

    Concordo com o relator. Cartão de crédito Smiles só com a primeira anuidade gratuita (e cancelando antes de um ano).

    • Fábio

      E com gastos apenas pra comprar chiclete pra ter os pontos bônus do desbloqueio liberados

    • Daniel Gadelha

      Pois é, mas o cartão Smiles vai ganhar mais valor quando somente ele irá gerar pontos qualificáveis.

  • Willian Porto

    Contraponto.
    Tenho Tudo Azul Platinum e depois de 1 ano não queria mais pagar anuidade. Liguei para cancelar meu cartão. Além de me isentarem por um ano, devolveram todas as parcelas de anuidade que tinha pagado.

    • Alan Souza

      sim, o cartão itau tudo azul tem uma nova politica de isenção de anuidade e ainda bonificaçao nos meses que vc atingir um gasto minimo… parece que vai ficar bom ainda não fiz as contas mais no site do itau ja tem tedos as informações

      • Willian Porto

        Me deram sem gasto mínimo, o que é melhor ainda. Ainda fui incentivado a ligar para lá no ano que vem e ver se consigo manter a isenção.

        • Daniel Gadelha

          Também consegui isentar antes da entrada dessa promoção, ou seja, sem gasto mínimo. Acho que nos meses de dezembro e janeiro estavam oferecendo pontos em dobro no cartão e agora entrou essa promoção de 4k de bonificação mensal que é bem generosa.

    • Daniel Gadelha

      William, o cartão da Azul é a exceção que temos no mercado. O desconto de 10% de desconto em voos da Azul é muito valioso. Minha família já viajou para MCO de Azul e o valor do desconto que foi dado pelo cartão foi maior que o valor da anuidade, muito embora que eu tenha conseguido negociar no ano passado e esse ano fiquei isento. Além de oferecer dois volumes de bagagem despachada nos voos domésticos na versão Platinum que é excelente e outros benefícios.

  • Henry

    José, por favor, pode responder às seguintes questões:
    1- qual seu gasto médio mensal??
    2- quantas vezes viaja por ano doméstico e internacional ???
    3- em que cias. aéreas vc voa doméstico e internacional ??
    4- vc já tem milhas acumuladas em programas nacionais ?? quanto em cada um deles ??
    5- vc tem condições, hoje, de conseguir um cartão black ou infinite em outro banco, por exemplo Santander ou Bradesco ??
    6- o que vc pretende fazer com suas milhas ?? viajar para onde ??? com que frequência ?? quantas pessoas em cada bilhete ???

    • José Filho

      Olá, Henry, tranquilo? Vamos lá:
      1. Acho que você pergunta no cartão, correto? Atualmente gira em torno de 4k, raramente ultrapassa 5k.
      2. Doméstico: 2 a 4 vezes, atualmente Fortaleza, Brasília e São Paulo são nossos destinos favoritos. Internacional: 1 vez a cada 12 ou 18 meses, e nunca saímos da América do Sul. Quem sabe esse ano né, rsrs..
      3. Doméstico: era sempre a com passagem mais barata no momento, e mais recentemente a Gol por causa do Smiles Platinum. Internacional: fizemos poucas, sempre de LATAM (fizemos uso do MC Black). Depois que consegui o Smiles Platinum não viajamos ao exterior.
      4. Acumulava na Azul, LATAM e Smiles. Mas atualmente tenho somente na LATAM e Smiles, e são poucas, nada demais.
      6. Acho que a 4 pergunta responde.
      5. Não Henry, acho que não tenho, infelizmente. Deixei para responder essa pergunta por último porque gostaria de fazer algumas considerações:
      A. Agradecer, mais uma vez ao Daniel e Guilherme. E a você agora, por tentar me ajudar.
      B. Tive uma queda nos meus rendimentos, aliada a um aumento das despesas, por isso preciso cancelar um dos cartões. Acho que é a realidade da maioria dos brasileiros hoje.
      C. Queria ter conhecido vocês aqui antes, não teria cometido alguns erros, tais como: não concentrar os gastos em um único cartão, afim de obter isenção de anuidade (gastava em 4 cartões diferentes). Não tentar priorizar um programa, afim de não pulverizar as milhas em programas separados. Não aproveitar bônus e promoções, dicas, etc.
      D. O Smiles Platinum e Credicard MC Black são os meus principais
      cartões atualmente.
      Abraço a todos.

      • Fábio

        Os benefícios do cartão Smiles são relevantes para você, José? O Smiles Platinum deve te dar 2 milhas por dólar, depositadas automaticamente em sua conta Smiles. O seu black deve dar algo entre 2 e 2,5 milhas por dólar, mas transferíveis para outro programa. Porém, como sempre dá pra aproveitar as promoções de transferência (no Smiles em geral entre 60 e 80%), suas milhas transferidas ficariam em torno de 3,2 (2 pontos por dólar com 60%) e 4,5 (2,5 com 80% de bônus). Isso sem falar que no Black você teria a flexibilidade de transferir para o programa de sua preferência.

        Estimando gastos mensais de 4,5 mil reais e considerando a cotação do dólar de seu cartão em 3,90 reais você tem despesas mensais da ordem de 1150 dólares, ou algo próximo de 14 mil dólares anos. Com o cartão Smiles você geraria 28 mil pontos em sua conta Smiles. Com seu Black geraria algo entre 44.800 (3,2 pontos por dólar) e 63.000 (4,5 pontos por dólar) no mesmo programa. Considerando o valor de mercado de milhas smiles em torno de 21 reais cada milheiro esse ganho extra entre 350 e 735 reais.

        Pessoalmente prefiro os cartões Black pelos benefícios superiores. Optaria por manter o Smiles apenas se você viajar muito pela Gol e os benefícios desse cartão, por exemplo, bagagem gratuíta forem muito usados por você e sua família. Caso você opte por esses benefícios faça a conta do número de bagagens e o valor unitário de cada uma. Se o valor for superior aos 350 reais que você ganha a mais de acumulo com o Black seria melhor manter o Platinum.

        • José Filho

          Olá Fábio, tranquilo? Excelente análise, obrigado pela ajuda. Sim, gosto dos benefícios do cartão Smiles, sempre que possível e por preço justo viajo Gol para usufruir da 1 bagagem gratuita, poder parcelar em até 12x sem juros (se necessário) e obter 3 pontos/milhas Smiles por $S 1 gasto em compras de passagens Gol. Quando viajo a GRU também uso o Gol Premium Lounge na volta quando o horário do voo permite. Penso que o Smiles nesse momento me serve um pouco mais por causa disso, mas aí lembro que estes benefícios são válidos, segundo regulamento, até 31/12/2019. Estes benefícios estão sempre sendo renovados, ano após ano, mas até quando?
          Enfim, dúvida grande de qual escolher.
          Abraço a todos.

          • Daniel Gadelha

            José, concordo com o Fábio!

            • José Filho

              Obrigado, Daniel.

          • Fábio

            Tranquilo, José! Que bom que meu comentário te ajudou. Só não se esqueça de fazer os cálculos de acordo com a bonificação de seus 2 cartões, mas de acordo com o descrito aparentemente o Smiles é melhor para você.

            Tenho o mesmo cartão com você, um Smiles Platinum que peguei numa promoção em que a Gol dava anuidade grátis por volta de setembro do ano passado. Quando peguei constava que os benefícios eram válidos até 31/12/2018, porém foram renovados por mais um ano. Acredito que isso ocorra automaticamente todo ano, mas nunca dá pra ter 100% de certeza devido as políticas da empresa. Não sei o que farei quando o cartão completar 1 ano, mas provavelmente o cancelarei caso não tenha atualização da isenção de anuidade.

            Tenho também o Santander Black e priorizo sempre esse cartão pois vejo mais vantagens na pontuação e oportunidade de transferências bonificadas.

            Outra dica importante é ficar esperto aqui no blog. Eu nunca planejei ter esse cartão smiles, mas li um post por aqui no Smiles day falando da isenção da anuidade (e ainda ganho de pontos grátis) e por isso optei por pegá-lo. Creio que muitos leitores do blog fizeram o mesmo

            • José Filho

              Sim, agora estou diariamente aqui no blog. Obrigado pela ajuda, Fábio.

    • Henry

      José..
      Pela sua resposta, e considerando o que o Daniel já tinha colocado, assim como os demais colegas, eu acho que, no teu caso específico o melhor pra você é realmente manter o cartão Black… com destaque para os seguintes detalhes:
      – vc gasta por ano, algo em torno de R$ 48 mil.. o que corresponde a +- 11.500 dólares (cotação a R$ 4,15 do dólar/cartão)..
      No Smiles vc receberia umas 23.000 milhas com isso a conversão de 2:1…
      Já no Black, vc receberia 23.000 PONTOS, com com a promoção de 100% de bônus para o próprio Smiles, vc ficaria com 46.000 milhas.. ou seja, vc recebe 23.000 milhas a mais..
      Como vc viaja uma média de 3 x ao ano em doméstico, sem o cartão Smiles, vc teria que pagar 3 malas despachadas, o que te daria o custo de R$ 40,00 x 3 = R$ 120,00… R$ 120,00 para receber 23.000 milhas a mais é muito bom. o custo da milha está a R$ 0,0052…
      Por outro lado, tem a economia na anuidade do cartão Black que vc pode negociar.. e isto paga com sobra as 3 malas que vc teria com o cartão Smiles… uma anuidade de R$ 600.00, te permite pagar 15 malas despachadas na Gol… pense nisso…
      Mas.. quer saber qual é a maior vantagem de todas ????
      Como vc mesmo disse, vc teve uma redução nos seus vencimentos de uns anos pra cá… então.. talvez seja MUITO difícil vc conseguir um cartão Black novamente…
      Já ter um cartão Smiles, é fácil.. porque eles fazem de tudo para empurrar o cartão…
      Minha sugestão: conserve seu cartão Black… ligue para o Smiles e fale a verdade: que vc não tem condições de pagar dois cartões e que vc estará cancelando o Smiles… tente manter o cartão Smiles sem anuidade…se não cederem, então cancela…
      E, me desculpe pela demora… este fimdi foi complicado…

      • José Filho

        Olá Henry, boa tarde.
        Agradeço a atenção e seu tempo na busca por me ajudar.
        ” talvez seja MUITO difícil vc conseguir um cartão Black novamente” Excelente observação, ainda não tinha pensado nisso.
        Talvez no momento manter o Black seja a melhor opção.
        Obrigado a todos.

      • Cristiano

        Concordo com tudo que escreveu, mas uma correção factual no texto… cada bagagem despachada está custando, antecipadamente, 60 reais POR TRECHO… então no seu exemplo de 3 viagens domésticas por ano daria 360 reais… abs

        • Henry

          Vlw Cristiano pela correção..
          Mas.. contratando a mala no momento da emissão da passagem, não custa R$ 40,00 ???
          No mais eu errei realmente porque só computei a ida…
          É que hoje, ao responder, eu era o Henry advogado e não o engenheiro…. rsrsrs…

          • Cristiano

            Nos canais digitais 60 reais, no balcão de check-in 120… as aéreas aumentaram absurdamente o valor das bagagens despachadas no ano passado.

  • SwineOne

    Pessoal, alguém aqui usa o RecargaPay?

    Mês passado paguei uns R$ 4.000 em boletos no Recarga Pay, conforme relatado em um comentário aqui que virou post, e não foi cobrada nenhuma taxa.

    Ontem paguei duas contas no Recarga Pay, totalizando cerca de R$ 2.200, e ao tentar pagar uma terceira conta de R$ 1.510, queriam cobrar R$ 30 a mais, suponho que a título de taxas. Na verdade não foram claros, simplesmente mostra o valor do boleto, e logo abaixo, onde você escolhe o número de parcelas, mostra 1 x R$ 1.540,05 e não 1 x R$ 1.510 como seria esperado.

    Aconteceu o mesmo com mais alguém?

    Detalhe: caso sejam taxas aplicadas sobre a totalidade do valor do boleto, e assumindo que os limites sejam eliminados quando houver cobrança de taxa, significaria que o RecargaPay estaria permitindo pagar boletos com 1,99% de taxa, destruindo o MercadoPago e o PicPay. Sinceramente, isto seria uma mudança de paradigma: já calculei que, pelo menos para mim, os pontos do cartão, em situação normais, valem algo entre 2% e 3% do valor gasto na transação. Com o MercadoPago e o PicPay cobrando 2,99%, a conta não fechava, embora se justificasse por exemplo para bater uma meta, ou associado à isenção de R$ 1.000 do MercadoPago e as promoções de cashback do PicPay. Mas a 1,99%, você pode simplesmente sair pagando todos os boletos, pois estará no lucro.

    Claro, neste momento estamos no campo da especulação. Esperemos os próximos capítulos.

    • Flying_FlyerBBB

      Olá , eu sinceramente não sei a política aplicada. Mas no meu caso toda vez que tento pagar algo com cartão credito o App fala que estou sem saldo ou que “atingi” o limite com cartão e pula pra tela de “depósito” via boleto… como vc contornou isso?
      No MP toda conta minha eh recusada, não passa nada.

    • Geovane

      Paguei ontem boletos, que fechou quase no limite do RP e não tive nenhuma cobrança de taxa

    • Daniel Gadelha

      O RP não deixa de forma clara qual a política dele com relação ao pagamento de contas. Eu consigo pagar aproximadamente R$4.500 por mês e nunca apareceu nenhuma cobrança de taxas. Ou ele aprova direto ou informa que preciso depositar dinheiro na conta para fazer aquele pagamento. Só vejo a cobrança de taxas na opção de pagar a conta parcelada no cartão.

    • Lucas

      Nunca apareceu taxa pra mim no RP, somente a mensagem do limite de pagamento via cartão de crédito, pedindo para depositar.

      “Mas a 1,99%, você pode simplesmente sair pagando todos os boletos, pois estará no lucro.”

      O PicPay cobra essa taxa para envio de dinheiro, então vale a pena usar uma outra conta para enviar dinheiro pra você e depois você paga o boleto. Então se confirmar a taxa do RP, não terá mais utilidade pra mim.. exceto, talvez, em caso de limites no PicPay.

    • Francisco Batista

      Disseram num grupo do Whatsapp que o RP fez algumas mudanças q entraram em vigor na data de ontem: Pagamento de boletos com cartão sem taxa até 2k, acima disso o sistema cobra 1,99% e o limite agora estaria sendo recomposto na virada do mês e não mais de forma rotativa como era antes.

      • Poderia me incluir neste grupo…nunca achei um grupo de milhas, seria um sonho kkk 21-991888981 Obg!

    • Luiz De Freitas

      … experimente pagar boletos de valor inferior a 2 mil reais cada … talvez assim não cobrem qq taxa … em janeiro consegui pagar assim 3 boletos (em dias diferentes) …

      • SwineOne

        Os três boletos que paguei eram inferiores a esse valor. Dois não tiveram cobrança e o terceiro teve.

    • Daniel Gadelha

      SwineOne, falei com eles pelo Twitter e me informaram que o limite de pagamento de contas agora será de R$5.000,00, porém, somente os primeiros R$2.000,00 serão isentos dea taxa. #Chateado.

  • Lucas

    Para o meu perfil de viagens e gastos, o único co-branded que vale a pena é o AAdvantage. Como tenho outros cartões, os benefícios não me servem de nada, mas as milhas no AAdvantage valem mais que as milhas do Livelo/Esfera.

    • Daniel Gadelha

      O cartão do AAdvantage ainda está oferecendo status Gold?
      Bem que eles poderiam fazer outra promoção de primeira anuidade grátis ou bônus na contratação.

      • Lucas

        Infelizmente, não.. mas a oferta também era de status Gold por 5 meses somente. Mas como os cartões AAdvantage americanos também não oferecem nada, achei até generoso e acho difícil se repetir.

        E concordo com você sobre o bônus na contratação. E ainda acho que nem deveria ser promocional, mas uma oferta constante para novos clientes. Uma pena..

        • Daniel Gadelha

          Lá eles não oferecem status, mas oferecem despacho de uma mala em voos domésticos, prioridade de embarque, etc, outros benefícios. O cartão emitido no Brasil tem uma anuidade muito alta e poucos benefícios além do acúmulo de pontos.

          • Lucas

            É verdade. Mas como nunca viajei doméstico no EUA (nem tenho planos para o futuro próximo), não sinto falta. Mas sinto uma certa inveja dos bônus.

            Esse cartão só tem o benefício de 4 entradas/ano no MAE, o que é muito pouco também mas não me faz falta pelo PP.

            Esse cartão só vale a pena pq já sou isento no Select e por isso pago meia anuidade (mesmo valor de alguns Platinum por aí) para ter milhas AAdvantage, que para o meu perfil, valem a pena.

            • Lucas

              Em tempo, se tivessemos um co-branded Lifemiles, eu pegaria sem pensar 2x.

              • Daniel Gadelha

                Sim, seria excelente!

  • Daniel Gadelha

    Guilherme, é sempre um prazer poder contribuir =)

  • SABRINA ELIZABETE SANTOS

    Gostei muito do que disseram sobre o
    Credicard Master Black tenho o Smiles Visa Infinite e estava na esperança de um outro ano de isenção na anuidade, mas já vi q vai dar ruim. Então a pergunta é onde vou acumular meus pontos desse credicard? no livelo? eles tem um programa só deles?

    • Daniel Gadelha

      Sabrina, também fiz o Infinite na promoção de primeira anudaide grátis e bônus. Espero que consiga permenecer com a isenção (embora acho pouco provável). Os pontos do Credicard ficam em uma plataforma de resgate própria deles (estilo Livelo, Esfera, etc). Você pode resgatar os pontos por passagens diretamente no site ou pode transferir para o programa de milhagem de sua preferencia. Geralmente o Credicard está incluso na maioria das promoções de bonificação.

      • SABRINA ELIZABETE SANTOS

        Mto obrigada!!! Vou usar o Infinite Smiles ate o final da anuidade e possivelmente solicitar o credicard me pareceu ser bom msm.

  • Luiz De Freitas

    … hoje apareceu para mim na tela do celular a oferta de 5% de cashback no RP para depósito na conta … essa oferta abre novas possibilidades!

  • Gente, alguém conseguiu negociar anuidade do cartão da multiplus? Eles estão irredutíveis, tenho o cartão Multiplus Platinum e to pagando R$70 de anuidade todo mês. Gasto 100% do limite todo mês com uma fatura superior a R$10 mil mensal, nunca atraso e sempre pago adiantado, nunca sujei meu nome, tenho renda alta e sou bom pagador, porque diabos eles não tiram a minha anuidade, não gostaria de cancelar mais vou acabar cancelando e mantendo os outros que tenho.

    • Daniel Gadelha

      Marcos, você viu uma noticia recente de que agora existe uma política para isentar a anuidade do multiplus platinum?

    • Arthur Fontes

      Liguei pra lá e disse que queria cancelar o cartão, a atendente perguntou o motivo e eu disse: Anuidade. Na mesma hora ela disse que iria me estornar todas as anuidades pagas e estava me isentando por 1 ano. Me motivou a fazer esse mesmo processo no final do período da anuidade grátis, para renovar essa isenção.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×