Dúvida do leitor: LATAM altera 4 vezes o horário do voo original e só deixa uma opção incompatível com o interesse do cliente. O que fazer?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Uma das coisas pelas quais a LATAM é a minha última opção de voo é a frequência com que os horários originais dos voos são alterados.

Isso irrita e incomoda porque muitas vezes queremos viajar em um horário específico, e uma alteração compulsória do horário do voo original atrapalha o planejamento, e pode inclusive vir a gerar cancelamento de outros compromissos.

Por exemplo, você compra o voo de saída no final da tarde, no lugar do voo do começo da tarde, porque tem outros compromissos durante o dia, mas aí a cia. muda o horário e diz que você só tem a opção de voar no começo da tarde.

Vejam a dúvida do leitor Carlos Telles:

“Povo estou tendo problema com a LATAM (pra variar) tenho um voo pro dia 21/12 saindo do Rio (SDU) pra Frankfurt com conexão em GRU, porém o meu voo RJ>SP foi cancelado, era para sair às 17:05 cancelaram e me colocaram em um voo que decola às 14:00.

Porém, esse horário não me atende, já que trabalho 21/12 e vou após o expediente (meu trabalho fica perto do SDU).

Liguei para lá e a única opção além do voo das 14:00 é um voo saindo de SDU indo pra CCH às 17:30, a troca de aeroporto iria ficar por minha conta, o que eu não aceitei.

Sugeri então um voo direto da Lufthansa que sai às 20:30 do GIG, daria para sair do trabalho e chegar lá a tempo, fui informado que a LATAM não emite mais passagens para Lufthansa.

O atendente me informou que fora isso, só o cancelamento e o reembolso dos meus pontos em 60 dias.

Detalhe, essa é a quarta vez que o voo é modificado: era 18:30 foi pra 18:00 depois 17:30, depois 17:05 agora foi cancelado de vez.

Alguém já teve problema parecido?”

O Fábio Feldman respondeu:

“Você tem direito à reacomodação no das 19 horas que sai do próprio GIG e vai direto pra GRU. Há 2h20 de conexão e isso é tempo de sobra. Sobre a troca de aeroportos, a empresa (todas elas) oferecem ônibus gratuitos ligando os dois aeroportos em Sao Paulo.

Caso opte por CGH mesmo (considerando o embarque no aeródromo mais próximo do seu trampo), saindo das esteiras, desça a rampa logo mais a frente da saída e vá pra área externa que estará a sua esquerda.

Pergunte de onde sai o busão da TAM e ja garanta seu lugar na fila, quem chega antes leva, mas tem que ficar em pé lá na fila…

Sugestão de atividade para o tempo de espera (quiçá para o do voo até CGH). Reze um terço. Se der, uma novena. Eu ja considerei pagar helicóptero pra não correr o risco do trânsito por lá. É desesperador…”

Eis a sequência da conversa:

Clique aqui para ir nos comentários originais.

Quanto à dúvida do leitor, achei bem estranho o fato de a LATAM ter dito que não “enxergava” no sistema o voo saindo de GIG às 19h, que resolveria o problema e evitaria esse transtorno todo. Afinal de contas, como é que a LATAM não consegue enxergar no sistema um voo da própria LATAM?

Qual é a sua sugestão para a dúvida do leitor?

Tagged as:
  • Alan Souza

    Na gol já mudaram 7 vezes o horário eu disse 7 vezes … Tanto q na última mudança perdir a conexão da outra Cia aérea pois eles colocaram meu vôo pro dia seguinte…. E a única explicação era a tinha mudança na malha viária…. Reclamei não fizeram nada acabei pagando 800 raias a mais na outra Cia pra mudar o vôo..

    • Gustavo Castro

      Entre com ação no Juizado Especial. Já ganhei 2 ações contra a Latam e uma contra Gol/Smiles.

  • Gustavo Castro

    É uma falta de respeito tremenda dessas cias, principalmente a Latam! Independente do vôo que você for pegar, quando chegar de viagem, entre com uma ação no juizado especial, eles precisam sentir no bolso pelo tanto que nos prejudicam. Já aconteceu comigo numa viagem de Teresina para Buenos Aires com conexão em Gru. Alteraram o vôo e precisei pernoitar em São Paulo por conta própria, éramos 8 pessoas da mesma família, entramos com a ação e a propria Latam ofereceu acordo de 4K para cada.

    • Tlars22

      Gustavo,
      Quais foram os danos morais e materiais que você alegou em função desta pernoite?

      • Gustavo Castro

        Tlars22, nesse caso específico os danos materiais foram as despesas decorrentes de pernoite (hospedagem, transporte, alimentação) e o dano moral já é o fato de terem mudado toda a programação da viagem. Como eles já sabem que isso caso perdido, ofereceram acordo antes mesmo da primeira audiência.

  • Fábio

    Já tive o mesmo problema 3 vezes com a LATAM, em duas delas me deram a possibilidade de escolher outro vôo de acordo com minha disponibilidade. Em outra tive que brigar um pouco, mesmo assim deu tudo certo

  • Tha Lita

    Ótima discussão. Alguém já teve problemas de alteração do voo para Sydney com a latam? A conexão em Santiago? Reservei com pontos e bastante antecedência, inclusive antes da migração e estou com medo de alguma alteração próximo do voo.

    • Eu duvido. Daqui a pouco a rota brazil santiago vai ter mais voos que a ponte rio sao paulo. De todos modos, a discussão é essa mesmo. Mudança frequente de horários, instabilidade nos demais horários e frequências da malha, “impossibilidades” (ou desculpas e mais desculpas) pra reacomodação adequada… Tudo é possível… Acho bom sua dúvida em meio ao exemplo em tela porque deve servir de alerta pra todo mundo: fazer conexão com a Latam está uma incógnita. Cuidado!!!

  • Bernardo

    Está acontecendo a mesma coisa comigo num voo GIG x MCO no dia 02/1/19.
    Pior que já olhei para todo o lado e o voo não parece cancelado ou ao horário foi trocado, mas a empresa está me oferecendo outro voo.
    Ideias?

    • Flying_FlyerBBB

      Orlando tá um problema. Na mesma situação, mas aceitei a sugestão de troca. As outras opções eram muito piores

      • Bernardo

        Sabe dizer o motivo?
        Era um voo GIG x MCO agora querem me oferecer GIG x GRU X JFK com 8h de espera em GRU ou GIG x MIA x MCO.

        • Não sei onde está o cerne do imbróglio mas sugiro, na pior das hipóteses, a oferta de conectar em MIA…

        • Flying_FlyerBBB

          Não sei, mas dependendo do dia me ofereceram 5 voos saindo do Rio. Como o Rio pra mim é conexão, eu teria que sair de Campo Grande c Gru ou CGH antes.

  • Carlos Telles

    Fiquei com essa duvida também sobre como eles não “enxegam” esse voo. Talvez fosse o atendente do momento, de qualquer maneira eu vou ligar hoje mais uma vez para ver eles tem uma posição diferente.

    • Tente a loja. Tente os canais de reclamação. Tento ate mesmo consultar um agente de viagens que utiliza o mesmo sistema de reservas que a latam utiliza (esses tais de Amadeus, Sabre, Sabin, sei la o que…) pra ver com os próprios olhos se eles “enxergam” a tal conexão que os zumbis do vírus chileno não veem…

      • Em tempo, a ferramenta do ITA Matrix (google voos) enxerga muito bem. Tanto quanto a pagina de vendas da Latam… https://uploads.disquscdn.com/images/bc41608fde244c02e596395f8fed424fcb5b1c11f61dd25d066c4d7e1b226aef.png

        • Carlos Telles

          Valeu Fabio, tentarei primeiro via telefone agora de manhã. Caso não resolvam, eu vou na loja.

        • Carlos Telles

          Um atendente iluminado achou a disponibilidade e modificou o voo. Agora é torcer pra esse voo se manter pois depois dele só tem um que sai as 22:05 o que faria com que eu perdesse o voo pra Frankfurt.

          • Esse ai é estável. É realizado num 767 e bate com os horários das chegadas em GRU pras conexões internacionais. Ele pode oscilar em horário mas nada que te afete nao. Que bom que deu tudo certo!

            • Ah, e quando estiver saindo pra seguir pro aeroporto, da um toque aqui que eu mando um radio pa rapaziada la das comunidade pegar leve na vermelha!

              • Carlos Telles

                UAHAUHAU. Esse detalhe é importantíssimo, vou entra em contato sim pode deixar haha

            • Carlos Telles

              O VOO LA3571 FOI CANCELADO. putz.

              • Carlos, agora tem um saindo do SDU as 17 e alguma coisa. De todos modos, semana passada fiz o trajeto entre os dois aeroportos em SP e pra minha surpresa demorou apenas 1h15. Porem estava no onibus que saiu as 17hs. Acredito que ate esse horario é possivel fazer o traslado em um tempo razoavel…

                • Carlos Telles

                  Eles colocaram um voo saindo as 19:10 do SDU e chegando as 20:30 em GRU, Eu não arrisco de chegar em congonhas e ir pra GRU numa sexta feira véspera de feriado as 18:00. Agora é ficar na torcida para eles não cancelarem esse também.

  • Tlars22

    Offtopic: Faz 2 dias que o sistema do call center do Programa Amigo está fora do ar !!!
    Não é possivel remarcar , cancelar nem consultar disponibilidade pelo telefone.
    Seria isto uma tentativa de limitar ainda mais as emissões, haja visto a proximidade da mudança (prevista para 17/10) ?
    Ou incompetência geral do programa que entrou em colapso ?

    • Teoria da conspiração sempre. Acho provável que o estado boliviano está de conchavo com o chileno e vao dar um golpe monopolítico no mercado de aviação civil sul americano… Querem acabar com a GOL, a AZUL e a Aerolineas…

    • Paulo Henrique Werly Gualberto

      Consegui emitir um bilhete Star Alliance hoje pelo telefone do Amigo Avianca. O site mostrava disponibilidade, mas na hora de pagar apresentava inconsistência no valor tarifário. Consegui emitir pelo valor que era apresentado no site… mas levei uma meia hora pra completar a emissão.

  • Nelzon

    Tive boas experiencias com a Latam nesse sentido.
    Uma vez comprei uma passagem GRU-SCL-GRU por 14k. O lado negativo é que era um voo noturno com larga conexão em ASU na ida e na volta mas eu não ligava por conta do valor do resgate.
    Eles alteraram o voo 2 vezes e no final das contas consegui um voo direto na ida e na volta exatamente nos horários que eu queria e que custavam mais de 3X vezes o valor que resgatei.
    Outra vez comprei uma passagem em cima da hora no valor mais baixo possível em um dia que havia uma grande possibilidade de ter greve. Resultado, a Latam me deixou alterar a passagem para o dia e horário que eu queria e que estava 6X mais o valor que eu havia resgatado.
    Como moro próximo de GRU sempre torço por essas alterações pois até o momento só fui beneficiado por pagar mais barato e usufruir de voos em melhores horários e que quase sempre são mais caros.

    • Carlos Telles

      Ai sim em, normalmente eu sempre me dou mal em mudança de horário de voo especialmente com a LATAM. A unica vez que eu me dei bem foi com a KLM, ia fazer uma voo GIG X AMS com mais dois amigos, o voo foi cancelado no anterior da viagem, eles me colocaram num voo com a Lufthansa só que agora eu teria uma escala em Frankfurt e + 5 horas de viagem. Chegando no aeroporto fui fazer check in na maquina e não consegui falava que a reserva na poderia ser encontrada, fui transtornado pro balcão da Lufthansa já aceitando a idéia que eu não iria viajar e que a KLM não reservou foi é nada, e pra minha surpresa o atendente da Lufthansa tinha falado que eu não estava conseguindo fazer o check in pois minha reserva tinha mudado e eu e meus dois amigos ganhamos um upgrade pra Executiva, só faltou eu pular o balcão e beijar o atendente haha. Unica vez que me dei bem com cancelamento ou mudança de horário.

      • Nelzon

        Caraca man, e como se deu bem!

      • Ahhh não! Frankfurt na véspera do natal. Upgrade de Y na KLM para C na Lufhtansa. Tö achando que você é da mesma seita que aquele colega lá que teve as portas dos ceus dos KMs de Vantagem abertas pra ele… Eu, o máximo que tive de sorte perto disso foi na minha primeira viagem a europa, tambem pela LH, em que os dois assentos ao meu lado ficaram à minha disposição. Porem, entretanto, contudo, todavia, isso foi uma cortesia das aeromoças porque eu havia me acidentado de moto uns dois dias antes e precisava manter uma das pernas esticada o máximo de tempo possível. Fui deitado, mas com a perna dolorida. Pergunta se isso já me aconteceu enquanto sã e salvo!?!

        • Carlos Telles

          Esse do upgrade faz uns anos e foi em outubro. Acho que toda minha sorte foi embora ai haha

    • Khalil Chaves

      Caso parecido aconteceu comigo, comprei GRU-ASU-SCL e quando alteraram o vôo, liguei e me realocaram no vôo direto GRU-SCL. Eles mudam bastante os vôos, meu conselho é sempre que comprar com a Latam deixar pelo menos algumas horas de sobra na programação.

      • Muito sábio. Dependendo de onde se vem, e pra onde se vai, perde-se o dia. Isso aconteceu comigo uma vez e perdi um dia inteiro de um congresso…

    • Mas o que voce teria feito caso o voo que perigava nao decolar, se esse saísse normalmente? Não seria arriscado comprar na iminência de algo ruim esperando de fato viajar dois dias depois?

      • Nelzon

        Foi uma greve que teve em São Paulo que todas as companhias cancelaram os voos do dia e do dia seguinte mas por incrível que pareça o sistema ainda deixava resgatar passagens nesses dias.
        Eu comprei sabendo que eles iam realocar. Assim que comprei já liguei na Latam pra saber se realmente iriam mudar meu voo, caso não mudasse eu cancelava a passagem. Eles mudaram sem falar nada e no horário de minha escolha.

  • Tom Tom

    Ótimo tópico. Quando as empresas áreas trocam os horários eles também oferecem a troca do dia, geralmente até 3 dias.
    Eu tenho uma situação diferente, vou voar FLN – PPT pela LATAM e quando comprei peguei o voo mais barato, porém o voo de ida é FLN – GRU – ROS – SCL – PPT. Estava na esperança de me realocarem para um voo direto GRU – SCL ou até mesmo FLN – SCL que começou recentemente. Teria alguma maneira de fazer isso sem pagar? Pq para a companhia é vantajoso eu não ocupar assento em 2 voos.
    Viajo dia 14/02.

    • Olha, tal como mencionado acima, eu consegui essa “façanha” mas acredito que a título de exceção e em janela experimental (talvez) do serviço, opinião que é corroborada com o colega que afirma isto não estar mais disponível. Mesmo porque, as empresas são extremamente alinhadas com o que a legislação aplicada os obriga a fazer e nada mais. Nesse sentido, a reacomodação é obrigatória nos casos que extrapolam a variação de horários definidos na regulamentação. Se não houver danos aos demais voos na reserva, a empresa não é obrigada a nada mais. Na pratica, pode acontecer mas não creio que será o seu caso, venha o seu voo FLN – GRU ser alterado. Mesmo porque, Chile tem sido ja ha alguns anos a nova Miami dos brasileiros e os voos diretos pra lá são mais caros. Sua ideia faz sentido quando acredita que estaria ocupando menos espaço em outros voos, mas a TAM, como nenhuma outra empresa (já falei mal de Mercado hoje?), é bobinha ou ingênua. Se vendeu essa via crucis pra você é porque é deficitária…

  • Khalil Chaves

    Não sei se mais alguém notou, mas por algumas semanas o site da Latam estava permitindo a reacomodação online de vôos alterados por eles. Não cheguei a usar, mas testei e o sistema aparentemente estava permitindo alterar para qualquer data. Depois disso mudaram, e agora aparece mensagem para o cliente ligar.

    • Eu usei esse recurso ai umas 2 semanas atras também. Fui informado de um voo internacional que foi antecipado em 2 horas (nada demais) e consegui mudar, online, pra dias antes da data original. Foi bem interessante…

    • Flying_FlyerBBB

      Mudei ontem meu voo. Tá de boa o sistema, nessa parte em específico. Minha colega de serviço, não teve essa sorte… só ligando …
      Desconfio ser pelo status. Chute mesmo

  • d-Monitor

    Como não moro em SP, para voos internacionais até gosto das mudanças de horário.. pois posso mudar o dia da viagem e até escolher voos melhores. Já para voos nacionais a LATAM é complicada, pois as vezes numa viagem de fim de semana você compra uma passagem e eles mudando os horários inviabilizam seu passeio. E o que eles devolvem não é suficiente para comprar o voo em outra companhia.
    Uma vez depois de muita conversa no balcão do aeroporto consegui trocar um voo a TAM por um da GOL. Como meus pais já estão idosos comprei uma passagem mais cara, mais rápida e com só 1 escala. E a TAM mudou, sem avisar, para um voo mais longo e com mais escalas.

    • Mas você mora em cidade pouco servida, tipo, Imperatriz do MA ou Maraba do PA? Só faria sentido nesse caso, visto nao haver opções… De todos modos, cuidado ao emitir horários acreditando haver uma possível mudança ou cancelamento pra então se beneficiar daquele horário que seria o ideal mas nao emitiu antes por ser mais caro. Esse mais caro, não é mais caro atoa. Se for O voo de conexões, seja em Brasilia, GRU, CGH ou GIG, ele enche não demora muito…

  • Flying_FlyerBBB

    Minha dúvida é: vc comprou na tarifa mais barata existente… se a cia altera ou cancela o voo, e vc escolhe outro… sua tarifa será considerada a mais alta? Interessante isso pra pontuação….

    • Nelzon

      Li em outro blog que isso ocorre com algumas companhias, inclusive, quando aconteceu comigo de alterarem meu voo com milhas para SCL, eles colocaram uma tarifa paga no valor cheio. Quando houve a segunda alteração eles voltaram para a tarifa de resgate com pontos.

      • Flying_FlyerBBB

        Isso é muito interessante para pontuação, paga-se um tarifa basicona, mas se eles alterarem você vai pra tarifa top cheia. Agora com milhas, realmente não tem muita vantagem. Na teoria a tarifa top com milhas na Latam (irrestrita) permite vc alterar sem custos a viagem, ou mesmo cancelar.

    • Ate onde eu sei, uma coisa nada tem a ver com a outra. Pode até acontecer de voce receber pontuação diferenciada ou se beneficiar de alguma boa regra do novo bilhete, mas eu acredito que se for esse o caso, seria mais por erro do agente responsável pela alteração, e não como procedimento padrão. Nunca conheci ninguém que passou por isso e se beneficiou de uma ou outra maneira… Mas sabe que não seria uma má ideia tentar só pra provar a teoria!?!

      • Flying_FlyerBBB

        Olha, eu acho (não tenho certeza) que tem haver sim. Tem até um termo próprio para isso…to tentando achar

      • Flying_FlyerBBB

        o termo é IRROPS = IRREGULAR OPERATIONS

        Usualmente, quando acontece o IRROPS a cia emite um “Travel Waiver ou Advisory”, uma política de alteração sem custos, mas o que poucos sabem é que qualquer alteração devido a um IRROPS tem sua remarcação na tarifa cheia. Para a passagens em classe executiva promocionais assim como as Primeira Classes com desconto. Com a remarcação devido ao IRROPS todas passam a ser “CHEIAS”, uma tarifa classe “I” passa para “J” (Executiva promocional para Executiva Cheia), e “A” passa para “F” (Primeira promocional para Primeira Cheia). Acho que é isso.

        • Eu ja tinha ouvido (vagamente, nos tempos do onça) de alguma coisa a a respeito, mas isso não quer dizer que o bilhete novo passa a contar com os benefícios do primeiro. Pode-se ate tentar, mas não sei se cola não… Mas desafio está lançado e dessa vez vai ser pra mim! Vou tentar e depois conto proceis! Falando em desafio, alguém tem noticia do Mädœnho? Ate hoje estou sem saber se ele conseguiu usar os pontos azuis dele em algum trecho para além de seropédica!!!

  • Carlos Telles

    Consegui ligar e dessa vez um outro atendente conseguiu fazer a mudança.

  • Marcelo Migon

    Sei que não é bem o tema, mas trocaram minha aeronave por uma menor, com poltrona bem inferior…no caso era um vôo em executiva. Alguém já passou por isso? Conseguiu sucesso numa ação contra a empresa? Na gol já aconteceu de trocarem o horário. Entrei em contato é indiquei o vôo que se adequava a minha viagem e foi aceito pela empresa.

  • Igor

    quando eu precisei pegar um ônibus entre GRU-CGH a fila estava imensa, tinha que esperar outro… preferi pegar (e pagar por) um Airport Express

    eu nunca arriscaria esse trajeto, fora que SP tem trânsito para cacete, às vezes acontece um acidente, alguma merda… já era o vôo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×