Iberia atrasada no crédito dos pontos da promoção “90 mil” Avios

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Há muita apreensão entre os leitores do blog que participaram da promoção dos “90 mil Avios” – post aqui – e ainda não receberam o crédito dos pontos, que se daria hoje.

Outros tantos tiveram suas contas bloqueadas por questões de “segurança”.

Particularmente, não participei da promoção, pois não estava dentro de meus objetivos atuais de viagens, mas espero que a Iberia cumpra com o T&C que ela própria criou, para quem comprou as passagens na esperança de ver seus Avios creditados.

Resolvi abrir esse tópico para criar um espaço público de atualização, onde os leitores podem trocar informações atualizadas sobre o andamento do crédito de seus Avios.

 

Tagged as: ,
  • Henry

    Saiu lá num site americano que a Iberia informou que as contas que não estão bloqueadas vão começar a receber os ávios daqui a horas e amanhã…
    Agora é se preparar para a Corrida Maluca da emissão…
    Por sua vez, as contas bloqueadas eles estão pedido para as pessoas ligarem para o call center para comprovar a identidade…
    Teve muito Peter Pan e Jason Bourne se cadastrando no IP na semana passada….

  • Pedro

    Aqui em casa as contas ainda estão bloqueadas (não tínhamos conta lá, criamos no domingo pouco antes da compra).

    Ainda não recebi nenhum email solicitando comprovação de identidade, e também não entrei em contato com eles ainda.

    • Eu fui em recuperar PIN e desbloqueou. Agora a dúvida é: será q só isso basta?

    • Henry

      Cara… liga pra São Paulo e comprova.. porque senão quando vc receber os ávios não terão passagens….

  • Henry

    Acabei de receber meus ávios… Já emiti duas executivas do Rio pra Madri..
    Em novembro ainda tem disponível o dia 23/11, pelo menos para 2 pessoas…
    Já recebi confirmação por e-mail da reserva…
    Quem não conseguir emitir do Brasil para Espanha em executiva, tem opção de voar por EZE/SCL/MVD, mas o problema é que custa um pouco mais de ávios e tem que voar pra lá..
    Boa sorte a todos…

    • Leandro Esteves

      Parabéns

      • Henry

        Vlw…

    • Leandro Esteves

      Eu vou de econômica mesmo. Emiti 6 trechos em meu nome e 6 trechos em nome da minha esposa. Não vou desperdiçar os trechos, paguei um pouco mais caro mas vou utilizar todos eles.

  • Henry

    Disponibilidade para voar de SCL para MAD (custa 51k + 96,00 euros) por trecho / passageiro em executiva:
    OUTUBRO/18 – dias 16,18 NOVEMBRO – dias 4,5,15,22 – DEZEMBRO – dia 1…
    Tem tb em EZE, em MVD… e Bogotá…

  • Carlos Telles

    Aguardando, eu comprei no domingo ultimo dia da promoção.

    • Leandro Esteves

      Também comprei no último dia. Vamos ver no que da.

      • Carlos Telles

        ja tenho um roteiro planejado pro ano que vem, caiu eu compro. depois me viro no trabalho pra marcar as férias haha

        • Leandro Esteves

          A mesma coisa aqui. Vou emitir assim que entrar e depois vejo se encaixo as férias. Rs

          • Carlos Telles

            Caíram meus pontos

            • Leandro Esteves

              Entraram os meus também. Era conta antiga. Os pontos da minha esposa não entraram. Conta nova a dela. Mesmo fazendo aquele “macete” do desbloqueio não deu.

  • Viajante

    Olhei agora e verifiquei que já recebi meus 90k Avios…
    Mas a conta da minha esposa, criada para participar da promoção, ainda continua bloqueada…
    Aguardemos o desfecho…

  • Khalil Chaves

    Entraram meus 90 mil, mas os das minha esposa que comprei no mesmo bilhete ainda não. As 2 contas são antigas e a dela está acessando normal, por enquanto vou aguardar.

    • Luiz De Freitas

      … já emita a ida para ambos e depois, após o crédito dos Avios restantes, emita a volta …

  • Luiz De Freitas

    … recebi meus 90K Avios e já emiti a volta MAD->GRU para Maio/2017 … ainda não foram creditados os Avios de minha parceira/acompanhante … entretanto a conta é nova e houve troca entre o que é entendido como sendo “nombre” e “apellido” (possível inversão) …

    • Henry

      Luiz..
      As passagens compradas são para depois desta passagem de MAD=>GRU ??? se foram para antes, melhor vc realmente viajar nas passagens compradas.. se as passagens compradas forem pra depois, então aproveite mesmo…

      • Luiz De Freitas

        .. 8 dos tickets comprados são para datas entre minha chegada a Madrid (30/04/2019) e meu retorno ao Brasil (20/05/2019) … de início 1) irei passear por Madrid e arredores e depois; 2)Sevilha e arredores; 3) SDR e arredores (Santander, San Sebastian, Bilbao, Santiago de Compostela); 4) BCN e arredores e volta a Madrid e retorno ao Brasil. Se necessário voarei todos os 8 voos e ficarão com NOSHOW somente 2 voos reservados entre MAD/SDR após 20/5/2019 …

        • Henry

          Isso…no risc

  • Khalil Chaves

    Pessoal, conferi agora e entraram os pontos da minha esposa. As 2 contas eram antigas, mas a diferença é que a minha já havia sido movimentada, tinha saldo positivo. A conta dela tinha saldo zero. Conforme relatei, os pontos entraram para mim ontem.Então, presumo que a Iberia tenha depositado primeiro os clientes antigos “com saldo” e agora está depositando as contas que tinham saldo zero.

  • Carlos Telles

    Passagens emitidas GIG X MAD X GIG saindo dia 01/6 com volta pro dia 21/06 de 2019 por 85k em executiva.

    • Leandro Esteves

      Excelente

    • Henry

      Vai ser fácil identificar as pessoas que aproveitaram essa promoção: na hora de entrarem na aeronave vão estar com sorriso de orelha a orelha….rsrs

  • Aldemar Maia Neto

    Bom dia pessoal.
    Entrei em contato por telefone e pediram para quem tem conta nova enviar um email para clasica@iberia.es, com o número iberia plus no assunto e cópia de identificação, para confirmarem os pontos.
    Abraço

  • Fabio Regatieri Silveira

    tb recebi os meus pontos

  • Nuno

    Parabéns à Iberia! Não vacilaram um segundo. Reafirmaram todos os T&Cs publicamente.Não retiraram do ar antes do prazo. Tudo feito no tempo certo. Pontos depositados. Vai ficar difícil outras companhias baixarem a fasquia neste quesito; os clientes não vão aceitar.

    • Leandro Esteves

      Realmente estão de parabéns. Se não fossem os espertinhos fraudarem contas novas, ureia dar certo pra todos. Agora é esperar a liberação nas contas de quem criou durante a promoção.

    • Henry

      É Nuno… parece que a empresa não vai honrar os ávios nos usuários que abriram contas novas… mesmo para pessoas reais, e que iam usar para fins pessoais, parece que ela não vai honrar..
      Mudou o comportamento.. a meu ver, deixou de ser correta… teve tempo para analisar e deve ter percebido que a quase totalidade criou contas novas para fins corretos e não “fake user”…
      Vai tomar muitos processos aqui no Brasil… JEC é gratuito e nem precisa advogado para mover a ação…

      • Nuno

        Tenho visto vários relatos desses… Na prática, parece que, primeiro, a Iberia exige comprovante de identidade, depois, verifica se as viagens fazem sentido. Tipo: se eu viajo Santander-Mad dia 23 à noite, e de novo dia 24 de manhã, não é fisicamente possível. Em qualquer caso, é óbvio que estão a tentar minimizar as perdas sem perderem os clientes antigos. Olhando pelas duas perspectivas: eu não abri conta nova, não corrigi o nome da minha esposa no cadatro da Iberia Plus (que sempre esteve errado), comproei as passagens em datas bem separadas… temos de nos precaver contra problemas que inevitavelmente irirma surgir; e quanto à Iberia, em qualquer caso, acho que deveria engolir o sapo todo e aproveitar para criar uma imagem positiva do propgrama.

        • Henry

          Eu acho que ela vai sofrer/perder muitas ações judiciais aqui no Brasil…
          A oferta anunciada tem que ser cumprida…

  • Henry

    A Iberia está enviou dois comunicados, via e-mail, aos clientes explicando o problema com as contas congeladas/travadas.
    Um site publicou estes e-mails..
    Até que enfim a empresa soltou nota oficial, esclarecendo.
    Eu não tenho o que reclamar, porque fui um dos primeiros a receber o crédito dos ávios e, certamente, devo ter sido o primeiro a emitir a passagem do jeito que eu queria…
    Mas.. verificava a agonia das pessoas com a falta de um comunicado oficial da cia.
    Ela está assumindo um baita prejuízo com esta campanha, mas como o colega Nuno já tinha dito, não tirou a promoção do ar…bancou a cag-*&…
    Agora, pra ela tirar 10, só falta ela dar um prazo extra, tipo prorrogar a validade dos ávios por uns 2/3 meses para os que tiveram as contas suspensas e que não tinham feito nada de errado, apenas aberto conta em nome da esposa, filho, pessoas da família, para poder aproveitar em família…porque estas pessoas estão em desvantagem em relação a nós que recebemos ontem/hoje e já emitimos…
    As pessoas que não puderem comprovar a regularidade da conta, até mesmo estas pessoas a cia. irá devolver o valor pago…
    Assim é que se faz…com esta atitude a cia. pode continuar mantendo a cor dos seus aviões em vermelho.. não precisa “desbotar” para o tom LARANJA…

    • Leandro Esteves

      Exatamente. Posicionamento honesto da empresa. Quem inventou conta, na minha opinião, deveria perder o dinheiro pra deixar de tentar ser ‘esperto”, mas mesmo assim a empresa foi bacana e vai devolver o dinheiro. Enfim, honestidade que não vamos em empresas como a Smiles, que só faz prejudicar o seu cliente.

  • Luiz De Freitas

    … estou registrado no IB Plus há uns 6 anos … viajei pelo menos 15 trechos em Business entre EZE/MAD, GRU/MAD, GIG/MAD, MAD/FCO, ORY/MAD e MAD/LHR, ida e volta, e em todos esses trechos não tive nenhum problema com a empresa … inclusive há muitos anos tive uma disputa sobre a transferencia de pontos entre a rede ACCOR->Ibéria e o assunto foi resolvido satisfatoriamente … Creio que ao ser lançada a campanha a empresa não pretendia/imaginava que a campanha pudesse ser utilizada como uma forma barata de compras de Avios razão pela qual seus sistemas entraram em colapso … nada de assombroso nisso … tampouco pretendiam com a campanha aumentar enormemente e rapidamente o número de filiados ao programa IB Plus de sorte ser perfeitamente compreensível todos os acontecimentos inesperados ocorridos … há anos tive minha conta bloqueada pela sistema automático anti-fraude e tal como agora enviei documentos comprobatórios similares aos ora requeridos pela IB Plus … em praticamente todas as atividades humanas aqueles que já são membros de um clube, de qualquer espécie, em geral, exatamente por conta do maior tempo de fidelidade ao programa, têm maiores vantagens que os recém chegados. No caso a promoção foi anunciada antes da abertura das novas contas e para os filiados existenetes sem que, entretanto, se possa assumir que a promoção tenha também liberado as novas contas das necessárias averiguações. Assim, a simples inscrição e outorga do número IB Plus não garente a essas novas contas, de imediato, os mesmos direitos das demais já existentes.
    Como empresa comercial a Iberia, imagina-se, deve almejar aumentar o número de filiados ao programa, com as devidas cautelas, sendo exemplo dessa cautela a devida verificação da real existencia do pretendente a membro do IB Plus fato que descarecterizaria eventual alegação de má-fé.
    Endosso a sugestão, apresentada pelo Henry, de um prorrogação no prazo de prescrição dos Avios advindos dessa promoção àqueles que ultrapassarem a verificação de admissão ao IB Plus. Convém alertar que todos os dias novos voos e, portanto, novas disponibilidades de emissão são acrescentados ao inventário de passagens pagas com Avios no IB Plus.

  • Vinicius

    Eu também recebi! Mas, eu já tive saldo de 15 mil avios antes e perdi por inatividade, me esqueci. Muito burro. Minha conta era bem antiga, tipo 6 anos. Já havia usado Iberia e pontuado em Madrid – Roma.
    Estou na dúvida se eu emito na econômica ou na executiva. Lembrando que a gente tem que emitir até dezembro né?

    • Leandro Esteves

      Até dezembro.

  • Rogerio

    Eu comprei as passagens no dia 24/06 e ainda não tive os pontos creditados. E já tenho cadastro no Iberia Plus desde 2014 e estava logado na minha conta Iberia ao fazer as compras. Muiro estranho

    • Henry

      Que horas eram aqui no Brasil qdo vc comprou ???

      • Rogerio

        Foi durante a período da tarde, entre 14 e 16hs. Já mandei e-mail para a Iberia (clasica@iberia.com). Aguardando um retorno.

        • Henry

          Então nem entra a questão do fuso horário, porque nesta hora ainda era dia 24 lá na Espanha…

  • Leandro Esteves

    Se alguém tiver novidade quanto ao crédito dos Avios em contas novas favor avisar. Até agora só recebi um e-mail automático confirmando o recebimento por parte deles, mas nenhuma posição com relação aos pontos.

    • Henry

      Dá uma lida lá no site do … bem.. vc sabe qual..
      PARECE que a Iberia não vai creditar os ávios das contas novas…e/ou contas que estavam com problemas..
      Enfim… agora está parecendo que eles não vão agir corretamente…

      • Leandro Esteves

        Obrigado. Olhei lá. Mas acontece seguinte, vendo muita gente que comprou trechos repetidos e mais baratos sabe. Eu comprei trechos realmente pra voar, datas que possibilitam realizar todos trechos e apesar de estarem em bilhetes separadas, são idas e voltas de Madri para Porto, Londres e Sevilha. Acho que isso será levado em conta. Estou aguardando pra ver o desfecho, mas hoje vou abrir uma reclamação no consumidor gov. Minha esposa não tem muita paciência pra mexer com isso.

        • Henry

          Liga pra la, fala isso,se tiver reserva de hotel fala que envia…
          Acho que no seu caso eles farao muita besteira se ñ honrarem

    • Henry

      Leandro…
      Tem gente relatando nos sites de viagens, que recebeu HOJE os ávios em contas criadas durante a promoção…
      Dá uma olhada lá no PP e vê se tem algum relato sobre isso..
      Boa sorte…

      • Leandro Esteves

        Aqui nada ainda…

  • Henry

    Agora, diante do que leio aqui e em alguns sites americanos, penso que a Iberia está agindo de forma errada… diria até mesmo que, à partir desse momento, passou a agir de má-fé..
    Ora, é direito de qualquer empresa/programa de fidelidade fazer a verificação/confirmação dos dados enviados para ela… tudo bem que no Brasil existam milhares de João da Silva”, mas veja que, mesmo no caso de homônimos, bancos, empresas, governos conseguem tratar disso e “desempatam o nome”, através da filiação, data de nascimento etc..
    A empresa se recusar a creditar os ávios para os casos em que não houve a comprovação da identidade da pessoa, é aceitável… porque ela estava fazendo uma ação direcionada à pessoas reais, não a fraudes, etc e tal…
    Já pessoas que fizeram o cadastramento de contas novas, mas que são reais e, mais importante, iriam dar destinação aos ávios para uso pessoal, conforme é regra geral nos programas de fidelidade, e cuja comprovação de veracidade foi comprovada pelo envio da documentação, para estes casos a empresa tem obrigação de creditar os ávios e tb deixar a passagem comprada disponível para embarque (algumas poucas pessoas irão, realmente, usar estas passagens)…
    Mas, o que estamos vendo é que a Iberia está afirmando, com todas as letras, que não irá honrar o que prometeu… pior ainda, fez que as pessoas (inclusive eu), acreditassem que ela estava fazendo um trabalho de triagem, separando o joio do trigo…e, ACHO, que viram que as maioria das pessoas comprovaram que eram pessoas reais, que iriam utilizar os ávios para fins pessoais..
    Se ela realmente for adotar este posicionamento, estará cometendo, em tese, um crime contra as relações de consumo: ela fez uma oferta, tem que cumprir o que prometeu…
    Em termos práticos, quem solicitar o estorno da operação e o crédito no cartão, estará dificultando uma futura ação contra a empresa o JEC…..
    Penso que, diante dos fatos, existe uma grande possibilidade daqueles que entrarem no JEC terem o pedido deferido, com o crédito dos ávios (claro, que validade do mesmo prazo de dias que os que tiveram seus ávios creditados), além de um valor a ser fixado pelo juiz a título de dano moral…
    Enfim… a se confirmar este procedimento da Iberia, está está dando uma guinada em tudo que disse oficialmente e passa a ser errada em todo esse procedimento…
    Agora, não só a VERDADE foi para o espaço, mas tb todos aqueles que não estão tendo seu direito garantido.. e quem tem o direito infringido, pode e deve recorrer à Justiça…
    Empresa está sendo desleal, enganando as pessoas…

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×