[Guest post] Amigo Avianca: dois anos depois, os perrengues continuam :-(

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Hoje teremos mais uma vez o privilégio de ler um guest post do Carlos, dessa vez comentando sobre as evoluções – ou seriam involuções? – do programa Amigo Avianca.

Esperava-se que, de 2016 pra cá, o sistema do Amigo fosse evoluindo para atender as necessidades dos clientes. Será que isso ocorreu? Quais são os problemas que ainda irritam os usuários?

O Carlos faz um apanhado geral, identificando situações com as quais certamente você já se deparou ao tentar resgatar alguma coisa com o programa.

Confiram!

………………

“Há quase dois anos escrevi duas postagens publicadas pelo Guilherme: uma aqui e outra aqui, com foco principal na utilização do programa Amigo. Até então, não havia nenhum texto disponível na Internet indicando como era o funcionamento do programa.

Foram várias ligações para obter um panorama da lógica de funcionamento, mas no final minha impressão foi que não havia muita lógica no sistema de resgates de passagens. Esperava, porém, que fossem ocorrer melhoras no programa, então, recém lançado.

Este ano, implementaram o resgate online das passagens e, em um primeiro momento, o sistema me pareceu tão confuso quanto o do telefone. Há alguns dias, resolvi fazer uma série de testes para tentar compreender mais a fundo o funcionamento do sistema e ver se foram feitas melhorias desde o lançamento do programa.

Chego à conclusão que o sistema de resgates do Amigo foi desenvolvido por uns três estagiários de informática e permanece, praticamente, o mesmo desde o lançamento. Não há qualquer lógica razoável para entender o seu funcionamento.

No geral, isto é muito ruim para os clientes do Amigo, por limitar severamente o uso do programa de acordo com as suas regras. Mas há algumas poucas vantagens.

Algumas questões mais gerais:

. Os estagiários de informática eram bem ruins de geografia e/ou de formatação de tabelas. Além de terem colocado a Turquia na região Ásia Norte, junto com China, Japão e Coréia, também definiram a Islândia como região Europa Leste, logo o país mais a oeste do continente europeu. A Groenlândia também está na região Europa Leste, enquanto sua “dona”, a Dinamarca, está em Europa Oeste. Também é difícil de entender por que Grécia está no Oeste, se está mais a leste que a Eslovênia. E temos na tabela a Albania na região leste e a Albânia na região oeste. Como definir quando usar o acento circunflexo para enquadrar na região mais favorável?

. O login no sítio do Amigo vence em 10 minutos, mesmo com o uso ativo e ainda alterna, aleatoriamente, entre as versões em português e inglês.

Agora um apanhado geral, depois de várias simulações de tentativas de resgates no sítio do Amigo. É possível, pela aleatoriedade de seu funcionamento, que alguém consiga opções que divirjam do exposto abaixo:

. O Amigo emite cabine mistas, mas somente combinação econômica com executiva ou executiva com primeira classe. Não consegui achar nenhuma combinação econômica com primeira classe.

. Há dias que há voos disponíveis mas a aba superior da pesquisa aparece como se não houvesse. Se você pesquisou exatamente neste dia, é possível emitir a passagem, mas se você trocar de dia na aba, a opção não vai estar mais disponível.

. Consegui achar conexões de até 14 horas. E duas conexões são possíveis, mas mais raras de serem mostradas. Qual o critério para a montagem é um mistério.

. Não consegui achar qualquer opção com voos Air China, EVA ou Thai. A Thai, entretanto, já consegui emitir na primeira classe por telefone, BKK-CDG.

E a completa bagunça que é o sistema:

. Voos da ANA em executiva ou primeira classe funcionam dos EUA para o Japão e vice-versa. Para a Europa, não.

. Voos da Asiana em executiva ou primeira classe não funcionam de/para Europa ou EUA. Mas, especificamente do Japão para os EUA, funcionam. HND-ICN-LAX funciona, mas ICN-LAX não.

. Voos da Lufthansa não funcionam na primeira classe da Europa para a Ásia em sua maioria, exceto Índia. Mas saindo do Brasil, sim. FRA-PEK não, GIG-FRA-PEK sim.

. No sentido contrário, voos de PEK, HKG ou PVG funcionam na primeira classe para FRA. De TYO ou ICN, não funcionam em qualquer classe.

A Turquia estar na região Ásia Norte não faz sentido e é ruim para usar voos da Turkish de/para o Brasil. Mas tem sua parte boa, permitir emissões para a Ásia bem mais baratas do que saindo da Europa:

. De Istambul, na primeira classe da Lufthansa, para PEK, PVG e HKG sai a 35k pontos e para DEL, 50k pontos. Não funciona no sentido inverso ou de/para ICN, SIN ou TYO.

. De Istambul, em executiva, para PVG, PEK, HKG, sai a 30k pontos, em voos Turkish ou combinações com Austrian, Lufthansa, LOT ou Singapore. No sentido contrário, não funciona.

. De Istambul, em executiva, para o Japão, não funciona para HND em qualquer sentido. Para NRT funciona com Singapore misturado com ANA, mas Turkish não funciona e nada no sentido contrário.

. De/para Istambul, em executiva, para/de ICN ou TPE sai a 30k pontos, em voos Turkish ou combinações com Austrian ou Singapore.

. De Istambul, em executiva, para BKK ou SGN, sai a 40k pontos, em voos Turkish ou combinações com Austrian ou Singapore. No sentido contrário, não funciona.

É possível ir para a Ásia, em executiva, por 100k pontos, mas somente com mala de mão. Emite-se uma passagem do Brasil para o Oriente Médio (DOH, DXB, AUH…) por 70k. Normalmente as opções envolvem voos da TAP ou Swiss passando por LIS ou ZRH e em seguida passam por Istambul. Basta não seguir viagem em Istambul e fazer as emissões indicadas acima por 30k.

Por 105k, consegue-se a mistura da executiva com primeira classe, com as opções de primeira indicadas anteriormente. Mas é bastante restrito, já que a Lufthansa, normalmente, só abre vagas na primeira com 14 dias de antecedência (raramente abrem com mais tempo).

Voos da Lufthansa ou Turkish costumam ter pesadas taxas de combustível, entre setecentos e mil reais, o que pode deixar as opções acima não tão interessantes.

Conclusão

Enfim, o programa oferece boas oportunidades, especialmente levando em conta os bônus de transferência de pontos. Entretanto, não funciona em sua plenitude nem tem um funcionamento lógico. Rotas, conexões ou disponibilidade funcionam dependendo do sentido ou da origem, ou não funcionam de qualquer maneira. Tem de ter bastante paciência ou fazer muitas simulações antes de fazer emissões.

O funcionamento pela central telefônica não me parece ser muito diferente. Até aparecem mais opções, mas normalmente não tarifam. Fiz uma ligação há poucos dias para verificar a diferença e o atendente disse que os trechos que não tarifam no sistema podem ser feitos manualmente. Não acreditei muito, pois também falou bobagens como a tarifa não funcionar por ser uma emissão muito distante e cabines mistas funcionarem somente no país de partida ou destino.

A única melhora que houve é a opção de emitir ida e volta juntos e escapar das altas taxas de combustível que o Amigo repassa. Mas pode ser que essa opção já estivesse disponível por telefone mas não fosse utilizada pelos atendentes.

Infelizmente, não parece que haverá mudanças pois, passados mais de dois anos, tudo continua praticamente na mesma. Talvez só quando houver uma fusão das Aviancas poderão ocorrer melhorias ou, provavelmente, piorará tudo de vez, como foi a fusão das Latams”.

……………………………

Quer aprender mais? Então leia os demais guest posts do Carlos:

……………………………………………………….

Alguém ainda tem esperança de o Amigo deixar de ter uma interface inimiga do cliente? Deixe um comentário contando seus perrengues com o sistema do Amigo da onça.

Agradeço ao Carlos por mais um excelente guest post!

Tagged as:
  • Pedro Viajante

    Boa, Carlos!

    Uma dúvida: você (ou algum outro viajante daqui) testou a emissão de passagens para crianças menores de 2 anos com pontos?

    Das vezes que simulei, sempre obtive erro na pesquisa (que retornava os vôos normalmente após pesquisar sem a criança menor de 2 anos.

  • Henrique P. P.

    Parabéns pelo post Carlos. De utilidade pública para boa parte dos leitores do blog, pois muitos investiram no programa Amigo, inclusive eu. No meu caso ainda não emiti nenhuma passagem, porém já fiz várias simulações e, realmente, Eva e Thai nunca achei. Além disso, há rotas que o programa não pesquisa, aparecendo a mensagem error 404063, como JNB-DPS, entre várias outras. Aliás, já reclamei com a Avianca via Facebook e eles apenas disseram que iriam checar com o Amigo. Assim, minha maior dúvida é saber se via call center eles enxergam e tarifam as rotas que o sistema online não pesquisa. Alguém saberia me exemplificar uma situação concreta quanto à isso?

    • Ricardo Lucena

      Enxerga Henrique, é possivel emitir JNB – DPS sim , via call center.

      • Henrique P. P.

        Opa muito bom saber Ricardo. Muito obrigado pelo retorno.

  • Alexandre Conde

    Isso deve ser uma questão geracional… Quanta reclamação, quanta insatisfação que não se encerra. Claro que há problemas, aos poucos vão melhorando. Ai alguém vem dizer que o Amigo ganha dinheiro, então teria que ser perfeito, como o Mileage Plus é (Ou seria?). Por favor… Estamos tratando de soluções complexas de TI de uma cia do Brasil que começou a operar há pouco mais de 10 anos atrás esta tentando resolver… A mesma cia que privilegia quem tem status com ela dando 120% de bônus para os clientes com status a partir do Livelo. A mesma cia cia que permite que as pessoas emitam F, aquela classe que cia nenhuma brasileira mais tem (ou que, no momento, programa nenhum permita a emissão, certo, Multiplus?)… Menos! Prefiro o Amigo com todas as suas deficiências que o Smiles!

    • Henry

      Sim Alexandre… o Amigo é o melhor programa… a Avianca Brasil a melhor em trehos domésticos..
      Mas… o sistema deles, é lastimável… podia, pelo menos, não ser essa porcaria.. não precisa ser igual o do Smiles (que tem o melhor site, mas o pior programa), mas podia dar uma arrumada….

  • Adriano Oliveira

    Excelente post! No momento me encontro nessa mesma saga. Se você ligar 10 vezes e falar com atendentes diferentes, você vai obter 10 respostas diferentes e contraditórias. Uns conseguem incluir o trecho nacional em conjunto com passagem em executiva, outros não conseguem, uns conseguem colocar manualmente trecho a trecho, outros não. Fora que você precisa emitir ida e volta juntos para evitar a taxa de combustível do voo da volta. Está difícil mas vou conseguir. Volto com mais detalhes assim que der certo!

  • Alexandre Petusk Filipe

    Encontrei GIG-PEK, mas por 285 mil pontos. Bem salgado, mas o programa na minha opinião é bom. Tem muito que melhorar, mas não dá pra jogar o bebe junto com a água suja.

  • Nicolas Fujimoto

    Fiz uma compra na promoção de 10 para 1 com o extra, no dia 08/05 recebi o produto e até os pontos não foram creditados. Entrei em contato 4 vezes por email e 3 por telefone e, quando respondem, dizem que irão contactar o parceiro e não tem previsão para resolver o problema. Avianca/Amigo cada dia pior.

  • Davi

    Alguém sabe se é possível montar pelo telefone um roteiro em que os trechos tenham mais de 4h de conexão entre si?

  • Gabriel

    Mandei meus primeiros pontos para o programa Amigo na última promoção de 100%. Depois de muito simular emiti pelo site do Amigo AKL-SIN-DPS de Executiva pela Singapore para voar com o 77W e o 787-10 por 35.000 pontos mais 110 reais de taxas por pessoa. Fiquei muito satisfeito com o programa, mas verifiquei vários dos programas listados. Ainda bem que parte dos problemas também se tornam oportunidades.

    • Khalil Chaves

      Gabriel para que data conseguiu esse trecho? Nas consultas que fiz não achei nada!

      • Gabriel

        Khalil, meu voo é dia 06.03. Tem bastante disponibilidade em datas próximas, mas uma coisa que reparei é que na sexta, sábado e domingo nunca tem, apenas nos outros dias.

        • Khalil Chaves

          Valeu, consegui achar sim. É que eu estava pesquisando para maio. Percebi que a última data com disponibilidade é dia 28/03. Não sei se eles ainda vão liberar abril ou se tem relação com o início da “dry season” em Bali. Vou monitorar!

  • Daniel Gadelha

    Espero que quando tiver a fusão das Aviancas que o sistema do LifeMiles prevaleça ????????

    • Henry

      As Aviancas vão fundir ??? ou só os programas de fidelidade delas..???

      • Daniel Gadelha

        É especulação. Mas depois de a TAM ter virado LATAM, eu acho que já vi de tudo e não duvido de mais nada.

  • Rico

    Essa opção de ir com mala de mão e saltar no ponto de conexão não gera cobranças de taxas por abandonar o trecho final?

    • Carlos

      Não, o único risco é se houvesse a volta no mesmo bilhete, aí se perderia o resto.

  • ERIKA RABELO

    Quando você mencionou cabine mista quer dizer que posso emitir a ida de econômica e a volta de executiva?

    • Carlos

      Não, era econômica misturada com executiva só na ida. A sua opção talvez funcione por telefone.

  • Carlos

    Fazendo mais algumas pesquisas, consegui que a primeira classe da Asiana, saindo de ICN, para os EUA, funcionasse. E de PEK, PVG, TPE, funcionou na executiva para os EUA e Canadá com ANA e Asiana.
    O que mais me incomoda é o modo, aparentemente, amador como o sistema foi desenvolvido e não mais atualizado. Parece que esqueceram de mapear os aeroportos para determinadas rotas ou regiões. Portland, por exemplo, não funciona para voos internos nos EUA ou da Ásia, mas saindo do Brasil, sim. Mais uma vez, não faz sentido ORD-PDX não funcionar, mas GRU-ORD-PDX, sim.
    Apesar de existir vários bons usos para o programa, eu acho irritante que coisas simples ou básicas sejam mantidas inoperantes por descaso ou incompetência. O Amigo já teve prazo mais do que suficiente para arrumar os seus problemas.

  • Carlos

    Fora do assunto do tópico, mas segundo https://onemileatatime.com/delta-a350-los-angeles-tokyo-haneda/ a Delta vai operar a rota LAX-HND com sua nova executiva, com porta, no A350, a partir de 31/03. A Delta não costuma liberar assentos na executiva desta aeronave mas, no momento, é possível achar vagas no Smiles por 95k pontos.
    Há datas esporádicas disponíveis, e nestes dias tem 4+ assentos na nova executiva. Ótima oportunidade para queimar o estoque do Smiles ou usar o Viaje Fácil.

    • Flying_FlyerBBB

      Legal a dica, problema tá sendo a volta…
      Obrigado

    • vm

      Grande Carlos aprendi muito com vc.

      consegui AKL / TYO/DEL 35 New zelandia e Ana ( Atendimento , comida, otima qualidade, apesar que a configuracao da NEW Zelandia é muito extranho)
      Consegui Syd/SIN/DELHI Singapur e Air iNDIA.

      Nao consegui nada ate Istambul saindo de ( SYD,MEL,AKL,TYO) AMIGO NAO HONRA ESSA ROTA OCEANIA / ISTAMBUL

      achei disponibilidade HKG, SIN CON CONEXAO EM JAKARTA, TPE , MANILA / PARA iSTAMBUL.

      Otima dica de Istambul / hkg na fisrt da Lufhtansa so que a taxa ;e muito cara.

      obs: Alguns att sao bem chatos , teve 2 casos onde o atr queria me cobrar fois trechos AKL/TOKYIO / DEL “alegando que o voo tinha conexao “

  • Gueropa01 Feee

    Carlos, otimo post, vou buscar esse voo da IST/FRA/PEK ver se funciona, encontrei muitas disponibilidade chegando e saindo de HKG para IST, nos dois sentidos para dezembro, como aki na espanha dia 6 e 8 de dez e feriado quero aproveitar os pontos do Amigo e emitir….Valeu pela dica… Usei o firefox para pesquisa, o chrome nao funionou…

  • Gueropa01 Feee

    De Istambul, na primeira classe da Lufthansa, para PEK, PVG e HKG sai a 35k pontos e para DEL, 50k pontos. Não funciona no sentido inverso ou de/para ICN, SIN ou TYO. Vi que o tempo de conexao é muito curto 1h ou 1:15h nao da pra fezer nada no TF….. Sera que funcionaria antecipar o Primeiro Voo???

  • Pingback: [Guest post] Conheça seus direitos em voos envolvendo Europa: Regulamento (EC) 261/2004 – e um caso prático de uso! :-) | Meu Milhão de Milhas()

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×