Enfim cairá o monopólio da Livelo: vem aí o Esfera Fidelidade S.A., do grupo Santander

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O Livelo tinha praticamente o monopólio no segmento de comercialização de pontos no âmbito dos programas de cartões de crédito (não confundir com os programas de milhagens aéreas).

Itaú Sempre Presente, Caixa Mais, Esfera etc. não têm clubes de pontos nem exploram o comércio de pontos (com exceção do Itaú para alguns cartões onde se permite a compra de pontos).

Pois o Santander resolveu entrar na disputa com a criação do Esfera Fidelidade, em emails enviados à sua base de clientes:

Conclusão

A notícia é boa? Não sei. Mais pontos inundando o mercado tenderá a provocar uma inflação ainda maior nos resgates.

Preparem os bolsos pra mais um clube que vem por aí, com todos os seus consectários. 😛

 

  • Beto Junior

    Mesmo com o potencial de inflação o resultado será favorável ao consumidor. Sem concorrência a tendência da Livelo seria piorar ainda mais, o primeiro sinal já tinha sido dado (extinção do bônus de 4/8 mês clube). Quem sabe não surgem novas parcerias de transferência (Delta, Emirates, etc…)

    • Marcelo Migon

      Também tenho expectativa de melhora com maior competição…

    • Eu já sou da linha pessimista, tipo, ‘Fear The Walking Dead’ mesmo!!! A Livelo reina absoluta (tanto é que eu uso, abuso e me lambuzo da mesma) mas duopolio não faria diferença náo. Principalmente se os bancos credenciados forem distintos. Se tanto o Bradesco quanto o BB dessem a opção aos clientes de pontuarem no clube que preferirem, ai sim haveria alguma competição. Mas vocês acham mesmo que eles vao brigar entre si enquanto podem inflacionar o cartel do desagio e triplica-lo em eventuais Delta, AA, Emirates etc?!? Mercado, bixo. É tudo £oda…

      • Beto Junior

        Talvez a briga não seja tão acirrada com dois concorrentes, mas a expectativa com apenas um relevante (Livelo) é ainda pior. Deságio por deságio talvez tenhamos a escolha de mandar para algum outro programa que ainda não é possível.
        E o início das operações provavelmente será bom. Se já chegarem sem diferencial nenhum, ainda que promocional, não farão diferença e não roubarao mercado da Livelo, o que parece ser um dos objetivos.

  • Julio Queiroga

    Essa notícia veio de onde Guilherme? Não achei em lugar nenhum

  • Andres Aguiar

    Alerta aos que pediram o cartão Visa infinite Smiles na última promoção: já chegou minha 1ª fatura e veio cobrando anuidade. A promoção era a 1ª anuidade gratuita mais os 20k de Milhas. Smiles sendo Smiles. Amanhã terei que perder uns minutos para pedir o estorno.

    • Guilherme

      Eu sabia que podia dar zica. Vou publicar, já que mais leitores podem estar na mesma situação. Qual banco você pediu: BB, Bradesco ou Santander?

      • Andres Aguiar

        BB

      • Lee

        Guilherme, não seria mais prudente esperar feedback de clientes dos outros bancos? Assim daria uma notícia mais completa. O meu é do Santa, mas a fatura só fecha dentro de uns 7 dias.

        • Fábio

          O meu chegou mas ainda não desbloqueei pra comprar paozinho e creditar os pontos. Devo fazer isso na próxima semana. Aí aviso por aqui a questão da anuidade. O meu é o Platinum do Santander

          • Lee

            Tem o relato do @amaro999:disqus de que a fatura dele fechou e não foi cobrado. Acho que seremos poupados do estresse.

            • Fábio

              Desbloqueei nesse fim de semana e fiz uma compra de 14 reais. Checando no aplicativo way do Santander não há cobrança de anuidade, apenas a despesa de compra. Agora falta pagar a fatura e verificar se os pontos serão creditados

        • Guilherme

          Certo, Lee, vou aguardar outros leitores se manifestarem! Grato pela dica!

      • Carlos

        Eu pedi do BB e do Santander, liguei nas duas centrais e em ambas consta a isenção da anuidade.

        • Manuella Bezerra

          Liguei pro Santander e a atendente procurou essa informação da isenção por um ano e não achou. Aí ela questionou com a supervisão dela e também a mesma disse que não tinha essa “promoção de isenção” e que era pra eu procurar a smiles pra contestar isso. Vou esperar a primeira fatura chegar e se vier cobrando anuidade vou ligar novamente.

      • Mas é isso mesmo. O consenso das discussões à época era de que não valia a pena, em se tratando de Smiles, que não serve pra nada… De todos modos, iria dizer o mesmo que já te sugeriram abaixo, aguarde amostragem mais significativas e com relatos objetivos. Ai sim teríamos um belo post… Mas olha, é uma paulada atras de outra. Precisamos cooptar um Procurador urgentemente pra vir se indignar conosco aqui…

      • Hugo

        liguei para BB e eles informaram que a primeira anidade é gratuita, o meu Infiniti ainda não fechou a fatura. Só uma pergunta que não lembro direito, a promoção da anuidade gratuita não é só para quem é clube smiles??

        • Isso não constava no regulamento, estava aberto a qualquer inscrito no Smiles e previamente cadastrado na promoção.

    • Lee

      Desbloqueei o meu do Santa e vou esperar a fatura para conferir.

      • amaro999

        ufa! O meu Smiles Santader Visa Infinite fechou a fatura e não cobraram anuidade

        • Lee

          Ufa, que alívio! Tá vendo, @disqus_hXWiy5B2mT:disqus ? Talvez tenha sido algo isolado com o BB.

    • Lamento pelo ocorrido… É £oda…

    • O meu chegou, usei e minha gerente verificou que a primeira anuidade está isenta. É BB. Tudo certo até então. Agora esperar pra ver se as milhas vão cair depois de pagar a primeira fatura.

    • Andres Aguiar

      Liguei na central e já está estornado na minha próxima fatura. Espero que não tenha que ligar todo mês solicitando

  • Henrique P. P.

    Vou esperar para ver. Se vierem promoções parecidas com as da Livelo, e um clube com bom custo-benefício, volto a ser correntista do Santander. Se desde o início abrirem para não correntistas, melhor ainda. Agora, vão ter que ampliar o leque de parceiros. Em princípio, acho positiva esta concorrência no mercado. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

    • Carlos

      Você consegue ter os cartões do Santander sem ser correntista (exceto Unlimited, para conseguir, mas após obter, é possível cancelar a conta e ficar só com o cartão).
      Eu acho a competição boa, hoje recebi uma pesquisa do Livelo para avaliar o programa. Se for para ficar em mais do mesmo, o Santander tem perdido feio para o Livelo, mas detém o recorde de bônus com 150% para o Amigo há dois anos. Acho que o único meio de se diferenciar seria pelos parceiros, talvez incluam o Aadvantage, mesmo que com deságio, e tenhamos Ibéria 1:1.

      • Henrique P. P.

        Carlos, obrigado pelo comentário. É que no meu caso não gostaria de migrar do BB a minha conta salário. E, mesmo que o fizesse, não acumularia pontos suficientes para as viagens que gostaria em família. Então, no meu caso, a saída seria acumular pontos via clube, como faço com a Livelo. Por isso, atualmente, não contratei nenhum cartão de crédito com o Santander sem ser correntista. Abraço.

        • Eu sou da opinião que ter CC hoje em dia com o objetivo de ter milhas é bobagem. O advento dos clube nos poupa de muita dor de cabeça que o relacionamento com bancos e cartões pode ter além de nos poupar daquele velho hábito de gastar por gastar… Sou correntista do BB e só tenho 1 cartao no BB. Quando era da caixa, so tinha 1 da caixa etc etc. É como disse em outro post, o que importa é ter limite bom pra poder parcelar alguma coisa importante e de valor alto. Mas ter na expectativa de que isso vai influenciar seu saldo de milhas, foi-se o tempo…

    • Só embarco se for pra todo mundo. Se tiver que ser correntista, to fora…

  • Henry

    Santander Espera, quer dizer, Esfera ??
    A conferir..
    Bem que eles podiam ser “inovadores” e copiar coisas boas que o Livelo (é “o” ou “a” Livelo ??? rsrs)…
    Por exemplo: enviar pontos para aqueles programas que o Livelo envia.. claro que se pudessem ter uma taxa melhor, seria bom.. mas isto depende de dólar, etc etc..
    E podiam voltar a enviar pontos para a Delta.. era uma boa opção de envio de pontos…
    Mas.. em uma coisa eles realmente podiam ser inovadores: prestigiar os associados que sejam fiéis..
    Por exemplo: se o cara é do Club Esfera (supondo que vai rolar um club), e mantém a mensalidade por 12 meses, esse cara merece ser MAIS reconhecido que aquele que entra de repente e ganha bônus de entrada..
    Quer aumentar a base de clientes no Club Esfera ?? tudo bem dar bônus pra aumentar a base.. deu 20% de bônus pra novos associados ?? OK, beleza, mas então, dê 25% de bônus pro cliente que é associado h 6 meses, 30% para quem é há 12 meses e, daqui a 2 anos, dê um bônus de 50% do valor mensal para aquele que paga o Club Esfera há 24 meses…
    Isso se chama reconhecimento ao cliente fiel…
    Enfim… dá pra fazer muita coisa pra fidelizar o cliente….

    • Gustavo

      É isso mesmo Henry, tenho a mesma opinião sobre prestigiar os clientes.
      Não raro vemos pessoas que se associam a determinado clube durante uma promoção, ganham os bônus e após um mês cancelam. Enquanto nós que somos clientes a meses ou até a anos “ganhamos” como prêmio, a indiferença no tratamento.

      • Tarcísio Medeiros

        Como que pessoas “após um mês” cancelam se todos os programas de fidelidade tem fidelização? Inclusive o Smiles aumentou de 6 meses para 1 ano. Então quem cancelar com um mês, os bônus são cancelados, assim como uma eventual emissão de passagem (ao menos, isso conta nas regulamento, então se fizerem, não pode reclamar). E em geral, não vejo nada pra cliente antigo pois é ~usuário conquistado~. A única que faz algo mínimo é a Azul que dá 5% após 6 meses e 10% após um ano, ou seja, praticamente insignificante. Pelo menos é cumulativo com qualquer promoção, inclusive de 100%

        • Gustavo

          Clube Livelo e clube Multiplus se não estou enganado não tem fidelização, por isso me referi que as pessoas podem cancelar após um mês.
          É só ver os comentários aqui mesmo no site, sobre a última promoção para novas adesões no clube Livelo, onde o novo sócio pagava na primeira mensalidade a metade do valor normal.

          • Tarcísio Medeiros

            Clube Livelo não tem nenhuma bonificação bônus, digamos, “por padrão”. Sem bônus, não tem pq ter fidelização. Mas na única promoção que se teve depois da extinção do bônus no 4′ e 8′ mês, que era o dobro de pontos no primeiro mês, o regulamento foi claro que existe fidelização, apesar de ser por 3 meses apenas. No caso do Multiplus, não é um programa que eu tenha interesse, mas não vejo como dificil de não ter fidelização, mas ao mesmo tempo não é financeiramente melhor. Do que adianta não ter fidelização se o que você está pagando é muito mais caro?

            “Caso o Participante cancele a assinatura do Clube Livelo em até 90 (noventa) dias contados da adesão:
            9.1 A quantidade de Pontos em dobro recebidos no primeiro mês será retirada da Conta do Participante.
            9.2 O Participante ficará inelegível para nova concessão de benefícios e promoções atreladas ao Clube Livelo pelo período de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias”

            • Para constar nos autos, o clube smiles bonifica progressivamente conforme o tempo de permanência e não penaliza retomando milhas de quem desiste ante do tempo… Há outras penalidades, mas não essa. Porem, eu sei, eu sei, estamos falando de clube de verdade… Foi só pra constar mesmo… Sobre o Multiplus ser tão mais caro assim, descordo totalmente, viu! 0,0369 seria o valor do ponto no plano 10K. Mas este é o mesmo plano que me oferece 30% de bonus das transferências dos parceiros. Então, quando eu pago 0,310 no KM, ou 0,6499/2 no Livelo, esses valores caem bastante por conta do bonus de 30%… No mais, concordo com tudo. Porem a realidade do nosso mercado de consumo no varejo é essa, comportamento predatório e explorador sempre. Uma vergonha…

              • Tarcísio Medeiros

                Olha, eu desconheço essa bonificação progressiva do Smiles, já tiveram algumas vezes que sim (A promoção de lançamento do Clube Smiles tinha bonificação cada vez maior durante um período, mas ao término de 18 meses, voltava ao preço original.), na página atual, não informa nada sobre alguma vantagem com o passar do tempo. Quanto ao retorno das milhas, não sei se é aplicado de fato, mas consta no regulamento, então caso a empresa assim o fizer, não há nada que pode ser feito.

                Sobre o Clube Multiplus, você está combinando dois programas, em que um não depende exclusivamente de um pagamento. Quem não tem carro ou não abastece no Ipiranga não pode fazer isso, é uma condição específica. Mesmo assim, a depender de onde se vá, apenas com o clube Livelo é possível obter Smiles, TudoAzul ou Amigo por até R$ 16,42 o milheiro, ou seja, quase metade do preço do Multiplus. E apesar de várias vezes o preço de tabela do Multiplus ser mais baixo, não chega a ser metade. Ou seja, na maioria das vezes sai mais barato pegar o Livelo e combinar com outra cia aérea que fornece mais bônus com um preço de resgate mais baixo. Mas também só comparando os planos em si, o de 5000 custa R$ 180 no Multiplus, enquanto no Smiles R$ 162 ou 153 a depender da fidelização de 12 meses. Então de forma geral, por si só, o Clube Multiplus sai o mais caro em relação a quantidade de pontos adquiridos.

                • Henrique M

                  Tarcísio, o Smiles bonifica sim o membro ativo do Clube. Ele não deixa isso explícito e é preciso ler bem os “benéficos” do Clube mas letras miúdas do T&C. mMas verá que é tão limitado quanto ao do TudoAzul. Segue a transcrição deste benefício chamado Conversão Bonificada:

                  “Conversão Bonificada – o Associado que converter em Milhas Smiles os seus pontos acumulados em cartões de crédito ou em programas de fidelidade de Instituições Financeiras Parceiras, de acordo com as condições especificadas, terão direito a receber uma bonificação (“Conversão Bonificada”). O Associado deverá obedecer aos seguintes critérios para fazer jus ao benefício: i) deverá ser um Associado ativo e com pagamentos em dia, de forma ininterrupta, por 6 (seis) meses consecutivos, para ter direito a um bônus de 5% (cinco por cento) sobre o montante convertido em Milhas Smiles; ii) deverá ser um Associado Ativo e com pagamentos em dia, de forma ininterrupta, por 12 (doze) meses consecutivos para ter direito a receber um bônus de 10% (dez por cento) sobre o montante convertido em Milhas Smiles. O bônus será limitado ao máximo de 5.000 (cinco mil) Milhas Smiles por ano por Associado. A contagem dos períodos será feita de forma ininterrupta, ou seja, os participantes deverão permanecer ativos, pelos períodos de 6 (seis) ou de 12 (doze) meses ininterruptamente. Caso o Associado deixe de pagar qualquer das mensalidades do Clube Smiles o prazo de contagem para a bonificação será reiniciado, exceto nos casos em que a Smiles ofereça ao Associado a possibilidade de regularização das parcelas em atraso. “

                  • Beto Junior

                    Bonificar, bonificam. Mas sinceramente, ao menos 6 meses de fidelidade a Smiles para ganhar no máximo 5.000 milhas (isso tendo que mandar 100K) em um programa inflacionado como é…. apenas mais uma boa propaganda da Smiles. Bons de marketing.

      • Gente, tem mais um colega tentando ir além de Seropédica ou Macaé com as próprias milhas. Alguém ai pode ajudar o colega? Detalhe, ele só pode voar Smiles, Tudo Azul ou Amigo (que são as que bonificam mais nas transferencias de CC)…

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×