Santander cobrando acesso do LoungeKey mesmo para quem ainda não usou a franquia de 4 visitas grátis do Santander AAdvantage Black: aconteceu com você também?
O Santander AAdvantage Black inclui 4 visitas anuais gratuitas do LoungeKey, o que abrange tanto o uso das salas VIP conveniadas, como também as visitas aos restaurantes conveniados (por exemplo, o Red Lobster no Aeroporto de Guarulhos).
Ocorre que diversos leitores estão relando que o banco espanhol anda cobrando a tarifa de USD 27 mesmo para quem está utilizando as visitas do LoungeKey dentro da franquia de 4 utilizações.
Isso é errado. As primeiras 4 utilizações são gratuitas. O banco somente pode cobrar a tarifa de USD 27 quando ocorrer a quinta utilização, em diante.
Mas não é isso que tem acontecido, na prática.
Vejam o comentário do leitor Henri Michel:
“Tenho o cartão de crédito Santander AA Black e participo do LoungeKey, tenho direito a 4 visitas a salas VIP por ano, ou posso gerar um cupom para comer em algum estabelecimento sem pagar nada.
Faz uns 20 dias que qualquer uso de sala VIP, ou para gerar cupom, os cartões do Santander está cobrando USD 27, mesmo ainda tendo as 4 visitas por direito.
Tenho que ligar lá na central para reclamar, e eles abrem um protocolo para verificar.
Isso aconteceu comigo e meus dependentes.
Mais alguém está com esse problema nos últimos dias?”
O Nelzon relatou algo semelhante. Só que, no caso dele, vejam só, foram usadas duas salas no mesmo dia.
Uma foi descontada da franquia e nada foi cobrado (o que é o correto), mas outra foi descontada da franquia, e simultaneamente veio a cobrança de USD 27, o que está errado, pois, se a visita ainda está dentro das 4 grátis, não pode haver cobrança em hipótese alguma.
Confiram:
“Eu também fui cobrado.
Usei 2 lounges no mesmo dia (03/06/2018), um em BCN e outro em CDG.
O de BCN não cobrou e descontou normalmente das 4 visitas, já o de CDG não apenas descontou das 4 visitas free, como também cobrou U$ 27,00 do cartão.
Abri um protocolo e deram o prazo de 6 dias úteis (amanhã) para resolverem”.
O Tiars22, por sua vez, relatou que teve problemas no Red Lobster:
“Também fui cobrado para comer no Red Lobster mês passado, mesmo tendo ainda uma visita disponível.
Parece que eles passaram a cobrar de todo mundo”.
Conclusão
Estranha essa falha tão primária do Santander. Afinal de contas, não há nada de complexo em programar o sistema para descontar as visitas conforme as utilizações grátis forem se esgotando.
O que é inadmissível é o banco cobrar pelas visitas que ainda estão dentro da franquia anual. Ou será que até isso eles mudaram sem aviso prévio?
Mais alguém está passando pelo mesmo tipo de problema? Foi resolvido?
p.s.: aproveitando o ensejo: alguém recebeu a bendita cobrança da primeira parcela da anuidade do Santander AAdvantage Black? 😛