E tome mais pancadas: aumentos nos resgates Multiplus em voos OneWorld e aumento nas tarifas de cancelamento e reembolso de passagens

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Aafffff……. tá difícil participar dos programas de milhagens no Brasil.

Seguem mais notícias ruins vindas da LATAM/Multiplus:

Resgate seus pontos Multiplus para viajar por toda a malha das companhias aéreas parceiras da aliança oneworld.

“A quantidade de pontos necessários para resgatar seus voos em companhias aéreas parceiras dependerá da cabine escolhida e do número de regiões percorridas.

A pontuação será calculada levando em conta cada região da sua viagem até o seu destino final, independentemente do número de conexões feitas dentro de uma mesma região.

Quando a viagem ocorrer da região A para a região B, sem escalas, a cobrança será com base nessas duas regiões. Se a viagem for da região A para a região B, passando pela região C, a cobrança deverá englobar todas as regiões percorridas, ou seja, nesse caso, também a região C.

Se seu voo LATAM for combinado com outro de uma companhia parceira, os pontos necessários serão somados e cada um dos trechos será calculado de acordo com as regras anteriores”.

Mais informações aqui.

Novas taxas de remarcação e reembolso emitidos com pontos Multiplus

“A partir de 20 de janeiro de 2019, aplicaremos uma nova política para alterações de voos e reembolsos de passagens emitidas com pontos Multiplus. Toda vez que você precisar alterar ou pedir reembolso de uma passagem, poderá fazê-los somente antes do seu voo*.”

Conheça as novas regras:0

Mais informações aqui.

Conclusão

Parafraseando o Fábio Feldmann, “patético”.

Tudo que é ruim vai ficar ainda pior.

Um leitor reportou que, depois dessas últimas mudanças nos programas nacionais, o Victoria TAP voltou a ficar interessante para determinados trechos internacionais.

Enfim, como costuma dizer o Mr. Gadelha, “estou pretérito”.

Tagged as: ,
  • Observando Fato

    Leitores do site,

    Vejam a cara do Guilherme depois das ultimas noticias: https://uploads.disquscdn.com/images/0d13d69f02fca8c31c4c8443489c7a40f1a694a34fe9e79adae732041ff39b63.jpg

    • Guilherme

      rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  • Até o Smiles está ficando interessante depois dessa avalanche de más noticias… Mas resgatando algumas afirmaçoes, cotei algumas coisas no LifeMiles e os precos praticados ali continuam os mesmos de antes. Sobre o Multiplus, resta saber se a disponibilidade dos preços base da nova tabela será quase impossível de se encontrar, tal como no smiles… Caso contrário, tá na mesma, por enquanto…

    • Observando Fato

      Nao , nao , ai nao! Voce esta forcando. So falta falar que vai ter virada do poste nessa ultima semana.

      SMILES nao pelo amor de Deus! So lixo, do voo a aeronave! das companhias as conexoes……. Menass viu Fabio, Menas mesmo!

      • Guilherme

        “virada do poste” é soda………..rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrs

      • Voar com a Delta é muito bom. E se o preço for bom, com a AF é excelente…

        • Observando Fato

          A Derta so tem porcaria, aeronave velha, recomprava sucata de outras empresas. Se gosta de MD 80, 88 e 90 , bem nesse caso a Derta e ortima!
          Air France querido, é empresa decadente, com lounges TODOS arrebentados no CDG exceto o LA PREMIERE. o serviço de bordo esta cada vez pior a nova business é horrivel com foot rest que so amputado consegue girar o pe.,
          Acho que desconhece o que e bom. Para America do Norte a AIR CANADA da de mil nessa DERTA, pra europa voce pode ir no porao da LH ou de Air France que da no mesmo Porem se busca algo excelente, diga LH.
          E menas, menas no SMILES!

          sds,
          Celso.

        • Daniel Gadelha

          Também sou fã da Delta, Feldmann. Pena que está tão dificil encontrar opções de resgate no Smiles e também não ofereceram mais aqueles códigos de desconto.

          • Semana que vem vou voltar ao Brasil pela American saindo de Dallas. Será meu primeiro voo internacional com essa empresa. Ainda não tenho a experiëncia própria pra poder comparar uma com a outra. Mas, fazendo um apanhando do que se tem dito no forum em várias situações, me parece que a Delta oferece o melhor serviço: qualidade do assento, entretenimento e amenidades de bordo, atendimento do serviço entre outras coisas a se considerar. Experimentei o internacional pra Detroit e Minneapollis rumando ao Canada, e um domestico com um 738. Minha experiëncia foi excelente. Mas como disse, por enquanto, só posso analisar um reflexo do senso comum recente reportado aqui no forum. Possivelmente terei algo mais a acrescentar a essa analise depois de ter voado os próximos dois trecho com a American.

            • Daniel Gadelha

              Ano passado voei AA GRU-DFW em econômica e gostei muito. Equipamento novo, assentos novos, muito bom.

              • Esse é o visual da cabine dos A320 e 321 da Delta. O 738 não tinha as mesmas modernidades na iluminaçao e paineis, mas também tinham a mesma distância entre assentos, os mesmos monitores nos assentos, a mesma programaçao de entretenimento gratuito e, principalmente, a mesma oferta de WI-FI que, para acesso dos messengers das redes sociais, tal como zapzap, é gratuito em todo voo, desde o momento em que a porta se fecha, ainda grudados ao portáo de embarque. O custo para acesso ao wi-fi para navegaçao geral também tem um custo muito acessível…

            • Observando Fato

              Fabio, agora voce mudou a conversa. Dizer que a Derta seria a menos ruim das 3 majors possa ser, talvez, o que é muito diferente de ser muito boa. Seria dizer que a United é um Lada , a American um Gordini e a Derta um Fiat 147! nada maisl Nesse contexto a AIR CANADA seria um VOLVO S 60.
              DFW para GRU opera o 77W, flag ship da AA, aeronave com a melhor configuraçao e diante do que disse o forista que chama o Guilherme de querido, sinto-me acanhado em falar algo contra…………….kkkkkkkkkkkkkkk

              abraco.

              • Guilherme

                rsrsrsrsrs…. imagine, Celso, vc tb é de casa……rs

    • Henry

      Se programas de fidelidade fossem partidos políticos o Smiles seria o Lulla…
      Chefe da gang… fonte de maus exemplos… rei da trapaça….
      PS: com as devidas venias ao Lulla que ñ consegue ser tão venal como o Smiles….
      Ó Fábio!!!!!
      Ate tu ??? Colega mio….
      Smiles????
      Fala sério…

      • Entao… Olha só, a análise e o comentário foram técnicos e desprovidos de qualquer paixão. Foi mera comparação ‘aritmética’ entre o que tinhamos há algumas semanas atrás e o que temos agora. E desse ângulo não é difícil perceber, por mais inacreditável que seja afirmar isso, que hoje, repito, HOJE, é mais fácil (e barato) acumular100k no Smiles e utilizá-los entre o Brasil e os destinos da Delta na america do norte… Mas veja só, apesar disso ser resultado de aproximadamente 8 semanas de muita apreensão e debate entre os foristas daqui e dos outros canais, tudo está muito volátil. Na ‘foto’ de hoje eu vejo: LifeMiles pontuando 1×1 com o livelo e vendendo executiva (via BOG) pra LAX por 45K. O Smiles permite, intermitentemente mas permite, os destinos diretos da Delta nos EUA em C com 90K. O Multiplus, de forma cada vez mais intermitente, oferece o mesmo que a Delta por 75k podendo chegar a até algum destino domestico norte americano além de MIA, JFK ou DFW (mas nunca via LAX!). O Tudo Azul também cobra 90k mas só Zeus sabe com que disponibilidade ou dificuldade via call center. O Amigo saiu borrado na foto. De todos esses, dado o histórico de bonificação do Smiles, é o mais acessível… Agora, se eu incluo minhas próprias paixões, diria que gosto, em primeiro lugar, do espaço azul dos E195 pois foram pioneiros nesse produtos, incluindo monitor com programação ao vivo e duas fileiras apenas. Mas tornou-se péssima nos outros demais. Moro em Campinas e não viajo mais com a Azul… Em seguida, gosto da GOL porque tem um “excelente” espaço conforto alem de também ter implementado de forma muito satisfatória inúmeros parâmetros de qualidade já mencionados por mim e por outros em diversos e distintos posts. Nunca viajei com a Avianca Brasil. Sobre a TAM, bem, sobre a TAM. O cursor pisca na tela e eu nem sei o que dizer da TAM…

        • Observando Fato

          A mera comparacao aritimetica leva a analises totalmente incorretas do produto. A melhor relacao custo beneficio inclue um conjuto de parametros. Voar por 75.000 MAO-MIA
          num empresa que tem 5 voos diarios tem valor diferente de outra que voa 1 vez por semana, numa empresa que permite mala com 32 KG. outra com 23 Kg. e por ai vai. Essa comparacao aritimetica so tem algum valor quando os produtos tornam-se muito semelhantes, Isto raramente ocorre.

          sds,
          Celso

    • Henry

      Smiles ????
      Bateu desespero na Liga da Justiça…
      Daqui a pouco o Super Homem ta saindo na porrada com o Batman, destruindo a cidade, matando todos os moradores inocentes so pra ver quem é mais “super-herói”…
      Rsrs

  • Luiz Carlos Costa

    Vou garantir meu Viaje Fácil antes que a onda especulativa passe por lá tb!

    • Guilherme

      É o jeito!

  • Cristiano Andrade

    Pois é… Pensando agora o que faço com meus vôos já marcados de Avianca Brasil e Avianca Internacional…
    Life Miles ou TAP Victoria? Ou ainda Asiana? turkish Miles & more? ANA quem sabe…
    Alguém tem ideia? Acho que o negócio continua sendo me concentrar na Star Alliance… Pensando cada vez em Life Miles…

    • Guilherme

      Cristiano, baseado naquelas informações que vc havia nos passado há certo tempo – e que inclusive virou post, salvo engano – o Life Miles acaba sendo uma porta de saída bastante razoável, tendo em vista seu perfil de voos.

      Aliás, até dá pra especular (já que sonhar seria demais) numa possível vinda do LifeMiles para o Esfera Fidelidade.

      Uma coisa é certa: tá cada vez mais difícil gastar dinheiro em programas nacionais de milhagens aéreas….

  • Celso Junior

    2018 tem que acabar rapido! Sem duvida o pior na historia do mercado de milhas

    • Daniel Gadelha

      Sem dúvida. E ainda faltam 74 dias para o ano acabar…

      • Guilherme

        rsrsrsrsr….. isso se 2019 não vier com MAIS porretes…..rs

    • Henrique M

      Calma que o grupo IAG ainda não liberou o pacote de maldades anunciado no primeiro semestre para o BAEC e IB. Céus…

  • Daniel Gadelha

    Querido Guilherme, essas coisas já não me deixam “pretérito”, ainda mais vindo da Latam rs.

  • Daniel Gadelha

    Poderia colocar no post a tabela atual ao lado da nova. Daí poderiamos comparar as tabelas e ver melhor o tamanho da desgraça.

    • Rogerio

      Reparou que eles colocaram o valor mínimo praticamente o valor fixo que é hoje, seria dissimulado?

      • Fábio

        Acho que colocaram esse valor mínimo como uma espécie de “cala boca”. Mas dificilmente encontraremos alguma emissão neste preço. Provavelmente os valores mais altos serão os praticados

        • Rogerio

          Bem provável !

          • Guilherme

            Também acho!

    • Henrique M

      Daniel, se botar uma tabela do lado da outra não vamos ter muita noção do tamanho da desgraça, como você bem disse.
      Por que vai notar que elas são até muito semelhantes quando se olha os valores mínimos da tabela atual e da antiga.
      A desgraça se faz agora pelo fato de se somar todas as regiões que você passa para realizar uma emissão. (Nota: em tese isso já deveria acontecer na tabela antiga, e de alguma forma ignoravam a região intermediária, mas com essa nova escrita parece que eles vão incluir sim a região intermediária na conta)

      Vamos ao exemplo: na finada tabela uma emissão em executiva Brasil- Ásia TEORICAMENTE saia a 110k, passando por Londres ou Madrid. Se você olhar na tabela nova vai ver que existe uma possibilidade de fazer este resgate, DESDE QUE seja um voo direto, ou seja, impossível pois não temos voo direto para a Ásia. Então vamos continuar, temos que passar pela Europa, daí seriam 100k para ir até lá e outros 100k da Europa para Ásia, totalizando 200k one way ou 400k round trip. Isso levando em consideração os valores mínimos apresentados, que com certeza são pra inglês ver. Nos valores máximos ficaria em 568k round trip.
      Mas lembrando que estamos no Brasil, então na realidade o céu é o limite para a emissão.

  • Flying_FlyerBBB

    One Worst again. Se superando sempre

    • Guilherme

      kkkk…… se a Avianca Brasil não tivesse f*)@$ o Amigo, a Star Alliance ainda seria uma alternativa.

      Pelo menos ainda resta o Life Miles, mas sabe-se lá até quando….

      • Flying_FlyerBBB

        Eu tenho sérias dúvidas do Life Miles. O maior problema deles é disponibilidade também !

  • Assolini

    Amigos, desistam desse negócio de milhas. Cancelem todos os clubes. Não transfiram pontos dos cartões, segure-os o maximo que puder ou use-os para outras coisas. Comprem passagens aéreas apenas em promoção. Não seja fiel a nenhuma companhia aérea!
    Se as milhas no mercado secarem, pode ser que eles mudem algo a favor do cliente (o que eu duvido).

    O futuro? Chegada das low costs em peso no Brasil. Muita gente que não voa vai voar, pagando até pra ir ao banheiro. E nós lembraremos com saudade dos bons tempos.

    • É o que eu prego, apesar de ser com moderação…

      • Henry

        Acho que com essa turma de estelionatários dos programas nacionais ñ é suficiente “eu prego”….
        É o caso de usar cravo mesmo…

        • Guilherme

          rsrsrsrsr….. salve-se quem puder!

    • Henry

      Sabe informar se os procedimentos de segurança implicam se levarmos nosso próprio pinico ???? rsrs

  • Daniel Gadelha

    Cenário de milhas atual:

    – Azul limitando os resgates, piora a conversão para acumulo e aumento da quantidade de pontos necessários para requalificação
    – Amigo passa a precificar seus resgates de forma surreal igual como Smiles já faz
    – Multiplus ajusta tabela de resgate OW (para pior, claro), taxas de reembolso e remarcação e a impossibilidade de remarcar/pedir reembolso após a data do voo. (Estou desconsiderando as mudanças na qualificação do Latam Fidelidade pois se já era impossível para eu alcançar status com eles antes, imagina agora).
    – Smiles está quietinho, não fez promoções bonificadas essa semana. O que será que vem por aí?

    Algo a acrescentar Henry? Guilherme? Feldmann?

    • Rogerio

      Nem pense Smiles, ate este exato momento o único que me sobrou sem mudanças nas regras….. Estou perdendo com o Amigo, talvez agora com o Multiplus, TudoAzul nao tenho, e, espero que pare aqui os nacionais!

      • Observando Fato

        Estou comprado no Smiles – 0 milhas, idem Tudo Roxo e idem no Latao.
        Carregadissimo no Qantas FF, AAdvantage, BAEC e não tenho do que reclamar.
        No Amigo emiti varios trechos mas ainda estou com 105.000 la que nao estou preocupado. Vencem em 2020 e tenho solucao para elas.
        Se voce colocar o seu caso especifico talvez o Guilherme faca um post e podemos tentar lhe ajudar.
        Tenha calma , essa pancada do AMIGO precisa ser digerida com tatica para minimizar ou eventualmente lhe beneficiar no futuro.

        sds

        Celso

        • Henrique S

          Cuidado com o BAEC, o ano ainda não acabou e a expectativa era que a tabela por distância deles fosse alterada este ano.

          • Observando Fato

            Nao ha esse risco. Na europa ha concorrenia e pode ocorrer pequenos aumentos mas com prazos razoaveis de antecedencia. Nada comparado a essa palhacada que estamos vivendo aqui.

            sds.

            • Guilherme

              Engraçado é o Le Club ter o monopólio dos programas de fidelidade hoteleira no Brasil e nenhuma empresa concorrente sequer fazer cócegas. É mais poderosa que o Livelo, em seus respectivos nichos de mercado.

              • Observando Fato

                Eles tem tres diferenciais troca de pontos por euros em valor fixo, nao tem black out dates e uma rede com boa manutencao do Ibis ao Sofitel.

        • Giovanni

          Boa noite!

          Como tem acumulado Qantas FF? Le Club?
          Att.,
          Giovanni

          • Observando Fato

            sim, Le Club.
            sds
            Celso

            • Henry

              Sim….jogar pro Le Club é uma opção ENQUANTO eles ñ mudam a taxa pra 4:1…
              Por enquanto esta 3:1

              • Observando Fato

                Nao,
                1:1 ATE 1:5 em hospedagens
                2,5: no Livelo
                3:1 no Multiplus

                sds

        • Rogerio

          Então Celso, vou precisar muito da ajuda de vocês, estou carregado no Multiplus, e bastante no Amigo e no Smiles, no AA comecei acumular agora ainda não dá pra nada, IB plus tenho que emitir os 90k avios pra cada passageiro.
          Somos três passageiros preferencia executiva nos voos longos. Estou buscando: embarque FLN ou NVT de preferência, senão JOI ou CWB na pior.
          Em julho/2019 (2o. sem.) para Africa do Sul.
          Em Março/2019 para DXB com IST ou SIN ou DOH NRT AKL SYD…
          Os Avios pra Espanha talvez maio/2019.
          Esse ano agora Nivembro já tenho emitido ida JJ para MCO e volta pela O6 por MIA.
          Claro tento cias top, nada de Copa e receio da South Africa…

          • Observando Fato

            Por favor, detalhe quanto tem no Multiplus, Amigo, e Smiles e que vencimento em cada um. No IB tem quanto para emitir ate quando?

            sds

            • Rogerio

              Múltiplos 1700k começa vencer a partir de 07/2019 aos poucos…
              Amigo(in fact an enemy) 774k começa vencer 04/2020
              Smiles 548k vence 100k em 30.11.2018
              IB 90k por pax vence 01.12.2018 (aquela promo complicada)

              • Observando Fato

                Vamos ver se o querido do Sr. Daniel abre um post para lhe ajudar, caso contrario a noite lhe respondo.Acho que ha varias taticas interessantes.

                • Rogerio

                  Obrgdo !

                  • Observando Fato

                    Rogerio,
                    Diante do que postou e considerando que não é tao querido do Guilherme como Sr. Daniel, vou lhe dar minha sugestão
                    ***Essa resposta vale para esta data e nas atuais condições vigentes. Somente emissão praticamente possível são consideradas.
                    1- AMIGO – 774 K viraram farinha? Sai correndo emitir? Emite rota curta?
                    Nada disso no seu caso. Tinha 300 K la, emiti no apagar das luzes 6 trechos em barbadas e me sobrou 105 K pois não teria como emitir cujo vencimento tem prazo idêntico, 2020!.
                    Se uma acao da Petrobras custa R$ 40,00 hoje e amanha R$ 10,00 qual foi seu prejuízo? 75%?
                    Negativo, enquanto não vender a acao e efetivar o prejuízo para você ela continua sendo um ativo de R$ 40,00 e o prejuízo não ocorreu.
                    Tanto as suas como as minhas milhas no AMIGO continuam como o mesmo valor. Como o vencimento tem ainda 2 anos, o programa Amigo deteriorou-se exageradamente não me parece plausível nova mudança para pior. Mantenhamos todas as nossas milhas la sem emitir nada. Esse ativo ate que condições mudem fica sem possibilidade de resgate.
                    Acontece que a fusão AMIGO LIFEMILES já esta em due diligence há algum tempo e pode ocorrer a qualquer momento. Nossas milhas indo ao LIFEMILES seu poder estaria recomposto e ate teríamos alguns benefícios, pois o LIFEMILES e melhor.
                    Ate 2020 aposto que os programas estarão fundidos e nossos pontos com o poder de compra reconquistado. Ocorrendo eventual possibilidade em voo O6 puro – AVIANCA BRASIL, incluindo MIA, SCL e JFK com emissão em valor razoável e para destino que lhe interessar emitir para não ter tanto imobilizado no seu caso e diminuir risco. No meu caso, vou apostar na fusão e deixarei o imobilizado, pois tenho muito menos.

                    Agora o grande pulo do gato, no seu caso diante do incorreto posicionamento estratégico ( que voce está corrigindo filiando-se ao AA) não buscaremos destino;viagem, mas seguir o ensinamento do genial Rolim Amaro: “ A primeira maneira de começar a ganhar é parar de perder”.
                    Pois bem, não vamos focar no destino como deve ser o fulcro prévio de toda emissão, vamos priorizar minimizar as perdas e diante disso adequar possíveis destinos.
                    Tracemos toda estratégia a partir de GRU por ser o ponto de maior disponibilidade e pode ser contemplado com compra ou emissão de trecho local facilmente, ainda que separadamente. Não pense em iniciar a emissão no Sul que sera muito difícil.

                    2- IBERIA PLUS – 90 k POR PASSAGEIRO. – Considerando que a IBeria so permite emissão RT nos parceiros e o voo próprio tem taxa muito vantajosa a emissão GRU-MAD, RT, torna-se obrigatória. Voce ira gastar em baixa temporada 85.000 por bilhete em business. Cai como um luva para vocês. Voo direto, poltrona flat bed, com foot rest estreito, serviço ruim e tripulação áspera. Operam hora com A330 ora A346 retofitados com mesmo interior de cabines. Aqui muita atenção. EMITA ESTES BILHETES IMEDIATAMENTE, NÃO DEIXA PARA ULTIMA HORA QUE PERDERA AS MILHAS. ABRIU DISPONIBILIDADE EMITA! Muita gente tem essas milhas e ainda não emitiu portanto, seja ágil, lembrando que para 3 bilhetes no mesmo voo deve estar SUPER ATENTO.
                    PARA ATINGIR GRU DE FLN, emita com o AMIGO, por 10.000 milhas por bilhete diminuíndo o imobiliaado e o risco futuro no AMIGO. São 60.000.
                    Pois bem, IBERIA PLUS você já esta livre e já atingiu MAD e vira a GRU de MAD.

                    3- SMILES- essa porcaria pior que esta não fica. Porém, 100.000 vencem agora em novembro. A 2@ vantagem de MAD é que a Qatar voa de la com grande disponibilidade (A LATAM não mostra disponibilidade no site com a Qatar>emitir via central). Esta na hora de deliciar-se nas Q SUITES ou vamos de A 380. Emitiria somente 1 dos passageiros MAD-DOH-SYD, em business, no A380 a partir de DOH, por 180.000. Pronto, seu problema emergente com o Smiles está resolvido.
                    Mas faltam 2 bilhetes para chegar a SYD e 3 para voltar de SYD a MAD e um problema. No trecho MAD-DOH, com mais de um voo por dia eles so liberam 2 bilhetes por voo em executiva, portanto nesse primeiro trecho a emissão de um dos bilhetes apenas sera fracionada MAD-DOH em outro voo e de DOH-SYD todos no mesmo voo. Ou se preferir, um dos passageiros ira de econômica no trecho MAD-DOH com emissão fracionada obrigatoriamente, somente para esse passageiro.
                    4- MULTIPLUS – Seu problema aqui é que seus pontos viram po a partir de janeiro pela nova sistemática de cobrança no multiregioes. Para voos ultra longos esqueça definitivamente o MULTIPLUS. LOGO, saia queimando 3 bilhetes de SYD-MAD + 1 bilhete DOH-SYD e outro bilhete MAD-DOH e outro DOH-SYD. Todos em business isso lhe custara 3×160=480 + 160+55+130, gerando custo na multiplus de 825.000. você ainda tem 875.000 que emitiria em outra viagem mas ANTES DA MUDANCA DE CRITERIOS EM JANEIRO.
                    5- Para finalizar, existe no SMILES algo pouco divulgado, o SMILES E MONEY. Eu não me relaciono com SMILES em nenhuma hipótese. Mas se aceita, veja isto. Quando você compra milhas o preço é R$ 0,007. Se o bônus em raras ocasiões e em curtos períodos de tempo for de 100%, o custo efetivo cai para R$ 0.0035, Quando o bônus rarissimamente é de 150% , o custo efetivo é de R$ 0.0028. O SMILES e MONEY esta disponível a qualquer momento e o custo fica ao redor de R$ 0,0027! Mas faça conta do custo efetivo. Isto pode ser vantajoso para completar aquela emissão que não tem pontos suficientes.
                    6- Muitos países do OM romperam relações diplomáticas com o Catar , incluindo Emirados, e acredito que deva se certificar se aceitam receber turistas com carimbo do Catar na mesma viagem. Alguns países não aceitam receber turistas que passaram por Israel. Conhecer a politica dos países de origem e destino nesse caso seria prudente.
                    sds
                    Celso

                    • Guilherme

                      rsrsrsrsrs…. todos são queridos aqui, Mr. Celso!

                      A propósito, trata-se de um comentário que vale por um post, então, nada mais justo do que destacá-lo!

                    • Rogerio

                      Celso, Excelente análise e ajuda!
                      Agradeço enormemente sua atenção e por compartilhar seu vasto conhecimento desse mundo das milhas/pontos dedicando o seu precioso tempo para me ajudar!
                      Conte comigo sempre que precisar ok.

                      Agradeço também ao Guilherme por manter este blog que permite aprendemos sempre e a todos seus leitores que aqui escrevem trocando conhecimento !

                      Agora vou dar start nas buscas e com certeza passar inúmeras horas fazendo o que tem que ser feito cfme sua análise e sugestões!
                      Darei retorno sobre as decisões/possibilidades ( ou mais dúvidas rs rs rs).
                      Muito Obrgdo.
                      Forte Abraço.

                    • Assolini

                      O Celso como sempre nos iluminando com sua experiência. Tinha decidido este ano de acumular milhas no Amigo, visando alcançar o Gold da Star Alliance. Estou bem próximo disso. Depois das mudanças, desanimei bastante e já estava cogitando buscar outro programa na SA, mas com o comentário do Celso me animei a continuar. E que venha logo essa fusão!

                    • Fábio

                      Apenas um detalhe: fiz uma escala de 8 horas em Doha no ano passado voando pela Qatar e não tive meu passaporte carimbado. Não sei se a política mudou, mas se permanece é possível voar por lá sem medo de questionamentos no passaporte

                    • Observando Fato

                      Passageiro em transito nunca tem passaporte carimbado. Ja estive no Aeroporto Al Hamad umas 10 vezes ou mais e somente nesta ultima, em abril de 2018, que visitei tive o passaporte carimbada. Há no site um report desta viagem.O Rogerio fala em visitar DXB com IST………

                      sds
                      Celso

        • Fábio

          Tô com 160/170 mil no smiles, com cerca de 65 mil vencendo em dezembro. O restante só daqui dois anos. Preciso emitir algo até mês que vem. Talvez EUA com um trecho da Delta na economica e outro na executiva. Ou algum destino mais “exótico”

          • Observando Fato

            Para o SMILES no passado falavam que era uma maravilha emitir JPA. Nao posso falar, pois nao conheco.

            • Fábio

              Sempre tive poucas milhas no Smiles, e com isso acabei resgatando apenas voos nacionais. Não achei boas opções com a JPA, estou tendendo mais pra viajar pela Qatar se resolver nao emitir pela Delta

              • Observando Fato

                O que quer dizer com ^nao achei boas opcoes com a JPA^:?

                sds

                • Fábio

                  Entendi você falando de boas opçoes de vôos para a Ásia. Não foi isso? Hahhahah

                  • Observando Fato

                    Fabio, JPA como Japan Airlines????

                    • Fábio

                      Sim, confundi JPA com JAL.

                      Você quis dizer João Pessoa com essa sigla? rs

                    • Observando Fato

                      Fabio, Desculpe-me pela zoada.
                      Há uns anos publiquei meu primeiro post aqui no site, Foi um estrondo , de porradas também. Nao existia Henry e outros e a audiencia era parcialmente de Mortadelas , pessoas desconhecedoras do mercado metidas a entendidas, alguns picaretas e ate ridiculos.
                      Pois bem, já na quela epoca no post FUI BEM CATEGORICO E AFIRMEI QUE O SMILES NAO SERVIA PARA NADA.
                      Nossa, quanta porrada levei!
                      Os Mortadelas, esses ignorantes que so conhecem o SMILES se uniram e chegaram o cacete no post,
                      Tinha um picareta que se dizia consultor de viagem ( traducao- consultor de viagem= nao estudei na vida, nao tenho profissao regulamentada, vou me intitular consultor de viagem!). Pois bem, ele veio no site falando que sabia tudo, que a Qatar First Class isso, aquilo, aquilo outro…… Desmascarei o picareta no ato e disse que nao entendia nada, ele insistiu, fui pesquisar e observei que ele é ^consultor de viagem^ de uma empresa cujo site nao tem seu endereço fisico, nem divulga seu CNPJ. Pedi que enumera-se os voos que fez com a Qatar em First Class, ele saiu com essa> Eu estou monitorando dia a dia a disponibilidade para emitir um dia! Picareta!
                      Para nao me esticar muito veio um ridiculo dizer que o Smiles era o melhor de todos os programas. Discussão de la, de ca e o mala depois de muito ferozmente defender o Smiles falou que era o melhor porque nenhujm outro programa permitia emitir XXX-JPA (Joao Pessoa) tao facilmente por preço tao bom. AI NAO! Dizer que o programa é o melhor porque emite para Balik Pan Pan é soda! Comecei a tirar uma da cara do ridiculo e nossa, uniao dos Marba contra mim.
                      Teve também Maikon da Silva, um morador da zona leste de Sao Paulo que nunca soube o que é sair do metro, mas acha que sabe tudo de transporte…..aquele tipo de passageiro que ate preferimos pagar um pouco mais para nao viajarmos na poltrona do lado dele…….
                      Nao arredei pé enfrentei todos esses ridiculos juntos.
                      De lá para ca a audiencia do site mudou muito, os leitores parecem inclusive que desfrutam de conhecimento muito maior e escolaridade ou ao menos estao muito mais abertos a romper paradigmas.

                      Abraço e mais uma vez desculpe pela zoada.
                      Celso

                    • Fábio

                      Nem tem o que desculpar. Além de frequentar o blog pra me atualizar também estou aqui pra me divertir. Pode brincar a vontade.

                      Sou novo nesse site, passei a conhecê-lo há mais ou menos 2 ou 3 meses, mas sempre frequentei alguns outros do mesmo assunto, mas raramente comentava. E concordo com seu comentário sobre o Smiles e os “mortadelas”. Já vi muita gente que desconhece o mercado falando bem do programa, alguns inclusive assinantes do clube. Pessoalmente não gosto do Smiles, mas foi um programa que sempre deixei um pouco de milhas (sempre algo em torno de 40 ou 50 mil), apenas para aproveitar oportunidades esporádicas em voos nacionais ou na vizinhança (já emiti por 3 mil para Campo Grande, 4 mil pra Foz do Iguaçu, 6 mil Montevideo, recentemente 4 mil para Vitória, etc). Mas de qlqr forma as milhas que deixava no programa eram em boa parte gratuítas (ganhava uns 15 mil por ano em promoções esporádicas com o Santander). Para voos internacionais com parceiros nunca gostei muito do programa, exceto em oportunidades pontuais, como Aerolineas Argentinas, onde até 2014 era possível emitir qlqr trecho da América do Sul por 10 mil milhas (fiz por exemplo SP – Lima por esse preço).

                      De qualquer forma, o mercado piorou tanto esse ano, que agora até o Smiles, que sempre foi uma empresa canalha com os clientes, está parecendo ter boas oportunidades. A situação tá ficando tão ruim que provavelmente começarei a jogar minhas milhas para programas estrangeiros.

                      Acho que fugi um pouco do assunto e me alonguei demais aqui. Abraço

    • Tenho não. O cenário está péssimo mesmo e não há pra onde correr. Minha esperança pra emissões próximas, 6 a 8 meses, ainda é o LifeMiles. Por isso vou permanecer acumulando no Livelo 20K. Os outros clubes, entretanto, serão todos cancelados. Já se falou nisso por aqui e reforço porque acredito ser mesmo o melhor a se fazer: o boicote. Na parte aérea eu já faço isso na TAM e na Azul. Agora vou fazer também nos meios diversos de acumulo que não seja o Livelo. Vamos ver no que da…

      • Henry

        Ñ esqueça de usar a tática do aterrizar as milhas lá e decolar a passagem no segundo seguinte…
        Ou vc simplesmente usa minha tática que eh melhor ainda…
        Eu nem chego a tocar no solo…. finjo que vou aterrizar e “arremito” uma passagem….

        • Kkkkkkkk!!! Sem duvida! Transferência só quando a metade da mala já estiver pronta pra viajar! 👍👍👍

          • Guilherme

            rsrsrsrsr….. tem que ser rápido mesmo!

      • Henry

        Quanto tempo pro Lifemiles sacanear a gente????

    • Henry

      Eu estou tranquilo porque contratei o SHEPES…
      Ai, isso tudo ñ me afeta…

      • Henry

        Ah….desde 2013 me associei ao SHEPES…

        • Guilherme

          O que é SHEPES, meu caro Henry?

          • Observando Fato

            SHEPES, Servico Homogeneo de Emissao de Passagens em Empresas Sacanas!

            • Guilherme

              rsrsrsrsrs…..

  • Rogerio

    Nem consegui ainda solucionar com o Amigo (in fact an enemy) as emissões, e agora mais essa da Multiplus!!! Agora complicou.

  • Sabe q agora aquela emissão de 250 mil pontos da Emirates pela Smiles não parece mais tão cara?
    Viu? Tudo é relativo, só depende do tamanho da piroka. Mas para o brasileiro ela sempre termina na bunda.

    • Observando Fato

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ta pessimista! Calma vamos acabar com 13 , depois em 4 anos com o 17 e esse pais maravilhoso vai sair muito melhor de tudo isso. Nossa cultura vai mudar rapidamente e pelo menos o numero de vezes que terminará como disse sera muito mais raro. Viva o Brasil!

  • Henrique S

    Smiles cobra taxas de cancelamento em Reais. Pq a Latam nao pode fazer a mesma coisa? Além dos absurdos 250 USD p/ reembolsar um voo pros EUA, ainda ficamos sujeitos a variacao cambial.
    O Inimigo nem vem ao caso, pq alem de cobrar em dolar, é em média 200 USD por trecho e passageiro.

    • Observando Fato

      Henrique,
      Voce poderia me explicar isso>
      Se eu comprar um bilhete no trecho CGH-SDU no dia 26.01 no voo das 15.00 h. pagarei R$ 131,17 e ganharei milhas pelo trecho voado.
      Se eu emitir com milhas o mesmo voo pagarei 6.500 milhas.
      Digamos que nao possa mais viajar, peço a devolução do bilhete com milhas. Nessa caso recupero as milhas , mas cobram de taxa R$ 250,00:
      Cuma seria isso? Alem de nao voar pago pela devolucao quase o preco de DOIS BILHETES?
      PODE ISSO ARNALDO?

      sds,

      Celso

      • Henrique S

        Estava me referindo às passagens internacionais com parceiros que o Smiles cobra menos, acho que 350 reais pra reembolsar um voo da Qatar, por ex.
        Comprar passagem em voo nacional e nao usar depois é perder dinheiro mesmo.
        131,17 reais deve ser uma tarifa promo ou light, portanto, nao reembolsável. E pra remarcar esse, a taxa é mais de 200 reais.
        E com milhas, vc encontra 10k smiles por 210 reais, pagar 250 pra recuperar 6500 milhas tb nao tem logica.
        Estou concentrado no Krisflyer e AAdvantage, tb já fugi dos programas daqui.

        • Observando Fato

          Virou palhacada com o consumidor!
          Como esta optando pelo Krisflyer, TPC americano?

          sds

          • Henrique S

            Sim. e antes do TPC Brasil Raiz virar Nutella, transferi todas as milhas pra lá. Tenho 2 anos ainda pra gastá-las.

  • SirNiXXon

    Pior que considerando o tamanho da tromba das mudançãs no Tudo Azul e no Amigo, as do Multiplus até que ficaram “suaves”.

    …situação tá difícil!

  • Juliano Almeida

    Estou errado ou haverá diferença do trecho de ida Brasil – América do Norte econômica de 35 a 54k para o de volta América do Norte – Brasil de 35 a 45k (América do Norte na horizontal com Brasil na vertical)?

  • Ricardo Inocencio

    Irei cancelar agora meu multiplus 5000.
    Chega de ser golpeado no estômago pela latam/multiplus.

    • Observando Fato

      Demorou!

  • Henrique S

    Só não tem post reclamando do Smiles porque os espertões alteraram o regulamento há uns 3 anos permitindo à cia alterar os valores cobrados nos trechos sem aviso prévio e de forma livre. E pois bem, e assim eles tem feito, aumentando os valores a cada temporada, e muitos nem percebem.

    • Luiz Carlos Costa

      Concordo, mas pelo menos permite travar uma passagem via Viaje Fácil…pelo menos já sabemos o que teremos de juntar…já nos outros programas

      • Beto Junior

        Ajuda em partes. A grande maioria emite Viaje Facil com os preços elevados da Smiles na expectativa de quita-lo em alguma transferência bonificada significativa. Se acabarem com essa política será só mais um programa caro.

  • Junior Castelo

    Isso deve ser culpa minha. Todo programa que vou eles mudam as regras, tá difícil. Comecei nesse mundo das milhas no final do ano passado, e para a viagem que ia fazer achei o smiles melhor opção, e eu estava errado. Pouco tempo depois comecei acumular no multiplus e fiz bons resgates aqui no Brasil, mais durou pouco. Tenho pontos com eles e pelo jeito lá vão ficar. Com muito atraso, 3 meses atrás me cadastrei no Inimigo e pensei assim, vou imitir ATH pelo melhor programa, e olha o resultado. Peço desculpa a todos, a zica sou eu. Vou vender essas milhas que sobraram e cancelar meu clube Livelo.

    • Sabia que tinha um culpado, sabia!!! Cancela tudo lá!

      Brincadeiras à parte tá chegando a hora de voltar a comprar passagem só do jeito ‘normal’ – pagando e tal… tá osso!!

      • Junior Castelo

        Verdade, não tá valendo a pena. Nunca pensei que diria isso, mais os preços praticados pelo smiles com os parceiros logo logo vão se tornar os melhores do mercado.

  • Marcio

    Caros amigos, apesar de todos estarmos atordoados com o Pancadão do Mui amigo, vem esta novidade da LATAM , Caramba ! Quanto noticia ruim !! Vida de milheiro não tá nada fácil!!

  • Marcio

    Gente realmente a desonestidade e a lei dos programas nacionais. Só pra complementar a Latam já esta agindo a dificultar as emissões. Ontem logo apos vários blogs divulgarem a noticia da nova precificação estava emitindo um trecho BCN – GRU , e o sistema travou na finalização da emissão, e surpresa hoje os preços mudaram com um alinhamento a nova tabela e o vôo sumiu!!!

  • Flying_FlyerBBB

    Quero ver a cara de pau dessas 4 empresas no bônus no BlackFriday (bônus pega bobo )

  • Odair Fernandes

    Só se pode alterar ou reembolsar antes do voo? Então em caso de no-show o que acontece?

  • Guilherme

    O comentário destacado acima refere-se a uma resposta do Celso a uma indagação do Rogério, no contexto de uma resposta ao Daniel.

    A dúvida é sobre como melhor queimar as milhas e pontos estocadas em diversos programas de milhagens.

  • Wagner

    Esse comentário fixo serviu perfeitamente para mim hehehe! Tenho 90k no Iberia hahaha e 130 no Inimigo. Vou seguir o conselho e não mexer no Inimigo agora, esperar qualquer promoção para poder emitir MIA ou NYC. Na primeira promo de 25 ou 30k eu vou e emito!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×