Santander cobrando acesso do LoungeKey mesmo para quem ainda não usou a franquia de 4 visitas grátis do Santander AAdvantage Black: aconteceu com você também?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O Santander AAdvantage Black inclui 4 visitas anuais gratuitas do LoungeKey, o que abrange tanto o uso das salas VIP conveniadas, como também as visitas aos restaurantes conveniados (por exemplo, o Red Lobster no Aeroporto de Guarulhos).

Ocorre que diversos leitores estão relando que o banco espanhol anda cobrando a tarifa de USD 27 mesmo para quem está utilizando as visitas do LoungeKey dentro da franquia de 4 utilizações.

Isso é errado. As primeiras 4 utilizações são gratuitas. O banco somente pode cobrar a tarifa de USD 27 quando ocorrer a quinta utilização, em diante.

Mas não é isso que tem acontecido, na prática.

Vejam o comentário do leitor Henri Michel:

“Tenho o cartão de crédito Santander AA Black e participo do LoungeKey, tenho direito a 4 visitas a salas VIP por ano, ou posso gerar um cupom para comer em algum estabelecimento sem pagar nada.

Faz uns 20 dias que qualquer uso de sala VIP, ou para gerar cupom, os cartões do Santander está cobrando USD 27, mesmo ainda tendo as 4 visitas por direito.

Tenho que ligar lá na central para reclamar, e eles abrem um protocolo para verificar.

Isso aconteceu comigo e meus dependentes.

Mais alguém está com esse problema nos últimos dias?”

Nelzon relatou algo semelhante. Só que, no caso dele, vejam só, foram usadas duas salas no mesmo dia.

Uma foi descontada da franquia e nada foi cobrado (o que é o correto), mas outra foi descontada da franquia, e simultaneamente veio a cobrança de USD 27, o que está errado, pois, se a visita ainda está dentro das 4 grátis, não pode haver cobrança em hipótese alguma.

Confiram:

“Eu também fui cobrado.

Usei 2 lounges no mesmo dia (03/06/2018), um em BCN e outro em CDG.

O de BCN não cobrou e descontou normalmente das 4 visitas, já o de CDG não apenas descontou das 4 visitas free, como também cobrou U$ 27,00 do cartão.

Abri um protocolo e deram o prazo de 6 dias úteis (amanhã) para resolverem”.

O Tiars22, por sua vez, relatou que teve problemas no Red Lobster:

“Também fui cobrado para comer no Red Lobster mês passado, mesmo tendo ainda uma visita disponível.

Parece que eles passaram a cobrar de todo mundo”.

Conclusão

Estranha essa falha tão primária do Santander. Afinal de contas, não há nada de complexo em programar o sistema para descontar as visitas conforme as utilizações grátis forem se esgotando.

O que é inadmissível é o banco cobrar pelas visitas que ainda estão dentro da franquia anual. Ou será que até isso eles mudaram sem aviso prévio?

Mais alguém está passando pelo mesmo tipo de problema? Foi resolvido?

p.s.: aproveitando o ensejo: alguém recebeu a bendita cobrança da primeira parcela da anuidade do Santander AAdvantage Black? 😛

  • Gustavo

    Comigo foi a mesma coisa Guilherme! Legal que vc fez um post! Primeira entrada de 4 e recebeu notificação q fui cobrado em 24 dólares!

  • Matheus Souza

    Oi, bom dia!

    Casos assim só me fazem lembrar do parágrafo único do art. 42 do Código de defesa do consumidor.

    Geralmente, ao abrir protocolos de contestação, solicito que a situação seja verificada e o valor cobrado erroneamente seja devolvido em dobro.

    Segue artigo:

    Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

    Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

  • Tlars22

    Parabéns pelo excelente tópico de utilidade pública, Guilherme.

  • Guilherme

    Fui cobrado no Red lobster tb, msm tendo visitas grátis

    • Nelzon

      Você chegou a olhar no app se também foi descontada a visita?
      Foi isso o que aconteceu comigo nessa ultima visita ao lounge, além de descontar a visita cobraram U$ 27,00.

      • Guilherme

        Descontou não… quando criei o código da oferta dizia q cobraria 27 dolares… resolvi arriscar e
        acabou cobrando… como não consumiu minhas cortesias, deixei por isso msm

        • Rodrigo

          Também fui cobrado no Red Lobster

  • Wenderson Pires

    Comigo cobraram…entrei em contato é falaram que não era cobrança, mas sim uma pré autorização…..em 10 dias sumiu da minha fatura

    • Nelzon

      Quando fui no Red Lobster, 29/03/2018, não houve nenhum lançamento em fatura nem pré-autorização.
      O mais curioso é que não foi descontado das 4 visitas grátis. Talvez seja por isso que está dando esse problema de estarem cobrando todos os acessos. Tive alguns amigos e familiares que também foram no Red Lobster na época e não houve o desconto.

      • Valfrido

        Eu tmb fui no redlobster em Fevereiro e até hj não descontaram da visita gratuita.

    • Davi

      Comigo aconteceu o mesmo nas 3 vezes que utilizei. Amanhã devo utilizar a quarta e digo se deu certo

  • Leonardo

    A Red Lobster ainda faz parte do airport experience em Guarulhos? Se sim, alguém sabe informar as condições?

    • Leandro Esteves

      Acho que não

  • Nelzon

    O prazo de resposta do banco venceu ontem (6 dias úteis).
    Acabei de ligar lá e, como de costume, não há nenhum parecer ou resposta do banco, pediram mais alguns dias.
    Como fiz a reclamação no mesmo dia, o valor foi lançado no sistema mas ainda não caiu na fatura, que não foi fechada (aparece aquele relóginho no app de esperando aprovação).
    Não há o que eu possa fazer a não ser esperar a boa vontade do banco e torcer para não ser cobrado na fatura.

    • Tlars22

      Me deram 3 dias úteis.
      Como de praxe, o Santander nunca resolve os chamados dentro do prazo e prorrogam o mesmo mais 3 vezes.
      Senão tiver nenhum parecer ou resposta final do banco até sexta, eu irei abrir uma reclamação direto no BACEN.

      • Rodolfo França

        E o pior, vc liga na ouvidoria do santander, com o numero de protocolo, digita o mesmo e a resposta automatica é que nao encontraram nenhuma reclamacao

  • Andre

    comigo tbm cobrou no red lobster do santander unlimited

  • Antagonista Caratinguense

    O Santander AAdvantage não teria 4 entradas gratuitas somente nos Mastercard Airport Experience??Estão falando do Lounge Key, não entendi.

    • Leandro Esteves

      O Mastercard Airport Experience é um convênio com o Lounge Key. Na prática são as mesmas coisas só com uma roupagem diferente.

  • Joao Eduardo

    Tenho o unlimited e os acessos às salas e restaurantes participantes são ilimitados e em teoria sem custo. Em 16/05 fui cobrado 03 refeições no Red Lobster, no dia seguinte já liguei no Santander e me disseram que estornariam o valor cobrado. A fatura venceu e peguei e nada de estorno. Liguei novamente e me passaram outro número de protocolo e até dia 13/06 para resolverem.

    • Henri Michel

      Fala se resolveram o seu problema, o meu protocolo vai ser até o dia 18/06 para estorno.

      • Joao Eduardo

        Estenderam o prazo de resolução até 18/06. Me avise também se resolverem o seu caso.

      • Joao Eduardo

        Fizeram o estorno do valor cobrado na integra, entrou na minha fatura de cartão hoje, mas não haviam feito do IOF referente a cobrança. Liguei já hoje pela manha e abri novo protocolo para estornarem o IOF cobrado. Inicialmente passaram a data de 21/06 para esse novo protocolo, mas para minha surpresa, menos de 30 min depois me ligaram dizendo que já haviam resolvido e o credito entraria imediatamente para minha fatura. Considero como resolvido. Só espero não ter mais esse transtorno em usos futuros, visto que o meu é o unlimited e não é para ter cobrança devido uso ilimitado.

        • Bruno Gomes

          Em qual número você ligou?

          • Joao Eduardo

            No 0800 702 3535 que está no verso do cartão.

            • Bruno Gomes

              Obrigado! Vou tentar pedir o estorno também!

  • Carlos

    Chegou a cobrança da minha anuidade, 12 x R$ 82,50. Liguei na central e perguntei, mais por curiosidade, se havia alguma oferta de desconto. A resposta foi que esta linha não trabalha com descontos, mas que se eu quisesse, poderia abrir um protocolo para análise. Como só aceitaria ficar com o cartão de graça e duvido que me fizessem esta oferta, já cancelei-o. Apesar de não estar usando o cartão desde o final da promoção de fevereiro, minha média de gastos em 12 meses de cartão foi de 12k. Esta média garantiria isenção ou desconto de 50% da anuidade para quase todos os cartões existentes, incluindo os superiores Porto Infinite e Santander Unlimited.
    Pelo visto, o Santander vai ficar com um mico nas mãos. Este valor da anuidade, para o que o cartão oferece, é simplesmente fora da realidade, principalmente pela ausência de política de descontos. Não há qualquer atratividade no cartão por este preço, exceto para raros clientes que façam questão de acumular pontos somente no Aadvantage.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×