Alerta dos leitores: Smiles aumenta, sem aviso prévio, os valores dos resgates para voar na Qatar Airways

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Recebi relatos de diversos leitores, reclamando do aumento dos valores de resgates do Smiles, especificamente para voar Qatar Airways (mas pode ter acontecido com outras cias. parceira também).

Vejam o comentário do Rodrigo Rieger Maia:

“NADA no Smiles vem de graça.

Eu estou monitorando alguns voos da Qatar Airways faz tempo, toda semana eu pesquiso para montar uma outra viagem volta ao mundo.

Depois de conseguir bastante milhas por esse custo promocional, fui ver os ditos voos, e, para minha surpresa, os valores subiram em TODAS as rotas da Qatar Airways em EXECUTIVA.

Exemplos de voos que tiveram seus valores aumentados:

  • JFK-DOH: antes era 95k agora 110k,
  • DOH-SIN: antes era 55k e agora 60k,
  • MIA-DOH: antes era 110k e agora 120k,
  • DOH-ICN: antes era 65k e agora 70k,
  • e por aí vai!

Fora que não existe mais possibilidade de resgatar primeira classe da Qatar… alguém mais notou as mudanças nos valores dos voos da Qatar???”

O Leandro Esteves, por sua vez, assinalou:

“Também tenho acompanhado as passagens na Qatar Airways, e a grande maioria aumentou em 5 mil milhas.

Joanesburgo – Doha era 27.500 agora está 32.500 em classe econômica; e era 55 mil em classe executiva, agora foi pra 60 mil.

Doha – Maldivas era 13 mil milhas, e subiu pra 18 mil milhas.

Aconteceu com vários outros trechos”.

E, finalmente, o vm disse:

“Grande Guilherme, rápido no gatilho, por isso eu tenho esse blog como referência na hora de analisar promoções.

Parabéns pelo alerta.

Ficou claro que o Smiles é como raio…

Eu estava vendo trecho com Qatar Airways saindo da Europa…

E teve um leve aumento ….110k para 120k milhas / 55k para 60k milhas”.

Conclusão

Como disse acertadamente o Rodrigo, nada vem de graça.

Lamentável essa atitude do Smiles, que causa uma insegurança muito grande aos consumidores – poderiam pelo menos avisar previamente, tal como fizeram recentemente o LifeMiles e o Victoria TAP.

Não há custos financeiros nas emissões de avisos prévios. Basta um aviso estampado na página principal da empresa, e pronto, está resolvido o problema da comunicação.

Por outro lado, há custos não monetários – implícitos e explícitos – para a empresa que prefere não emitir os avisos prévios, na forma de credibilidade.

Tais custos acabam redundando, porém, também em perdas de receitas, já que muitos clientes acabam transferindo suas preferências de gastos monetários para outras empresas, que pelo menos avisam os clientes das mudanças estruturais em seus programas de fidelidade.

O aumento sem aviso prévio, portanto, é ruim porque os clientes se veem obrigados a gastar mais milhas para emitir os mesmos trechos, alterando – para pior – o planejamento inicial de gastos.

E você, também notou aumento nos valores dos resgates no Smiles para voar na Qatar Airways?

Agradeço ao Rodrigo, Leandro e vm pelo envio do alerta!

Tagged as: ,
  • Carlos

    Que aviso prévio? Victória publicou que haveria mudanças, mas só as divulgou no dia em que entraram em vigor. Lifemiles divulgou que, com efeito imediato, as tabelas estavam sendo reajustadas. Multiplus informou que haveria migração do sistema e que não funcionaria por alguns dias, mas não que na volta 80% dos parceiros não estariam mais disponíveis.
    O Smiles não tem a menor reputação de confiável e não possui tabelas, então, como na Delta, o valor que aparecer é o correto. Pelo menos não exigem que se mantenha milhas por lá e possa se fazer a emissão sem saldo, o que é o único aspecto que salva o programa. Mas, no geral, as empresas podem efetuar as mudanças que quiserem que, dificilmente, sofrerão algum tipo de sanção por isso.

  • Albino

    Se não existe tabela fixa no resgate, dá margem pra eles reajustarem sem aviso prévio.

    • Observando Fato

      Claro Albino, inclusive ao entrar no Smiles o usuario da um aceite no contrato dando ciencia que aceita TABELA VARIAVEL. Entendo que o post deve ser excluido, pois o Smiles foi claro nessa regra e o leitor divulga algo previsto no contrato como se nao fosse. Sugiro EXCLUIR o post.

      • Rodrigo Rieger Maia

        Excluir o post porque? É bom que todos saibam que os valores aumentaram…

        • Henry

          É… legal o raciocínio…
          Notícia boa do Smiles ??? vamos postar…
          Notícia ruim do Smiles ??? vamos jogar debaixo do tapete…
          Sem rancores contra ninguém…tô só
          Observando Cara…

          • Leandro Esteves

            Apesar de ter plena ciência de que a Smiles tem tabela variável, o resgate nas parceiras tende a ter um valor estável por um determinado tempo ( Ele não muda todos os dias como nos nacionais e voos gol ) então é interessante sim alertar a todos que os resgates foram aumentados. Não trata-se de uma mera variação entre voos ou trechos, mas um aumento de cerca de 5 mil milhas em todos os resgates na Qatar.

      • Henry

        Você tem razão, mas veja que:
        – Smiles não tem tabela fixa de resgates. Curiosamente sempre aumentando e sem comunicado prévio e o pior: ela não te permite estornar as milhas pro cartão de onde vc enviou os pontos ou te devolver a grana que vc comprou as milhas, estornando as milhas…
        – Smiles tira promoção do ar mesmo durante a vigência;
        – Smiles cobra taxa de combustível, taxa de cia. aérea a hora que quer… ainda que nossa legislação não permita… ou seja, ela transfere a ilegalidade da cia. aérea para o associado do programa;
        – Smiles aumenta taxa de cancelamento de passagens, tb sem aviso prévio.
        Tudo isso ela pode fazer mesmo… mas custava ela mudar o nome do programa..
        Ao invés de chamar de “programa de fidelidade”, “programa de benefícios”, etc, podia chamar de Circo Aéreo Smiles…..
        Com o detalhe que os “palhaços” são os que estão na platéia….
        E ainda que ela possa reajustar a tabela a hora que quiser, isso não muda em nada o fato que ela reajustou sem aviso prévio…
        Legalmente ela tem a obrigação de fazer o aviso prévio ???
        Muitos podem achar que não, porque o associado assinala um ( X ) em aceitar / dar ciência que a tabela é variável, mas, é bem fácil comprovar em juízo que ela dá prejuízo ao associado, na medida em que reajusta a tabela, sem aviso prévio de 12 meses e não faz o mesmo com o saldo…e quem dá prejuízo, tem obrigação de ressarcir…
        Basta pegar as trocentas telas que se arquiva em “pdf”, onde aparece as propagandas do site com um monte de pessoas sorrindo, destinos mundiais preferidos, quantidade de milhas baixinha, claro, tudo isso casadinho com campanhas para enviar pontos/comprar milhas e por outro lado, o babaca/palhaço do associado consultando a disponibilidade no mês ou mês seguinte e tudo muito mais caro…
        Isto se chama “propaganda enganosa”..

        • Observando Fato

          Henry,
          – O Smiles nao tem tabela fixa e o CLIENTE ACEITOU essa regra CLARAMENTE informada no contrato POR ADESAO. Portanto, nao pode se fazer de bobo e se dizer surpreso com a variacao, tanto a maior como a menor.
          – O fato do Smiles tirar promocao do ar nao tem nada a ver com o post que deve ser EXCLUIDO a meu ver.
          – O Smiles cobra taxa… nao tem nada a ver com o post
          – Praticas ilegais do Smiles ou ao menos sujeitas a questionamento judiciais náo estao em tela no post.
          – A tabela pode ser alterada a qualquer momento pois

          • Henry

            Celso,
            – Não é o cliente que se faz de bobo: é o Smiles que, reiteradamente, o faz de bobo;
            – O fato do Smiles tirar promoção do ar, apenas reforça o comportamento desonesto dele. Você acha que regulamento de um contrato de adesão deve ser cumprido à risca pelo cliente, mas vc não acha que o Smiles tem que cumprir o regulamento de uma promoção que ele mesmo colocou no ar e que tinha data/hora de vigência;
            – O fato do Smiles cobrar taxa, que no Brasil é proibido por legislação do setor, demonstra que o programa se julga acima da lei.. ou seja, age de forma ilegal.. .quem assim age, já dá suas credenciais;
            – Praticas ilegais de qq empresa sempre estarão sempre sujeitas a serem divulgadas. Claro que num tópico sobre Smiles é mais apropriado falar sobre Smiles, não sobre Multiplus, mas nada impede que se faça uma analogia com Multiplus para reforçar uma conduta inapropriada, ilegal, desonesta;
            – Vc está totalmente equivocado quando afirma que CONTRATO DE ADESÃO tem prevalência sobre a legislação do país… aliás, nenhum tipo de contrato ou nenhuma tipo de instituição/pessoa está acima da lei… até concordo que nossa legislação é ampla e dá brechas a “atalhos, tangentes e jeitinhos”, a depender da qualidade do escritório de advocacia e “prestígios” que os advogados tenham sobre os magistrados, mas existem coisas que são explícitas, para as quais não tem jeito.. o cidadão que ocupa o resort prisional em Curitiba é prova disso…. qualquer cláusula que estabeleça excessiva vantagem em relação a uma das partes, é nula de pleno direito… não digo que a cláusula de ter uma tabela variável seja nula de pleno direito, mas a forma como esta variação se dá, é que pode, em termos práticos conduzir a um corolário de que a parte mais frágil, o consumidor, está sendo prejudicado;
            – Se você ler um pouco sobre a lenda de Themis, a Deusa da Justiça, verá que na lenda em essência ela é constituída pela ordem natural, pela ordem moral e pela ordem da profecia.
            Ao juiz cabe equilibrar a justiça com compaixão, de forma a distribuir as forças de poder com equidade…
            Ora, ao Smiles é confiada a guarda da milha dos associados… segundo a ótica do equilíbrio, da JUSTIÇA que vc tanto invoca, do mínimo de decência, compete ao Smiles manter o poder de troca/compra dessas milhas…
            Não procure isso no tal contrato de adesão que vc não vai achar… procure nas zilhões de sentenças em que os magistrados sempre equilibram as forças nas relações de consumo… suas excelências sabem que as empresas propõe contratos de adesão em que ao consumidor é concedido o minimo de direitos e à empresa, o máximo…
            Você acha justo, a um site que tem obrigação de informar aos seus clientes, deixar passar batido esse reajuste na tabela de resgates ???
            Se isso ocorresse até poderia ser confundido com conivência…
            É o que eu falei antes: site só existe pra bater palmas, pra divulgar notícias boas ???
            Claro que não… até porque ao divulgar o reajuste na tabela, isto pode evitar que pessoas sejam enganadas pelo Smiles, que não divulgou NADA sobre cobrar mais milhas pelos mesmos voos…
            E mais…
            Em relação ao Smiles, nós temos que equilibrar as forças em relação ao marketing agressivo e mentiroso deles…
            É só vc olhar as propagandas deles: todo mundo gritando, urrando de alegria.. isso lá..
            Do lado de cá, é um monte de pessoas enganadas, put- da vida com eles… então, ou eles mentem ou nós somos débeis mentais de reclamar de algo que não deveríamos…
            Imagine a seguinte cena:
            Vc programa uma estadia com sua família numa ilha… no local existe apenas um hotel… ilha no meio do oceano…
            Vc verifica o preço das diárias… e tb a tabela de preço dos alimentos… em algum lugar lá do menu, tem uma mensagem dizendo que o preço dos alimentos é variável…aí, vc vai olhando, mês a mês estes preços e acha o preço caro, mas dá pra pagar…
            O detalhe é que quando vc paga a estadia, não pode comprar os alimentos neste momento e tb nem café da manhã está incluso na diária…
            Vc faz as contas… vê que dá pra pagar tudo…
            Reserva o hotel pra família… vai ficar 10 dias.. no primeiro dia, tudo maravilhoso.. no segundo dia, o hotel reajusta a tabela de preços dos alimentos em 30%… quando vc vai no gerente reclamar ele te mostra o menu onde está escrito: “os preços constantes nesta tabela são variáveis…”
            E aí ??? faz o que ??? seu transporte só vai te pegar daqui a 10-1= 9 dias…vc está com o dinheiro contado pra alimentar sua família…
            Vc acha justo que o hotel, mesmo constando no “contrato de adesão” que os preços são variáveis, faça isso na hora que vc está dentro da ilha com sua família e não tem como sair dali..
            Agora faz a analogia que a Ilha = Smiles e os preços dos alimentos = tabela de resgate de passagens…
            Não venha afrontar nossa inteligência dizendo que o Smiles não tem tabela, porque o marketing dele a todo momento “vomita” isso na cara da gente, mostrando valores médios, que, na prática do tempo que ele ali está é uma tabela…
            O grande problema é que, uma vez que vc entra no programa, não tem como sair.. as milhas ficam lá…
            É o lema:
            Smiles, a Ilha da Infelicidade….

            • Observando Fato

              Henry,
              Suas manifestacoes com relacao ao Smiles em boa parte concordo totalmente.
              —Voce diz >- Vc está totalmente equivocado quando afirma que CONTRATO DE ADESÃO tem prevalência sobre a legislação do país…………???? Sua afirmacao nao procede, nunca afirmei isso em lugar nenhum e por favor leia com atencao o texto.
              —Voce diz> -Você acha justo, a um site que tem obrigação de informar aos seus clientes, deixar passar batido esse reajuste na tabela de resgates ??? – Primeiro que o site nao tem obrigacao de informar, segundo que nao se pode falar em reajuste, pois a tabela sendo variavel e previamente informada tal pratica torna-se licita.
              Todas as demais afirmacoes refletem indignacoes suas e de muitos, entre os quais me incluo, mas nao sao objeto do post.
              sds,
              Celso.

              • Henry

                Celso…
                Nós não temos que ser rígidos quando debatemos determinados temas/objeto do post…
                Meio que, se estivéssemos falando de loiras bonitas, nada impediria que falássemos de uma linda morena,até porque, ela pode tingir o cabelo e ficar loira…( me desculpe pela analogia meio chula, mas é figura de retórica através de uma analogia, digamos, mais agradável, pelo menos aos olhos…rs)
                No caso do Smiles, ou de qq programa de fidelidade, é difícil não ressaltar outras virtudes ou defeitos quando falamos de um assunto específico..
                É só uma questão de contexto… olharmos uma realidade só por um ângulo, pode nos levar a erros de julgamento/análise… sempre que possível, devemos olhar os problemas por outros ângulos e tb nos colocando no lugar do “oponente”…

                • Rodolfo França

                  Henry, comparar adjetivos tudo ok (loira, bonita, etc), mas a tabela são números, ciencia exata. Apenas apimentando mais a discussão, não querendo corrigir ninguem.

                  • Henry

                    Usei o exemplo da loira/bonita apenas pra mostrar que temos liberdade de debater temas conexos… no caso da beleza feminina, não se atendo apenas às loiras, ainda que o tema fosse sobre elas…..

      • Nelzon

        Realmente a tabela é variável mas acho legal manter o post para os leitores pensarem duas vezes toda vez que a Smiles lançar uma promoção de “300% de bônus”.
        E outra, mesmo sendo tabela variável sempre recebo email do Smiles do tipo GRU-MCO A PARTIR de 35.000, ou seja, mesmo sendo variável eles mesmo dão a entender que existe um mínimo.

        • Henry

          Fora aquelas fotos de mulheres e homens histéricos gritando, urrando de felicidade com as promoções do Smiles…
          Criam um país de Alice no país das maravilhas que não existe..
          Na boa.. lá nos tribunais isso tem um nome: PROPAGANDA ENGANOSA…

          • Tlars22

            Hahaha
            Pura verdade !
            To rachando de rir aki kkkkk

        • Observando Fato

          Nelzon, Um erro nao pode ser rebatido com outro. Todas as praticas comerciais desleais do Smiles, nao nos permite imputar ao programa outra que esta prevista no contrato como ilicita, desonesta, ou algo similar. Alterar a qualquer momento o valor do premio a maior ou a menor foi claramente explicitado no CONTRATO DE ADESAO que recebeu aceite do usuario. Portanto, o post no meu entender deveria ser excluido.
          sds
          Celso

          • Rodrigo Rieger Maia

            Celso, com todo respeito. Se você se sentiu ofendido com o post, realmente não entendo o motivo, mas é só não abrir o post… garanto que tem muita gente que gostou de saber, pois nem todo mundo pesquisa voos diariamente no Smiles, ou seja, tem gente que pode ainda achar que um trecho estava por um valor e já se planejou para transferir as milhas exatas e quando for transferir o valor já subiu… enfim, acho que toda informação que ajude nós leitores e viajantes é sempre válida no blog, afinal, o intuito aqui é principalmente viajar bem e gastando menos e não discutir se o Smiles ou qualquer outro programa esta agindo de acordo com a legalidade do seu contrato de adesão.
            Att
            Rodrigo

  • Rodolfo França

    Tmb acho, estou monitorando, um dos voos eram 2 trechos executiva. Agora, apesar de mostra executiva, é apenas 1 trecho, o outro consta como economica.

  • Luiz Carlos Costa

    O que salva o Smiles é o viaje fácil!!! Mesmo com o aumento, ainda acho os valores acessíveis para milhas Smiles! Visto que tem promoção o tempo inteiro! Ainda bem que resgatei mês passado, para voar em 2019!!!se liberassem resgatar 2020, resgatava tb!

  • Anderson Jardim

    Infelizmente não foi só na Qatar que teve aumento no smiles. Percebi um aumento semelhante na Etihad (SIN-AUH DE 95K PRA 110k) e Air France (CDG-GIG de 180k pra 190k), além de ter passado a cobrar a mais em voos com conexões (CDG-GIG-BSB antes era 180k agora 200k)

    • Rodolfo França

      AirFrance esta abusivo ate, como etihad. Emiti hoje Tokyo – Madrid pela catar, tiver que aceitar pagar os 130k, não tem nada melhor que isso no smiles.

  • Tlars22

    Um fato que eu notei tbm ….
    Antes da promo do cupom de 25% Delta da semana passada … todas as passagens da DELTA que eu havia pesquisado eram reembolsaveis e com a possibilidade de utilização do viaje fácil.
    Agora fui simular as mesmas datas para a emissão e eles alteraram as regras de cancelamento dos bilhetes DELTA na surdina …. ou seja, para as mesmas datas que eu tinha a pretensão de resgate DELTA, agora nas regras de cancelamento consta a informação que os bilhetes são não reembolsáveis e quando eu tento aplicar o desconto, o sistema diz que tbm não eh permitido utilização do Viaje Fácil !

    • Rodolfo França

      Essa do cupom + viaje facil consta no regulamento da promo que nao é aplicavel.

      • Tlars22

        Pois eh, neste regulamento tem, mas na última promo que eu participei não tinha esta restrição. Rsrs
        Ainda bem que saiu essa promo de 100% . Já transferir logo a quantidade que eu precisava e quitei logo a passagem 🙂

        • Rodolfo França

          Estou com 260 mil milhas a abater ate março 2019, haja coraçao. rss

          • Henry

            Rodolfo…
            Uma maneira de revalidar suas milhas TALVEZ seja vc enviar para o Claro Clube e de lá devolver para o Smiles..
            Se vc não tiver conta na Claro, talvez valha a pena vc fazer um plano básico, pagar por um ou dois meses para poder acumular/ser do Clube Claro e depois enviar as milhas pra lá e de lá enviar os pontos de volta..talvez vc gaste uns R$ 50,00/R$ 100,00 pra fazer isso, mas seria melhor que ver suas milhas expirarem..
            MAS… se resolver fazer, tem que pesquisar bem, porque o Smiles é mestre em mudar regulamentos/funcionamentos, sem comunicar ao consumidor… é só uma ideia pra vc não perder suas milhas…
            Até jan/18, além de revalidar as milhas, contava como milhas club….muita gente virou diamante fazendo isso…

  • NT

    Parabéns pelo alerta, mas infelizmente, depois que aboliram a tabela de valores, não há mais garantia de um valor mínimo, isso trouxe insegurança e falta de transparência ao consumidor, e em virtude disso, não acumulo mais no Smiles, mas eu utilizo o site apenas para confirmar a disponibilidade antes de emitir pela Multiplus, pois em geral os valores são menores.
    Agora resta saber como ficarão os valores para emissão depois das mudanças lá….😬

  • Claudio Ataide

    Smiles , já prestou amigos no passado ! hoje não passa de uma empresa que tem o princípio de confundir , enganar e tomar o dinheiro do consumidor cliente , acredito eu que eles descobriram que o povo e besta então partiram pra essa prática , tem que ter a inteligência de bani lo da nossa vida é transferir nossas milhas para quem de fato nos respeitam ,pois o smiles só quer tomar nosso dinheiro e nos tratar mal, acordem !!!!!!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×